23/04/2012
Esta coleção tem dois objetivos principais. O primeiro é auxiliar no desenvolvimento da oralidade dos alunos, por meio do contato com diferentes gêneros textuais orais. O segundo refere-se à percepção das relações entre sons e letras, visando à construção da consciência fonológica para desenvolver o processo de alfabetização. Sendo assim, nas seis primeiras aulas são trabalhadas diferentes situações de roda de conversa, nas quais os alunos poderão desenvolver as habilidades de falar e escutar, seja de maneira mais informal (com conversas sobre o cotidiano, diálogos ou discussões de temas definidos pelo docente), seja de modo mais formal (rodas de leitura ou de notícias). Nas aulas 7 a 10, são trabalhadas canções e cantigas de rodas para que os estudantes desenvolvam a escuta ativa, participem de situações de movimento envolvendo músicas e trabalhem a interpretação oral e registro escrito das mesmas. As sete aulas seguintes trabalham diferentes gêneros textuais orais, permitindo que o aluno aprenda os momentos mais adequados de utilizar cada um. Na aula 11, a apresentação de trabalhos em torno do tema super-heróis é realizada. Na aula 12, trabalha-se a argumentação. As aulas 13 e 14 apresentam causos e contos, possibilitando que o aluno ouça e elabore textos pertencentes a esse gênero. A décima quinta aula trabalha a apresentação de piadas, explorando tanto a oralidade como a interpretação. Finalizando essa parte, apresenta-se uma aula sobre entrevista com base no tema futebol, para que os alunos aprendam a formular questões e elaborar sínteses após ouvir alguém falando sobre determinado assunto. Para iniciar o trabalho com consciência fonológica, as aulas 17 e 18 apresentam situações de reconhecimento de letra inicial e final de palavras. Em seguida (aulas 19 a 24), são trabalhadas diferentes atividades envolvendo rimas, o que permite ao estudante tanto a familiaridade com narrativas em versos (como poemas, músicas, adivinhas e cordel) como a percepção das regularidades sonoras e sua escrita semelhante. Das aulas 25 a 27, trabalha-se a sílaba, unidade importante para o desenvolvimento da consciência fonológica. Travas-língua e parlendas são explorados nas aulas seguintes (28 a 31) para mostrar rimas, aliterações, alterações de letras, além da interpretação desses gêneros textuais. Para finalizar a coleção, são apresentados dois jogos de palavras que permitem a desestabilização das hipóteses de escrita das crianças, por meio da análise de palavras. A fim de complementar o trabalho, apresentam-se também três recursos educacionais. Dois deles se constituem em histórias e causos narrados (O Retrato: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18855 e A casa feia http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18570 ) e o terceiro apresenta uma história em versos (na corda bamba: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19100 ).
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
oralidade, alfabetização, apropriação do sistema de escrita, relação grafema-fonema, sílabas, formação de palavras, parlendas, poemas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
# | Aula | Autoria |
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“Rodas de conversa - explorando a afetividade”
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Promover e privilegiar o diálogo entre professora/ criança, criança/criança; Desenvolver a comunicação oral e ampliar o universo discursivo das crianças; Estimular as crianças a desenvolverem a oralidade como também a escuta - ativa; Construir capacidades de compreender e faze... 07/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 63231 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
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Venha dialogar comigo! - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Apresentar o termo diálogo como uma conversação livre entre duas ou mais pessoas; Reconhecer que para um diálogo saudável e eficaz é necessário respeitar a posição do outro e acatar algumas regras de conversação; Resgatar as principais regras do diálogo; Criar novas regr... 05/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6350 acesso(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
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Roda de Conversa
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno será capaz de exercitar a habilidade expressão oral com entonação, organização coerente da fala, escuta, interpretação e reconto escrito. 30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16179 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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RODA DE NOTÍCIAS - UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização *Conhecer este gênero de texto. *Interpretação de textos. *Desenvolvimento da oralidade. *Avançar na leitura e escrita a partir de situações práticas contextualizadas. 18/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4992 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
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JORNAL FALADO
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a: Identificar a estrutura de um texto jornalístico. Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico a partir de fatos do cotidiano escolar. Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto. Enriquecer seu vocabulário por me... 29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12217 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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RODA DE LEITURA: UMA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Desenvolver o hábito da leitura de textos literários; Narrar os textos lidos; Construir materiais escritos sobre os livros lidos. 19/11/2010 Quatro estrelas 15 comentário(s) 107270 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
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Rodas dançantes... Vamos dançar?
