Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Aulas
Aulas do(a) Professor(a) .
Aula Autoria Acessos Comentários Status Tipo Excluir
Uma análise de “Sentimento do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade

Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada

Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

15/08/2013 Quatro estrelas 1 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 13159 1 Aula pública Aula Individual
Uma poesia urbana?

Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes

Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel

Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão

20/07/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 7991 0 Aula pública Aula Individual
Proposta didática com “A metamorfose”, de Franz Kafka

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes

Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão

19/07/2013 Cinco estrelas 6 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 26358 6 Aula pública Aula Individual
O realismo fantástico

Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução

Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

19/07/2013 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 18373 2 Aula pública Aula Individual
O corpo em textos jornalísticos: o arranjo sob medida

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

20/06/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 3112 0 Aula pública Aula Individual
A importância da postura corporal para a realização de gêneros orais formais públicos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas

20/06/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 5741 0 Aula pública Aula Individual
O uso do corpo feminino em capas de revistas: efeitos de sentido

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

18/06/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 3192 0 Aula pública Aula Individual
O corpo diz: uma análise de posturas corporais em textos diversos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

18/06/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 6666 0 Aula pública Aula Individual
O uso da metáfora para marcar uma posição socioideológica

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

19/05/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 5816 0 Aula pública Aula Individual
O uso de recursos não verbais em tiras

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos

18/05/2013 Quatro estrelas 2 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 21669 2 Aula pública Aula Individual
Estratégias argumentativas e os objetivos do produtor textual

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

19/05/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 4983 0 Aula pública Aula Individual
A sedução nos discursos publicitários

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Publicidade

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

19/05/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 3335 0 Aula pública Aula Individual
Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – UCA/Tablet - Placas: a língua portuguesa em xeque, com “x” ou com “ch”?

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

11/07/2012 Quatro estrelas 5 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 11432 5 Aula pública Aula Individual
Projeto Iniciação Científica – Uma lupa na língua – UCA/TABLET: Conhecendo melhor o poder argumentativo das cantadas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

23/05/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 3661 0 Aula pública Aula Individual
Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – UCA/Tablet - Lápide: última inscrição da língua?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

20/06/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 5766 0 Aula pública Aula Individual
Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – UCA/TABLETS: Abertura de novelas: uma análise discursiva e multimodal

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

23/05/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 3549 0 Aula pública Aula Individual
Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – UCA/TABLET - Hino: manifestação sociocultural e construção simbólica

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

23/05/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 9439 0 Aula pública Aula Individual
Projeto Iniciação Científica Lupa na língua - gêneros discursivos - UCA: Por que samba-enredo?

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto

17/04/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 11044 2 Aula pública Aula Individual
Projeto Iniciação Científica Lupa na Língua - gêneros discursivos - UCA: O que está em jogo no repente?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto

Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada

15/04/2012 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 9644 1 Aula pública Aula Individual
Projeto Iniciação Científica Lupa na Língua - gêneros discursivos - UCA: O estudo do Rap: emergência, criticidade e cultura popular

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

15/04/2012 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 7951 1 Aula pública Aula Individual
UCA - O peso das palavras: analisando discursos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

21/12/2011 Quatro estrelas 4 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 7243 4 Aula pública Aula Individual
UCA - O blogue – espaço para trocas literárias

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social

Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

18/12/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 3184 0 Aula pública Aula Individual
UCA - Twiddlando? A ferramenta Twiddla para a criação de textos coletivos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social

15/12/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 6009 0 Aula pública Aula Individual
UCA - Produção de vídeos na sala de aula: o jornal falado

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto

Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral

15/12/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 6248 1 Aula pública Aula Individual
UCA - Conhecendo o LAIFI: um registro de interesses

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos

12/12/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA 3259 0 Aula pública Aula Individual
de 7
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.