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Ortografia e alfabetização

 

24/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

Um dos maiores desafios no trabalho com alfabetização refere-se à construção da ortografia. Esta coleção pretende auxiliar o aluno a compreender como são escritas as palavras que seguem regras ortográficas e a criar estratégias para escrever corretamente palavras para as quais não há regras definidas. O trabalho inicia-se com duas aulas nas quais se apresenta a diferença entre o modo como falamos e o modo como escrevemos. A diferença entre pronúncia e escrita em função das vogais é trabalhada nas aulas 3 e 4. A quinta aula trabalha a escrita dos verbos, sobretudo daqueles que estão conjugados no gerúndio e que são escritos por alunos na fase inicial de aquisição do sistema de escrita sem a letra “d” na sílaba final. O uso das letras “F” e “V” para representar os fonemas /f/ e /v/ é trabalhado na sexta aula da coleção. O uso do “U” ou “L” no final de palavras é o tema da sétima aula. Das aulas 8 a 10 trabalham-se os sons nasais, tanto por meio do encontro entre uma vogal e o “M” ou o “N” como pelo uso do til. Os usos das letras “C”, “Q”, “G” “J” são o tema das quatro aulas seguintes. Em todas as aulas selecionadas procura-se trabalhar primeiro a reflexão do aluno para posteriormente se chegar à apresentação da regra. Para dar prosseguimento ao trabalho ortográfico, as duas aulas seguintes apresentam o dicionário como importante instrumento a ser consultado nos casos em que há dúvida sobre a escrita de uma palavra. Da aula 17 a 19, são apresentadas as diferentes possibilidades de uso do “R” ou do “RR”. O “H” inicial e no meio das sílabas, formando dígrafos, é o tema das duas aulas seguintes. Já os usos de “Z”, “SS”, “S” e “Ç” são explorados nas quatro aulas subsequentes. As aulas 26 e 27 introduzem o trabalho com acentuação gráfica, mostrando as funções dos diferentes tipos de acento. Nas aulas 28 e 29, trabalham-se os sons do “X”. O trabalho com a revisão ortográfica, bem como exercícios que permitem analisar que aspectos da ortografia precisam ser enfatizados com os alunos são o tema das três aulas seguintes. Para finalizar a coleção, a última aula discute o papel da ortografia e apresenta a reforma ortográfica pela qual a Língua Portuguesa passou a partir de 2012. Para complementar o trabalho podem ser utilizados diferentes recursos educacionais da série “Orto e Grafia” tais como os seguintes: Ferrugem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1344 (Para trabalhar g e j) Três – vez http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1578 (s e z no final de palavras) Exato – extrato http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1335 (sons do x) Hora – ora http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1345 (H inicial) Chiclete http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=709 (ch e x) e Espelho http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1318 (lh).

Autoria

Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

ortografia, alfabetização, reforma ortográfica, uso do R/RR, uso do X, uso do S/SS/Ç/Z, uso do G/J

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Lista de Aulas da Coleção (33 aulas)
# Aula Autoria
1 Diferenças entre pronúncia e escrita em trabalhos com ortografia

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Perceber a diferença entre a escrita e pronúncia de determinadas palavras. Saber que esta diferença repercute na escrita convencional destas palavras.    Conhecer alguns grafemas que representam um mesmo som e cuja variação dependa da sua posição na palavra.      Ampliar, a pa...

07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4932 acessos

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 A influência da fala sobre a escrita: como trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Analisar as diferenças entre o modo de falar e o modo de escrever. Construir lista de palavras, indicando como se fala e como se escreve. Escrever palavras ditadas e perceber a influência da fala sobre a escrita.

28/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 3247 acessos

Miriam Raquel Piazzi Machado

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

3 O caso das letras O e U e das letras E e I

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: ·Domine a regra ortográfica referente ao uso das letras O e U e das letras E e I em final de palavras.

11/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 20250 acessos

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Estudando ortografia: as letras E e I em final de sílabas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Descobrir critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras terminadas em E e I; Sistematizar as descobertas feitas como decidir entre E e I em final de palavras; Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras E e I; Ampliar o vocabulário.

