Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Jogos de rebater - explorando novas perspetivas de atividades corporais nas aulas de educação física escolar

 

22/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo apresentar um bloco de aulas relacionando atividades do movimento de rebater, que é um gesto esportivo introdutório a várias outras atividades esportivas e que possibilita que os alunos tenham uma variedade de movimentos com novas perspectivas e vivências corporais. As aulas 1 e 2 introduzem o tema apresentando alguns materiais que podem ser utilizados para as aulas de rebater e contextualizam o seu movimento em várias atividades. O taco ou Bete Alta como é conhecido em várias regiões do país é o tema abordado nas aulas de 3 a 7. As aulas de 8 a 13 abordam o Tênis com variadas possibilidades para o seu desenvolvimento nas aulas de educação física escolar. As aulas de 14 a 16 apresentam o golfe e suas variações de aprendizado que podem ser utilizados nas aulas de EFE (Educação Física Escolar). A aula 17 apresenta duas atividades pouco exploradas nas aulas de EFE - o Squasch e o Lacrosse utilizando, inclusive, materias recicláveis na sua confecção. As aulas de 18 a 20 desenvolvem atividades relacionadas ao basebal, enquanto as aulas de 21 a 25 abordam o Badmington como uma ótima possibilidade de atividade no âmbito escolar. O críquete é o novo esporte apresentado e desenvolvido nas aulas de 26 a 28. Finalizando a coleção as aulas 29 e 30 apresentam duas atividades eminentemente brasileiras, uma muito praticada na nossa extensa costa - o frescobol - e uma outra nas escolas, nos bairros e comunidades - o paredão - onde o movimento de rebater, as suas variações de prática e suas regras são elementos educativos e de apropriação da cultura corporal desta sociedade.

Autoria

MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

rebater, paredão, golfe, badmington, tênis, efe

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Lista de aulas da coleção (30 aulas)
# Aula Autoria
1 O Rebater: movimento contrário a uma trajetória?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Analisar e discutir alguns aspectos relacionados ao tema; Identificar as diversas possibilidades de se rebater um objeto; Explorar jogos que possibilitem uma vivência diversificada; Estabelecer relações entre as habilidades vivenciadas nos jogos e suas utilizações em práticas ...

08/07/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 3863 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

2 Jogos de Rebater: conhecendo os materiais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Listar jogos, brincadeiras e modalidades esportivas que trabalhem a técnica de rebater. Identificar os implementos utilizados para rebater a bola. Selecionar, a partir da lista de atividades, diferentes jogos de rebater.

17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9637 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

3 Jogos de Rebater: conhecendo o Jogo do Taco

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender as regras do Jogo de Taco. Compreender o Jogo de Taco com o elemento da cultura corporal infantil e sua informalidade tática e técnica. Praticar o jogo do taco identificando as principais dificuldades para a prática.

17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6324 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

4 Jogos de Rebater: transformando o Jogo do Taco

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Transformar as regras do jogo de taco aprendido a partir das demandas do grupo. Praticar o jogo do taco identificando as principais dificuldades para a prática, respeitando as limitações motoras dos colegas de classe. Avaliar as mudanças sugeridas e sua funcionalidade para o j...

17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4040 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

5 Jogando Bete Alta

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Jogar Bete alta e identificar as regras básicas do jogo; Uma brincadeira nova e popular de rua; Adaptar o jogo Bete Alta ao ambiente escolar.

15/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25825 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

6 Bete ou Tacobol: Baseball brasileiro? UCA

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ampliar o seu conhecimento relacionado ao jogo do bete, também conhecido como tacobol; Identificar semelhanças e diferenças do jogo do bete com o esporte baseball; Vivenciar o bet na escola refletindo, coletivamente, sobre o princípio da convivência, que possibilita o agir dem...

19/12/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6145 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

7 Rebatendo com raquetes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

·        Experimentar diferentes situações de rebatidas com raquetes diversas; ·        Relacionar jogos que utilizam da raquete como meio para se rebater; ·        Desenvolver a habilidade de rebater em jogos que utilizam a raquete; ·        Criar e produzir alternativas que ...

28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5276 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 Jogos de Rebater: Tênis – histórico e regras

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a história da modalidade esportiva tênis. Compreender as principais regras do jogo de tênis. Selecionar um espaço na escola ou ao seu redor para a prática do jogo de tênis.

07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8182 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

9 Jogos de Rebater: analisando uma partida de Tênis

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar, a partir de vídeos na televisão ou internet, diferentes tipos de quadras utilizadas nos torneios de tênis e suas especificidades. Identificar as técnicas empregadas pelos jogadores em uma partida de tênis: forehand, backhand, voleio, saque. Compreender a contagem ...

01/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2391 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

10 Tênis na escola: possibilidade real.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender as principais regras do jogo de tênis. Construir com material alternativo, o material necessário para o jogo de tênis. Criar novas regras para o jogo de tênis.

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5143 acesso(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

11 Jogos de Rebater: praticando o Tênis

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do tênis. Identificar os principais fundamentos do jogo: saque, golpes de fundo de quadra e voleio. Vivenciar as principais técnicas do jogo de tênis (golpes de fundo de quadra), respeitando as limitações motora...

26/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 16328 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

12 Jogando Tênis com as Mãos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender aspectos básicos do funcionamento do jogo de tênis de campo sem uso das raquetes. Descobrir, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pe...

