AULA | AUTORIA |
---|---|
O Romantismo
Ensino Médio | Literatura Recitar poesias; experienciar a estética por meio de poesias; identificar e diferenciar texto romântico de não-romântico; identificar características do romantismo em alguns textos; produzir poesias. 18/09/2009 Quatro estrelas 20 comentário(s) 111152 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Visões do negro na poesia romântica
Ensino Médio | Literatura Relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar a pureza d’alma e a força do negro como tendências predominantes na obra de Castro Alves; reconhecer a importância polít... 21/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17060 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Visões do índio na poesia romântica
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Médio | Literatura Relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar a pureza d’alma e a força do nativo como tendências predominantes na obra de Gonçalves Dias; reconhecer a importância po... 23/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37561 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
A morte como salvação no Romantismo
Ensino Médio | Literatura Identificar as marcas discursivas e ideológicas dessa poética e seus efeitos de sentido; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar as manifestações do desejo de m... 23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16634 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Infância e saudade no Romantismo
Ensino Médio | Literatura Identificar as manifestações da pureza da infância no romantismo brasileiro; identificar as manifestações da saudade da infância no romantismo brasileiro; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção... 23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12223 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Manifestações do nacionalismo na poesia romântica
Ensino Médio | Literatura Identificar as marcas discursivas e ideológicas dessa poética e seus efeitos de sentido; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar os elementos de afirmação do na... 21/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16155 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Romantismo – O teatro
Ensino Médio | Literatura Identificar as origens do teatro. Reconhecer os principais atores e autores da dramaturgia nacional. Desenvolver uma pesquisa científica. 14/06/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 4522 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Romantismo 3ª geração - ideias liberais, abolicionistas e republicanas
Ensino Médio | Literatura Conhecer a obra de Castro Alves, um dos representantes da Terceira Geração Romântica; analisar texto de Joaquim Manuel de Macedo; conhecer José de Alencar como o escritor romântico que escreveu romances urbanos, históricos, regionais, rurais e indianistas; analisar o prosador ... 24/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25510 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Projeto de Iniciação Científica - uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Romantismo - A poesia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Pesquisar para informar-se sobre a estética romântica. Compreender os poetas do Romantismo. Relacionar textos românticos do século XVIII com os contemporâneos. 03/07/2012 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7127 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
As transformações socioculturais do Romantismo Europeu
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno deverá compreender como as expressões culturais do Romantismo representam as transformações sociais, políticas, econômicas e mentais que a Europa Ocidental vinha sofrendo, desde o século XVIII, com a dupla Revolução: a Francesa e a Industrial. O aluno deverá entender a... 13/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8164 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Romantismo - 1ª geração: definição da identidade nacional
Ensino Médio | Literatura Analisar uma letra da música como exemplo de romantismo; conhecer o panorama histórico-cultural e as características da estética romântica; estabelecer relação desta estética em Portugal e Brasil; conhecer a chamada Primeira Geração ou geração nacionalista; analisar a obra de... 07/11/2010 Quatro estrelas 12 comentário(s) 85719 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Romantismo - 2ª geração: temas com carga subjetiva
Ensino Médio | Literatura Conhecer a Segunda Geração ou Geração do Mal-do-Século; interpretar textos do ultrarromantismo; analisar textos de Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu e Fagundes Varela; resolver questões de interpretação de texto; participar de recital de poesias; ler/representar O Noviço,... 26/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30035 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O Conceito de Romantismo Revolucionário e o meio artístico brasileiro na década de 1960.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História - O conceito de Romantismo Revolucionário na arte brasileira dos anos 1960. - Entender como o conceito de Romantismo Revolucionário foi tratado no cinema nacional. - Entender como o conceito de Romantismo Revolucionário se manifestou na poesia brasileira. - Entender como o con... 08/09/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5025 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
UCA – A representação romântica do índio x a representação contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Aplicar conhecimentos teóricos sobre a prosa indigenista romântica nas obras de José de Alencar. Identificar elementos distintivos acerca do indígena na sociedade atual. Identificar e analisar em letras de música elementos de ressignificação sobre o perfil do índio na sociedad... 20/06/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6522 acesso(s) |
Rodrigo Santos de Oliveira ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
A prática poética teorizada em prefácios de Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias e Casimiro de Abreu.
