Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Aulas
Aulas do(a) Professor(a) .
Aula Autoria Acessos Comentários Status Tipo Excluir
As paisagens brasileiras: conhecer, analisar e representar

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

16/05/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 5541 0 Aula pública Aula Individual
Viajando pelos estados do Brasil

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

16/05/2013 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 6842 1 Aula pública Aula Individual
Conhecendo o Brasil pelas imagens

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

16/05/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 5080 0 Aula pública Aula Individual
Divisão Internacional do Trabalho (DIT): processo histórico e perspectivas (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede

14/08/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 27969 0 Aula pública Aula Individual
Diversidade Cultural (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população

12/07/2012 Quatro estrelas 3 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 22602 3 Aula pública Aula Individual
Quem vai mudar? Os movimentos migratórios (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Conquista do lugar como conquista da cidadania

23/05/2012 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 14284 1 Aula pública Aula Individual
Mosaico humano: (re)conhecendo a formação étnica do povo brasileiro (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo

22/05/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 13756 0 Aula pública Aula Individual
Por que nem todos têm emprego? (Pesquisa Científica)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede

Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos

22/06/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 13998 2 Aula pública Aula Individual
Que alterações o meio técnico- científico-informacional provocou no mundo do trabalho? (Pesquisa Científica)

Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo

23/05/2012 Quatro estrelas 3 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 27645 3 Aula pública Aula Individual
O Meio Ambiente global: como podemos enfrentar os novos desafios?

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

12/04/2012 Cinco estrelas 3 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 13749 3 Aula pública Aula Individual
As questões ambientais da escola: conhecer pode transformar?

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

12/04/2012 Quatro estrelas 12 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 27995 12 Aula pública Aula Individual
A escola e o seu entorno: refletindo sobre as questões ambientais

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

06/04/2012 Três estrelas 9 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 32170 9 Aula pública Aula Individual
Como estimular os alunos a reconhecerem a importância e a necessidade da leitura cartográfica? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

16/12/2011 Quatro estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 5545 1 Aula pública Aula Individual
Como possibilitar aos alunos o reconhecimento dos elementos presentes nos mapas? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

16/12/2011 Quatro estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 25430 1 Aula pública Aula Individual
Através de quais recursos é possível trabalhar a orientação espacial? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

16/12/2011 Quatro estrelas 9 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 84237 9 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias podem ser utilizadas para que os alunos desenvolvam a linguagem gráfica e cartográfica? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

16/12/2011 Quatro estrelas 4 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 3896 4 Aula pública Aula Individual
Como orientar os alunos a identificarem as atividades econômicas desenvolvidas na paisagem rural? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

20/11/2011 Duas estrelas 2 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 11597 2 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias possibilitam aos alunos perceberem as atividades econômicas presentes na paisagem urbana? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

20/11/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 6913 0 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias podem ser utilizadas para se identificar e diferenciar as atividades econômicas do município em que o aluno vive? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

20/11/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 2908 0 Aula pública Aula Individual
De que forma pode-se trabalhar com produtos consumidos pelos alunos, presentes no seu dia a dia, a fim de que percebam a relação de interdependência existente entre as atividades econômicas da paisagem rural e urbana? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

20/11/2011 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 30264 2 Aula pública Aula Individual
Como desenvolver um trabalho que permita aos alunos o conhecimento sobre os diferentes tipos de vegetação e percebam as alterações sofridas ao longo do tempo? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

24/10/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 3747 0 Aula pública Aula Individual
Como orientar os alunos a perceberem a diferença entre tempo e clima e como interferem na vida dos seres humanos? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

22/10/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 8164 0 Aula pública Aula Individual
Como possibilitar que os alunos percebam a relação entre as paisagens e as diferentes formas do relevo da superfície terrestre? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

24/10/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 16463 1 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias podem ser desenvolvidas para que os alunos percebam a importância da preservação das bacias hidrográficas? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

24/10/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 7217 1 Aula pública Aula Individual
Quais estratégias possibilitam o conhecimento e o posicionamento dos alunos frente aos diferentes tipos de poluição presentes na paisagem urbana? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente

22/09/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

INIA FRANCO DE NOVAES 3781 0 Aula pública Aula Individual
de 3
Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.