Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15171 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 1191 aulas para produ��o textual (8.396 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
Limerique: uma forma divertida de aprender sobre gênero textual

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer o gênero textual Limerique; Estabelecer relações entre as imagens e os textos; Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; Produzir Limeriques; Compreender a estrutura de um Limerique; Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; Utilizar diferentes gêne...

19/06/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7220 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Interseções de leitura e de escrita: a elaboração textual e a imagem fotográfica

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar, problematizar e analisar mostras de diferentes formas de expressão artísticas: pintura, desenhos, grafites, fotografia. Perceber-se como sujeito de saber, reconhecendo-se a partir do próprio conhecimento de mundo. Identificar, analisar e compreender as diferentes ...

21/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4231 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Articulação dos sentidos do texto e os fatores de textualidade

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Analisar os fatores de textualidade e a articulação de sentido do texto. Analisar a importância do título e a sua função estratégica na articulação do texto. Desenvolver e rever o texto, pelas ideias veiculadas a partir do título.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12609 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Produção Textual - As pistas textuais presentes nos trailers dos filmes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Os alunos poderão: construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). desenvolver interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si. inferir sobre os propósitos do autor ao escolher imagens ou uma determinada form...

21/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6201 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Gênero Textual: O debate

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar as características desse gênero textual; analisar  um debate assistido; participar de um debate; discutir a respeito da importância da alimentação saudável nas escolas; exercitar a prática do debate por meio de argumentos.

14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 16357 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Jornal ambiental: meio ambiente e produção textual.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

·        Ampliar a habilidade de interpretação textual;  ·        Trabalhar a capacidade de leitura e produção de um texto jornalístico;  ·        Produzir textos em concordância com a proposta e gênero textual.  ·        Discutir questões ambientais.

23/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 9893 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Gênero Textual: enviando carta

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ·         Ler e interpretar cartas; ·         Perceber e comparar a finalidade de uma carta; ·         Reconhecer diferentes tipos de cartas; ·         Relacionar o assunto principal da carta com histórias infantis; · ...

21/07/2014 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23043 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Harry Potter na escola: desafio e produção textual

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Desenvolver histórias a partir de textos preferidos dos alunos. Entender a complexidade da criação textual que exige uma coerência lógica e ortográfica. Publicar histórias e receber feedbacks de seus enredos. Poder produzir textos colaborativamente na web.

21/03/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12106 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

Trabalhado com o gênero textual bilhete

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Reconhecer a estrutura e a finalidade do gênero textual bilhete; Elaborar bilhetes; Identificar no texto, o assunto abordado; Identificar a finalidade de um texto; Relacionar os diferentes tipos de mensagens e suas características; Utilizar a letra maiúscula em frases e textos...

24/03/2014 Quatro estrelas 8 comentário(s) 222493 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

UCA – Orações subordinadas na construção textual

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

reconhecer a importância da utilização adequada de orações subordinadas no processo de produção textual; diferenciar anúncio publicitário de campanha publicitária; reconhecer a existência de um padrão textual em uma campanha publicitária; produzir texto utilizando consciente e...

01/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 27044 acesso(s)

Giuliana Ribeiro Carvalho

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

100 Bilhetinhos de desculpas: Trabalhando o Gênero textual bilhete

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer a estrutura e a finalidade do gênero textual bilhete; Elaborar bilhetes; Identificar no texto, o assunto abordado; Identificar a finalidade de um texto; Localizar informações explicitadas no texto; Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiênci...

24/05/2013 Quatro estrelas 7 comentário(s) 41865 acesso(s)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Onde circulam os gêneros textuais?

Educação Profissional | Informação e Comunicação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Diferenciar suporte textual e gênero de texto; conhecer diferentes tipos de suporte textual; relacionar gêneros que predominam em suportes específicos; analisar o suporte e as implicações sociais e ideológicas.

19/05/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 42548 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Composição e organização textual de um "Jornal de Sonhos"

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Fazer a leitura de jornais variados, diferenciando o tipo de linguagem utilizado em cada um, conhecendo os elementos que o compõem (cadernos, primeira página, artigos, editorial, tirinha, charge). Selecionar os assuntos e os tipos de notícias veiculados nos jornais diariamente...