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento - Ampliar o repertório musical com cantigas de roda de diversos lugares daqui e do mundo. - Conhecer mais sobre seu corpo e as possibilidade de movimentos. - Aprender e criar novas coreografias. 02/12/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 23913 acesso(s) |
PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
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Jogos com música – das cantigas ao estímulo sonoro
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Resgatar e vivenciar as cantigas e brincadeiras de roda; Explorar as brincadeiras cantadas e os movimentos que a elas estão atrelados; Vivenciar brincadeiras que utilizem à música em sua estrutura. 03/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10281 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
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UCA - Escuta de textos orais: a Canção
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Interpretar oralmente letras de músicas; aprimorar a capacidade de expressão; desenvolver a leitura; reconhecer cantigas de roda como manifestação da tradição oral. 29/08/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12476 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
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PROJETO CIRANDA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, objetivamos que os alunos: • Conheçam, valorizem e apreciem as cantigas de roda de tradição oral. • Iniciem a percepção das convenções gráficas do sistema de escrita [perceber a orientação e o alinhamento da escrita e a função dos espaços em branco ... 04/09/2009 Quatro estrelas 17 comentário(s) 36981 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
11 |
Super-heróis: lendo (ouvindo) e produzindo diferentes gêneros textuais
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização 1. Ampliar o gosto pela leitura ; 2. Estabelecer relação entre texto e imagem; 3. Elaborar textos escritos a partir dos objetivos propostos, articulando e desenvolvendo suas idéias; 4. Trabalhar a habilidade de revisar o próprio texto; 5. Compreensão da disposição espacial dos... 20/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17375 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Construindo a argumentação: falar, ler, viver e escrever da realidade para a ficção
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que o aluno torne-se capaz de: 1) identificar o gênero textual argumentativo; 2) apresentar e defender uma tese, assimilando competências básicas, tais como fundamentar, provar, justificar, explicar, demonstrar, convencer e persuadir, em defesa de um ponto... 18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 106852 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
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Contar Causos: o texto oral transformado em registro escrito
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa As aulas que aqui serão propostas têm os objetivos de: Produzir textos narrativos a partir de estruturas já conhecidas. Conhecer a estrutura de um “causo”. Produzir um registro de memórias dos “causos” contados e ouvidos. Refletir sobre a variação linguística e desenvolver um ... 29/11/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 24946 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
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UCA - Escuta de texto oral: quem conta um conto aumenta um ponto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Escutar histórias lidas ou contadas pelo professor e colegas; desenvolver a capacidade discursiva; desenvolver o prazer de ouvir histórias; participar de rodas de contação de histórias. 20/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5281 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
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Lendo piadas na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ler e interpretar textos. Fazer inferências. Desenvolver a capacidade de apresentar textos orais para diferentes públicos. 05/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 88853 acesso(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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CONVERSANDO SOBRE FUTEBOL: construindo regras, organizando os times
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade As crianças na faixa etária de 4 anos de idade poderão aprender com esta aula: Desenvolver a linguagem oral e escrita; Conhecer a estrutura de um tipo de texto – Carta; Compreender as regras do jogo de futebol e a sua dinâmica; Refletir sobre atitudes de cooperação e respeito,... 20/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3861 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
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TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA FASE INCIAL DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: · Avance na percepção de que a escrita representa os sons fala. 01/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 13195 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Trocando letras das palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Reconhecer rimas de palavras. • Observar e analisar palavras com grafias parecidas. 19/10/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 57980 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Trabalho com consciência sonora de rimas através da música
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música. 30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4600 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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TRABALHANDO COM RIMAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer nos textos palavras que rimam. Desenvolver a consciência fonológica por parte das crianças. Comparar a grafia de palavras que se repetem. Identificar as rimas nas palavras. 31/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 117551 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
