Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Produção textual: produzindo textos orais e escritos

 

22/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem o propósito de explorar os textos orais, tanto nas situações de comunicação que exigem essa modalidade discursiva, quanto na transposição de textos orais para o formato escrito, considerando as exigências de cada uma das vertentes discursivas (oral/escrita). A aula 1 aborda um contexto mais amplo da importância da produção textual e cumpre bem o papel de uma introdução para a coleção. As aulas 2 a 8 exercitam a leitura e a escuta de textos orais. As aulas de 9 a 15 oferecem um treino para a atividade oral, expositiva. A sequência de 16 a 22 explora contextos sociopragmáticos que exigem a habilidade expositiva oral. Nas aulas de 23 a 29, a proposta centra-se na transposição de textos orais em textos escritos, o que permite a análise e a produção de textos, buscando a adequação linguística e contextualizada do fazer textual. Para enriquecer as aulas desta coleção, sugerimos os seguintes recursos: Jovem cientista - Episódio XIII - Capítulo III - bloco 1 - Comunicação oral acadêmico-científica http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32313 Jovem cientista - Episódio XIII - Capítulo III - bloco 2 - Comunicação oral acadêmico-científica http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32315 Jovem cientista - Episódio XIII - Capítulo III - Comunicação oral acadêmico-científica http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32290 A estética da manifestação oral: parte 6 [Categorias Literárias] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9839

Autoria

Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

produção textual, textos orais, textos escritos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Lista de aulas da coleção (29 aulas)
# Aula Autoria
1 A Produção Textual: a importância do olhar, pensar, planejar, fazer e organizar

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais. Inferir relações entre as palavras do texto. Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacio...

20/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 9588 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

2 A prática da leitura oral

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Desenvolver as habilidades de leitura oral, atentando para os seguintes aspectos: entonação, dicção, pontuação correta e fluência. Desinibir– se para a prática de leitura em público. Ler diferentes gêneros textuais em prosa. Exercitar a escuta. Usar a internet para pesquisar d...

29/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20241 acesso(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Lendo poesias: convite à expressão oral e possibilidades de leitura de mundos

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Expressar-se oralmente e ler com maior desenvoltura, a partir do contato com poemas, livros e revistas; Escrever com mais propriedade, tendo por base as leituras realizadas; Usar com mais clareza o léxico Português; Compartilhar experiências de leitura de poesias.

13/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11812 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

4 PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DE VÍDEO ALIADA À LEITURA

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

-  ler as imagens, interpretando-as num processo de intertextualidade; -  perceber a ironia das colocações feitas pelo narrador a respeito da leitura; -  identificar o gênero do vídeo como uma campanha publicitária; -  refletir sobre o impacto do hábito de leitura na história ...

06/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3829 acesso(s)

Eneida Moreira de Brito

NTE - VITÓRIA DA CONQUISTA

VITORIA DA CONQUISTA BA

Outros

5 UCA - Aprendendo com a experiência do outro: escuta de histórias reais

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ouvir textos narrativos observando detalhes;   interpretar, analisando hipóteses.

19/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2569 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

6 UCA - Escuta de texto oral: o romance

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Comparar textos sobre o mesmo tema. Aprofundar conhecimentos sobre Aluísio de Azevedo e O Cortiço.

19/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6919 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 UCA: Escuta de texto oral: a novela

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

 Aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal.   Participar de uma situação de comunicação oral formal.    Reconhecer algumas das características e funções de uma novela.  Reconhecer a diferença existente entre telenovela fotonovela, radionovela e novela.  Ampliar c...

20/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3802 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 Radionovela: a importância do texto para ser ouvido e compreendido

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que, ao fim das aulas propostas, sejam alcançados os seguintes objetivos: .Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso da audição; .Instigar os alunos a buscarem por si mesmo suas fontes de conhecimento, através da pesquisa e da ob...

15/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 23451 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

9 Trava-Língua: um jogo de oralidade

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Auxiliar os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras. Estimular a memória auditiva. Aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos. Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Melhorar a comunicação e a expressão oral.

19/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20371 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 Expondo ideias: como se apresentar em um seminário

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Com a sequência de aulas que será sugerida o aluno aprenderá: - a transmitir, em formato de seminário, informações pesquisadas sobre determinado tema, de forma clara e eficaz; - construir um texto formal que garantirá a estrutura de apresentação do seminário; - usar a capacida...

03/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34102 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 A arte da dublagem e a fluência na leitura

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar estratégias de uma leitura fluente e com entonação adequada para ler um texto. Estimular a leitura oral. Identificar as funções de cada sinal de pontuação para melhorar a leitura oral. Desenvolver o espírito crítico em relação às leituras dos colegas e a sua própri...

19/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9550 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 Jogralizando textos literários

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ler com ênfase um texto literário; reconhecer o valor literário da obra de Manuel Bandeira, Menotti del Picchia, João Cabral de Melo Neto; Carlos Drummond de Andrade

20/10/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 16273 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

13 Produção de texto oral a partir de telejornais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

estabelecer parâmetros para o gênero jornal televisivo; comparar jornais que apresentam estruturas diversas; produzir narrativas orais adequando-as aos jornais analisados.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6417 acesso(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 Estratégias de reformulação no texto expositivo: correção e paráfrase.

