Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 496 aulas para sequencia didática (0,615 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
O roteiro: uma proposta de sequência didática

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer o gênero roteiro no que concerne às suas características composicionais, estilísticas e temáticas. Identificar a função do gênero roteiro. Comparar as cenas de um filme com o roteiro desse filme. Produzir um roteiro. Produzir um curta-metragem. Editar cenas gravadas p...

19/08/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38461 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÕES (2): reconhecendo os argumentos

Ensino Médio | Língua Portuguesa

i) identificar os argumentos que sustentam as teses defendidas nos textos lidos na aula (1) da sequência didática para ensino de argumentações.

05/02/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7916 acesso(s)

Begma Tavares Barbosa

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Proposta didática com “A metamorfose”, de Franz Kafka

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Verbalizar e justificar impressões sobre a obra de Kafka, A metamorfose. Conhecer releituras da obra A metamorfose.  Relacionar biografia de Franz Kafka à obra trabalhada. Reconhecer aspectos literários da novela kafkaniana. Verticalizar a leitura do livro, a partir de uma "pa...

20/07/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26448 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Como trabalhar cantigas e parlendas, a fim de desenvolver a sequência numérica recitando e cantando cantigas e participando de brincadeiras que incluem diferentes formas de contagem?

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Aprender a sequência numérica por meio de parlendas e cantigas; Desenvolver o raciocínio lógico matemático; Identificar os números nas brincadeiras que envolvem contagem; Representar, através das artes (gráfica e cênica) os conteúdos das cantigas e parlendas trabalhadas; Utili...

29/08/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 72509 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Calculando o número de termos de uma sequência de números inteiros: palavras são detalhes que fazem a diferença.

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos; Identificar o número de termos de uma sequência numérica de números inteiros, a partir dos naturais, observando três particularidades: 1) quando as duas extremidades da sequência fazem parte da contagem; 2) quando ...

21/05/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 8012 acesso(s)

LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÕES (3): descrevendo a estrutura de argumetações

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Apresentar uma descrição da macroestrutura de argumentações;

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11254 acesso(s)

Begma Tavares Barbosa

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Sherlock Holmes e a Sequência de Fibonacci

Ensino Médio | Matemática

Relacionar conteúdos matemáticos e as referências literárias. Identificar o conceito de Sequências e da Sequência de Fibonacci. Identificar a razão entre os elementos da Sequência de Fibonacci. Compreender e desenvolver raciocínio dedutivo.

09/11/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18500 acesso(s)

IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

Trabalhando com sequências

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

  - Identificar critério usado na construção de sequências.                       - Criar sequências de objetos ou figuras, determinando o critério.                       - Observar e criar sequências com blocos lógicos.                          - Reconhecer os atributos dos b...

28/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12256 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

Qual o tipo de texto? A análise textual de alguns gêneros

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Identificar gêneros, sua função social e sua esfera de circulação. Apontar as características composicionais de gêneros, com ênfase nas sequências textuais. Relacionar características composicionais - predominância de sequências textuais -  à função social do gênero.

19/09/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16238 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Sonas: percepção de padrões e sequências matemáticas em desenhos traçados no chão

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Médio | Matemática

§  Identificar padrões e sequências nos sonas. §  Realizar atividades que apresentam padrões e sequências no sonas.

25/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15897 acesso(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

A construção de uma escola mais solidária: conversando sobre o Bullying - projeto colaborativo entre escolas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Por meio desta sequência didática, os alunos aprenderão a: - Dialogar a respeito de uma questão polêmica. - Construir um blog para debater e socializar produções relacionadas ao tema estudado. - Construir relações solidárias. - Realizar pesquisa de opinião.

09/04/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14403 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Construindo a história de nossa região - projeto colaborativo estre escolas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Por meio dessa sequência didática, os alunos aprenderão a: - Realizar pesquisas por meio da ferramenta Webquestion. - Debater um tema com fundamentação teórica. - Compreender a história da cidade em que vivem, bem como as semelhanças e diferenças em relação à outras cidades. -...

09/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54697 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Como você cuida do ambiente em que vive? Projeto colaborativo entre escolas

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Com esta sequência didática os alunos deverão: - Conhecer as formas com as quais as pessoas lidam com o ambiente em que vivem. - Debater sobre a questão ambiental. - Elaborar estratégias para preservação do ambiente em que vivem.  - Usar o blog para compartilhar informações e ...

