Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Oralidade e consciência fonológica

 

23/04/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem dois objetivos principais. O primeiro é auxiliar no desenvolvimento da oralidade dos alunos, por meio do contato com diferentes gêneros textuais orais. O segundo refere-se à percepção das relações entre sons e letras, visando à construção da consciência fonológica para desenvolver o processo de alfabetização. Sendo assim, nas seis primeiras aulas são trabalhadas diferentes situações de roda de conversa, nas quais os alunos poderão desenvolver as habilidades de falar e escutar, seja de maneira mais informal (com conversas sobre o cotidiano, diálogos ou discussões de temas definidos pelo docente), seja de modo mais formal (rodas de leitura ou de notícias). Nas aulas 7 a 10, são trabalhadas canções e cantigas de rodas para que os estudantes desenvolvam a escuta ativa, participem de situações de movimento envolvendo músicas e trabalhem a interpretação oral e registro escrito das mesmas. As sete aulas seguintes trabalham diferentes gêneros textuais orais, permitindo que o aluno aprenda os momentos mais adequados de utilizar cada um. Na aula 11, a apresentação de trabalhos em torno do tema super-heróis é realizada. Na aula 12, trabalha-se a argumentação. As aulas 13 e 14 apresentam causos e contos, possibilitando que o aluno ouça e elabore textos pertencentes a esse gênero. A décima quinta aula trabalha a apresentação de piadas, explorando tanto a oralidade como a interpretação. Finalizando essa parte, apresenta-se uma aula sobre entrevista com base no tema futebol, para que os alunos aprendam a formular questões e elaborar sínteses após ouvir alguém falando sobre determinado assunto. Para iniciar o trabalho com consciência fonológica, as aulas 17 e 18 apresentam situações de reconhecimento de letra inicial e final de palavras. Em seguida (aulas 19 a 24), são trabalhadas diferentes atividades envolvendo rimas, o que permite ao estudante tanto a familiaridade com narrativas em versos (como poemas, músicas, adivinhas e cordel) como a percepção das regularidades sonoras e sua escrita semelhante. Das aulas 25 a 27, trabalha-se a sílaba, unidade importante para o desenvolvimento da consciência fonológica. Travas-língua e parlendas são explorados nas aulas seguintes (28 a 31) para mostrar rimas, aliterações, alterações de letras, além da interpretação desses gêneros textuais. Para finalizar a coleção, são apresentados dois jogos de palavras que permitem a desestabilização das hipóteses de escrita das crianças, por meio da análise de palavras. A fim de complementar o trabalho, apresentam-se também três recursos educacionais. Dois deles se constituem em histórias e causos narrados (O Retrato: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18855 e A casa feia http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18570 ) e o terceiro apresenta uma história em versos (na corda bamba: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19100 ).

Autoria

Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

oralidade, alfabetização, apropriação do sistema de escrita, relação grafema-fonema, sílabas, formação de palavras, parlendas, poemas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Lista de aulas da coleção (33 aulas)
# Aula Autoria
1 “Rodas de conversa - explorando a afetividade”

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Promover e privilegiar o diálogo entre professora/ criança, criança/criança; Desenvolver a comunicação oral e ampliar o universo discursivo das crianças; Estimular as crianças a desenvolverem a oralidade como também a escuta - ativa; Construir capacidades de compreender e faze...

07/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 63108 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 Venha dialogar comigo! - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Apresentar o termo diálogo como uma conversação livre entre duas ou mais pessoas;   Reconhecer que para um diálogo saudável e eficaz é necessário respeitar a posição do outro e acatar algumas regras de conversação;   Resgatar as principais regras do diálogo;   Criar novas regr...

05/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6296 acesso(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

3 Roda de Conversa

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno será capaz de exercitar a habilidade expressão oral com entonação, organização coerente da fala, escuta, interpretação e reconto escrito.

30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16029 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 RODA DE NOTÍCIAS - UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

*Conhecer este gênero de texto. *Interpretação de textos. *Desenvolvimento da oralidade. *Avançar na leitura e escrita a partir de situações práticas contextualizadas.  

