21/12/2011
Esta coleção é composta por 33 aulas sobre sexualidade. A aula 1 visa identificar os tipos de grupos familiares a partir das histórias de vida dos alunos. Conhecer algumas denominações sobre as configurações familiares contemporâneas: Família Nuclear (pai, mãe e filhos); Familia Extendida (que inclui avós, tios, primos, etc); Família Homoparental (casal homossexual); e a Família Monoparental (mãe e filhos, ou pai e filhos). As aulas 2 a 12 buscam conceituar as distintas visões e aspectos dos sexos feminino e masculino, incluindo suas diferenças físicas. Ainda, demonstra-se os papéis socialmente ocupados pelos gêneros e as mudanças ao longo da história. As aulas 13 e 14 visam identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino e suas funções. Conhecer as terminologias científicas destes órgãos e estabelecer relações entre ovulação, período fértil, mestruação e gravidez. As aulas 15 a 23 visam compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil; compreender o processo da reprodução humana e conhecer as estratégias utilizadas por machos para atrair a atenção das fêmeas, bem como reconhecer a importância da seleção sexual para a evolução das espécies; além de conhecer como os bebês são gerados e entender como esse processo ocorre na espécie humana. As aulas 24 e 25 buscam compreender a sexualidade humana para além dos aspectos físicos e biológicos, reconhecendo emoções e sensações envolvidas na sexualidade e abordam o respeito ao próprio corpo e aos dos outros. As aulas 26 e 27 visam conceituar ideias relacionadas a sexo e sexualidade, identificar semelhanças e diferenças entre elas, reconhecendo o amor como um sentimento na relação entre duas pessoas. A aula 28 busca refletir sobre a influência da mídia nas escolhas das crianças com relação às roupas e objetos do universo adolescente e adulto. Visa adquirir postura crítica frente às situações e pessoas que incentivam comportamentos sexuais precoces na infância. As aulas 29 a 32 abordam temas relacionados à adolescência, buscam conhecer o ciclo menstrual, prevenir gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Identificar formas de contágio e prevenções. A aula 33 aborda o preconceito com relação: etnia, classe social, gênero, opção sexual e busca sensibilizar a necessidade de aceitação das pessoas. Aula 34 visa conhecer formas de prevenção e proteção contra a pedofilia.
Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
Sexualidade, masculino, feminino, nascimento dos bebês.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A família e suas novas configurações - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu... 16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19342 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
O CORPO PERCEBIDO PELAS CRIANÇAS: masculino e feminino
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Diferenciar o corpo feminino e o masculino por meio da observação e comparação do corpo dos colegas. 29/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13346 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Gata borralheira x Super homem: dá para conciliar?
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Os alunos poderão compreender as distintas visões que se tem na sociedade em relação a ser mulher e homem, e que os papéis socialmente ocupados pelos gêneros são flexíveis e mudam ao longo da história. 23/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10161 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
4 |
Gênero em pauta: Panela lembra mulher? Futebol é coisa de homem?
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Compreender que as diferentes visões existentes na sociedade em relação aos papéis de homens e mulheres são flexíveis e mudam ao longo da história. 02/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12445 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
5 |
QUAL O PAPEL DO MENINO E DA MENINA NA SOCIEDADE?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Possibilitar uma construção sobre o feminino e o masculino. • Perceber que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente como de homem e de mulher. 28/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6194 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Meninos e meninas: lidando com as diferenças de gênero em sala de aula-UCA
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Inicial | Ética -O significado das relações de gênero, relacionando-as ao cotidiano escolar; -Desenvolver atitudes de respeito perante as diferenças; -Compartilhar o conhecimento adquirido sobre as diferenças de gênero com outros alunos em redes sociais disponíveis, por meio de recursos mul... 29/06/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8318 acesso(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
7 |
Sexualidade: Quem brinca de boneca? Quem brinca de carrinho?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Fazer o aluno compreender que não há nada que impeça as meninas de brincarem de carrinho nem aos meninos a brincadeira de boneca. Dizer que isso faz parte da construção cultural do que é ser menino e menina, que se refere a uma ritual fundado em tradição, que acaba por reforça... 02/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5952 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
Meninos e meninas: iguais mas diferentes!
