AULA | AUTORIA |
---|---|
O roteiro: uma proposta de sequência didática
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer o gênero roteiro no que concerne às suas características composicionais, estilísticas e temáticas. Identificar a função do gênero roteiro. Comparar as cenas de um filme com o roteiro desse filme. Produzir um roteiro. Produzir um curta-metragem. Editar cenas gravadas p... 19/08/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38593 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÕES (2): reconhecendo os argumentos
Ensino Médio | Língua Portuguesa i) identificar os argumentos que sustentam as teses defendidas nos textos lidos na aula (1) da sequência didática para ensino de argumentações. 05/02/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7974 acesso(s) |
Begma Tavares Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Proposta didática com “A metamorfose”, de Franz Kafka
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Verbalizar e justificar impressões sobre a obra de Kafka, A metamorfose. Conhecer releituras da obra A metamorfose. Relacionar biografia de Franz Kafka à obra trabalhada. Reconhecer aspectos literários da novela kafkaniana. Verticalizar a leitura do livro, a partir de uma "pa... 20/07/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26711 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Como trabalhar cantigas e parlendas, a fim de desenvolver a sequência numérica recitando e cantando cantigas e participando de brincadeiras que incluem diferentes formas de contagem?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Aprender a sequência numérica por meio de parlendas e cantigas; Desenvolver o raciocínio lógico matemático; Identificar os números nas brincadeiras que envolvem contagem; Representar, através das artes (gráfica e cênica) os conteúdos das cantigas e parlendas trabalhadas; Utili... 29/08/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 72782 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Calculando o número de termos de uma sequência de números inteiros: palavras são detalhes que fazem a diferença.
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos; Identificar o número de termos de uma sequência numérica de números inteiros, a partir dos naturais, observando três particularidades: 1) quando as duas extremidades da sequência fazem parte da contagem; 2) quando ... 21/05/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 8071 acesso(s) |
LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÕES (3): descrevendo a estrutura de argumetações
Ensino Médio | Língua Portuguesa Apresentar uma descrição da macroestrutura de argumentações; 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11312 acesso(s) |
Begma Tavares Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Sherlock Holmes e a Sequência de Fibonacci
Ensino Médio | Matemática Relacionar conteúdos matemáticos e as referências literárias. Identificar o conceito de Sequências e da Sequência de Fibonacci. Identificar a razão entre os elementos da Sequência de Fibonacci. Compreender e desenvolver raciocínio dedutivo. 09/11/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18586 acesso(s) |
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Trabalhando com sequências
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Identificar critério usado na construção de sequências. - Criar sequências de objetos ou figuras, determinando o critério. - Observar e criar sequências com blocos lógicos. - Reconhecer os atributos dos b... 28/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12360 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Qual o tipo de texto? A análise textual de alguns gêneros
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Identificar gêneros, sua função social e sua esfera de circulação. Apontar as características composicionais de gêneros, com ênfase nas sequências textuais. Relacionar características composicionais - predominância de sequências textuais - à função social do gênero. 19/09/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16309 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sonas: percepção de padrões e sequências matemáticas em desenhos traçados no chão
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática § Identificar padrões e sequências nos sonas. § Realizar atividades que apresentam padrões e sequências no sonas. 25/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16044 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
A construção de uma escola mais solidária: conversando sobre o Bullying - projeto colaborativo entre escolas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Por meio desta sequência didática, os alunos aprenderão a: - Dialogar a respeito de uma questão polêmica. - Construir um blog para debater e socializar produções relacionadas ao tema estudado. - Construir relações solidárias. - Realizar pesquisa de opinião. 09/04/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14502 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Construindo a história de nossa região - projeto colaborativo estre escolas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Por meio dessa sequência didática, os alunos aprenderão a: - Realizar pesquisas por meio da ferramenta Webquestion. - Debater um tema com fundamentação teórica. - Compreender a história da cidade em que vivem, bem como as semelhanças e diferenças em relação à outras cidades. -... 09/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54916 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Como você cuida do ambiente em que vive? Projeto colaborativo entre escolas
