Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como abordar o tema sobre sexualidade propiciando aos alunos conhecimento e respeito ao próprio corpo?

 

21/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção é composta por 33 aulas sobre sexualidade. A aula 1 visa identificar os tipos de grupos familiares a partir das histórias de vida dos alunos. Conhecer algumas denominações sobre as configurações familiares contemporâneas: Família Nuclear (pai, mãe e filhos); Familia Extendida (que inclui avós, tios, primos, etc); Família Homoparental (casal homossexual); e a Família Monoparental (mãe e filhos, ou pai e filhos). As aulas 2 a 12 buscam conceituar as distintas visões e aspectos dos sexos feminino e masculino, incluindo suas diferenças físicas. Ainda, demonstra-se os papéis socialmente ocupados pelos gêneros e as mudanças ao longo da história. As aulas 13 e 14 visam identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino e suas funções. Conhecer as terminologias científicas destes órgãos e estabelecer relações entre ovulação, período fértil, mestruação e gravidez. As aulas 15 a 23 visam compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil; compreender o processo da reprodução humana e conhecer as estratégias utilizadas por machos para atrair a atenção das fêmeas, bem como reconhecer a importância da seleção sexual para a evolução das espécies; além de conhecer como os bebês são gerados e entender como esse processo ocorre na espécie humana. As aulas 24 e 25 buscam compreender a sexualidade humana para além dos aspectos físicos e biológicos, reconhecendo emoções e sensações envolvidas na sexualidade e abordam o respeito ao próprio corpo e aos dos outros. As aulas 26 e 27 visam conceituar ideias relacionadas a sexo e sexualidade, identificar semelhanças e diferenças entre elas, reconhecendo o amor como um sentimento na relação entre duas pessoas. A aula 28 busca refletir sobre a influência da mídia nas escolhas das crianças com relação às roupas e objetos do universo adolescente e adulto. Visa adquirir postura crítica frente às situações e pessoas que incentivam comportamentos sexuais precoces na infância. As aulas 29 a 32 abordam temas relacionados à adolescência, buscam conhecer o ciclo menstrual, prevenir gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Identificar formas de contágio e prevenções. A aula 33 aborda o preconceito com relação: etnia, classe social, gênero, opção sexual e busca sensibilizar a necessidade de aceitação das pessoas. Aula 34 visa conhecer formas de prevenção e proteção contra a pedofilia.

Autoria

Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

Sexualidade, masculino, feminino, nascimento dos bebês.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Lista de aulas da coleção (34 aulas)
# Aula Autoria
1 A família e suas novas configurações - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu...

16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19342 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 O CORPO PERCEBIDO PELAS CRIANÇAS: masculino e feminino

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

• Diferenciar o corpo feminino e o masculino por meio da observação e comparação do corpo dos colegas.

29/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13346 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 Gata borralheira x Super homem: dá para conciliar?

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Os alunos poderão compreender as distintas visões que se tem na sociedade em relação a ser mulher e homem, e que os papéis socialmente ocupados pelos gêneros são flexíveis e mudam ao longo da história.

23/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10161 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

4 Gênero em pauta: Panela lembra mulher? Futebol é coisa de homem?

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Compreender que as diferentes visões existentes na sociedade em relação aos papéis de homens e mulheres são flexíveis e mudam ao longo da história.

02/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12445 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

5 QUAL O PAPEL DO MENINO E DA MENINA NA SOCIEDADE?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

  • Possibilitar uma construção sobre o feminino e o masculino. • Perceber que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente como de homem e de mulher.

28/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6194 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Meninos e meninas: lidando com as diferenças de gênero em sala de aula-UCA

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Inicial | Ética

  -O significado das relações de gênero, relacionando-as ao cotidiano escolar; -Desenvolver atitudes de respeito perante as diferenças; -Compartilhar o conhecimento adquirido sobre as diferenças de gênero com outros alunos em redes sociais disponíveis, por meio de recursos mul...

29/06/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8318 acesso(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

7 Sexualidade: Quem brinca de boneca? Quem brinca de carrinho?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Fazer o aluno compreender que não há nada que impeça as meninas de brincarem de carrinho nem aos meninos a brincadeira de boneca. Dizer que isso faz parte da construção cultural do que é ser menino e menina, que se refere a uma ritual fundado em tradição, que acaba por reforça...