18/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4870 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

5 JORNAL FALADO

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:  Identificar a estrutura de um texto jornalístico.  Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico a partir de fatos do cotidiano escolar.  Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto.  Enriquecer seu vocabulário por me...

29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12091 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 RODA DE LEITURA: UMA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   Desenvolver o hábito da leitura de textos literários; Narrar os textos lidos;   Construir materiais escritos sobre os livros lidos.

19/11/2010 Quatro estrelas 15 comentário(s) 106701 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 Rodas dançantes... Vamos dançar?

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

 - Ampliar o repertório musical com cantigas de roda de diversos lugares daqui e do mundo. - Conhecer mais sobre seu corpo e as possibilidade de movimentos. - Aprender e criar novas coreografias. 

02/12/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 23708 acesso(s)

PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

8 Jogos com música – das cantigas ao estímulo sonoro

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

 Resgatar e vivenciar as cantigas e brincadeiras de roda;  Explorar as brincadeiras cantadas e os movimentos que a elas estão atrelados;  Vivenciar brincadeiras que utilizem à música em sua estrutura.

03/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10228 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 UCA - Escuta de textos orais: a Canção

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Interpretar oralmente letras de músicas; aprimorar a capacidade de expressão; desenvolver a leitura; reconhecer cantigas de roda como manifestação da tradição oral.

29/08/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12356 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

10 PROJETO CIRANDA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, objetivamos que os alunos: • Conheçam, valorizem e apreciem as cantigas de roda de tradição oral. • Iniciem a percepção das convenções gráficas do sistema de escrita [perceber a orientação e o alinhamento da escrita e a função dos espaços em branco ...

04/09/2009 Quatro estrelas 17 comentário(s) 36616 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 Super-heróis: lendo (ouvindo) e produzindo diferentes gêneros textuais

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

1. Ampliar o gosto pela leitura ; 2. Estabelecer relação entre texto e imagem; 3. Elaborar textos escritos a partir dos objetivos propostos, articulando e desenvolvendo suas idéias; 4. Trabalhar a habilidade de revisar o próprio texto; 5. Compreensão da disposição espacial dos...

20/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17196 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 Construindo a argumentação: falar, ler, viver e escrever da realidade para a ficção

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que o aluno torne-se capaz de: 1) identificar o gênero textual argumentativo; 2) apresentar e defender uma tese, assimilando competências básicas, tais como fundamentar, provar, justificar, explicar, demonstrar, convencer e persuadir, em defesa de um ponto...

18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 106442 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

13 Contar Causos: o texto oral transformado em registro escrito

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

As aulas que aqui serão propostas têm os objetivos de: Produzir textos narrativos a partir de estruturas já conhecidas. Conhecer a estrutura de um “causo”. Produzir um registro de memórias dos “causos” contados e ouvidos. Refletir sobre a variação linguística e desenvolver um ...

29/11/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 24834 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 UCA - Escuta de texto oral: quem conta um conto aumenta um ponto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  Escutar histórias lidas ou contadas pelo professor e colegas;  desenvolver a capacidade discursiva; desenvolver o prazer de ouvir histórias;  participar de rodas de contação de histórias.

20/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5216 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

15 Lendo piadas na sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ler e interpretar textos. Fazer inferências. Desenvolver a capacidade de apresentar textos orais para diferentes públicos.

05/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 88633 acesso(s)

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

16 CONVERSANDO SOBRE FUTEBOL: construindo regras, organizando os times

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

As crianças na faixa etária de 4 anos de idade poderão aprender com esta aula: Desenvolver a linguagem oral e escrita; Conhecer a estrutura de um tipo de texto – Carta; Compreender as regras do jogo de futebol e a sua dinâmica; Refletir sobre atitudes de cooperação e respeito,...

20/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3742 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

17 TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA FASE INCIAL DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: ·         Avance na percepção de que a escrita representa os sons fala.

01/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 13123 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

18 Trocando letras das palavras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Reconhecer rimas de palavras. • Observar e analisar palavras com grafias parecidas.

