24/05/2012
Um dos maiores desafios no trabalho com alfabetização refere-se à construção da ortografia. Esta coleção pretende auxiliar o aluno a compreender como são escritas as palavras que seguem regras ortográficas e a criar estratégias para escrever corretamente palavras para as quais não há regras definidas. O trabalho inicia-se com duas aulas nas quais se apresenta a diferença entre o modo como falamos e o modo como escrevemos. A diferença entre pronúncia e escrita em função das vogais é trabalhada nas aulas 3 e 4. A quinta aula trabalha a escrita dos verbos, sobretudo daqueles que estão conjugados no gerúndio e que são escritos por alunos na fase inicial de aquisição do sistema de escrita sem a letra “d” na sílaba final. O uso das letras “F” e “V” para representar os fonemas /f/ e /v/ é trabalhado na sexta aula da coleção. O uso do “U” ou “L” no final de palavras é o tema da sétima aula. Das aulas 8 a 10 trabalham-se os sons nasais, tanto por meio do encontro entre uma vogal e o “M” ou o “N” como pelo uso do til. Os usos das letras “C”, “Q”, “G” “J” são o tema das quatro aulas seguintes. Em todas as aulas selecionadas procura-se trabalhar primeiro a reflexão do aluno para posteriormente se chegar à apresentação da regra. Para dar prosseguimento ao trabalho ortográfico, as duas aulas seguintes apresentam o dicionário como importante instrumento a ser consultado nos casos em que há dúvida sobre a escrita de uma palavra. Da aula 17 a 19, são apresentadas as diferentes possibilidades de uso do “R” ou do “RR”. O “H” inicial e no meio das sílabas, formando dígrafos, é o tema das duas aulas seguintes. Já os usos de “Z”, “SS”, “S” e “Ç” são explorados nas quatro aulas subsequentes. As aulas 26 e 27 introduzem o trabalho com acentuação gráfica, mostrando as funções dos diferentes tipos de acento. Nas aulas 28 e 29, trabalham-se os sons do “X”. O trabalho com a revisão ortográfica, bem como exercícios que permitem analisar que aspectos da ortografia precisam ser enfatizados com os alunos são o tema das três aulas seguintes. Para finalizar a coleção, a última aula discute o papel da ortografia e apresenta a reforma ortográfica pela qual a Língua Portuguesa passou a partir de 2012. Para complementar o trabalho podem ser utilizados diferentes recursos educacionais da série “Orto e Grafia” tais como os seguintes: Ferrugem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1344 (Para trabalhar g e j) Três – vez http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1578 (s e z no final de palavras) Exato – extrato http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1335 (sons do x) Hora – ora http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1345 (H inicial) Chiclete http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=709 (ch e x) e Espelho http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1318 (lh).
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
ortografia, alfabetização, reforma ortográfica, uso do R/RR, uso do X, uso do S/SS/Ç/Z, uso do G/J
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
# | Aula | Autoria |
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Diferenças entre pronúncia e escrita em trabalhos com ortografia
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Perceber a diferença entre a escrita e pronúncia de determinadas palavras. Saber que esta diferença repercute na escrita convencional destas palavras. Conhecer alguns grafemas que representam um mesmo som e cuja variação dependa da sua posição na palavra. Ampliar, a pa... 07/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21681 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
A influência da fala sobre a escrita: como trabalhar
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Analisar as diferenças entre o modo de falar e o modo de escrever. Construir lista de palavras, indicando como se fala e como se escreve. Escrever palavras ditadas e perceber a influência da fala sobre a escrita. 28/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17054 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
3 |
O caso das letras O e U e das letras E e I
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: ·Domine a regra ortográfica referente ao uso das letras O e U e das letras E e I em final de palavras. 11/05/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 118968 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Estudando ortografia: as letras E e I em final de sílabas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Descobrir critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras terminadas em E e I; Sistematizar as descobertas feitas como decidir entre E e I em final de palavras; Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras E e I; Ampliar o vocabulário. 09/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 57278 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Uma forma de tratar as diferenças entre modo de falar e modo de escrever algumas palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Identificar a relação entre fala e escrita. Identificar a representação lexical na convenção ortográfica no gerúndio. 15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12459 acesso(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Ortografia - uso das letras F e V
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer as regras básicas quanto ao uso do F e do V; Empregar adequadamente o F e o V em diferentes palavras; Ampliar vocabulário; Treinar a atenção e o cuidado com a escrita. 09/11/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 132624 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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Fiquei na dúvida:é com U ou L?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Perceber que as palavras que terminam com U ou L têm o mesmo som. - Observar as diferenças entre a fala e a escrita. - Entender a regra ortográfica sobre o uso do U ou L no final de palavras. 11/06/2010 Quatro estrelas 42 comentário(s) 313675 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
Estudando ortografia: as letras M e N em final de sílabas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Refletir sobre o uso das letras M e N antes de consoantes; Sistematizar o uso das letras M e N no final de sílabas; Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras M e N; Ampliar o vocabulário; Fixar conteúdos trabalhados. 16/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 160502 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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Uso do ~ (til).