02/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5952 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Meninos e meninas: iguais mas diferentes!

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Conhecer as características dos gêneros feminino e masculino. Conhecer e respeitar as diferenças entre os sexos. Combater o preconceito e conceitos errados sobre os sexos feminino e masculino.

30/04/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 32846 acesso(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

9 Gênero de diversidade

Ensino Fundamental Inicial | História

Conhecer e utilizar ferramentas de pesquisa na internet de maneira objetiva; Pesquisar conteúdos a serem trabalhados em sala, para desenvolver atitudes de aluno investigador; Ampliar conhecimentos a cerca das questões de gênero e favorecer conscientização para equidade; Conhec...

12/01/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7089 acesso(s)

claudia de medeiros lima

ESCOLA MUNICIPAL LANDULFO ALVES

SALVADOR BA

Alfabetização

10 Fases do desenvolvimento do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

• Identificar as fases do crescimento do ser humano; • Relatar as diferenças entre sexo masculino e feminino e suas diferenças; • Reconhecer os papéis sociais do homem e da mulher, respeitando as diferenças.

02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 6455 acesso(s)

Giusany Pereira Pinto Pacheco

EE EURICO GASPAR DUTRA

NAVIRAI MS

Ciências

11 Amor: dá para entender?

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Os alunos poderão aprender sobre o amor e sobre a necessidade de afetividade entre as pessoas. Além disso, eles terão a oportunidade de aprimorar a capacidade da escrita e da leitura.

29/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26494 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

12 Por trás das palavras: o que os ditos populares revelam?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Analisar a linguagem, aprendida de uma geração a outra, que revela desigualdades nas relações de gênero Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos e revisar seus textos Trabalhar em grupos produtivamente

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7495 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

13 Sistema Reprodutor Masculino

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos de sistema reprodutor masculino; Conhecer alguns métodos contraceptivos e sua eficácia; Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocion...

25/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 84500 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

14 Sistema reprodutor feminino

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos do sistema reprodutor feminino; Relacionar ovulação, período fértil, menstruação e gravidez; Interpretar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescê...

25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 87240 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

15 O COMEÇO DA VIDA HUMANA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Entender como funcionar o sistema reprodutor feminino. Compreender como acontece o nascimento de um bebê humano.

21/08/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 18623 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 Seleção Sexual das Aves

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

§  Conhecer os rituais de corte das aves; §  conhecer estratégias utilizadas por machos para atrair a atenção das fêmeas; §  relacionar estas estratégias ao processo de acasalamento e reprodução das espécies; §  reconhecer a importância da seleção sexual para a evolução das es...

25/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13085 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

17 COMO O BEBÊ VAI PARAR NA BARRIGA DA MAMÃE?!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar seus pensamentos, questionamentos, fantasias e medos relacionados à origem dos bebês. b) Entender as informações corretas sobre como os bebês são gerados. c) Respeitar a manifestação de sua própria sexualidade, bem como a de seus pares e demais pessoas.

17/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5045 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

18 UCA - Como nascem os bebês

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Primeiro Objetivo Reconhecer a forma de reprodução humana como uma das características dos mamíferos; Segundo Objetivo Identificar etapas do desenvolvimento pré-natal ao nascimento de um bebê.

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20087 acesso(s)

Heli Meurer

Centro Universitário Ritter dos Reis

PORTO ALEGRE RS

Produção Cultural e Design

19 SEXUALIDADE: DE ONDE VIEMOS?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar suas curiosidades e dúvidas relacionadas ao tema “de onde viemos”. b) Identificar dúvidas semelhantes vividas por colegas de mesma faixa etária. c) Esclarecer mitos e fantasias que envolvem o tema “de onde viemos”.

17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9176 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

20 DE ONDE VIEMOS? as indagações feitas pelas crianças

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Compreender o processo da reprodução humana.

28/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4799 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

21 DE ONDE EU VIM? Falando sobre sexualidade infantil

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

  • Refletir e compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil; • Identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas.

21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7926 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

22 Como nascem os bebês

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Reconhecer a forma de reprodução humana como uma das características dos mamíferos; Identificar etapas do desenvolvimento pré-natal ao nascimento de um bebê.