09/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 9571 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Uma forma de tratar as diferenças entre modo de falar e modo de escrever algumas palavras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Identificar a relação entre fala e escrita.  Identificar a representação lexical na convenção ortográfica no gerúndio.

15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5774 acessos

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Ortografia - uso das letras F e V

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer as regras básicas quanto ao uso do F e do V; Empregar adequadamente o F e o V em diferentes palavras; Ampliar vocabulário; Treinar a atenção e o cuidado com a escrita.

09/11/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 29041 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Fiquei na dúvida:é com U ou L?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Perceber que as palavras que terminam com U ou L têm o mesmo som. - Observar as diferenças entre a fala e a escrita.  - Entender a regra ortográfica sobre o uso do U ou L no final de palavras.

11/06/2010 Quatro estrelas 36 comentário(s) 76065 acessos

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

8 Estudando ortografia: as letras M e N em final de sílabas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Refletir sobre o uso das letras M e N antes de consoantes; Sistematizar o uso das letras M e N no final de sílabas; Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras M e N; Ampliar o vocabulário; Fixar conteúdos trabalhados.

16/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 33842 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Uso do ~ (til).

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Analisar a natureza alfabética da escrita, a partir de questões ortográficas que envolvem o ~(til);   Compreender regularidades/irregularidades ortográficas da língua portuguesa.    

09/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14550 acessos

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 Aprendendo as regularidades da língua: o uso do M antes de P e B

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

*Aprender a usar o M antes do p e do B. *Construir uma escrita ortográfica.

01/12/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 29226 acessos

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

11 O uso das letras C e QU

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda as regras ortográficas que regem o uso das letras C e QU

25/11/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 36259 acessos

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 Práticas ortográficas com as letras C e G.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Identificar os sons das letras G e C e  a variação sonora que ocorre de acordo com a vogal que as acompanha.    Observar e reconhecer algumas regularidades ortográficas das letras G e C.    Aprender a escrever convencionalmente as palavras com G e C.  

07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14396 acessos

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

13 G ou GU?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Compreender a natureza alfabética e ortográfica do sistema de escrita. Dominar a relação entre grafema e fonema de natureza regular contextual. Compreender a estrutura silábica na formação de palavras com o som [g].

15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 12954 acessos

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

14 Beijos mágicos – Ana Maria Machado – o uso do g e do j

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer palavras com g e j Perceber que só há semelhança de som quando o g for acompanhado das vogais E e I

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8526 acessos

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

15 As irregularidades ortográficas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Perceber que um mesmo som pode ser grafado de diferentes maneiras. Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som de z; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss; h inicial.           Perceber que uma mesma letra pode representar sons dif...

19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14258 acessos

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

16 ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Com as atividades propostas os alunos poderão: Usar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos. Decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas ou que suscitem dúvidas. (Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador. ...

16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5065 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 Desafios com a letra R

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender a importância de revisar a escrita de palavras. Observar regularidades/irregularidades da escrita alfabética.  

09/02/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 21380 acessos

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

18 Escreve-se ou não o R no final da palavra?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Avançar na compreensão do sistema alfabético e ortográfico da escrita. Observar o R no final de palavras. Perceber e registrar adequadamente na escrita as correspondências entre fonema e grafema de natureza regular, considerando a morfologia (infinitivo). Perceber a mudança de...

18/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6095 acessos

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

19 Escreve com R ou RR?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar a posição do R ou RR nas palavras.  - Perceber que não existem palavras iniciadas com RR.  - Comparar as diferenças de som e significado produzidas  pela presença de R ou RR na palavra.

19/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16279 acessos

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

20 Uso do H no inicio de palavra

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Com esta atividade esperamos estimular a observação da criança para aspectos que constituem e fundamentam a escrita ortográfica da nossa língua. Em especial, vamos conduzir a atividade para que percebam o uso da letra H, sobretudo neste momento, para palavras que iniciam com e...

28/09/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 29067 acessos

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

21 Onde fica o H?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Observar nas palavras a presença da letra H e em que posição aparece.  - Identificar as letras que acompanham a letra H.  - Perceber, nas palavras, o som formado pelo H precedido do C, L, N em oposição ao H no início da palavra.

