Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O corpo e a expressão artística e cultural

 

14/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo dessa coleção é compreender e usar a linguagem corporal como fator relevante da própria vida, observando-a como meio de interação social e de formacão da identidade do indivíduo. Adicionalmente reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias das necessidades cotidianas de um grupo social. Nas aulas 1 a 3 buscaremos reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social. Nas aulas 4 a 10 abordaremos atividades que buscam relacionar a dança com as questões culturais, possibilitando que o aluno reflexione sobre a importância da dança. As aulas 11 a 13 trazem o tema luta com uma discussão sobre o seu lado cultural na sociedade. Nas aulas 14 a 18 são apresentadas atividades de consciência corporal, yoga, ginástica artística e equilíbrio. As aulas 19 a 24 debatem os padrões de beleza no mundo moderno. Essa coleção, em sua parte final, aborda o tema circo e a possibilidade de uma análise a respeito das diferenças entre o menino de rua e o artista de rua, bem como os cuidados necessários para realizar números artísticos circenses. A análise das figuras acrobáticas, que trazem técnicas utilizadas em outras práticas corporais, complementa o alcance dessa coleção.

Autoria

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

corpo, expressão artística, cultura, educação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Lista de aulas da coleção (27 aulas)
# Aula Autoria
1 O corpo enquanto produtor de cultura.

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as mais diversas formas de movimento humano enquanto produtora e reprodutora de cultura.

09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8538 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

2 O corpo fala

Ensino Médio | Educação Física

Reconhecer as várias formas de comunicação estabelecidas corporalmente.

03/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12176 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 Como você enxerga o seu corpo?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de entender o conceito de imagem corporal, bem como a conseqüência da influência da mídia na construção desta.

26/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11145 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 O corpo fala através da dança

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de...

23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35479 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

5 As danças e os grupos sociais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Relacionar as diversas formas de dança com grupos sociais existentes. Relacionar a dança com aspectos característicos destes grupos.

26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 22088 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

6 Os vários tipos de dança

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as várias manifestações de dança existentes; Classificar as danças de acordo com sua origem.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18939 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

7 A dança nos tempos atuais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Refletir sobre o fenômeno “dança” nos tempos atuais e a influência dos meios de comunicação. Discutir sobre a globalização e as suas conseqüências para a dança.

11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12645 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 A relação entre a dança e a música.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer conceitos básicos de música (ritmo, melodia e harmonia);  Relacionar estes conceitos com as várias manifestações da dança; Identificar conceitos básicos da acústica (propagação do som e funcionamento do ouvido).

26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15275 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 Dançando e fazendo amigos.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Educação Física

Praticar a dança de salão com os colegas de turma; Associar a música aos passos de dança de forma coordenada; Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão; Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par;

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8264 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

10 Uma diversidade de ritmos e movimentos

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Identificar diferentes ritmos musicais; • Vivênciar diferentes ritmos e estilos musicais; • Identificar os movimentos das danças que já são utilizados em diferentes ritmos musicais; • Criar movimentos corporais aplicados  a diferentes ...

23/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9464 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 A luta enquanto fenômeno social.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conceituar o que é Luta; Identificar as formas como a luta se manifesta no contexto social; Identificar os aspectos históricos, sociais e culturais das lutas; Analisar as transformações históricas das lutas.

14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15395 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

12 CAPOEIRA: JOGO, LUTA OU DANÇA?

Ensino Médio | Educação Física

Entender o verdadeiro significado da capoeira.

17/12/2009 Duas estrelas 2 comentário(s) 48657 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

13 A cultura das lutas na Idade Média.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Pesquisar o contexto social, cultural, político e tecnológico existente na Idade Média; Identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores; Comparar as lutas praticadas na Idade Média com as lutas praticadas na atualidade.

14/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 23812 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

14 Consciência Corporal

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

• Aprimorar a Consciência Corporal; • Aumentar as sensibilidades; • Conhecer melhor o corpo sensoriamente.