Ensino Médio | Literatura Identificar nos prefácios românticos marcas discursivas e ideológicas desse estilo de época e seus efeitos de sentido; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; reconhecer ... 21/06/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4060 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
As três fases do Voleibol Brasileiro - amadorismo, romantismo e profissionalismo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Língua Portuguesa - Compreender a passagem do amadorismo à profissionalização esportiva do voleibol; - Conhecer as modalidades de texto acadêmico resumo, resenha e fichamento; - Diferenciar as três fases do voleibol no contexto histórico do esporte no Brasil; - Vivenciar fundamentos técnicos e ... 03/08/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31426 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
Projeto de iniciação científica - uma lupa na língua - Relações estabelecidas entre Natureza e Homem no Romantismo - A prosa
Ensino Médio | Literatura •Caracterizar a prosa do período denominado Romantismo. •Analisar textos de autores românticos. •Agir como pesquisador, no desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica. 03/07/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 6102 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
UCA – Nacionalismo na contemporaneidade: entre o local e o global
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar elementos de caracterização nacional em poemas pertencentes à geração romântica nacionalista e saudosista. Analisar os aspectos nacionalistas românticos em canções que difundem o imaginário da nação em várias épocas. Analisar os elementos temáticos e persuasivos qu... 14/06/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 3962 acesso(s) |
Rodrigo Santos de Oliveira ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Origens do Romantismo: Rousseau
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | Literatura Conhecer o contexto histórico de Rousseau; Conhecer a crítica de Rousseau à sociedade industrial; Compreender a ambiguidade do progresso na filosofia de Rousseau. 20/09/2012 Cinco estrelas 6 comentário(s) 15886 acesso(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Filosofia |
UMA LEITURA ROMÂNTICA DO CICLO DA AGUA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Conhecer o ciclo da água • Conhecer os estados da água • Interpretação do vídeo • Realizar auto avaliação 18/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 2848 acesso(s) |
Dilene Dutra Paulon EM FREI EUCARIO SCHMITT DOURADOS MS Outros |
FALANDO DE AMOR ROMÂNTICO: MÚSICAS, LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética - Identificar o sentimento de amor. - Reconhecer e respeitar as diferenças. - Exercitar a escrita de textos. - Exercitar a interpretação de textos. 20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7828 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ética |
Interpretando o poema "Mãos dadas", de Carlos Drummond
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Relacionar o gestual mãos dadas ao título do poema a ser interpretado. Relatar impressões pessoais acerca do poema de Drummond. Conhecer o contexto de publicação do poema "Mãos dadas" e relacioná-lo à poética. Interpretar o poema "Mãos dadas", de Carlos Drummond de Andrade. Pa... 03/04/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 43520 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O cinema na educação - Projeto de pesquisa
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia - Investigar os diferentes gêneros cinematográficos; - Pesquisar sobre as experiências com cinema na educação; - Discutir a possibilidade do uso do cinema como ferramenta pedagógica e não somente de entretenimento. 28/05/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 8815 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
“O Modernismo Brasileiro na Literatura”.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender o contexto de surgimento do modernismo brasileiro, bem como sua preocupação com a construção de uma identidade nacional, que nos levasse a produzir nossa própria “revolução”. 25/09/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 31348 acesso(s) |
JULIANA VENTURA DE SOUZA FERNANDES Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Datas comemorativas: Valentine´s Day
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Conhecer essa data romântica e como é comemorada em alguns países; entender a origem do Valentine´s Day ( Dia dos Namorados ); identificar as diferenças na forma de comemoração do Valentine´s Day entre o Brasil e os Estados Unidos; verificar os principais símbolos desta da data. 20/12/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 37008 acesso(s) |
CRISLIANE PATRICIA DA SILVA EE JURACY ALVES CARDOSO NAVIRAI MS Língua Estrangeira |