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Conhecer as características dos gêneros feminino e masculino. Conhecer e respeitar as diferenças entre os sexos. Combater o preconceito e conceitos errados sobre os sexos feminino e masculino. 30/04/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 32846 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
9 |
Gênero de diversidade
Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer e utilizar ferramentas de pesquisa na internet de maneira objetiva; Pesquisar conteúdos a serem trabalhados em sala, para desenvolver atitudes de aluno investigador; Ampliar conhecimentos a cerca das questões de gênero e favorecer conscientização para equidade; Conhec... 12/01/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7089 acesso(s) |
claudia de medeiros lima ESCOLA MUNICIPAL LANDULFO ALVES SALVADOR BA Alfabetização |
10 |
Fases do desenvolvimento do corpo
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Identificar as fases do crescimento do ser humano; • Relatar as diferenças entre sexo masculino e feminino e suas diferenças; • Reconhecer os papéis sociais do homem e da mulher, respeitando as diferenças. 02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 6455 acesso(s) |
Giusany Pereira Pinto Pacheco EE EURICO GASPAR DUTRA NAVIRAI MS Ciências |
11 |
Amor: dá para entender?
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Os alunos poderão aprender sobre o amor e sobre a necessidade de afetividade entre as pessoas. Além disso, eles terão a oportunidade de aprimorar a capacidade da escrita e da leitura. 29/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26494 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
12 |
Por trás das palavras: o que os ditos populares revelam?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Analisar a linguagem, aprendida de uma geração a outra, que revela desigualdades nas relações de gênero Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos e revisar seus textos Trabalhar em grupos produtivamente 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7495 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
13 |
Sistema Reprodutor Masculino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos de sistema reprodutor masculino; Conhecer alguns métodos contraceptivos e sua eficácia; Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocion... 25/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 84500 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
Sistema reprodutor feminino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos do sistema reprodutor feminino; Relacionar ovulação, período fértil, menstruação e gravidez; Interpretar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescê... 25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 87240 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
15 |
O COMEÇO DA VIDA HUMANA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Entender como funcionar o sistema reprodutor feminino. Compreender como acontece o nascimento de um bebê humano. 21/08/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 18623 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
Seleção Sexual das Aves
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente § Conhecer os rituais de corte das aves; § conhecer estratégias utilizadas por machos para atrair a atenção das fêmeas; § relacionar estas estratégias ao processo de acasalamento e reprodução das espécies; § reconhecer a importância da seleção sexual para a evolução das es... 25/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13085 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
17 |
COMO O BEBÊ VAI PARAR NA BARRIGA DA MAMÃE?!
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar seus pensamentos, questionamentos, fantasias e medos relacionados à origem dos bebês. b) Entender as informações corretas sobre como os bebês são gerados. c) Respeitar a manifestação de sua própria sexualidade, bem como a de seus pares e demais pessoas. 17/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5045 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
18 |
UCA - Como nascem os bebês
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Primeiro Objetivo Reconhecer a forma de reprodução humana como uma das características dos mamíferos; Segundo Objetivo Identificar etapas do desenvolvimento pré-natal ao nascimento de um bebê. 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20087 acesso(s) |
Heli Meurer Centro Universitário Ritter dos Reis PORTO ALEGRE RS Produção Cultural e Design |
19 |
SEXUALIDADE: DE ONDE VIEMOS?
