Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 29 aulas para Romantismo (1.474 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
O Romantismo

Ensino Médio | Literatura

Recitar poesias; experienciar a estética por meio de poesias; identificar e diferenciar texto romântico de não-romântico; identificar características do romantismo em alguns textos; produzir poesias.

18/09/2009 Quatro estrelas 20 comentário(s) 111152 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Visões do negro na poesia romântica

Ensino Médio | Literatura

Relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar a pureza d’alma e a força do negro como tendências predominantes na obra de Castro Alves; reconhecer a importância polít...

21/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17060 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Visões do índio na poesia romântica

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Médio | Literatura

Relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar a pureza d’alma e a força do nativo como tendências predominantes na obra de Gonçalves Dias; reconhecer a importância po...

23/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37561 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

A morte como salvação no Romantismo

Ensino Médio | Literatura

Identificar as marcas discursivas e ideológicas dessa poética e seus efeitos de sentido; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar as manifestações do desejo de m...

23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16634 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Infância e saudade no Romantismo

Ensino Médio | Literatura

Identificar as manifestações da pureza da infância no romantismo brasileiro; identificar as manifestações da saudade da infância no romantismo brasileiro; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção...

23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12223 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Manifestações do nacionalismo na poesia romântica

Ensino Médio | Literatura

Identificar as marcas discursivas e ideológicas dessa poética e seus efeitos de sentido; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar os elementos de afirmação do na...

21/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16155 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Romantismo – O teatro

Ensino Médio | Literatura

Identificar as origens do teatro. Reconhecer os principais atores e autores da dramaturgia nacional. Desenvolver uma pesquisa científica.

14/06/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 4522 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Romantismo 3ª geração - ideias liberais, abolicionistas e republicanas

Ensino Médio | Literatura

Conhecer a obra de Castro Alves, um dos representantes da Terceira Geração Romântica; analisar texto de Joaquim Manuel de Macedo; conhecer José de Alencar como o escritor romântico que escreveu romances urbanos, históricos, regionais, rurais e indianistas; analisar o prosador ...

24/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25510 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Projeto de Iniciação Científica - uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Romantismo - A poesia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Pesquisar para informar-se sobre a estética romântica. Compreender os poetas do Romantismo. Relacionar textos românticos do século XVIII com os contemporâneos.

03/07/2012 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7127 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

As transformações socioculturais do Romantismo Europeu

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno deverá compreender como as expressões culturais do Romantismo representam as transformações sociais, políticas, econômicas e mentais que a Europa Ocidental vinha sofrendo, desde o século XVIII, com a dupla Revolução: a Francesa e a Industrial. O aluno deverá entender a...

13/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8164 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Romantismo - 1ª geração: definição da identidade nacional

Ensino Médio | Literatura

Analisar uma letra da música como exemplo de romantismo; conhecer o panorama histórico-cultural e  as características da estética romântica; estabelecer relação desta estética em Portugal e Brasil; conhecer a chamada Primeira Geração ou geração nacionalista; analisar a obra de...

07/11/2010 Quatro estrelas 12 comentário(s) 85719 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Romantismo - 2ª geração: temas com carga subjetiva

Ensino Médio | Literatura

Conhecer a Segunda Geração ou Geração do Mal-do-Século; interpretar textos do ultrarromantismo; analisar textos de Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu e Fagundes Varela; resolver questões de interpretação de texto; participar de recital de poesias; ler/representar O Noviço,...

26/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30035 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O Conceito de Romantismo Revolucionário e o meio artístico brasileiro na década de 1960.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

- O conceito de Romantismo Revolucionário na arte brasileira dos anos 1960. - Entender como o conceito de Romantismo Revolucionário foi tratado no cinema nacional. - Entender como o conceito de Romantismo Revolucionário se manifestou na poesia brasileira. - Entender como o con...

08/09/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5025 acesso(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

UCA – A representação romântica do índio x a representação contemporânea

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Aplicar conhecimentos teóricos sobre a prosa indigenista romântica nas obras de José de Alencar. Identificar elementos distintivos acerca do indígena na sociedade atual. Identificar e analisar em letras de música elementos de ressignificação sobre o perfil do índio na sociedad...

