Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Análise línguística: reflexões a respeito das classes de palavras: verbos

 

21/03/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem por objetivo incentivar a análise, a reflexão e a produção de conhecimento linguístico, tendo por foco a observação dos verbos, nas vertentes morfológica e sintática. Apoiando-se no estímulo à pesquisa, as aulas estão assim distribuídas: de 1 a 6, a proposta é de explorar os conceitos morfológicos e as implicações semânticas do uso dos tempos e modos verbais. Nas aulas de 7 a 10, o foco está na sintaxe do verbo. As aulas de 11 a 31 oferecem várias sugestões de inserção dos conhecimentos das aulas anteriores, ou seja, incentivam a análise da relação entre os verbos e os textos de diversos gêneros que circulam na sociedade. Encerrando a coleção são apresentadas, nas aulas de 32 a 34, sugestões de elaboração de jogos a serem desenvolvidas pelos alunos. Recurso utilizado na aula 10: Regência verbal; dúvidas freqüentes: gerúndio [Nossa língua portuguesa] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18809 Outros recursos indicados para esta coleção: Vozes da cidade - Verbos e complementos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34140 Vozes da cidade - Estrutura http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34087 Linguagem coloquial; particípio; presente do subjuntivo [Nossa língua portuguesa] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18779 Vozes da cidade - Discurso Direto e Indireto http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33430

Autoria

Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

verbos, análise linguística, análise morfológica, análise sintática

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Lista de aulas da coleção (34 aulas)
# Aula Autoria
1 UCA - O sistema verbal portugues: o verbo no infinitivo

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Uso do infinitivo com função de imperativo Infinitivo como complemento de verbo flexionado. Infinitivo como substantivo.

20/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8543 acesso(s)

MARCIO ISSAMU YAMAMOTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 Modos verbais– o modo imperativo na injunção

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar verbos no modo imperativo; identificar as implicações do modo imperativo na configuração do discurso: ordem, conselho, pedido, orientação; produzir textos injuntivos utilizando verbos no imperativo nas suas possibilidades de significação.  

04/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 33449 acesso(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

3 UCA - Sistema verbal português: o verbo no presente do indicativo

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Noções de flexão do verbo em número e em pessoa . Flexão de tempo no presente do modo indicativo.

16/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6224 acesso(s)

MARCIO ISSAMU YAMAMOTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 Gerundismo - PARTE 1

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O objetivo desta aula é levar o aluno a perceber a variação linguística existente na língua por meio do fenômeno gerundismo; perceber as diversas opiniões sobre o uso do gerundismo, bem como retomar o uso da forma verbal gerúndio.

20/01/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11467 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

5 Gerundismo - PARTE 2

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Nesta aula, daremos continuidade aos objetivos traçados na aula GERUNDISMO - PARTE 1: perceber a variação lingüística existente na língua, por meio do fenômeno gerundismo; perceber as opiniões diversas sobre o uso do gerundismo, bem como retomar seu uso.

20/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5918 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

6 Quando o gerúndio torna-se vilão

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Entender o gerúndio como possibilidade da língua. Analisar casos de emprego do gerúndio. Identificar problemas no uso do gerúndio.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14897 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 Vozes verbais – a voz reflexiva no interior do discurso do aluno.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

distinguir voz ativa, passiva e reflexiva; fixar o conceito de voz reflexiva; identificar o uso gramaticalmente incorreto dos pronomes reflexivos na linguagem informal; corrigir as inadequações recorrentes no uso da voz passiva na oralidade e na escrita. refletir sobre a lingu...

09/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 39212 acesso(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

8 Transitividade verbal – entrando no jogo dos objetos

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

compreender a transitividade verbal, observando a relação semântica e sintática entre verbos e complementos; diferenciar verbos transitivos e intransitivos; elaborar jogos para a fixação do conteúdo.

27/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 61989 acesso(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

9 Regência verbal: uma reflexão sobre seus usos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ampliar repertório quanto aos usos da regência verbal. Refletir sobre os usos da regência e seus valores semânticos em textos diversos. Opinar sobre a regência no que se refere à tradição gramatical e aos usos cotidianos.

30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17655 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

10 Regência verbal: um estudo a partir dos anúncios

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

 Analisar o contexto de uso da regência verbal, comparando anúncios em que foram empregados o mesmo verbo em diferente variedade da língua; realizar inferência a partir do contexto e/ou universo temático. 

25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16630 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 A sequência injuntiva

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

• Identificar sequências injuntivas; • Relacionar a sequência injuntiva com os gêneros que a tem como predominante; • Produzir sequências injuntivas.

18/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14849 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 Texto injuntivo e sua utilização na sociedade

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

identificar, analisar e relacionar o texto injuntivo com situações de produção discursivas presentes no cotidiano (campanhas governamentais, orientações para economizar, não poluir...);          identificar e analisar características do texto injuntivo e aplicá-las em situaçõe...

26/08/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 18438 acesso(s)

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

13 A injunção dentro do tipo argumentativo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

A partir desta aula o aluno poderá: - perceber, identificar e analisar os elementos e estratégias textuais que caracterizam textos híbridos (textos injuntivos e textos argumentativos); - identificar como se define a tipologia predominante em textos híbridos; - perceber que a i...

27/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7367 acesso(s)

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 O imperativo nas propagandas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Possibilitar aos alunos identificarem os verbos de comando no imperativo no gênero propaganda e saberem a função que esse verbo desempenha na frase, qual seja, induzir o interlocutor a realizar a ação expressa por esse verbo.

30/11/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 107412 acesso(s)

Júlia Maria Cerqueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Línguas

15 Compreendendo as campanhas publicitárias

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

• Reconhecer o valor apelativo das imagens e do texto na campanha publicitária; • discutir o uso do imperativo na “chamada” das campanha; • compreender a mensagem transmitida pelo vídeo; • reconhecer elementos persuasivos de valor emotivo em campanhas publicitárias; • analisar...

