Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.






RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 74 aulas para | | (1.658 segundos)
AULA AUTORIA
Trabalhando com Juros Simples

Ensino Médio | Matemática

A fim de desenvolver a competência da área 1 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM que é:   Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.   Mais especificamente, avaliar as habilidades:   Reconhecer, no contexto social...

08/01/2015 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16612 acesso(s)

MARIO LUCIO ALEXANDRE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Uma análise quantitativa do desperdício de comida nas residências por meio da média aritmética

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Esta aula busca desenvolver as competências das áreas 3 e 5 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que são respectivamente:   Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Modelar e res...

20/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4041 acesso(s)

MARIO LUCIO ALEXANDRE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Quer ganhar a MEGA-SENA? Conhecendo as possibilidades de se tornar um ganhador.

Ensino Médio | Matemática

A fim de desenvolver as competências da área 7 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras...

18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 10547 acesso(s)

ANIELLE GLORIA VAZ COELHO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Interpretação de tabelas de frequência a partir de resultados de pesquisas escolares

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

A fim de desenvolver as competências das áreas 6 e 7 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente:   Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência,...

20/06/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11431 acesso(s)

MARIO LUCIO ALEXANDRE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

O aumento do poder de consumo pode ser considerado como mecanismo de ascensão social?

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Ensino Médio | Sociologia

- Identificar, a partir de alguns dados, o perfil socioeconômico de um determinado grupo social. - Reconhecer, a partir de classificações oficiais os atuais estratos sociais da população brasileira. - Identificar características sociais e econômicas da juventude brasileira. - ...

22/04/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7558 acesso(s)

IZABEL CASTANHA GIL

Faculdades Adamantinenses Integradas

ADAMANTINA SP

Geografia

IDH: Lições dos primeiros e dos últimos municípios colocados no ranking nacional

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Ensino Médio | Sociologia

- Comparar a realidade brasileira com a realidade de outros países, tomando como base o significado e o desempenho do IDH. - Identificar, com base no que define o IDH e IDHM, os problemas da realidade do município em que vive. - Organizar eventos e propor ações e/ou participar...

22/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 12147 acesso(s)

IZABEL CASTANHA GIL

Faculdades Adamantinenses Integradas

ADAMANTINA SP

Geografia

Aproximando Educação Física e Matemática a partir das questões do ENEM

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Matemática

1. Familiarizar-se com as questões do ENEM que envolvem a interdisciplinaridade entre Educação Física e a Matemática. 2. Desenvolver o raciocínio lógico e utilizar conhecimentos algébricos/geométricos. 3. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações...

27/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 8504 acesso(s)

SILENE RODOLFO CAJUELLA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Refletindo a geração de energia elétrica por meio da discussão das fontes energéticas: o tempo de consumo em questão

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Física

Ensino Médio | Matemática

Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências, conforme habilidade H24 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme ...

13/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 3684 acesso(s)

EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Refletindo a geração de energia elétrica por meio da discussão das fontes energéticas: a conta de energia em questão

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Física

Ensino Médio | Matemática

Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências, conforme habilidade H24 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos,conforme habilidade H3 da matriz de referência ...

13/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 6672 acesso(s)

EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Textos diferentes: opiniões semelhantes e/ou divergentes?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Reconhecer, em um ou mais textos, opiniões divergentes ou semelhantes. Relacionar, em um ou mais textos, opiniões divergentes ou semelhantes. Redigir um parágrafo sintético de informações encontradas em textos. Expor sua opinião sobre um tema estudado. Redigir e aplicar um que...

21/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5351 acesso(s)

SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Estrangeira

Refletindo a pirâmide etária brasileira por meio da análise e discussão da sua representação gráfica – Parte 1

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Matemática

Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afir...

19/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 7439 acesso(s)

LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Refletindo a pirâmide etária brasileira por meio da análise e discussão da sua representação gráfica – Parte 2

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Matemática

Ensino Médio | Sociologia

Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afir...