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AMPLIANDO VOCABULÁRIO COM AS PALAVRAS QUE RIMAM
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Estimular o imaginário infantil; Ampliar seu repertório textual; Conhecer mais um gênero textual; Utilizar as palavras de forma lúdica; Prazer proporcionado pela leitura; 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9837 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Rimas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno deverá ser capaz de reconhecer unidades fonológicas como rimas e terminações de palavras. Produzir oralmente uma palavra a ser rimada com outras palavras. Articular a oralidade e a escrita por meio de diferentes seqüências de sons. 27/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9329 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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TRABALHO COM RIMAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Reconhecem as rimas das palavras · Leiam as palavras globalmente. · Avancem no processo de alfabetização 29/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 29283 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Trabalhando com parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer o gênero textual parlenda, explorando a linguagem oral. Associar a linguagem oral ao código escrito. Identificar palavras que rimam. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14541 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
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Papa Sílabas _formando palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno deverá ser capaz de escrever alfabeticamente palavras. Produzir a escrita de palavras considerando os sinais gráficos usados e a correspondência entre fala e escrita. Consolidar habilidades de formar palavras. Poderá ainda ser capaz de identificar o número de letras e ... 27/01/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 13063 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Sílabas canônicas no processo de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Reconhecer unidades fonológicas como palavras, rimas, sílabas e fonemas; Dominar relações entre fonema e grafema. 16/11/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 82801 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Como o trabalho com uma cantiga popular pode favorecer o desenvolvimento da escrita de palavras com encontros consonantais?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver a linguagem oral e escrita; Sistematizar o uso de palavras com encontros consonantais a partir das letras l e r; Interpretar cantiga de roda; Interagir com os pares por meio de atividades lúdicas; Aumentar seus conhecimentos gramaticais; Utilizar os recursos exist... 24/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16142 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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Trava-Língua: um jogo de oralidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Auxiliar os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras. Estimular a memória auditiva. Aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos. Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Melhorar a comunicação e a expressão oral. 19/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20361 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
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QUEBRA-LÍNGUA: COM AS PALAVRAS NÃO SE BRINCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Ler antes de saber ler convencionalmente, tentando estabelecer relações entre o oral e o escrito e desenvolver a consciência fonológica. 14/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4905 acesso(s) |
Carla Fernandes Lott Primola ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Na ponta da língua - Jogo de palavras no folclore brasileiro através de parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar parlenda como versos infantis com rimas. Estabelecer diferenças entre as finalidades de uma parlenda. Expressar-se com clareza e ritmo. 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15637 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Escrevendo Parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Reconhecer: sílabas, rimas, terminações e inícios de palavras. • Compreender a segmentação dos espaços em branco. • Participar das interações em sala: escutando e compreendendo com atenção. • Respeitar a diversidade das formas de expressão oral de colegas e professores. 06/10/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 36589 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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UCA- Criando um jogo e brincando com as palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Objetivos: Criar diferentes situações comunicativas nas quais os alunos serão desafiados a desenvolver a escrita das palavras; Favorecer por meio da associação imagem- texto o desenvolvimento da linguagem escrita. 22/06/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4986 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
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Oficina da Palavra : Jogos com Palavras
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Estabelecer uma relação lúdica com a língua portuguesa - Participar de vários jogos orais de palavras com regras bem definidas, que levem a exploração da sonoridade de palavras, a rima, a proibição do uso de certas palavras etc -Tomar contato com o poeta José Paulo ... 03/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12036 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 8828 acesso(s)
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