14/12/2011
O objetivo dessa coleção é compreender e usar a linguagem corporal como fator relevante da própria vida, observando-a como meio de interação social e de formacão da identidade do indivíduo. Adicionalmente reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias das necessidades cotidianas de um grupo social. Nas aulas 1 a 3 buscaremos reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social. Nas aulas 4 a 10 abordaremos atividades que buscam relacionar a dança com as questões culturais, possibilitando que o aluno reflexione sobre a importância da dança. As aulas 11 a 13 trazem o tema luta com uma discussão sobre o seu lado cultural na sociedade. Nas aulas 14 a 18 são apresentadas atividades de consciência corporal, yoga, ginástica artística e equilíbrio. As aulas 19 a 24 debatem os padrões de beleza no mundo moderno. Essa coleção, em sua parte final, aborda o tema circo e a possibilidade de uma análise a respeito das diferenças entre o menino de rua e o artista de rua, bem como os cuidados necessários para realizar números artísticos circenses. A análise das figuras acrobáticas, que trazem técnicas utilizadas em outras práticas corporais, complementa o alcance dessa coleção.
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
corpo, expressão artística, cultura, educação
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
O corpo enquanto produtor de cultura.
Ensino Médio | Educação Física Identificar as mais diversas formas de movimento humano enquanto produtora e reprodutora de cultura. 09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8577 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
2 |
O corpo fala
Ensino Médio | Educação Física Reconhecer as várias formas de comunicação estabelecidas corporalmente. 03/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12239 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
Como você enxerga o seu corpo?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de entender o conceito de imagem corporal, bem como a conseqüência da influência da mídia na construção desta. 26/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 11190 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
O corpo fala através da dança
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de... 23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 35534 visita(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
As danças e os grupos sociais
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Relacionar as diversas formas de dança com grupos sociais existentes. Relacionar a dança com aspectos característicos destes grupos. 26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 22155 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
6 |
Os vários tipos de dança
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as várias manifestações de dança existentes; Classificar as danças de acordo com sua origem. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 18964 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
A dança nos tempos atuais
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Refletir sobre o fenômeno “dança” nos tempos atuais e a influência dos meios de comunicação. Discutir sobre a globalização e as suas conseqüências para a dança. 11/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12667 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
A relação entre a dança e a música.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer conceitos básicos de música (ritmo, melodia e harmonia); Relacionar estes conceitos com as várias manifestações da dança; Identificar conceitos básicos da acústica (propagação do som e funcionamento do ouvido). 26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 15310 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
Dançando e fazendo amigos.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Educação Física Praticar a dança de salão com os colegas de turma; Associar a música aos passos de dança de forma coordenada; Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão; Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par; 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8295 visita(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
10 |
Uma diversidade de ritmos e movimentos
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Identificar diferentes ritmos musicais; • Vivênciar diferentes ritmos e estilos musicais; • Identificar os movimentos das danças que já são utilizados em diferentes ritmos musicais; • Criar movimentos corporais aplicados a diferentes ... 23/11/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 9509 visita(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
A luta enquanto fenômeno social.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conceituar o que é Luta; Identificar as formas como a luta se manifesta no contexto social; Identificar os aspectos históricos, sociais e culturais das lutas; Analisar as transformações históricas das lutas. 14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 15437 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
12 |
CAPOEIRA: JOGO, LUTA OU DANÇA?
