20/09/2011
As brincadeiras de faz de conta auxiliam as crianças na construção da identidade, bem como promovem seu desenvolvimento cognitivo e afetivo-social. Por esta razão, organizamos esta coleção, com o intuito de colaborar com os profissionais de educação infantil, atentando para essa questão. O faz de conta é uma conduta própria das crianças e pode aparecer em momentos livres ou dirigidos pelo professor. Por isso, chamo a atenção para a necessidade de oportunizar momentos livres, em que as crianças criarão sua própria brincadeira. Os momentos dirigidos também são importantes, mas não podem ser exclusivos em nossa prática. As aulas 1 e 2, apontam para a atenção à organização da rotina construída com as crianças de forma lúdica. Promovendo oportunidade de as crianças brincarem com diferentes temas como, brincadeira de roda, compra e venda, jogos com regras, pique e pega, e, resgatarem a cultura infantil da brincadeira sem objetos específicos, sugerimos as aulas de 3 a 9. Em seguida, selecionamos as aulas de 10 a 23, que ampliam o trabalho com o faz de conta infantil para as histórias, contos de fadas, contos maravilhosos, fábulas, contos oriundos de outras culturas, ampliando o repertório das crianças no que se refere ao conhecimento literário, e suas possibilidades de experimentação por meio da ocupação de papéis. As aulas de 24 a 27, permitem um trabalho mais aprofundado sobre as percepções de si, do outro e do grupo ao qual pertencem, com respeito às diferenças individuais. Acreditamos que, com essa sequência de aulas, é possível contemplar o faz de conta no universo da Educação Infantil e promover o desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivos, sociais, afetivos, motor e muitos outros.
Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG
faz de conta, educação infantil, construção de identidade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Noções de tempo e espaço de forma concreta e lúdica
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã; • Organizar o pensamento de acordo com as atividade desenvolvidas. 19/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 67283 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
O que vai acontecer agora? Planejando a minha rotina na escola.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Compreender as noções de antes e depois; Construir um calendário para a sala de aula; Brincar com mímicas, fantoches e historinhas em caixas de fósforos para compreender o tempo; Construir uma “rotina móvel”; Planejar as atividades do dia na escola. 31/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5236 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Brincadeiras de roda: explorando o universo das culturas infantis
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento § resgatar as brincadeiras de roda como manifestações do cotidiano infantil; § Explorar diversas linguagens a partir das brincadeiras de roda: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica. 13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14686 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Brincadeiras de roda: ciranda de sons e gestos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade - Participar de brincadeiras de roda - Ampliar o repertório de brincadeiras de roda - Compreender e respeitar as regras das brincadeiras propostas. 09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9916 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO
Educação Infantil | Matemática Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro. Perceber a organização dos produtos no supermercado segundo os critérios estabelecidos convencionalmete. Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado. 25/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 127039 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Brincando com as regras
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Encarar vitórias e derrotas com tranquilidade; Compreender que viver em sociedade é conviver com regras o tempo todo; Demonstrar que as restrições também podem fazer parte dos desafios; Assimilar questões como cooperação, limitação, adequação e competição. 23/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3887 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Reaproveitando e brincando
Educação Infantil | Movimento - Conhecer as diversas formas de aproveitar materiais descartáveis através da construção de brinquedos. - Trabalhar alguns movimentos de coordenação fina na confecção dos brinquedos e movimento mais globais na interação com os objetos. - Coordenar diferentes movimentos com o e... 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20163 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
Brincando com jornais
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprender a brincar com materiais alternativos e ou reciclaveis; Exercitar os seus sentidos, estimular a criatividade do brincar; Reconhecer as possibilidades de adaptações de materiais que se transformam em brincadeiras; 20/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38604 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
Brincando de Pique
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprender as várias formas de brincar de pique. Reconhecer os pique no ambito das brincadeiras populares. Perceber alternativas para a competição que os levem a cooperação. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 32346 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
A magia dos contos de fada
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer alguns contos de fadas clássicos (a bela e a fera, cinderela, o patinho feio, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos) e familiarizar-se com a linguagem desse tipo de texto; Compreender a leitura e a escrita como prática social; Familiarizar-se com a escrita por meio... 07/02/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 30117 acesso(s) |
Maria José Campos Ferreira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
CONTOS DE FADAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos de fadas e sua finalidade. - Conhecer diversos contos de fadas e suas diferentes edições. - Vivenciar práticas de leitura na biblioteca. - Aprender e experienciar as regras de funcionamento da biblioteca. - Co... 13/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13042 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
No mundo dos contos de fada: elementos estruturantes dos contos de fada
