Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Aulas
Aulas do(a) Professor(a) .
Aula Autoria Acessos Comentários Status Tipo Excluir
Estudo do conto: A CAUSA SECRETA de Machado de Assis

Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada

15/12/2009 Três estrelas 8 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 47102 8 Aula pública Aula Individual
Estudo do gênero: textos de opinião

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

29/11/2009 Quatro estrelas 14 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 48223 14 Aula pública Aula Individual
A sequência injuntiva

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

15/12/2009 Quatro estrelas 3 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 14745 3 Aula pública Aula Individual
Leitura como prática social

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

15/12/2009 Uma estrela 1 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 10421 1 Aula pública Aula Individual
Uso do dicionário

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

16/12/2009 Quatro estrelas 3 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 31458 3 Aula pública Aula Individual
Estudo do Texto: Confissões de um vira-lata

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

14/12/2009 Três estrelas 2 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 13340 2 Aula pública Aula Individual
O auto da compadecida: uma reflexão

Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

15/10/2009 Quatro estrelas 17 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 93212 17 Aula pública Aula Individual
Estudando o lide no gênero notícia

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

19/11/2009 Quatro estrelas 8 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 18304 8 Aula pública Aula Individual
Resenha: uma proposta de ensino autônoma para o conhecimento do gênero

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

20/11/2009 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 4041 0 Aula pública Aula Individual
Um poeta itabirano: Drummond

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão

17/11/2009 Quatro estrelas 3 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 10807 3 Aula pública Aula Individual
Os ditos populares

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

19/11/2009 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 7918 1 Aula pública Aula Individual
A quebra de expectativas: uma proposta que visa ao riso

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita

18/11/2009 Três estrelas 2 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 21116 2 Aula pública Aula Individual
Como quantificar sem utilizar somente a visão da gramática tradicional?

Educação Escolar Indígena | Línguas | Estudo das grandezas e medidas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas

19/11/2009 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 4886 0 Aula pública Aula Individual
Interpretando e produzindo anúncios publicitários

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

16/10/2009 Três estrelas 11 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 54261 11 Aula pública Aula Individual
Construindo sentidos para o “Soneto da Fidelidade”

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

18/10/2009 Quatro estrelas 9 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 21403 9 Aula pública Aula Individual
Ampliação de vocabulário: os sinônimos no Criptograma

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

16/10/2009 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 28600 0 Aula pública Aula Individual
Anúncio publicitário: finalidade e suporte textual

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

16/10/2009 Quatro estrelas 4 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 30714 4 Aula pública Aula Individual
“Chapeuzinho Amarelo” se parece com "Chapeuzinho Vermelho"?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral

18/10/2009 Quatro estrelas 43 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 106080 43 Aula pública Aula Individual
Dramatizando fábulas: o teatro de fantoches

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas

19/08/2009 Quatro estrelas 20 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 94700 20 Aula pública Aula Individual
Denotação e Conotação: trabalhando com expressões populares.

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

19/08/2009 Quatro estrelas 20 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 60312 20 Aula pública Aula Individual
Identificando os elementos e as fases de narrativas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

19/08/2009 Uma estrela 1 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 12403 1 Aula pública Aula Individual
Reconstruindo uma história em quadrinhos - procedimentos de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

19/08/2009 Quatro estrelas 11 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 77311 11 Aula pública Aula Individual
Interpretando “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

19/08/2009 Quatro estrelas 9 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 46604 9 Aula pública Aula Individual
Diferenciando os textos de humor: charge e cartum

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos

19/08/2009 Quatro estrelas 9 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 51236 9 Aula pública Aula Individual
de 7
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.