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Com esta sequência didática os alunos deverão: - Conhecer as formas com as quais as pessoas lidam com o ambiente em que vivem. - Debater sobre a questão ambiental. - Elaborar estratégias para preservação do ambiente em que vivem. - Usar o blog para compartilhar informações e ... 09/04/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15137 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Papiro de Rhind: Sequências e Progressões
Ensino Médio | Matemática - Ampliar os conhecimentos sobre sequências e progressões por meio da História da Matemática. - Descobrir e caracterizar padrões regulares. - Perceber e identificar particularidades das sequências e progressões por meio da investigação e da resolução de problemas. 27/06/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21654 acesso(s) |
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
O Código Da Vinci e a Sequência de Fibonacci
Ensino Médio | Matemática - Identificar as diferentes funções. - Aplicar os conhecimentos sobre funções para resolver situações-problema. - Reconhecer e identificar as particularidades da sequência de Fibonaccci. 10/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19154 acesso(s) |
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÕES (1): reconhecendo a tese em textos argumentativos
Ensino Médio | Língua Portuguesa A aula 1 é a primeira de uma SEQUÊNCIA de aulas para o ensino da argumentação. São objetivos gerais para a sequência: i) desenvolver habilidades de leitura de textos argumentativos, a partir do estudo de sua macroestrutura bem como das estratégias discursivas e recursos de lin... 05/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12256 acesso(s) |
Begma Tavares Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
A sequência de Fibonacci e suas aplicações em Matemática
Ensino Médio | Matemática Nesta aula, os estudantes farão contato com uma das sequências numéricas mais famosas em Matemática: A Sequência de Fibonacci. Além disso, os alunos aprenderão, também, alguns resultados importantes envolvendo os termos desta sequência. 05/03/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9659 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
Leitura e produção de infográficos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer e interpretar infográficos. Comparar um infográfico com outro texto de mesmo assunto. Formalizar as recorrências de ordem estrutural, temática e estilística dos infográficos. Produzir coletivamente uma definição para o infográfico. Produzir e divulgar infográficos. 22/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 40301 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sequência Didática Para o Ensino de Estequiometria
Ensino Médio | Química · Compreender a lei de conservação das massas · Compreender a lei das proporções definidas · Compreender o balanceamento de equações químicas · Compreender o conceito de mol · Calcular a massa molar de uma substância · Reconhecer... 08/12/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15114 acesso(s) |
GABRIEL MATOS VIEIRA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Química |
Reconhecimento dos principais poluentes e das principais doenças transmitidas por água contaminada: uma aprendizagem significativa para o Ensino Fundamental
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Esta sequência didática foi realizada a fim de promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental em alunos da 5ª. série do Ensino Fundamental, seguindo os conteúdos programático... 16/07/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 5390 acesso(s) |
Tatiana D´Angelo Souza e Silva ANTONIO JOSE PEDROSO PROF JABOTICABAL SP Ciências |
Contando histórias através de imagens produzidas pelas crianças - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver estratégias lógicas antecipando os resultados das próprias ações. Produzir textos com sequência lógica. Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral. Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo. Elaborar desenho... 30/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7984 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sequências e Progressões Aritméticas presentes em situações cotidianas – parte 2
Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver as competências das áreas 1 e 6 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente: Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Interpretar informações de natureza científica e soc... 18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 14999 acesso(s) |
MARIO LUCIO ALEXANDRE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Globalização de maneira lúdica e didática
Ensino Fundamental Final | Geografia O aluno poderá aplicar os seus conhecimentos sobre o tema de globalização de maneira lúdica e didática através da elaboração de uma cruzadinha geográfica. 03/02/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 64698 acesso(s) |
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
Aprendendo a sequência numérica por meio de atividades representacionais
Educação Infantil | Matemática Esta aula é uma maneira de desenvolver o conhecimento sobre sequência numérica, operação matemática da adição e as habilidades para resolução de problemas. Trabalhando os números por meio do Jogo Matemática na Educação Infantil, que exercita o conhecimento do aluno em relação ... 08/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17828 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
Jogo de trilha: contagem, sequência numérica e leitura de números
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração; Aprimorar sua rapidez de reação; Aprender os fatos fundamentais, utilizando o cálculo mental, estratégias pessoais e procedimentos de cálculo; Ler e interpretar texto sobre contagem; Formular hipóteses sobre o tema o... 24/05/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 109233 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |