22/05/2012
Esta coleção tem o propósito de explorar os textos orais, tanto nas situações de comunicação que exigem essa modalidade discursiva, quanto na transposição de textos orais para o formato escrito, considerando as exigências de cada uma das vertentes discursivas (oral/escrita). A aula 1 aborda um contexto mais amplo da importância da produção textual e cumpre bem o papel de uma introdução para a coleção. As aulas 2 a 8 exercitam a leitura e a escuta de textos orais. As aulas de 9 a 15 oferecem um treino para a atividade oral, expositiva. A sequência de 16 a 22 explora contextos sociopragmáticos que exigem a habilidade expositiva oral. Nas aulas de 23 a 29, a proposta centra-se na transposição de textos orais em textos escritos, o que permite a análise e a produção de textos, buscando a adequação linguística e contextualizada do fazer textual. Para enriquecer as aulas desta coleção, sugerimos os seguintes recursos: Jovem cientista - Episódio XIII - Capítulo III - bloco 1 - Comunicação oral acadêmico-científica http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32313 Jovem cientista - Episódio XIII - Capítulo III - bloco 2 - Comunicação oral acadêmico-científica http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32315 Jovem cientista - Episódio XIII - Capítulo III - Comunicação oral acadêmico-científica http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32290 A estética da manifestação oral: parte 6 [Categorias Literárias] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9839
Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
produção textual, textos orais, textos escritos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A Produção Textual: a importância do olhar, pensar, planejar, fazer e organizar
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais. Inferir relações entre as palavras do texto. Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacio... 20/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 9588 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
2 |
A prática da leitura oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Desenvolver as habilidades de leitura oral, atentando para os seguintes aspectos: entonação, dicção, pontuação correta e fluência. Desinibir– se para a prática de leitura em público. Ler diferentes gêneros textuais em prosa. Exercitar a escuta. Usar a internet para pesquisar d... 29/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20241 acesso(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
Lendo poesias: convite à expressão oral e possibilidades de leitura de mundos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Expressar-se oralmente e ler com maior desenvoltura, a partir do contato com poemas, livros e revistas; Escrever com mais propriedade, tendo por base as leituras realizadas; Usar com mais clareza o léxico Português; Compartilhar experiências de leitura de poesias. 13/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11812 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
4 |
PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DE VÍDEO ALIADA À LEITURA
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa - ler as imagens, interpretando-as num processo de intertextualidade; - perceber a ironia das colocações feitas pelo narrador a respeito da leitura; - identificar o gênero do vídeo como uma campanha publicitária; - refletir sobre o impacto do hábito de leitura na história ... 06/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3829 acesso(s) |
Eneida Moreira de Brito NTE - VITÓRIA DA CONQUISTA VITORIA DA CONQUISTA BA Outros |
5 |
UCA - Aprendendo com a experiência do outro: escuta de histórias reais
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Ouvir textos narrativos observando detalhes; interpretar, analisando hipóteses. 19/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2569 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
6 |
UCA - Escuta de texto oral: o romance
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Comparar textos sobre o mesmo tema. Aprofundar conhecimentos sobre Aluísio de Azevedo e O Cortiço. 19/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6919 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
UCA: Escuta de texto oral: a novela
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal. Participar de uma situação de comunicação oral formal. Reconhecer algumas das características e funções de uma novela. Reconhecer a diferença existente entre telenovela fotonovela, radionovela e novela. Ampliar c... 20/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3802 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
Radionovela: a importância do texto para ser ouvido e compreendido
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que, ao fim das aulas propostas, sejam alcançados os seguintes objetivos: .Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso da audição; .Instigar os alunos a buscarem por si mesmo suas fontes de conhecimento, através da pesquisa e da ob... 15/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 23451 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
9 |
Trava-Língua: um jogo de oralidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Auxiliar os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras. Estimular a memória auditiva. Aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos. Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Melhorar a comunicação e a expressão oral. 19/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20371 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Expondo ideias: como se apresentar em um seminário
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com a sequência de aulas que será sugerida o aluno aprenderá: - a transmitir, em formato de seminário, informações pesquisadas sobre determinado tema, de forma clara e eficaz; - construir um texto formal que garantirá a estrutura de apresentação do seminário; - usar a capacida... 03/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34102 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
A arte da dublagem e a fluência na leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar estratégias de uma leitura fluente e com entonação adequada para ler um texto. Estimular a leitura oral. Identificar as funções de cada sinal de pontuação para melhorar a leitura oral. Desenvolver o espírito crítico em relação às leituras dos colegas e a sua própri... 19/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9550 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
Jogralizando textos literários
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ler com ênfase um texto literário; reconhecer o valor literário da obra de Manuel Bandeira, Menotti del Picchia, João Cabral de Melo Neto; Carlos Drummond de Andrade 20/10/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 16273 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
13 |
Produção de texto oral a partir de telejornais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa estabelecer parâmetros para o gênero jornal televisivo; comparar jornais que apresentam estruturas diversas; produzir narrativas orais adequando-as aos jornais analisados. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6417 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
Estratégias de reformulação no texto expositivo: correção e paráfrase.
Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno aprenderá o que é reformular um texto, analisando as estratégias de paráfrase e correção, sua importância e função na construção de textos expositivos, orais e escritos. 18/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13892 acesso(s) |
Marilene de Mattos Salles Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
15 |
UCA – Gravando pelo audacity
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Usar a ferramenta para gravação de áudio. Compor um texto para a gravação em áudio. Gravar áudio. 10/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4104 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
16 |
Língua Oral: exposição oral em Seminário
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Língua Portuguesa Exercitar/desenvolver a oralidade em situações formais; conhecer a estrutura do gênero exposição oral; ouvir os colegas e responder a eventuais perguntas do público. 30/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 28134 acesso(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
17 |
A exposição oral como ferramenta de trabalho
Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer e identificar os principais elementos constituintes do gênero exposição oral; perceber a função textual dos elementos identificados; perceber a função social do gênero; produzir no gênero estudado. 18/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3746 acesso(s) |
Érika Kelmer Mathias COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Linguagem oral e escrita |
18 |
UCA - Produção de vídeos na sala de aula: o jornal falado
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Julgar jornais falados. Criar tabela comparativa de jornais falados. Organizar uma pauta jornalística. Produzir uma edição de jornal falado. Avaliar os colegas. Autoavaliar-se. 16/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6370 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
19 |
Produção textual: o Documentário e o Relato de experiência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa A partir dessa sequência de aulas, o aluno poderá: Refletir sobre a forma textual, reconhecendo o gênero ‘relato de experiência’; Refletir sobre a forma textual, reconhecendo um documentário; Converter informações obtidas de forma oral ou performática para um registro escrito;... 18/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 27679 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
20 |
Projeto de Iniciação Científica: SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno deverá ser capaz de: Caracterizar e problematizar o atendimento SAC a partir de usos recorrentes de recursos linguísticos e prosódicos caracterizadores deste serviço. Analisar o atendimento SAC como expressão de maior ou menor observância, por parte desses serviços, e... 18/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 5605 acesso(s) |
NELI EDITE DOS SANTOS EM PROF EURICO SILVA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
21 |
Gênero Textual: O debate
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar as características desse gênero textual; analisar um debate assistido; participar de um debate; discutir a respeito da importância da alimentação saudável nas escolas; exercitar a prática do debate por meio de argumentos. 14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30244 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
22 |
Reportagem
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais da reportagem. Identificar a finalidade do gênero textual reportagem. Ler e interpretar reportagens. Produzir reportagens no contexto escolar. 17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 186793 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
23 |
O gênero entrevista na sala de aula: trabalhando com oralidade e escrita
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer algumas semelhanças e diferenças do gênero entrevista nas duas modalidades da língua: escrita e falada. 10/02/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 59459 acesso(s) |
Júlia Maria Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Línguas |
24 |
O resumo como exercício de relato oral e escrito
Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar as informações primordiais para a compreensão do texto; relatar de forma oral e escrita o conteúdo e as informações básicas do texto lido; desenvolver as habilidades de articulação narrativa (começo, meio e fim); produzir resumos sobre os textos lidos. 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7651 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
25 |
Contar Causos: o texto oral transformado em registro escrito
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa As aulas que aqui serão propostas têm os objetivos de: Produzir textos narrativos a partir de estruturas já conhecidas. Conhecer a estrutura de um “causo”. Produzir um registro de memórias dos “causos” contados e ouvidos. Refletir sobre a variação linguística e desenvolver um ... 29/11/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 24955 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
26 |
Do Curtametragem ao texto escrito: Trajetória de uma reflexão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa . Conhecer a estrutura de um curtametragem. . Praticar o processo de retextualização – escrita e revisão – a partir de uma narrativa de um curta. . Pesquisar e relacionar textos lidos. . Ler, interpretar, relacionar, inferir e registrar dados dessas pesquisas em gráficos ou e... 29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10263 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
27 |
Focalização e modalização textual: a elaboração de um texto narrativo a partir da Ópera
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Elaborar um texto descritivo-narrativo a partir da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, utilizando o foco narrativo em terceira pessoa onisciente. Utilizar marcas de subjetividade no texto a ser escrito, como indicador de presença de enunciador no texto. Explicar o processo de f... 13/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9109 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
28 |
Produção Textual - As pistas textuais presentes nos trailers dos filmes
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Os alunos poderão: construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). desenvolver interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si. inferir sobre os propósitos do autor ao escolher imagens ou uma determinada form... 21/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14953 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
29 |
A Sétima Arte vira texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Espera-se no decorrer e ao fim das aulas propostas que o aluno possa: Comunicar-se oralmente e através da escrita; Desenvolver habilidades de inferências eextrapolação a partir do uso de imagens do cinema mudo; Ampliar a capacidade escrita a partir de textos não-verbais; Insti... 19/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 6460 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 16470 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!