19/10/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 57786 acesso(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

19 Trabalho com consciência sonora de rimas através da música

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música.

30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4528 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

20 TRABALHANDO COM RIMAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer nos textos palavras que rimam.          Desenvolver a consciência fonológica por parte das crianças.           Comparar a grafia de palavras que se repetem. Identificar as rimas nas palavras.

31/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 117062 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

21 AMPLIANDO VOCABULÁRIO COM AS PALAVRAS QUE RIMAM

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Estimular o imaginário infantil; Ampliar seu repertório textual; Conhecer mais um gênero  textual; Utilizar as  palavras de forma lúdica;  Prazer proporcionado pela leitura;   

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9738 acesso(s)

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

22 Rimas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno deverá ser capaz de reconhecer unidades fonológicas como rimas e terminações de palavras. Produzir oralmente uma palavra a ser rimada com outras palavras. Articular a oralidade e a escrita por meio de diferentes seqüências de sons.

27/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9268 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

23 TRABALHO COM RIMAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Reconhecem as rimas das palavras ·         Leiam as palavras globalmente. ·         Avancem no processo de alfabetização

29/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 28859 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

24 Trabalhando com parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer o gênero textual parlenda, explorando a linguagem oral. Associar a linguagem oral ao código escrito. Identificar palavras que rimam.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14449 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

25 Papa Sílabas _formando palavras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno deverá ser capaz de escrever alfabeticamente palavras. Produzir a escrita de palavras considerando os sinais gráficos usados e a correspondência entre fala e escrita. Consolidar habilidades de formar palavras. Poderá ainda ser capaz de identificar o número de letras e ...

27/01/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 12953 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

26 Sílabas canônicas no processo de alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

      Reconhecer unidades fonológicas como palavras, rimas, sílabas e fonemas;       Dominar relações entre fonema e grafema.  

16/11/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 82076 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

27 Como o trabalho com uma cantiga popular pode favorecer o desenvolvimento da escrita de palavras com encontros consonantais?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver a linguagem oral e escrita; Sistematizar o uso de palavras com encontros consonantais a partir das letras l e r; Interpretar  cantiga de roda; Interagir com os pares por meio de atividades lúdicas; Aumentar seus conhecimentos gramaticais; Utilizar os recursos exist...

24/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16062 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

28 Trava-Língua: um jogo de oralidade

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Auxiliar os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras. Estimular a memória auditiva. Aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos. Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Melhorar a comunicação e a expressão oral.

19/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20244 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

29 QUEBRA-LÍNGUA: COM AS PALAVRAS NÃO SE BRINCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

- Ler antes de saber ler convencionalmente, tentando estabelecer relações entre o oral e o escrito e desenvolver a consciência fonológica.

14/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4866 acesso(s)

Carla Fernandes Lott Primola

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

30 Na ponta da língua - Jogo de palavras no folclore brasileiro através de parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar parlenda como versos infantis com rimas. Estabelecer diferenças entre as finalidades de uma parlenda. Expressar-se com clareza e ritmo.  

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15520 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

31 Escrevendo Parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Reconhecer: sílabas, rimas, terminações e inícios de palavras. • Compreender a segmentação dos espaços em branco. • Participar das interações em sala: escutando e compreendendo com atenção. • Respeitar a diversidade das formas de expressão oral de colegas e professores.

06/10/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 36436 acesso(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

32 UCA- Criando um jogo e brincando com as palavras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Objetivos: Criar diferentes situações comunicativas nas quais os alunos serão desafiados a desenvolver a escrita das palavras; Favorecer por meio da associação imagem- texto o desenvolvimento da linguagem escrita.

22/06/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4948 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

33 Oficina da Palavra : Jogos com Palavras

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

   -Estabelecer uma relação lúdica com a língua portuguesa    - Participar de vários jogos orais de palavras com regras bem definidas, que levem a exploração da sonoridade de palavras, a rima, a proibição do uso de certas palavras etc     -Tomar contato com o poeta José Paulo ...

03/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11936 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 8755 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.