24/08/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 8937 acesso(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

15 O Corpo e Linguagem: As diferentes habilidades que envolvem a comunicação

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Debater sobre as diferentes formas de comunicação utilizadas pelo homem face às habilidades envolvidas em cada uma; Estabelecer relações entre deficiência e linguagem adaptada; Vivenciar os diferentes meios de se transmitir informações para outras pessoas; Criar formas alterna...

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3664 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

16 Educação Física e Yoga: possibilidades de auto-conhecimento - UCA

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer a Yoga, sua história e manifestações atuais; Pesquisar sobre as tendências da prática da Yoga possíveis de serem vivenciada nas aulas de Educação Física; Registrar as sensações e percepções da Yoga praticada; Montar um slide, com as imagens e/ou outros registros da tu...

02/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8258 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

17 A ginástica artística esportiva é saúde?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Construir coletivamente um conceito para saúde; analisar a ginástica artística em sua forma esportiva, dentro de um contexto da saúde; vivenciar alguns movimentos da ginástica artística.

17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6736 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

18 Equilibrando o Corpo

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender práticas de equilibrismo. ·         Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do colega, por meio das atividades circenses. Coordenar diferentes movimentos com o corpo e com os materiais, realizando atividades de equilíb...

13/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10007 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

19 Corpo e Sociedade: o adolescente e seu “novo corpo”

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as principais mudanças no corpo relacionadas à entrada na puberdade e o início da adolescência. Identificar no grupo de pares características corporais ou nas vestimentas que afirmem traços identitários.

12/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 13267 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

20 Corpo e Sociedade: as novas possibilidades de construção do corpo (body building)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar e categorizar diferentes técnicas de modelagem corporal da indústria da estética ou do campo da educação física – cirurgia plástica, musculação com fins estéticos, piercing etc. Identificar nos colegas de classe práticas cotidianas de modelagem corporal. Conhecer o...

12/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6118 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

21 Corpo e Sociedade: a magreza como padrão de beleza no mundo moderno

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Identificar diferentes padrões de beleza do corpo ao longo da historia da humanidade. Identificar os principais riscos presentes em técnicas de emagrecimento radicais. Identificar os principais sintomas do distúrbio alimentar conhecido como anorexia nervosa.

12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15499 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

22 Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia; - Identificar os principais riscos para a saúde decorrentes da prática excessiva de atividade física; - Identificar formas saudáveis de exercitar o corpo, evitando riscos decorrentes do treinamento ex...

12/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6614 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

23 Corpo e Sociedade: as revistas de dieta

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Identificar o padrão estético propagado pelas revistas de saúde atuais; - Comparar as diferentes fórmulas de emagrecimento e modelagem corporal veiculadas pelas revistas.

04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6217 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

24 Corpo e Sociedade: comparando os “tipos” físicos no esporte

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Identificar a evolução, ao longo das décadas, dos tipos físicos de atletas em diferentes modalidades: futebol e vôlei. - Comparar os corpos de atletas em diferentes modalidades esportivas, destacando as suas funcionalidades.

12/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5770 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

25 HOJE TEM CIRCO? TEM SIM SENHOR!

Educação Escolar Indígena | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Vivenciar e conhecer algumas atrações circenses. - Praticar atividades que envolvem a coordenação motora, expressão corporal e equilíbrio, levando o estudando a perceber melhor seu corpo e suas capacidades.

23/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37205 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

26 Circo, do Coliseu ao semáforo!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Conhecer a origem do circo. - Analisar a evolução do circo durante os anos. - Identificar as semelhanças e diferenças entre o menino de rua (que faz malabares nos semáforos) e o artista de rua.

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11408 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

27 Circo na escola: conhecendo figuras acrobáticas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar figuras acrobáticas presentes no cotidiano das práticas circenses. Comparar essas figuras acrobáticas com técnicas utilizadas em outras práticas corporais. Selecionar algumas figuras acrobáticas para a prática nas aulas de educação física.

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7308 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 17580 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.