Ensino Médio | Educação Física Entender o verdadeiro significado da capoeira. 17/12/2009 Duas estrelas 2 comentario(s) 48755 visita(s) |
Equipe Maura Barros |
13 |
A cultura das lutas na Idade Média.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Pesquisar o contexto social, cultural, político e tecnológico existente na Idade Média; Identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores; Comparar as lutas praticadas na Idade Média com as lutas praticadas na atualidade. 14/01/2011 Três estrelas 2 comentario(s) 23839 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
14 |
Consciência Corporal
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física • Aprimorar a Consciência Corporal; • Aumentar as sensibilidades; • Conhecer melhor o corpo sensoriamente. 24/08/2009 Duas estrelas 1 comentario(s) 8975 visita(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
15 |
O Corpo e Linguagem: As diferentes habilidades que envolvem a comunicação
Ensino Fundamental Final | Educação Física Debater sobre as diferentes formas de comunicação utilizadas pelo homem face às habilidades envolvidas em cada uma; Estabelecer relações entre deficiência e linguagem adaptada; Vivenciar os diferentes meios de se transmitir informações para outras pessoas; Criar formas alterna... 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3679 visita(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
16 |
Educação Física e Yoga: possibilidades de auto-conhecimento - UCA
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer a Yoga, sua história e manifestações atuais; Pesquisar sobre as tendências da prática da Yoga possíveis de serem vivenciada nas aulas de Educação Física; Registrar as sensações e percepções da Yoga praticada; Montar um slide, com as imagens e/ou outros registros da tu... 02/08/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8278 visita(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
17 |
A ginástica artística esportiva é saúde?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Construir coletivamente um conceito para saúde; analisar a ginástica artística em sua forma esportiva, dentro de um contexto da saúde; vivenciar alguns movimentos da ginástica artística. 17/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6754 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
18 |
Equilibrando o Corpo
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprender práticas de equilibrismo. · Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do colega, por meio das atividades circenses. Coordenar diferentes movimentos com o corpo e com os materiais, realizando atividades de equilíb... 13/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10016 visita(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
19 |
Corpo e Sociedade: o adolescente e seu “novo corpo”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as principais mudanças no corpo relacionadas à entrada na puberdade e o início da adolescência. Identificar no grupo de pares características corporais ou nas vestimentas que afirmem traços identitários. 12/10/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 13322 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
20 |
Corpo e Sociedade: as novas possibilidades de construção do corpo (body building)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar e categorizar diferentes técnicas de modelagem corporal da indústria da estética ou do campo da educação física – cirurgia plástica, musculação com fins estéticos, piercing etc. Identificar nos colegas de classe práticas cotidianas de modelagem corporal. Conhecer o... 12/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6139 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
21 |
Corpo e Sociedade: a magreza como padrão de beleza no mundo moderno
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Identificar diferentes padrões de beleza do corpo ao longo da historia da humanidade. Identificar os principais riscos presentes em técnicas de emagrecimento radicais. Identificar os principais sintomas do distúrbio alimentar conhecido como anorexia nervosa. 12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 15545 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
22 |
Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia; - Identificar os principais riscos para a saúde decorrentes da prática excessiva de atividade física; - Identificar formas saudáveis de exercitar o corpo, evitando riscos decorrentes do treinamento ex... 12/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 6644 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
23 |
Corpo e Sociedade: as revistas de dieta
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Identificar o padrão estético propagado pelas revistas de saúde atuais; - Comparar as diferentes fórmulas de emagrecimento e modelagem corporal veiculadas pelas revistas. 04/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6242 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
24 |
Corpo e Sociedade: comparando os “tipos” físicos no esporte
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Identificar a evolução, ao longo das décadas, dos tipos físicos de atletas em diferentes modalidades: futebol e vôlei. - Comparar os corpos de atletas em diferentes modalidades esportivas, destacando as suas funcionalidades. 12/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5803 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
25 |
HOJE TEM CIRCO? TEM SIM SENHOR!
Educação Escolar Indígena | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Vivenciar e conhecer algumas atrações circenses. - Praticar atividades que envolvem a coordenação motora, expressão corporal e equilíbrio, levando o estudando a perceber melhor seu corpo e suas capacidades. 23/11/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 37236 visita(s) |
Equipe Maura Barros |
26 |
Circo, do Coliseu ao semáforo!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Conhecer a origem do circo. - Analisar a evolução do circo durante os anos. - Identificar as semelhanças e diferenças entre o menino de rua (que faz malabares nos semáforos) e o artista de rua. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 11443 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
27 |
Circo na escola: conhecendo figuras acrobáticas
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar figuras acrobáticas presentes no cotidiano das práticas circenses. Comparar essas figuras acrobáticas com técnicas utilizadas em outras práticas corporais. Selecionar algumas figuras acrobáticas para a prática nas aulas de educação física. 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7323 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
Sem estrelas 0 calificaciones - 17603 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!