Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como atrelar o faz de conta infantil às atividades cotidianas das crianças e contribuir para a construção de sua identidade?

 

20/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

As brincadeiras de faz de conta auxiliam as crianças na construção da identidade, bem como promovem seu desenvolvimento cognitivo e afetivo-social. Por esta razão, organizamos esta coleção, com o intuito de colaborar com os profissionais de educação infantil, atentando para essa questão. O faz de conta é uma conduta própria das crianças e pode aparecer em momentos livres ou dirigidos pelo professor. Por isso, chamo a atenção para a necessidade de oportunizar momentos livres, em que as crianças criarão sua própria brincadeira. Os momentos dirigidos também são importantes, mas não podem ser exclusivos em nossa prática. As aulas 1 e 2, apontam para a atenção à organização da rotina construída com as crianças de forma lúdica. Promovendo oportunidade de as crianças brincarem com diferentes temas como, brincadeira de roda, compra e venda, jogos com regras, pique e pega, e, resgatarem a cultura infantil da brincadeira sem objetos específicos, sugerimos as aulas de 3 a 9. Em seguida, selecionamos as aulas de 10 a 23, que ampliam o trabalho com o faz de conta infantil para as histórias, contos de fadas, contos maravilhosos, fábulas, contos oriundos de outras culturas, ampliando o repertório das crianças no que se refere ao conhecimento literário, e suas possibilidades de experimentação por meio da ocupação de papéis. As aulas de 24 a 27, permitem um trabalho mais aprofundado sobre as percepções de si, do outro e do grupo ao qual pertencem, com respeito às diferenças individuais. Acreditamos que, com essa sequência de aulas, é possível contemplar o faz de conta no universo da Educação Infantil e promover o desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivos, sociais, afetivos, motor e muitos outros.

Autoria

Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

faz de conta, educação infantil, construção de identidade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Lista de aulas da coleção (27 aulas)
# Aula Autoria
1 Noções de tempo e espaço de forma concreta e lúdica

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã; • Organizar o pensamento de acordo com as atividade desenvolvidas.

19/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 67283 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 O que vai acontecer agora? Planejando a minha rotina na escola.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Compreender as noções de antes e depois; Construir um calendário para a sala de aula; Brincar com mímicas, fantoches e historinhas em caixas de fósforos para compreender o tempo; Construir uma “rotina móvel”; Planejar as atividades do dia na escola.

31/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5236 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Brincadeiras de roda: explorando o universo das culturas infantis

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

§         resgatar as brincadeiras de roda como manifestações do cotidiano infantil; §         Explorar diversas linguagens a partir das brincadeiras de roda: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica.

13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14686 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Brincadeiras de roda: ciranda de sons e gestos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

- Participar de brincadeiras de roda - Ampliar o repertório de brincadeiras de roda - Compreender e respeitar as regras das brincadeiras propostas.

09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9916 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO

Educação Infantil | Matemática

Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro. Perceber a organização dos produtos no supermercado segundo os critérios estabelecidos convencionalmete. Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.

25/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 127039 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Brincando com as regras

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Encarar vitórias e derrotas com tranquilidade; Compreender que viver em sociedade é conviver com regras o tempo todo; Demonstrar que as restrições também podem fazer parte dos desafios; Assimilar questões como cooperação, limitação, adequação e competição.

23/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3887 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Reaproveitando e brincando

Educação Infantil | Movimento

- Conhecer as diversas formas de aproveitar materiais descartáveis através da construção de brinquedos. - Trabalhar alguns movimentos de coordenação fina na confecção dos brinquedos e movimento mais globais na interação com os objetos. - Coordenar diferentes movimentos com o e...

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20163 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Brincando com jornais

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender a brincar com materiais alternativos e ou reciclaveis; Exercitar os seus sentidos, estimular a criatividade do brincar; Reconhecer as possibilidades de adaptações de materiais que se transformam em brincadeiras;

20/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38604 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 Brincando de Pique

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender as várias formas de brincar de pique. Reconhecer os pique no ambito das brincadeiras populares. Perceber alternativas para a competição que os levem a cooperação.

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 32346 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

10 A magia dos contos de fada

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Conhecer alguns contos de fadas clássicos (a bela e a fera, cinderela, o patinho feio, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos) e familiarizar-se com a linguagem desse tipo de texto; Compreender a leitura e a escrita como prática social; Familiarizar-se com a escrita por meio...

