21/03/2012
Esta coleção tem por objetivo incentivar a análise, a reflexão e a produção de conhecimento linguístico, tendo por foco a observação dos verbos, nas vertentes morfológica e sintática. Apoiando-se no estímulo à pesquisa, as aulas estão assim distribuídas: de 1 a 6, a proposta é de explorar os conceitos morfológicos e as implicações semânticas do uso dos tempos e modos verbais. Nas aulas de 7 a 10, o foco está na sintaxe do verbo. As aulas de 11 a 31 oferecem várias sugestões de inserção dos conhecimentos das aulas anteriores, ou seja, incentivam a análise da relação entre os verbos e os textos de diversos gêneros que circulam na sociedade. Encerrando a coleção são apresentadas, nas aulas de 32 a 34, sugestões de elaboração de jogos a serem desenvolvidas pelos alunos. Recurso utilizado na aula 10: Regência verbal; dúvidas freqüentes: gerúndio [Nossa língua portuguesa] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18809 Outros recursos indicados para esta coleção: Vozes da cidade - Verbos e complementos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34140 Vozes da cidade - Estrutura http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34087 Linguagem coloquial; particípio; presente do subjuntivo [Nossa língua portuguesa] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18779 Vozes da cidade - Discurso Direto e Indireto http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33430
Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
verbos, análise linguística, análise morfológica, análise sintática
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
UCA - O sistema verbal portugues: o verbo no infinitivo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Uso do infinitivo com função de imperativo Infinitivo como complemento de verbo flexionado. Infinitivo como substantivo. 20/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8543 acesso(s) |
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
Modos verbais– o modo imperativo na injunção
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar verbos no modo imperativo; identificar as implicações do modo imperativo na configuração do discurso: ordem, conselho, pedido, orientação; produzir textos injuntivos utilizando verbos no imperativo nas suas possibilidades de significação. 04/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 33449 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
3 |
UCA - Sistema verbal português: o verbo no presente do indicativo
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Noções de flexão do verbo em número e em pessoa . Flexão de tempo no presente do modo indicativo. 16/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6224 acesso(s) |
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
Gerundismo - PARTE 1
Ensino Médio | Língua Portuguesa O objetivo desta aula é levar o aluno a perceber a variação linguística existente na língua por meio do fenômeno gerundismo; perceber as diversas opiniões sobre o uso do gerundismo, bem como retomar o uso da forma verbal gerúndio. 20/01/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11467 acesso(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
5 |
Gerundismo - PARTE 2
Ensino Médio | Língua Portuguesa Nesta aula, daremos continuidade aos objetivos traçados na aula GERUNDISMO - PARTE 1: perceber a variação lingüística existente na língua, por meio do fenômeno gerundismo; perceber as opiniões diversas sobre o uso do gerundismo, bem como retomar seu uso. 20/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5918 acesso(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Quando o gerúndio torna-se vilão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Entender o gerúndio como possibilidade da língua. Analisar casos de emprego do gerúndio. Identificar problemas no uso do gerúndio. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14897 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Vozes verbais – a voz reflexiva no interior do discurso do aluno.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa distinguir voz ativa, passiva e reflexiva; fixar o conceito de voz reflexiva; identificar o uso gramaticalmente incorreto dos pronomes reflexivos na linguagem informal; corrigir as inadequações recorrentes no uso da voz passiva na oralidade e na escrita. refletir sobre a lingu... 09/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 39212 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
8 |
Transitividade verbal – entrando no jogo dos objetos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa compreender a transitividade verbal, observando a relação semântica e sintática entre verbos e complementos; diferenciar verbos transitivos e intransitivos; elaborar jogos para a fixação do conteúdo. 27/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 61989 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
9 |
Regência verbal: uma reflexão sobre seus usos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Ampliar repertório quanto aos usos da regência verbal. Refletir sobre os usos da regência e seus valores semânticos em textos diversos. Opinar sobre a regência no que se refere à tradição gramatical e aos usos cotidianos. 30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17655 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
10 |
Regência verbal: um estudo a partir dos anúncios
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Analisar o contexto de uso da regência verbal, comparando anúncios em que foram empregados o mesmo verbo em diferente variedade da língua; realizar inferência a partir do contexto e/ou universo temático. 25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16630 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
A sequência injuntiva
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa • Identificar sequências injuntivas; • Relacionar a sequência injuntiva com os gêneros que a tem como predominante; • Produzir sequências injuntivas. 18/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14849 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
Texto injuntivo e sua utilização na sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa identificar, analisar e relacionar o texto injuntivo com situações de produção discursivas presentes no cotidiano (campanhas governamentais, orientações para economizar, não poluir...); identificar e analisar características do texto injuntivo e aplicá-las em situaçõe... 26/08/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 18438 acesso(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
13 |
A injunção dentro do tipo argumentativo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa A partir desta aula o aluno poderá: - perceber, identificar e analisar os elementos e estratégias textuais que caracterizam textos híbridos (textos injuntivos e textos argumentativos); - identificar como se define a tipologia predominante em textos híbridos; - perceber que a i... 27/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7367 acesso(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
O imperativo nas propagandas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Possibilitar aos alunos identificarem os verbos de comando no imperativo no gênero propaganda e saberem a função que esse verbo desempenha na frase, qual seja, induzir o interlocutor a realizar a ação expressa por esse verbo. 30/11/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 107412 acesso(s) |
Júlia Maria Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Línguas |
15 |
Compreendendo as campanhas publicitárias
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa • Reconhecer o valor apelativo das imagens e do texto na campanha publicitária; • discutir o uso do imperativo na “chamada” das campanha; • compreender a mensagem transmitida pelo vídeo; • reconhecer elementos persuasivos de valor emotivo em campanhas publicitárias; • analisar... 21/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4569 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
16 |
Argumentação e os elementos de persuasão na propaganda