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Perceber os contos de fadas como uma narrativa em que algo mágico acontece e transforma a realidade; Reconhecer as características dos contos de fadas; Conhecer alguns dos recursos lingüísticos dos contos de fadas (era uma vez, de repente, certo dia, num lugar muito distante, ... 07/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14754 acesso(s) |
Maria José Campos Ferreira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
13 |
Contos, recontos de Princesas e Princípes.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer as características dos contos de fadas; Identificar alguns papéis dos personagens; Ler e interpretar textos e imagens; Elaborar desenhos. 01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 45821 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
Era uma vez.... caixas de histórias que cantam e encantam
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Desenvolver a linguagem oral: ouvir e contar histórias de diferentes modos e estilos; produzir textos individuais e coletivos utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o nosso sistema de escrita e os contos de fadas; ampliar as possibilidades de expressão e comunicação, ut... 17/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17715 acesso(s) |
Maria José Campos Ferreira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
15 |
Construindo “Caixas de Histórias” e conhecendo novas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Valorizar e familiarizar-se com a literatura Infantil; Confeccionar material de sua escolha para sua caixa de história; Utilizar uma forma diferenciada de vivenciar e contar histórias; Ampliar sua capacidade de produção plástica; Desenvolver e ampliar a expressão oral e escr... 14/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 23219 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
16 |
Quem conta um conto aumenta um ponto
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: • Aprender a gostar de ouvir histórias; • Desenvolver a habilidade de narrar histórias; • Apropriar-se da estrutura da narrativa; • Produzir texto oral narrativo; 27/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16885 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
17 |
CONTOS DE TRADIÇÃO
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Ampliar o repertório de leitura de contos tradicionais; Recontar contos tradicionais; Reescrever contos tradicionais. 03/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6035 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
18 |
Literatura Infantil e conto: Onde anda você
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Relacionar o tema do livro ao conto de fadas a que faz referência. Identificar o elemento complicador da narrativa. Identificar os personagens do livro. 17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6238 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
19 |
CONTOS MARAVILHOSOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa – Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos maravilhosos. – Identificar a finalidade de tais textos. 28/06/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 79176 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
20 |
CONTOS AFRICANOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos africanos e suas especificidades. - Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens. - Conhecer um pouco d... 30/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 102248 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
21 |
O faz de conta
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Observar como as crianças brincam; Conhecer as fantasias que as crianças se vestem; Conhecer os papéis (pai,mãe,filho(a) que os alunos se identificam; Ler e interpretar textos e imagens. 26/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 21824 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
O CAVALO – A magia do faz-de-conta
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Compreender a sequência dos fatos ocorridos no filme; Respeito as regras e combinados durante o jogo simbólico; Elaborar e construir os elementos teatrais: texto, cenário, figurino e música; Vivenciar o jogo simbólico proposto pelo grupo. 30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10199 acesso(s) |
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
23 |
Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral; Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ... 26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 99378 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
24 |
Ocupando papéis: construindo sua identidade
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Ocupar diferentes papéis; • Buscar referências para a construção de sua identidade; • Desenvolver capacidades de cuidados com outrem; • Reconhecer letras na escrita de palavras; • Fazer tentativas de escrita; • Contar e representar numericamente. 30/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 7967 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
25 |
Valores e Consciência da Diversidade na Educação Infantil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Fazer inferências a partir de dados da história; Adicionar a partir dos dados obtidos; Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada; Desenvolver a atenção auditiva. 11/09/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 8752 acesso(s) |
Andrea Bagatin Prioli de Matos Secretaria Municipal de Educação de JOAQUIM TAVORA JOAQUIM TAVORA PR Alfabetização |
26 |
Eu: uma caixinha de surpresa. Explorando as características pessoais a partir da brincadeira.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Objetivos - auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas; - trabalhar as diferenças e semelhanças; - construir a identidade infantil; - explorar o esquema corporal. 26/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 46644 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
27 |
Turma dos Pôneis: construindo uma identidade para a turma
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Construir uma identidade para a própria turma; Perceber que é ouvido e que pode; Desenvolver a auto-estima; Saber escolher; Respeitar escolhas da maioria. 07/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3618 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 8032 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!