07/02/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 30117 acesso(s)

Maria José Campos Ferreira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 CONTOS DE FADAS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos de fadas e sua finalidade. - Conhecer diversos contos de fadas e suas diferentes edições. - Vivenciar práticas de leitura na biblioteca. - Aprender e experienciar as regras de funcionamento da biblioteca. - Co...

13/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13042 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 No mundo dos contos de fada: elementos estruturantes dos contos de fada

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Perceber os contos de fadas como uma narrativa em que algo mágico acontece e transforma a realidade; Reconhecer as características dos contos de fadas; Conhecer alguns dos recursos lingüísticos dos contos de fadas (era uma vez, de repente, certo dia, num lugar muito distante, ...

07/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14754 acesso(s)

Maria José Campos Ferreira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 Contos, recontos de Princesas e Princípes.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

  Conhecer as características dos contos de fadas;   Identificar alguns papéis dos personagens;   Ler e interpretar textos e imagens;   Elaborar desenhos.

01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 45821 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 Era uma vez.... caixas de histórias que cantam e encantam

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Desenvolver a linguagem oral: ouvir e contar histórias de diferentes modos e estilos; produzir textos individuais e coletivos utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o nosso sistema de escrita e os contos de fadas; ampliar as possibilidades de expressão e comunicação, ut...

17/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17715 acesso(s)

Maria José Campos Ferreira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

15 Construindo “Caixas de Histórias” e conhecendo novas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Valorizar e familiarizar-se com a literatura Infantil; Confeccionar material de sua escolha para sua caixa de história;   Utilizar uma forma diferenciada de vivenciar e contar histórias; Ampliar sua capacidade de produção plástica; Desenvolver e ampliar a expressão oral e escr...

14/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 23219 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 Quem conta um conto aumenta um ponto

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

    Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: • Aprender a gostar de ouvir histórias;  • Desenvolver a habilidade de narrar histórias;  • Apropriar-se da estrutura da narrativa; • Produzir texto oral narrativo;

27/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16885 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

17 CONTOS DE TRADIÇÃO

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ampliar o repertório de leitura de contos tradicionais; Recontar contos tradicionais; Reescrever contos tradicionais.

03/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6035 acesso(s)

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

18 Literatura Infantil e conto: Onde anda você

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Relacionar o tema do livro ao conto de fadas a que faz referência. Identificar o elemento complicador da narrativa. Identificar os personagens do livro.

17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6238 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

19 CONTOS MARAVILHOSOS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

– Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos maravilhosos. – Identificar a finalidade de tais textos.

28/06/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 79176 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

20 CONTOS AFRICANOS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos africanos e suas especificidades. - Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens. - Conhecer um pouco d...

30/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 102248 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

21 O faz de conta

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

  Observar como as crianças brincam;   Conhecer as fantasias que as crianças se vestem;  Conhecer os papéis (pai,mãe,filho(a) que os alunos se identificam;   Ler e interpretar textos e imagens.

26/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 21824 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

22 O CAVALO – A magia do faz-de-conta

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Compreender a sequência dos fatos ocorridos no filme; Respeito as regras e combinados durante o jogo simbólico; Elaborar e construir os elementos teatrais: texto, cenário, figurino e música;  Vivenciar o jogo simbólico proposto pelo grupo.

30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10199 acesso(s)

DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

23 Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral;  Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ...

26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 99378 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

24 Ocupando papéis: construindo sua identidade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Ocupar diferentes papéis; • Buscar referências para a construção de sua identidade; • Desenvolver capacidades de cuidados com outrem; • Reconhecer letras na escrita de palavras; • Fazer tentativas de escrita; • Contar e representar numericamente.

30/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 7967 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

25 Valores e Consciência da Diversidade na Educação Infantil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Fazer inferências a partir de dados da história; Adicionar a partir dos dados obtidos; Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada; Desenvolver a atenção auditiva.

11/09/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 8752 acesso(s)

Andrea Bagatin Prioli de Matos

Secretaria Municipal de Educação de JOAQUIM TAVORA

JOAQUIM TAVORA PR

Alfabetização

26 Eu: uma caixinha de surpresa. Explorando as características pessoais a partir da brincadeira.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

  Objetivos - auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas; - trabalhar as diferenças e semelhanças; - construir a identidade infantil; - explorar o esquema corporal.

26/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 46644 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

27 Turma dos Pôneis: construindo uma identidade para a turma

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

       Construir uma identidade para a própria turma;        Perceber que é ouvido e que pode;        Desenvolver a auto-estima;        Saber escolher;        Respeitar  escolhas da maioria.  

07/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3618 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 8032 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.