AULA | AUTORIA |
---|---|
Trabalhando com Juros Simples
Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver a competência da área 1 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM que é: Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Mais especificamente, avaliar as habilidades: Reconhecer, no contexto social... 08/01/2015 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16612 acesso(s) |
MARIO LUCIO ALEXANDRE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Uma análise quantitativa do desperdício de comida nas residências por meio da média aritmética
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Esta aula busca desenvolver as competências das áreas 3 e 5 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que são respectivamente: Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Modelar e res... 20/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4041 acesso(s) |
MARIO LUCIO ALEXANDRE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Quer ganhar a MEGA-SENA? Conhecendo as possibilidades de se tornar um ganhador.
Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver as competências da área 7 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras... 18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 10547 acesso(s) |
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Interpretação de tabelas de frequência a partir de resultados de pesquisas escolares
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver as competências das áreas 6 e 7 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente: Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência,... 20/06/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11431 acesso(s) |
MARIO LUCIO ALEXANDRE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
O aumento do poder de consumo pode ser considerado como mecanismo de ascensão social?
Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Sociologia - Identificar, a partir de alguns dados, o perfil socioeconômico de um determinado grupo social. - Reconhecer, a partir de classificações oficiais os atuais estratos sociais da população brasileira. - Identificar características sociais e econômicas da juventude brasileira. - ... 22/04/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7558 acesso(s) |
IZABEL CASTANHA GIL Faculdades Adamantinenses Integradas ADAMANTINA SP Geografia |
IDH: Lições dos primeiros e dos últimos municípios colocados no ranking nacional
Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Sociologia - Comparar a realidade brasileira com a realidade de outros países, tomando como base o significado e o desempenho do IDH. - Identificar, com base no que define o IDH e IDHM, os problemas da realidade do município em que vive. - Organizar eventos e propor ações e/ou participar... 22/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 12147 acesso(s) |
IZABEL CASTANHA GIL Faculdades Adamantinenses Integradas ADAMANTINA SP Geografia |
Aproximando Educação Física e Matemática a partir das questões do ENEM
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Matemática 1. Familiarizar-se com as questões do ENEM que envolvem a interdisciplinaridade entre Educação Física e a Matemática. 2. Desenvolver o raciocínio lógico e utilizar conhecimentos algébricos/geométricos. 3. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações... 27/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 8504 acesso(s) |
SILENE RODOLFO CAJUELLA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Refletindo a geração de energia elétrica por meio da discussão das fontes energéticas: o tempo de consumo em questão
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências, conforme habilidade H24 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme ... 13/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 3684 acesso(s) |
EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Refletindo a geração de energia elétrica por meio da discussão das fontes energéticas: a conta de energia em questão
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências, conforme habilidade H24 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos,conforme habilidade H3 da matriz de referência ... 13/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 6672 acesso(s) |
EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Textos diferentes: opiniões semelhantes e/ou divergentes?
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Reconhecer, em um ou mais textos, opiniões divergentes ou semelhantes. Relacionar, em um ou mais textos, opiniões divergentes ou semelhantes. Redigir um parágrafo sintético de informações encontradas em textos. Expor sua opinião sobre um tema estudado. Redigir e aplicar um que... 21/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5351 acesso(s) |
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Estrangeira |
Refletindo a pirâmide etária brasileira por meio da análise e discussão da sua representação gráfica – Parte 1
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Matemática Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afir... 19/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 7439 acesso(s) |
LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Refletindo a pirâmide etária brasileira por meio da análise e discussão da sua representação gráfica – Parte 2
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Sociologia Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afir... 19/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 13839 acesso(s) |
LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Esporte, Matemática e Internet: interação pelo Voleibol
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Matemática - Realizar operações matemáticas mediante a vivência do voleibol. - Reconhecer medidas, equações e cálculos nos elementos que constituem o voleibol. - Praticar o voleibol e as operações matemáticas presente nesse esporte. - Vivenciar o voleibol enquanto espaço para construção... 21/08/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 7722 acesso(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
O impacto da escolaridade na renda do trabalhador brasileiro: uma reflexão por meio do conhecimento matemático - ATIVIDADE DE PESQUISA
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numérico... 19/08/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 3394 acesso(s) |
SILENE RODOLFO CAJUELLA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o FIB (Felicidade Interna Bruta): suportes para representação de dados em programas geradores de gráficos
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | Matemática Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais, conforme habilidade H18 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM; Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências,... 17/06/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5685 acesso(s) |
EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Juros: compreendendo, analisando e comparando transações financeiras.