20/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4392 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

13 Jogos de Rebater: o Beach Tennis

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Compreender a história do novo esporte - Beach Tennis. - Comparar a regra, os materiais e a quadra do Beach Tennis com o jogo Frescobol e o tênis tradicional. - Praticar os principais fundamentos do Beach Tennis.

31/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4608 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

14 O Golfe e o Croquet: Aliando tacada e precisão.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

·        Desenvolver a rebatida com a bola parada utilizando o bastão. ·        Experimentar diferentes formas de golpear uma bola parada. ·        Vivenciar jogos com mesma temática: o golfe e o croquet adaptados.  

28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2921 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

15 Como se joga golfe?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer a dinâmica do golfe e as principais regras do golfe. Compreender alguns aspectos que fazem este esporte não ser tão praticado em alguns países. Adaptar material e espaço físico de forma a vivenciar este esporte.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2889 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

16 Conhecendo o Golfe

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender aspectos básicos do funcionamento do jogo de Golfe. Conhecer regras básicas do funcionamento do jogo. Descobrir, por meio do jogo, novas formas de explorar os espaços. Coordenar diferentes movimentos com os braços - arremessos com mais força, menos força – interagindo...

13/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2222 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

17 Jogos de interceptação com material reciclado (o Squash e o Lacrosse).

Ensino Fundamental Final | Educação Física

·        Reforçar a importância da reestruturação de jogos a partir de objetos reciclados; ·        Conhecer e reestruturar jogos como o lacrosse e o squash a partir de material alternativo; ·        Vivenciar os jogos criados pelo grupo.

28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7876 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

18 Basebol – Golpeando a bola em movimento.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

·        Desenvolver a rebatida da bola em movimento com o bastão; ·        Desenvolver a percepção tempo/espaço por meio de arremessos e rebatidas; ·        Adaptar as regras do basebol de acordo com as possibilidades da escola; ·        Experimentar o jogo a partir das regra...

28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1819 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

19 Jogos e brincadeiras populares: praticando o Mini-Basebol

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Propor novas regras a partir do esporte Basebol para a prática do Mini-Basebol na escola. Participar do jogo cooperando com o desenvolvimento da atividade, ajudando os colegas e o professor. Identificar as principais dificuldades envolvidas na técnica da rebatida.

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5915 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

20 Jogos e brincadeiras populares: introdução às regras do Mini-Basebol

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar as principais regras do esporte Basebol. Propor mudanças nas regras do jogo visando mais dinamicidade e a inclusão de todos os alunos. Identificar as especificidades dos materiais utilizados no jogo.

15/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3736 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

21 Badminton: iniciação na escola.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Cooperar com os colegas na criação de material alternativo para a aula de badminton. Manipular diferentes tipos de raquetes. Rebater diferentes tipos de petecas.

16/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15573 acesso(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

22 Badminton, sua história e possibilidades na escola - UCA

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Explorar conhecimentos sobre Badminton na internet; Conhecer a história e manifestações desse esporte no mundo, bem como sua inserção no Brasil; Vivenciar o Badminton na escola de acordo com a realidade local;

01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6665 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

23 Badmington

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer os materiais da modalidade; Conhecer os movimentos básicos dessa modalidade; Criar raquetes e petequinhas com materiais recicláveis; Conhecer as regras do jogo.

20/02/2015 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2880 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

24 Raquetadas Malucas - Badminton

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender o jogo Badminton. Conhecer suas regras e história. Ampliar suas experiências de movimentos relacionados aos jogos com raquetes. Confeccionar raquetes com materiais alternativos. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – saques com mais força, men...

20/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14501 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

25 Vamos jogar Badminton?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer a história dessa modalidade esportiva. Demonstrar de forma prática algumas regras do Badminton. Construir a peteca para o jogo pré-desportivo.

19/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10444 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

26 Como se joga críquete?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer o processo histórico e regras do críquete; Criar e vivenciar formas adaptadas deste esporte no ambiente escolar; Construir materiais alternativos para a prática deste esporte.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8919 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

27 Jogando Críquete na Escola

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O objetivo do jogo de Críquete e as regras básicas para o desenvolvimento do jogo;          A formação das equipes, área do jogo e o sistema de pontuação. Como é o taco de críquete e a bola;   Criar novas regras para possibilitar a realização do jogo no ambiente escolar.   

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2634 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

28 Aprendendo o Críquete

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender novos conhecimentos a respeito de esportes muito praticados em outros países, utilizando materiais alternativos. Aspectos básicos do funcionamento do jogo de Críquete.          Aprender, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidad...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3534 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

29 Jogos de Rebater: Frescobol

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do Frescobol; - Identificar e vivenciar as principais dificuldades envolvidas na prática do Frescobol;

31/07/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7246 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

30 O Paredão e suas Regras

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Os aspectos básicos do funcionamento do jogo Paredão e suas regras. Capazes de inventar novas possibilidades de jogar o paredão, criando e recriando novas regras ao decorrer dos jogos. Diferentes movimentos com os braços e com as pernas – deslocamentos no espaço, deslocando-se...

28/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5379 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 18797 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Thaís, Prefeitura da Estância Turística de Salto , São Paulo - disse:
    thais.educa@salto.sp.gov.br

    03/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom ver as mudanças na forma de Ensinar e aprender a Educação Física, é possível!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.