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar suas curiosidades e dúvidas relacionadas ao tema “de onde viemos”. b) Identificar dúvidas semelhantes vividas por colegas de mesma faixa etária. c) Esclarecer mitos e fantasias que envolvem o tema “de onde viemos”. 17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9176 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
20 |
DE ONDE VIEMOS? as indagações feitas pelas crianças
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Compreender o processo da reprodução humana. 28/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4799 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
21 |
DE ONDE EU VIM? Falando sobre sexualidade infantil
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Refletir e compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil; • Identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas. 21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7926 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
Como nascem os bebês
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Reconhecer a forma de reprodução humana como uma das características dos mamíferos; Identificar etapas do desenvolvimento pré-natal ao nascimento de um bebê. 12/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8997 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
23 |
A VIDA TEM SEGREDOS... VOU TE CONTAR UM SEGREDO: o nascimento do bebê humano
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Compreender como acontece o nascimento do bebê humano. Socializar os conhecimentos construídos sobre a sexualidade infantil. 19/08/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 4834 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
24 |
QUANDO AS CRIANÇAS QUEREM FALAR DE SEXO
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar suas dúvidas sobre sexualidade, sem receio de ser discriminado, julgado, criticado. b) Reconhecer emoções e sensações envolvidas na sexualidade. c) Refletir sobre a necessidade de respeitar o seu próprio corpo e tudo que envolve a sua sexualidade, bem como a de se... 18/01/2016 Cinco estrelas 1 comentário(s) 65057 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
25 |
SEXUALIDADE E O CUIDADO COM O CORPO
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Compreender a sexualidade humana para além dos aspectos físicos e biológicos. 2) Refletir sobre a importância dos cuidados e respeito com o próprio corpo para o exercício pleno e saudável da sexualidade. 3) Identificar as possíveis conseqüências da vivência de uma sexualida... 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 53840 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
26 |
Os sentimentos e as relações entre as pessoas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Ensino Fundamental Inicial | Ética Comparar ideias relacionadas a sexo e sexualidade identificando semelhanças e diferenças entre elas; Identificar valores presentes na nossa vida e refletir sobre esses valores nas relações interpessoais; Relacionar comportamentos característicos do sexo feminino ou masculino à... 25/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14804 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
27 |
Sexualidade: Somos todos diferentes e é isso o que importa!
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Fazer os alunos compreenderem sobre a construção cultural dos gêneros, das diferentes formas de ser homem e ser mulher, dos seus hábitos, comportamentos de diferentes culturas no espaço e no tempo, incluindo exemplos de modalidades esportivas. 02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5863 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
28 |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA SOCIEDADE NO DESENVOLVIMENTO SEXUAL DAS CRIANÇAS
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Refletir sobre a influência da mídia na escolha das crianças pelas roupas e objetos do universo adolescente e adulto. 2) Identificar propagandas, músicas e programas de TV da atualidade que exercem influência no desenvolvimento sexual precoce das crianças. 3) Respeitar cole... 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14952 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
29 |
O Sexo e a Juventude
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Médio | Biologia O aluno (a) poderá entender qual o significado evolutivo do sexo, conhecer o próprio corpo, como ocorre o ciclo menstrual e como se prevenir da gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis. 19/06/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9366 acesso(s) |
Deborah Santos Prado Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
30 |
Entendendo a puberdade
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar mudanças que marcam a puberdade no corpo do menino e da menina; Relacionar a produção de hormônios à chegada da puberdade; Representar em desenho as mudanças no corpo de meninos e meninas na puberdade; Enumerar os cuidados higiênicos necessários com o corpo na ado... 25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 72234 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
31 |
MENSTRUAÇÃO: desmistificando os tabus
Educação Escolar Indígena | Ciências Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Os alunos aprenderão sobre o ciclo menstrual, podendo desmistificar os tabus existentes em torno deste tema. Além disso, eles podem aprimorar a habilidade de escrita e de leitura. 29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6478 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
32 |
Doenças sexualmente transmissíveis
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Pesquisar sobre as doenças sexualmente transmissíveis: formas de contágio e prevenção; Comparar formas de contato que propiciam contágio com as que não envolvem riscos; Relacionar procedimentos necessários em situações que envolvam contato sanguíneo; Elaborar folheto contendo ... 25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 48364 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
33 |
Abaixo o preconceito!
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Os alunos terão acesso à informação acerca do que é o preconceito e quais são seus efeitos às pessoas estigmatizadas. Nesta perspectiva, esta aula busca contribuir para que os alunos compreendam que é natural a existência das diferenças, sejam estas de caráter étnico, de class... 11/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 68929 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
34 |
O QUE É A PEDOFILIA?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Os alunos aprenderão sobre a pedofilia, as formas de prevenção e de se proteger. Além disso, estas aulas podem ser empregadas para se estimular a leitura e a produção de textos. 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15770 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
Quatro estrelas 1 classificações - 12137 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Quatro estrelasAprender sobre a reprodução humana de forma segura e sem tabus. Geralmente as crianças trazem muitas duvidas e pensamentos distorcidos sobre o assunto.