19/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 13839 acesso(s)

LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Esporte, Matemática e Internet: interação pelo Voleibol

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Matemática

- Realizar operações matemáticas mediante a vivência do voleibol. - Reconhecer medidas, equações e cálculos  nos elementos que constituem o voleibol. - Praticar o voleibol e as operações matemáticas presente nesse esporte. - Vivenciar o voleibol enquanto espaço para construção...

21/08/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 7722 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

O impacto da escolaridade na renda do trabalhador brasileiro: uma reflexão por meio do conhecimento matemático - ATIVIDADE DE PESQUISA

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numérico...

19/08/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 3394 acesso(s)

SILENE RODOLFO CAJUELLA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o FIB (Felicidade Interna Bruta): suportes para representação de dados em programas geradores de gráficos

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | Matemática

Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais, conforme habilidade H18 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM; Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências,...

17/06/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5685 acesso(s)

EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Juros: compreendendo, analisando e comparando transações financeiras.

Ensino Médio | Matemática

- Compreender a diferença entre a utilização de juros simples e de compostos em uma transação financeira; - Analisar diversas formas de pagamento ofertadas atualmente; - Conhecer, a partir do cálculo de juros compostos, o quanto se paga a mais em um empréstimo ou se ganha em u...

07/02/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5047 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012

Compreendendo e utilizando análise combinatória em situações-problema

Ensino Médio | Matemática

-Conceituar o princípio fundamental da contagem; -Interpretar e solucionar problemas utilizando conhecimentos de análise combinatória; -Determinar a quantidade de agrupamentos possíveis em situações-problema.

12/11/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9028 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012

Escalte, scout, skout ou scalt?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Matemática

  - Conhecer critérios e formas de análise de dados estatísticos no esporte. - Compreender e analisar representações gráficas e dados estatísticos. - Elaborar critérios de controle por meio do escalte.

20/09/2012 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22734 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

Estatística: aprendendo e aplicando seus conhecimentos com o auxílio da rede social Facebook

Ensino Médio | Matemática

  Distinguir termos introdutórios de Estatística;   Construir e analisar tabelas de frequência;   Interpretar dados, construir gráficos estatísticos;   Escolher medidas de tendência central mais apropriadas aos dados de uma pesquisa.

05/09/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15465 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012

A precisão no basquetebol

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Física

Ensino Médio | Matemática

·         Possibilitar a exploração e vivência no arremesso da bola no basquetebol, ·         Compreender conceitos importantes para o sucesso do arremesso no basquetebol, bem como meios de análise do movimento para melhor desenvolvê-lo, ·         Buscar uma parceria com a fís...

02/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 22960 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Matemática na Bolsa de Valores

Ensino Médio | Matemática

- Identificar as aplicações da matemática e da probabilidade nos diversos ramos da atividade humana. - Compreender o funcionamento da bolsa de valores.  - Reconhecer e interpretar dados da bolsa de valores, por meio da resolução de problemas.

18/06/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15685 acesso(s)

IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

Desmitificando a democracia racial no Brasil através da pesquisa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Ensino Médio | Sociologia

  - Conhecer o significado histórico e social da expressão “mito da democracia racial”;  - Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil; - Refletir se mais de cem anos após a Abolição de Escravatura no Brasil, os negros já tê...

28/05/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14351 acesso(s)

ALEXIA PADUA FRANCO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

O processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas na América: uma proposta de pesquisa sobre suas representações midiáticas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Desenvolver  pesquisa sobre as representações midiáticas relativas  ao processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas e à formação dos Estados Unidos da América, no século XVIII; Refletir sobre as diferentes representações midiáticas da participação dos negros na guerra d...

21/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23983 acesso(s)

ALEXIA PADUA FRANCO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Comércio na Fronteira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Médio | Matemática

  - Compreender a matemática financeira e sua aplicação nos diversos ramos da atividade humana. - Interpretar textos e resolver problemas. - Realizar a escrita de uma situação problema na linguagem matemática.

08/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7542 acesso(s)

IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

Estatística: explorando as medidas de tendência central.

Ensino Médio | Matemática

    - O conceito de população e amostra; - Calcular a média aritmética, moda e mediana de uma distribuição; - Identificar a relação de um histograma com as medidas de tendência central.

16/03/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8597 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.