11/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4478 acessos

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

22 Os vários sons da letra “s” nas palavras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§         Compreender as diferentes manifestações sonoras representadas pelo grafema S.    §         Trabalhar irregularidades ortográficas como o SC, SS, Ç.  

16/11/2010 Três estrelas 6 comentário(s) 48925 acessos

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

23 Eles vivem juntos de tão amigos: s/ss/z

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Pesquisar palavras com s/ss/z e identificar sua posição na palavra.  - Observar que não se inicia nenhuma palavra com ss. - Reconhecer que o s e o z no meio da palavra têm som idêntico, mas regras diferentes.

19/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9084 acessos

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

24 Termina com S ou com Z: como escrever corretamente?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Encontrar estratégias para escrever palavras que terminam com as letras s e z; Aplicar adequadamente as letras s e z no final de palavras; Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras; Identificar palavras que estão escritas no singular e no plural; Resolver ativi...

07/12/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16015 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

25 Desvendando enigmas do ç

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Reconhecer palavras com ç. - Identificar regras sobre o uso do ç.

17/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7050 acessos

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

26 De que forma o trabalho com imagens pode propiciar a compreensão da utilização dos acentos agudos e circunflexos?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Distinguir o acento agudo do acento circunflexo; Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras; Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral; Seguir orientações para realizar atividades; Desenvolver a criatividade; Utilizar os recursos existentes no ...

14/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1678 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

27 Acentos agudo e circunflexo: como e quando usá-los

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Distinguir o acento agudo do acento circunflexo; Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras; Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral; Seguir orientações para realizar atividades; Desenvolver a criatividade.

19/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 17325 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

28 Os sons do X

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os diferentes sons produzidos pelo fonema X. Distinguir os diferentes sons do X, a partir de sua posição na palavra. Empregar adequadamente a letra X.

01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6678 acessos

Márcio Issamu Yamamoto

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

29 X ou Ch: COMO SABER?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer as regras básicas quanto ao uso do X e do CH; Empregar adequadamente o X e o CH em palavras comuns e desconhecidas;

16/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 22160 acessos

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

30 Desafios ortográficos_Revisão

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno deverá ser capaz de consolidar habilidades ortográficas, sobretudo aquelas já introduzidas e trabalhadas previamente pelo professor. Serão enfatizadas na presente aula a capacidade dos alunos em observar possíveis trocas de letras na escrita de algumas palavras e a hab...

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1172 acessos

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

31 Ditado diferente_ STOP

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno deverá ser capaz de escrever corretamente palavras com dificuldades ortográficas específicas, tais como: M antes de P e B, H no início de palavras, ç, Q, BR, entre outras. Ainda será desafiado a perceber que, na língua portuguesa, há situações ortográficas que nunca oc...

24/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4792 acessos

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

32 REVISÃO ORTOGRÁFICA , UM TRABALHO COLETIVO - HORTA NA ESCOLA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

*Reconhecer a variedade de hortaliças e suas necessidades para o plantio e cultivo *Conhecer os tipos de solos e sua correta utilização pelo homem  *Desenvolver a exercício da responsabilidade, e do trabalho; .*Revisar coletivamente as produções textuais. *Desenvolver a capaci...

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1915 acessos

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

33 Ortografia

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

A partir das aulas que aqui serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: 1) Utilizar a linguagem nas diferentes situações de comunicação; 2) Identificar as necessidades colocadas pelas situações de ensino e aprendizagem; 3) Reconhecer a existência de arbitrarieda...

18/11/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 26872 acessos

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações - 19389 acessos

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniões

  • Maria Laudemia Martini de Oliveira, CEJA DE ITAJAI , Santa Catarina - disse:
    marialmartini@hotmail.com

    21/08/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pelas aulas criativas! Precisamos de professores comprometidos com a educação que vistam a camisa da Educação amor e proximidade com nossos alunos...


  • Maria Elzira Braga Resgala, E.E. Professor Basílio de Magalhães , Minas Gerais - disse:
    mariaelzirab@yahoo.com.br

    30/03/2013

    Três estrelas

    É um material muito interessante. Estou precisando montar uma apostila sobre pontuação. Tem alguma sugestão?


Sem classificação.
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