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno aprenderá o que é reformular um texto, analisando as estratégias de paráfrase e correção, sua importância e função na construção de textos expositivos, orais e escritos.

18/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13892 acesso(s)

Marilene de Mattos Salles

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

15 UCA – Gravando pelo audacity

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Usar a ferramenta para gravação de áudio. Compor um texto para a gravação em áudio. Gravar áudio.

10/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4104 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

16 Língua Oral: exposição oral em Seminário

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Exercitar/desenvolver a oralidade em situações formais; conhecer a estrutura do gênero exposição oral; ouvir os colegas e responder a eventuais perguntas do público.

30/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 28134 acesso(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

17 A exposição oral como ferramenta de trabalho

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer e identificar os principais elementos constituintes do gênero exposição oral; perceber a função textual dos elementos identificados; perceber a função social do gênero; produzir no gênero estudado.

18/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3746 acesso(s)

Érika Kelmer Mathias

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Linguagem oral e escrita

18 UCA - Produção de vídeos na sala de aula: o jornal falado

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Julgar jornais falados. Criar tabela comparativa de jornais falados. Organizar uma pauta jornalística. Produzir uma edição de jornal falado. Avaliar os colegas. Autoavaliar-se.

16/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6370 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

19 Produção textual: o Documentário e o Relato de experiência

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

A partir dessa sequência de aulas, o aluno poderá: Refletir sobre a forma textual, reconhecendo o gênero ‘relato de experiência’; Refletir sobre a forma textual, reconhecendo um documentário; Converter informações obtidas de forma oral ou performática para um registro escrito;...

18/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 27679 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

20 Projeto de Iniciação Científica: SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

 O aluno deverá ser capaz de: Caracterizar e problematizar o atendimento SAC a partir de usos recorrentes de recursos linguísticos e prosódicos caracterizadores deste serviço. Analisar o atendimento SAC como expressão de maior ou menor observância, por parte desses serviços, e...

18/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 5605 acesso(s)

NELI EDITE DOS SANTOS

EM PROF EURICO SILVA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

21 Gênero Textual: O debate

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar as características desse gênero textual; analisar  um debate assistido; participar de um debate; discutir a respeito da importância da alimentação saudável nas escolas; exercitar a prática do debate por meio de argumentos.

14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30244 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

22 Reportagem

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais da reportagem. Identificar a finalidade do gênero textual reportagem. Ler e interpretar reportagens. Produzir reportagens no contexto escolar.

17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 186793 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

23 O gênero entrevista na sala de aula: trabalhando com oralidade e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer algumas semelhanças e diferenças do gênero entrevista nas duas modalidades da língua: escrita e falada.

10/02/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 59459 acesso(s)

Júlia Maria Cerqueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Línguas

24 O resumo como exercício de relato oral e escrito

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar as informações primordiais para a compreensão do texto; relatar de forma oral e escrita o conteúdo e as informações básicas do texto lido; desenvolver as habilidades de articulação narrativa (começo, meio e fim);   produzir resumos sobre os textos lidos.

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7651 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

25 Contar Causos: o texto oral transformado em registro escrito

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

As aulas que aqui serão propostas têm os objetivos de: Produzir textos narrativos a partir de estruturas já conhecidas. Conhecer a estrutura de um “causo”. Produzir um registro de memórias dos “causos” contados e ouvidos. Refletir sobre a variação linguística e desenvolver um ...

29/11/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 24955 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

26 Do Curtametragem ao texto escrito: Trajetória de uma reflexão

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

. Conhecer a estrutura de um curtametragem. . Praticar o processo de retextualização – escrita e revisão – a partir de uma narrativa de um curta. . Pesquisar e relacionar textos lidos. . Ler, interpretar, relacionar, inferir  e registrar dados dessas pesquisas em gráficos ou e...

29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10263 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

27 Focalização e modalização textual: a elaboração de um texto narrativo a partir da Ópera

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Elaborar um texto descritivo-narrativo a partir da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, utilizando o foco narrativo em terceira pessoa onisciente. Utilizar marcas de subjetividade no texto a ser escrito, como indicador de presença de enunciador no texto. Explicar o processo de f...

13/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9109 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

28 Produção Textual - As pistas textuais presentes nos trailers dos filmes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Os alunos poderão: construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). desenvolver interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si. inferir sobre os propósitos do autor ao escolher imagens ou uma determinada form...

21/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14953 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

29 A Sétima Arte vira texto

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Espera-se no decorrer e ao fim das aulas propostas que o aluno possa: Comunicar-se oralmente e através da escrita; Desenvolver habilidades de inferências eextrapolação a partir do uso de imagens do cinema mudo; Ampliar a capacidade escrita a partir de textos não-verbais; Insti...

19/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 6460 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 16470 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.