04/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4193 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

UCA – Funções da linguagem na construção textual

Ensino Médio | Língua Portuguesa

conhecer as diferentes funções da linguagem; reconhecer a(s) função(s) da linguagem predominante(s) em diferentes textos; refletir sobre a relação existente entre gênero textual, intencionalidade discursiva e funções da linguagem; produzir textos observando a situação de comun...

10/10/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7828 acesso(s)

Giuliana Ribeiro Carvalho

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

UCA - Coesão referencial por reiteração: a questão da sinonímia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Aprender que as palavras sinônimas funcionam como elemento coesivo no texto. Analisar a relação sinonímica entre o referente e o seu sinônimo. Analisar a importância da identidade referencial no contexto textual. Empregar em exercícios palavras sinônimas como mecanismo coesivo...

14/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5803 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O tipo textual argumentativo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

O aluno poderá aprender com essa aula as principais características dos textos argumentativos, a discernir o que é uma tese e a rever seus argumentos para julgá-los como válidos ou inconsistentes. Tal saber será aplicado em uma produção textual que é realmente o objetivo para ...

30/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5165 acesso(s)

Saulo Sales de Souza

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

A CRIAÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS: EXERCITANDO A ARTICULAÇÃO TEXTUAL

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Os alunos aprenderão com essa dinâmica as diferenças entre um texto escrito e um texto oral. Perceberão que os recursos de articulação de um texto escrito são diferentes na fala e que para se escrever um texto bem  articulado é preciso conhecer bem os elementos coesivos dispon...

26/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7882 acesso(s)

LUCILENE HOTZ BRONZATO

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Horóscopo: conhecendo e produzindo os gêneros discursivos do cotidiano

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

o gênero horóscopo, bem como suas características estruturais; as funções sociais, bem como os sentidos que emergem desse gênero; o efeito ideológico que o horóscopo exerce na sociedade; produção de um texto adequado às características do gênero em questão.

14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26397 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Navio Negreiro: elaboração textual de um diário de bordo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Desenvolver habilidades de inferências, de extrapolação a partir do uso da poesia de Castro Alves. Ler e conhecer o poema épico de Castro Alves, ‘Navio Negreiro’. Relacionar os fatos cantados pelo poeta em seus versos com aqueles vivenciados historicamente no Brasil. Produzir ...

19/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15404 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

UCA - O gênero discursivo carta argumentativa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

conhecer o gênero textual carta argumentativa; identificar tese e argumentos utilizados em cartas argumentativas; selecionar argumentos a serem utilizados em uma produção desse gênero; produzir uma carta argumentativa.

22/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10491 acesso(s)

NELI EDITE DOS SANTOS

EM PROF EURICO SILVA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Explorando o gênero textual editorial

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Esta aula tem o objetivo de fazer o aluno conhecer o gênero textual “editorial” tanto nas habilidades de leitura quanto nas de produção escrita.

15/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 14634 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Os pronomes e a coesão textual

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer e conceituar pronome; verificar, por meio de atividades propostas, a função estilística do pronome na construção do texto; observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados ao pronome em situações de interação verbal.

18/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21802 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Qual a referência textual?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Estabelecer relações associativas e conceituais em busca da referência; aprender as noções de anáfora e catáfora; conhecer quais classes de palavras podem servir como formas referenciais e sua implicação semântica; identificar elementos de coesão referencial; calcular o sentid...

02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18689 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Construindo e reportando realidades (UCA)

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

o       Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas; o       Reconhecer, analisar e interpretar reportagens em geral; o       Identificar e analisar as ideologias difundidas por esse gênero textual;

27/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1410 acesso(s)

Luiz Fernando de Carvalho

CESEC CLEMENTE DE FARIA

CONTAGEM MG

Língua Portuguesa

Trabalhando com gênero textual: aprendendo com a receita da poção salvadora – “Chico na Ilha dos Jurubebas” - TV Escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; Localizar informações no texto; Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais; Refletir sobre o sistema de escrita alfabético; Reconhecer o gênero textual receita culinária; Avançar ...

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 16874 acesso(s)

VANEIDE CORREA DORNELLAS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.