09/04/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15035 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Papiro de Rhind: Sequências e Progressões

Ensino Médio | Matemática

- Ampliar os conhecimentos sobre sequências e progressões por meio da História da Matemática. - Descobrir e caracterizar padrões regulares. - Perceber e identificar particularidades das sequências e progressões por meio da investigação e da resolução de problemas.

27/06/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21567 acesso(s)

IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

O Código Da Vinci e a Sequência de Fibonacci

Ensino Médio | Matemática

- Identificar as diferentes funções. - Aplicar os conhecimentos sobre funções para resolver situações-problema. - Reconhecer e identificar as particularidades da sequência de Fibonaccci.

10/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19051 acesso(s)

IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÕES (1): reconhecendo a tese em textos argumentativos

Ensino Médio | Língua Portuguesa

A aula 1 é a primeira de uma SEQUÊNCIA de aulas para o ensino da argumentação. São objetivos gerais para a sequência: i) desenvolver habilidades de leitura de textos argumentativos, a partir do estudo de sua macroestrutura bem como das estratégias discursivas e recursos de lin...

05/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12179 acesso(s)

Begma Tavares Barbosa

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

A sequência de Fibonacci e suas aplicações em Matemática

Ensino Médio | Matemática

Nesta aula, os estudantes farão contato com uma das sequências numéricas mais famosas em Matemática: A Sequência de Fibonacci. Além disso, os alunos aprenderão, também, alguns resultados importantes envolvendo os termos desta sequência.

05/03/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9589 acesso(s)

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

Leitura e produção de infográficos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer e interpretar infográficos. Comparar um infográfico com outro texto de mesmo assunto. Formalizar as recorrências de ordem estrutural, temática e estilística dos infográficos. Produzir coletivamente uma definição para o infográfico. Produzir e divulgar infográficos.

22/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 39879 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Sequência Didática Para o Ensino de Estequiometria

Ensino Médio | Química

·         Compreender a lei de conservação das massas ·         Compreender a lei das proporções definidas ·         Compreender o balanceamento de equações químicas ·         Compreender o conceito de mol ·         Calcular a massa molar de uma substância ·         Reconhecer...

08/12/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14974 acesso(s)

GABRIEL MATOS VIEIRA

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Química

Reconhecimento dos principais poluentes e das principais doenças transmitidas por água contaminada: uma aprendizagem significativa para o Ensino Fundamental

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Esta sequência didática foi realizada a fim de promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental em alunos da 5ª. série do Ensino Fundamental, seguindo os conteúdos programático...

16/07/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 5363 acesso(s)

Tatiana D´Angelo Souza e Silva

ANTONIO JOSE PEDROSO PROF

JABOTICABAL SP

Ciências

Contando histórias através de imagens produzidas pelas crianças - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

 Desenvolver estratégias lógicas antecipando os resultados das próprias ações.  Produzir textos com sequência lógica.  Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral.  Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.  Elaborar desenho...

30/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7956 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Sequências e Progressões Aritméticas presentes em situações cotidianas – parte 2

Ensino Médio | Matemática

A fim de desenvolver as competências das áreas 1 e 6 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente:   Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Interpretar informações de natureza científica e soc...

18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 14855 acesso(s)

MARIO LUCIO ALEXANDRE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Globalização de maneira lúdica e didática

Ensino Fundamental Final | Geografia

O aluno poderá aplicar os seus conhecimentos sobre o tema de globalização de maneira lúdica e didática através da elaboração de uma cruzadinha geográfica.

03/02/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 64397 acesso(s)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

Aprendendo a sequência numérica por meio de atividades representacionais

Educação Infantil | Matemática

Esta aula é uma maneira de desenvolver o conhecimento sobre sequência numérica, operação matemática da adição e as habilidades para resolução de problemas. Trabalhando os números por meio do Jogo Matemática na Educação Infantil, que exercita o conhecimento do aluno em relação ...

08/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17699 acesso(s)

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

Jogo de trilha: contagem, sequência numérica e leitura de números

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração; Aprimorar sua rapidez de reação; Aprender os fatos fundamentais, utilizando o cálculo mental, estratégias pessoais e procedimentos de cálculo; Ler e interpretar texto sobre contagem; Formular hipóteses sobre o tema o...

24/05/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 108826 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.