Ensino Médio | Matemática - Compreender a diferença entre a utilização de juros simples e de compostos em uma transação financeira; - Analisar diversas formas de pagamento ofertadas atualmente; - Conhecer, a partir do cálculo de juros compostos, o quanto se paga a mais em um empréstimo ou se ganha em u... 07/02/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5047 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012 |
Compreendendo e utilizando análise combinatória em situações-problema
Ensino Médio | Matemática -Conceituar o princípio fundamental da contagem; -Interpretar e solucionar problemas utilizando conhecimentos de análise combinatória; -Determinar a quantidade de agrupamentos possíveis em situações-problema. 12/11/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9028 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012 |
Escalte, scout, skout ou scalt?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Matemática - Conhecer critérios e formas de análise de dados estatísticos no esporte. - Compreender e analisar representações gráficas e dados estatísticos. - Elaborar critérios de controle por meio do escalte. 20/09/2012 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22734 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
Estatística: aprendendo e aplicando seus conhecimentos com o auxílio da rede social Facebook
Ensino Médio | Matemática Distinguir termos introdutórios de Estatística; Construir e analisar tabelas de frequência; Interpretar dados, construir gráficos estatísticos; Escolher medidas de tendência central mais apropriadas aos dados de uma pesquisa. 05/09/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15465 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012 |
A precisão no basquetebol
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática · Possibilitar a exploração e vivência no arremesso da bola no basquetebol, · Compreender conceitos importantes para o sucesso do arremesso no basquetebol, bem como meios de análise do movimento para melhor desenvolvê-lo, · Buscar uma parceria com a fís... 02/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 22960 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Matemática na Bolsa de Valores
Ensino Médio | Matemática - Identificar as aplicações da matemática e da probabilidade nos diversos ramos da atividade humana. - Compreender o funcionamento da bolsa de valores. - Reconhecer e interpretar dados da bolsa de valores, por meio da resolução de problemas. 18/06/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15685 acesso(s) |
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Desmitificando a democracia racial no Brasil através da pesquisa
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Sociologia - Conhecer o significado histórico e social da expressão “mito da democracia racial”; - Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil; - Refletir se mais de cem anos após a Abolição de Escravatura no Brasil, os negros já tê... 28/05/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14351 acesso(s) |
ALEXIA PADUA FRANCO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
O processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas na América: uma proposta de pesquisa sobre suas representações midiáticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Desenvolver pesquisa sobre as representações midiáticas relativas ao processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas e à formação dos Estados Unidos da América, no século XVIII; Refletir sobre as diferentes representações midiáticas da participação dos negros na guerra d... 21/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23983 acesso(s) |
ALEXIA PADUA FRANCO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Comércio na Fronteira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática - Compreender a matemática financeira e sua aplicação nos diversos ramos da atividade humana. - Interpretar textos e resolver problemas. - Realizar a escrita de uma situação problema na linguagem matemática. 08/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7542 acesso(s) |
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Estatística: explorando as medidas de tendência central.
Ensino Médio | Matemática - O conceito de população e amostra; - Calcular a média aritmética, moda e mediana de uma distribuição; - Identificar a relação de um histograma com as medidas de tendência central. 16/03/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8597 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012 |