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Comunicar-se oralmente e através da escrita, fazer levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões. Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso de imagens; Analisar a estrutura da linguagem publicitária. Desenvolver ha... 16/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20717 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
UCA - O texto argumentativo: a intencionalidade e as escolhas de linguagem
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer e identificar a intencionalidade como um dos fatores responsáveis pelo estabelecimento da textualidade. Verificar, por meio de análise de textos, a função dos recursos semântico-estilísticos que configuram a intencionalidade em textos argumentativos. 16/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9894 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
18 |
O tempo presente no texto de opinião
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Realizar análise comparativa entre gêneros textuais diferentes; Perceber o efeito de sentido provocado pelo emprego do verbo no tempo presente em situações diferentes; Compreender o emprego do tempo verbal de acordo com o gênero textual; Empregar o verbo no tempo presente em... 18/12/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 8599 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
19 |
Argumentação pública: a construção de um manifesto
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, a partir desta aula o aluno poderá: - conhecer uma forma de texto argumentativo, o manifesto; - pesquisar sobre distintas temáticas que enriquecerão o seu conhecimento; - melhorar a comunicação e a expressão, tanto escrita quanto oral. - contribuir para a melhoria d... 06/12/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 45725 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
20 |
Os Lusíadas: a persuasão na obra camoniana
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer o gênero épico-narrativo. Reconhecer e analisar parte de ‘Os Lusíadas’, de Camões e outras releituras e versões dessa obra. Produzir um jogo estratégico, inspirado no jogo “WAR”, considerando o percurso utilizado por Vasco da Gama na conquista do Oriente, enfatizada... 19/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15228 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
21 |
O gênero textual Estatuto
Ensino Médio | Língua Portuguesa A reconhecer e produzir o tipo textudal Estatuto. 16/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 19631 acesso(s) |
Érika Kelmer Mathias COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Linguagem oral e escrita |
22 |
O texto Instrucional – da leitura à escrita
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer os objetivos dos textos instrucionais bem como os recursos linguísticos utilizados na construção de tal gênero. 14/08/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 55456 acesso(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
23 |
Aprendendo a reconhecer o gênero instrucional
Ensino Médio | Língua Portuguesa Refletir sobre a arquitetura do gênero INSTRUCIONAL, comparando diversos exemplares desse gênero e suas funções sociais. 16/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4366 acesso(s) |
Érika Kelmer Mathias COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Linguagem oral e escrita |
24 |
O gênero instrucional: como dar Instruções e recomendações
Ensino Médio | Língua Portuguesa A reconhecer e produzir um texto instrutivo de recomendações. 02/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3123 acesso(s) |
Érika Kelmer Mathias COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Linguagem oral e escrita |
25 |
O gênero instrucional: como dar instruções e recomendações II
Ensino Médio | Língua Portuguesa - identificar sequências injuntivas; - produzir esse tipo de texto 18/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2634 acesso(s) |
Érika Kelmer Mathias COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Linguagem oral e escrita |
26 |
UCA - O texto prescritivo: o gênero receita culinária
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar as características da estrutura do texto prescritivo no gênero receita culinária. Estabelecer a diferença entre tipologia textual e gênero. Analisar a função e o sentido dos verbos no modo imperativo no gênero receita culinária. Empregar adequadamente o verbo no mo... 30/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14655 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
27 |
Identificando informações na bula
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa identificar as informações contidas no gênero bula; identificar a(s) estratégia(s) de organização textual usada(s) nos textos estudados; justificar o uso de uma determinada estratégia de organização textual, considerando a situação comunicativa e o tópico discursivo; reconhece... 25/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14515 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
28 |
UCA – Textos preditivos: o futuro em nossas mãos
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Utilizar verbos no tempo futuro. Atribuir sentidos ao tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo. Criar um vídeo sobre previsões. 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4321 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
29 |
O uso do tempo verbal na narrativa
Ensino Médio | Literatura i) analisar o uso do TEMPO VERBAL como recurso de composição do CENÁRIO e da AÇÃO narrativa. ii) analisar a relevância da escolha do FOCO NARRATIVO ao se contar uma história. iii) refletir sobre o tema da violência na sociedade contemporânea. 23/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12074 acesso(s) |
Begma Tavares Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
30 |
O tempo verbal na construção da narrativa “O Menino da Porteira”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Diferenciar o pretérito imperfeito, usado na narrativa para marcar das ações habituais antes ocorridas, em determinado tempo passado, do pretérito perfeito, empregado para exprimir um fato acontecido. Reconhecer os verbos usados para marcar ações habituais realizadas no tempo ... 30/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14951 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
31 |
O jogo do tempo na construção de um conto
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura O aluno ampliará seus conhecimentos sobre o tempo na narrativa, especialmente, as estratégias de flashback e de flashfoward (antecipação). 23/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16470 acesso(s) |
Maria Luiza Scafutto Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
32 |
A Linguagem do Jogo de Tabuleiro: um convite para conhecer a sua cidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa .Conhecer e utilizar com autonomia as estratégias de textualização do discurso injuntivo, na compreensão e na produção de textos. .Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em um texto ou seqüência injuntiva. .Retextualizar discursos injuntivos orais em disc... 28/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 13396 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
33 |
Imagem e ação: um estudo do uso de expressões idiomáticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos: Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). Relacionar o conteúdo sócio-histórico de produção das expressões idiomáticas com as informações já existentes de acordo c... 20/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11606 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
34 |
Cara a Cara com as personagens de José de Alencar
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá: .Refletir sobre a forma textual; .Produzir textos a partir do gênero em estudo; .Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos; .Aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos; .Ser capaz de ... 23/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 54798 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 7312 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!