21/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4569 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

16 Argumentação e os elementos de persuasão na propaganda

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Comunicar-se oralmente e através da escrita, fazer levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões. Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso de imagens; Analisar a estrutura da linguagem publicitária. Desenvolver ha...

16/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20717 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 UCA - O texto argumentativo: a intencionalidade e as escolhas de linguagem

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer e identificar a intencionalidade como um dos fatores responsáveis pelo estabelecimento da textualidade. Verificar, por meio de análise de textos,  a função dos recursos semântico-estilísticos que  configuram a intencionalidade  em textos argumentativos.

16/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9894 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

18 O tempo presente no texto de opinião

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

 Realizar análise comparativa entre gêneros textuais diferentes;  Perceber o efeito de sentido provocado pelo emprego do verbo no tempo presente em situações diferentes; Compreender o emprego do tempo verbal de acordo com o gênero textual; Empregar o verbo no tempo presente em...

18/12/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 8599 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

19 Argumentação pública: a construção de um manifesto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, a partir desta aula o aluno poderá: - conhecer uma forma de texto argumentativo, o manifesto; - pesquisar sobre distintas temáticas que enriquecerão o seu conhecimento; - melhorar a comunicação e a expressão, tanto escrita quanto oral. - contribuir para a melhoria d...

06/12/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 45725 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

20 Os Lusíadas: a persuasão na obra camoniana

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer o gênero épico-narrativo. Reconhecer e analisar parte de ‘Os Lusíadas’, de Camões e outras releituras e versões dessa obra. Produzir um jogo estratégico, inspirado no jogo “WAR”, considerando o percurso utilizado por Vasco da Gama na conquista do Oriente, enfatizada...

19/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15228 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

21 O gênero textual Estatuto

Ensino Médio | Língua Portuguesa

A  reconhecer e produzir o tipo textudal Estatuto.

16/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 19631 acesso(s)

Érika Kelmer Mathias

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Linguagem oral e escrita

22 O texto Instrucional – da leitura à escrita

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer os objetivos dos textos instrucionais bem como os recursos linguísticos utilizados na construção de tal gênero.

14/08/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 55456 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

23 Aprendendo a reconhecer o gênero instrucional

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Refletir sobre a arquitetura do gênero INSTRUCIONAL, comparando diversos exemplares desse gênero e suas funções sociais.

16/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4366 acesso(s)

Érika Kelmer Mathias

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Linguagem oral e escrita

24 O gênero instrucional: como dar Instruções e recomendações

Ensino Médio | Língua Portuguesa

A reconhecer e produzir um texto instrutivo de recomendações.

02/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3123 acesso(s)

Érika Kelmer Mathias

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Linguagem oral e escrita

25 O gênero instrucional: como dar instruções e recomendações II

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- identificar sequências injuntivas; - produzir esse tipo de texto

18/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2634 acesso(s)

Érika Kelmer Mathias

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Linguagem oral e escrita

26 UCA - O texto prescritivo: o gênero receita culinária

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar as características da estrutura do texto prescritivo no gênero receita culinária. Estabelecer a diferença entre tipologia textual e gênero. Analisar a função e o sentido dos verbos no modo imperativo no gênero receita culinária. Empregar adequadamente o verbo no mo...

30/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14655 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

27 Identificando informações na bula

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

identificar as informações contidas no gênero bula; identificar a(s) estratégia(s) de organização textual usada(s) nos textos estudados; justificar o uso de uma determinada estratégia de organização textual, considerando a situação comunicativa e o tópico discursivo; reconhece...

25/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14515 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

28 UCA – Textos preditivos: o futuro em nossas mãos

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Utilizar verbos no tempo futuro. Atribuir sentidos ao tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo. Criar um vídeo sobre previsões.

16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4321 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

29 O uso do tempo verbal na narrativa

Ensino Médio | Literatura

  i) analisar o uso do TEMPO VERBAL  como recurso de composição do CENÁRIO e da AÇÃO narrativa. ii) analisar a relevância  da escolha do FOCO NARRATIVO ao se contar uma história. iii) refletir sobre o tema da violência na sociedade contemporânea.

23/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12074 acesso(s)

Begma Tavares Barbosa

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

30 O tempo verbal na construção da narrativa “O Menino da Porteira”

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Diferenciar o pretérito imperfeito, usado na narrativa para marcar das ações habituais antes ocorridas, em determinado tempo passado, do pretérito perfeito, empregado para exprimir um fato acontecido. Reconhecer os verbos usados para marcar ações habituais realizadas no tempo ...

30/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14951 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

31 O jogo do tempo na construção de um conto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

O aluno ampliará seus conhecimentos sobre o tempo na narrativa, especialmente, as estratégias de flashback e de flashfoward (antecipação).

23/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16470 acesso(s)

Maria Luiza Scafutto

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

32 A Linguagem do Jogo de Tabuleiro: um convite para conhecer a sua cidade

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

.Conhecer e utilizar com autonomia as estratégias de textualização do discurso injuntivo, na compreensão e na produção de textos. .Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em um texto ou seqüência injuntiva. .Retextualizar discursos injuntivos orais em disc...

28/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 13396 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

33 Imagem e ação: um estudo do uso de expressões idiomáticas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos: Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). Relacionar o conteúdo sócio-histórico de produção das expressões idiomáticas com as informações já existentes de acordo c...

20/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11606 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

34 Cara a Cara com as personagens de José de Alencar

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

 O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá: .Refletir sobre a forma textual; .Produzir textos a partir do gênero em estudo; .Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos; .Aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos; .Ser capaz de ...

23/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 54798 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7312 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.