12/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8997 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

23 A VIDA TEM SEGREDOS... VOU TE CONTAR UM SEGREDO: o nascimento do bebê humano

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Compreender como acontece o nascimento do bebê humano.  Socializar os conhecimentos construídos sobre a sexualidade infantil.

19/08/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 4834 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

24 QUANDO AS CRIANÇAS QUEREM FALAR DE SEXO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar suas dúvidas sobre sexualidade, sem receio de ser discriminado, julgado, criticado. b) Reconhecer emoções e sensações envolvidas na sexualidade. c) Refletir sobre a necessidade de respeitar o seu próprio corpo e tudo que envolve a sua sexualidade, bem como a de se...

18/01/2016 Cinco estrelas 1 comentário(s) 65057 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

25 SEXUALIDADE E O CUIDADO COM O CORPO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Compreender a sexualidade humana para além dos aspectos físicos e biológicos. 2) Refletir sobre a importância dos cuidados e respeito com o próprio corpo para o exercício pleno e saudável da sexualidade. 3) Identificar as possíveis conseqüências da vivência de uma sexualida...

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 53840 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

26 Os sentimentos e as relações entre as pessoas

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Comparar ideias relacionadas a sexo e sexualidade identificando semelhanças e diferenças entre elas; Identificar valores presentes na nossa vida e refletir sobre esses valores nas relações interpessoais; Relacionar comportamentos característicos do sexo feminino ou masculino à...

25/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14804 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

27 Sexualidade: Somos todos diferentes e é isso o que importa!

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Fazer os alunos compreenderem sobre a construção cultural dos gêneros, das diferentes formas de ser homem e ser mulher, dos seus hábitos, comportamentos de diferentes culturas no espaço e no tempo, incluindo exemplos de modalidades esportivas.

02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5863 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

28 A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA SOCIEDADE NO DESENVOLVIMENTO SEXUAL DAS CRIANÇAS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Refletir sobre a influência da mídia na escolha das crianças pelas roupas e objetos do universo adolescente e adulto. 2) Identificar propagandas, músicas e programas de TV da atualidade que exercem influência no desenvolvimento sexual precoce das crianças. 3) Respeitar cole...

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14952 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

29 O Sexo e a Juventude

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Médio | Biologia

O aluno (a) poderá entender qual o significado evolutivo do sexo, conhecer o próprio corpo, como ocorre o ciclo menstrual e como se prevenir da gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis.

19/06/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9366 acesso(s)

Deborah Santos Prado

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Biologia

30 Entendendo a puberdade

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Identificar mudanças que marcam a puberdade no corpo do menino e da menina; Relacionar a produção de hormônios à chegada da puberdade; Representar em desenho as mudanças no corpo de meninos e meninas na puberdade;  Enumerar os cuidados higiênicos necessários com o corpo na ado...

25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 72234 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

31 MENSTRUAÇÃO: desmistificando os tabus

Educação Escolar Indígena | Ciências

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Os alunos aprenderão sobre o ciclo menstrual, podendo desmistificar os tabus existentes em torno deste tema. Além disso, eles podem aprimorar a habilidade de escrita e de leitura.

29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6478 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

32 Doenças sexualmente transmissíveis

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Pesquisar sobre as doenças sexualmente transmissíveis: formas de contágio e prevenção; Comparar formas de contato que propiciam contágio com as que não envolvem riscos; Relacionar procedimentos necessários em situações que envolvam contato sanguíneo; Elaborar folheto contendo ...

25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 48364 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

33 Abaixo o preconceito!

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Os alunos terão acesso à informação acerca do que é o preconceito e quais são seus efeitos às pessoas estigmatizadas. Nesta perspectiva, esta aula busca contribuir para que os alunos compreendam que é natural a existência das diferenças, sejam estas de caráter étnico, de class...

11/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 68929 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

34 O QUE É A PEDOFILIA?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Ensino Médio | Biologia

Os alunos aprenderão sobre a pedofilia, as formas de prevenção e de se proteger. Além disso, estas aulas podem ser empregadas para se estimular a leitura e a produção de textos.

19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15770 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações - 12137 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROSANE BODANESE, CEIM MARIA LUNEDO , Santa Catarina - disse:
    bodaneserosane@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Aprender sobre a reprodução humana de forma segura e sem tabus. Geralmente as crianças trazem muitas duvidas e pensamentos distorcidos sobre o assunto.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.