Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Aulas
Aulas do(a) Professor(a) .
Aula Autoria Acessos Comentários Status Tipo Excluir
As paisagens brasileiras: conhecer, analisar e representar

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

16/05/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 5595 0 Aula pública Aula Individual
Viajando pelos estados do Brasil

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

16/05/2013 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 6885 1 Aula pública Aula Individual
Conhecendo o Brasil pelas imagens

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

16/05/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 5155 0 Aula pública Aula Individual
Divisão Internacional do Trabalho (DIT): processo histórico e perspectivas (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede

14/08/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 28129 0 Aula pública Aula Individual
Diversidade Cultural (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população

12/07/2012 Quatro estrelas 3 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 22675 3 Aula pública Aula Individual
Quem vai mudar? Os movimentos migratórios (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Conquista do lugar como conquista da cidadania

23/05/2012 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 14432 1 Aula pública Aula Individual
Mosaico humano: (re)conhecendo a formação étnica do povo brasileiro (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo

22/05/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 13827 0 Aula pública Aula Individual
Por que nem todos têm emprego? (Pesquisa Científica)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede

Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos

22/06/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 14080 2 Aula pública Aula Individual
Que alterações o meio técnico- científico-informacional provocou no mundo do trabalho? (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo

23/05/2012 Quatro estrelas 3 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 27779 3 Aula pública Aula Individual
O Meio Ambiente global: como podemos enfrentar os novos desafios?

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

12/04/2012 Cinco estrelas 3 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 13905 3 Aula pública Aula Individual
As questões ambientais da escola: conhecer pode transformar?

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

12/04/2012 Quatro estrelas 12 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 28145 12 Aula pública Aula Individual
A escola e o seu entorno: refletindo sobre as questões ambientais

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

06/04/2012 Três estrelas 9 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 32322 9 Aula pública Aula Individual
Como estimular os alunos a reconhecerem a importância e a necessidade da leitura cartográfica? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

16/12/2011 Quatro estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 5609 1 Aula pública Aula Individual
Como possibilitar aos alunos o reconhecimento dos elementos presentes nos mapas? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

16/12/2011 Quatro estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 25490 1 Aula pública Aula Individual
Através de quais recursos é possível trabalhar a orientação espacial? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

16/12/2011 Quatro estrelas 9 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 84556 9 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias podem ser utilizadas para que os alunos desenvolvam a linguagem gráfica e cartográfica? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

16/12/2011 Quatro estrelas 4 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 3945 4 Aula pública Aula Individual
Como orientar os alunos a identificarem as atividades econômicas desenvolvidas na paisagem rural? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

20/11/2011 Duas estrelas 2 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 11677 2 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias possibilitam aos alunos perceberem as atividades econômicas presentes na paisagem urbana? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

20/11/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 7017 0 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias podem ser utilizadas para se identificar e diferenciar as atividades econômicas do município em que o aluno vive? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

20/11/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 2965 0 Aula pública Aula Individual
De que forma pode-se trabalhar com produtos consumidos pelos alunos, presentes no seu dia a dia, a fim de que percebam a relação de interdependência existente entre as atividades econômicas da paisagem rural e urbana? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

20/11/2011 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 30318 2 Aula pública Aula Individual
Como desenvolver um trabalho que permita aos alunos o conhecimento sobre os diferentes tipos de vegetação e percebam as alterações sofridas ao longo do tempo? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

24/10/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 3845 0 Aula pública Aula Individual
Como orientar os alunos a perceberem a diferença entre tempo e clima e como interferem na vida dos seres humanos? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

22/10/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 8239 0 Aula pública Aula Individual
Como possibilitar que os alunos percebam a relação entre as paisagens e as diferentes formas do relevo da superfície terrestre? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

24/10/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 16601 1 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias podem ser desenvolvidas para que os alunos percebam a importância da preservação das bacias hidrográficas? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

24/10/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 7260 1 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias possibilitam o conhecimento e o posicionamento dos alunos frente aos diferentes tipos de poluição presentes na paisagem urbana? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente

22/09/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 3833 0 Aula pública Aula Individual
de 3
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.