20/06/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6522 acesso(s)

Rodrigo Santos de Oliveira

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

A prática poética teorizada em prefácios de Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias e Casimiro de Abreu.

Ensino Médio | Literatura

Identificar nos prefácios românticos marcas discursivas e ideológicas desse estilo de época e seus efeitos de sentido; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; reconhecer ...

21/06/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4060 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

As três fases do Voleibol Brasileiro - amadorismo, romantismo e profissionalismo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- Compreender a passagem do amadorismo à profissionalização esportiva do voleibol; - Conhecer as modalidades de texto acadêmico resumo, resenha e fichamento; - Diferenciar as três fases do voleibol no contexto histórico do esporte no Brasil; - Vivenciar fundamentos técnicos e ...

03/08/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31426 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

Projeto de iniciação científica - uma lupa na língua - Relações estabelecidas entre Natureza e Homem no Romantismo - A prosa

Ensino Médio | Literatura

•Caracterizar a prosa do período denominado Romantismo.  •Analisar textos de autores românticos. •Agir como pesquisador, no  desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica.

03/07/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 6102 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

UCA – Nacionalismo na contemporaneidade: entre o local e o global

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar elementos de caracterização nacional em poemas pertencentes à geração romântica nacionalista e saudosista. Analisar os aspectos nacionalistas românticos em canções que difundem o imaginário da nação em várias épocas. Analisar os elementos temáticos e persuasivos qu...

14/06/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 3962 acesso(s)

Rodrigo Santos de Oliveira

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Origens do Romantismo: Rousseau

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | Literatura

Conhecer o contexto histórico de Rousseau; Conhecer a crítica de Rousseau à sociedade industrial; Compreender a ambiguidade do progresso na filosofia de Rousseau.

20/09/2012 Cinco estrelas 6 comentário(s) 15886 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Filosofia

UMA LEITURA ROMÂNTICA DO CICLO DA AGUA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Conhecer o ciclo da água • Conhecer os estados da água • Interpretação do vídeo • Realizar auto avaliação

18/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 2848 acesso(s)

Dilene Dutra Paulon

EM FREI EUCARIO SCHMITT

DOURADOS MS

Outros

FALANDO DE AMOR ROMÂNTICO: MÚSICAS, LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Identificar o sentimento de amor. - Reconhecer e respeitar as diferenças. - Exercitar a escrita de textos. - Exercitar a interpretação de textos.

20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7828 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ética

Interpretando o poema "Mãos dadas", de Carlos Drummond

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Relacionar o gestual mãos dadas ao título do poema a ser interpretado. Relatar impressões pessoais acerca do poema de Drummond. Conhecer o contexto de publicação do poema "Mãos dadas" e relacioná-lo à poética. Interpretar o poema "Mãos dadas", de Carlos Drummond de Andrade. Pa...

03/04/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 43520 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O cinema na educação - Projeto de pesquisa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

- Investigar os diferentes gêneros cinematográficos; - Pesquisar sobre as experiências com cinema na educação; - Discutir a possibilidade do uso do cinema como ferramenta pedagógica e não somente de entretenimento.

28/05/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 8815 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

“O Modernismo Brasileiro na Literatura”.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender o contexto de surgimento do modernismo brasileiro, bem como sua preocupação com a construção de uma identidade nacional, que nos levasse a produzir nossa própria “revolução”. 

25/09/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 31348 acesso(s)

JULIANA VENTURA DE SOUZA FERNANDES

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Datas comemorativas: Valentine´s Day

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Conhecer essa data romântica e como é comemorada em alguns países; entender a origem do Valentine´s Day ( Dia dos Namorados ); identificar as diferenças na forma de comemoração do Valentine´s Day entre o Brasil e os Estados Unidos; verificar os principais símbolos desta da data.

20/12/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 37008 acesso(s)

CRISLIANE PATRICIA DA SILVA

EE JURACY ALVES CARDOSO

NAVIRAI MS

Língua Estrangeira

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.