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Analisar a natureza alfabética da escrita, a partir de questões ortográficas que envolvem o ~(til); Compreender regularidades/irregularidades ortográficas da língua portuguesa. 09/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 71519 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Aprendendo as regularidades da língua: o uso do M antes de P e B
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa *Aprender a usar o M antes do p e do B. *Construir uma escrita ortográfica. 01/12/2009 Quatro estrelas 16 comentário(s) 106969 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
11 |
O uso das letras C e QU
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda as regras ortográficas que regem o uso das letras C e QU 25/11/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 219286 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Práticas ortográficas com as letras C e G.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Identificar os sons das letras G e C e a variação sonora que ocorre de acordo com a vogal que as acompanha. Observar e reconhecer algumas regularidades ortográficas das letras G e C. Aprender a escrever convencionalmente as palavras com G e C. 07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 72788 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
13 |
G ou GU?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender a natureza alfabética e ortográfica do sistema de escrita. Dominar a relação entre grafema e fonema de natureza regular contextual. Compreender a estrutura silábica na formação de palavras com o som [g]. 15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 83861 acesso(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
Beijos mágicos – Ana Maria Machado – o uso do g e do j
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer palavras com g e j Perceber que só há semelhança de som quando o g for acompanhado das vogais E e I 02/12/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 35043 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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As irregularidades ortográficas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Perceber que um mesmo som pode ser grafado de diferentes maneiras. Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som de z; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss; h inicial. Perceber que uma mesma letra pode representar sons dif... 19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25856 acesso(s) |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Com as atividades propostas os alunos poderão: Usar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos. Decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas ou que suscitem dúvidas. (Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador. ... 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 38359 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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Desafios com a letra R
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender a importância de revisar a escrita de palavras. Observar regularidades/irregularidades da escrita alfabética. 09/02/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 97198 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Escreve-se ou não o R no final da palavra?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Avançar na compreensão do sistema alfabético e ortográfico da escrita. Observar o R no final de palavras. Perceber e registrar adequadamente na escrita as correspondências entre fonema e grafema de natureza regular, considerando a morfologia (infinitivo). Perceber a mudança de... 18/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 87676 acesso(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Escreve com R ou RR?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar a posição do R ou RR nas palavras. - Perceber que não existem palavras iniciadas com RR. - Comparar as diferenças de som e significado produzidas pela presença de R ou RR na palavra. 19/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 33528 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Uso do H no inicio de palavra
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Com esta atividade esperamos estimular a observação da criança para aspectos que constituem e fundamentam a escrita ortográfica da nossa língua. Em especial, vamos conduzir a atividade para que percebam o uso da letra H, sobretudo neste momento, para palavras que iniciam com e... 28/09/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 112829 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Onde fica o H?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Observar nas palavras a presença da letra H e em que posição aparece. - Identificar as letras que acompanham a letra H. - Perceber, nas palavras, o som formado pelo H precedido do C, L, N em oposição ao H no início da palavra. 11/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22694 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Os vários sons da letra “s” nas palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Compreender as diferentes manifestações sonoras representadas pelo grafema S. § Trabalhar irregularidades ortográficas como o SC, SS, Ç. 16/11/2010 Três estrelas 7 comentário(s) 308584 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Eles vivem juntos de tão amigos: s/ss/z
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Pesquisar palavras com s/ss/z e identificar sua posição na palavra. - Observar que não se inicia nenhuma palavra com ss. - Reconhecer que o s e o z no meio da palavra têm som idêntico, mas regras diferentes. 19/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18010 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Termina com S ou com Z: como escrever corretamente?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Encontrar estratégias para escrever palavras que terminam com as letras s e z; Aplicar adequadamente as letras s e z no final de palavras; Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras; Identificar palavras que estão escritas no singular e no plural; Resolver ativi... 07/12/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 97091 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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Desvendando enigmas do ç
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Reconhecer palavras com ç. - Identificar regras sobre o uso do ç. 17/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 30946 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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De que forma o trabalho com imagens pode propiciar a compreensão da utilização dos acentos agudos e circunflexos?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Distinguir o acento agudo do acento circunflexo; Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras; Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral; Seguir orientações para realizar atividades; Desenvolver a criatividade; Utilizar os recursos existentes no ... 14/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8742 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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Acentos agudo e circunflexo: como e quando usá-los
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Distinguir o acento agudo do acento circunflexo; Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras; Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral; Seguir orientações para realizar atividades; Desenvolver a criatividade. 19/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 88534 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
28 |
Os sons do X
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os diferentes sons produzidos pelo fonema X. Distinguir os diferentes sons do X, a partir de sua posição na palavra. Empregar adequadamente a letra X. 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 64724 acesso(s) |
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
29 |
X ou Ch: COMO SABER?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as regras básicas quanto ao uso do X e do CH; Empregar adequadamente o X e o CH em palavras comuns e desconhecidas; 16/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 36825 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
30 |
Desafios ortográficos_Revisão
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno deverá ser capaz de consolidar habilidades ortográficas, sobretudo aquelas já introduzidas e trabalhadas previamente pelo professor. Serão enfatizadas na presente aula a capacidade dos alunos em observar possíveis trocas de letras na escrita de algumas palavras e a hab... 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3364 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
31 |
Ditado diferente_ STOP
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno deverá ser capaz de escrever corretamente palavras com dificuldades ortográficas específicas, tais como: M antes de P e B, H no início de palavras, ç, Q, BR, entre outras. Ainda será desafiado a perceber que, na língua portuguesa, há situações ortográficas que nunca oc... 24/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11893 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
32 |
REVISÃO ORTOGRÁFICA , UM TRABALHO COLETIVO - HORTA NA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa *Reconhecer a variedade de hortaliças e suas necessidades para o plantio e cultivo *Conhecer os tipos de solos e sua correta utilização pelo homem *Desenvolver a exercício da responsabilidade, e do trabalho; .*Revisar coletivamente as produções textuais. *Desenvolver a capaci... 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6079 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
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Ortografia
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa A partir das aulas que aqui serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: 1) Utilizar a linguagem nas diferentes situações de comunicação; 2) Identificar as necessidades colocadas pelas situações de ensino e aprendizagem; 3) Reconhecer a existência de arbitrarieda... 18/11/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 160271 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Quatro estrelas 2 classificações - 55121 acesso(s)
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21/08/2013
Cinco estrelasParabéns pelas aulas criativas! Precisamos de professores comprometidos com a educação que vistam a camisa da Educação amor e proximidade com nossos alunos...
30/03/2013
Três estrelasÉ um material muito interessante. Estou precisando montar uma apostila sobre pontuação. Tem alguma sugestão?