22/05/2012
Esta coleção tem como objetivo apresentar um bloco de aulas relacionando atividades do movimento de rebater, que é um gesto esportivo introdutório a várias outras atividades esportivas e que possibilita que os alunos tenham uma variedade de movimentos com novas perspectivas e vivências corporais. As aulas 1 e 2 introduzem o tema apresentando alguns materiais que podem ser utilizados para as aulas de rebater e contextualizam o seu movimento em várias atividades. O taco ou Bete Alta como é conhecido em várias regiões do país é o tema abordado nas aulas de 3 a 7. As aulas de 8 a 13 abordam o Tênis com variadas possibilidades para o seu desenvolvimento nas aulas de educação física escolar. As aulas de 14 a 16 apresentam o golfe e suas variações de aprendizado que podem ser utilizados nas aulas de EFE (Educação Física Escolar). A aula 17 apresenta duas atividades pouco exploradas nas aulas de EFE - o Squasch e o Lacrosse utilizando, inclusive, materias recicláveis na sua confecção. As aulas de 18 a 20 desenvolvem atividades relacionadas ao basebal, enquanto as aulas de 21 a 25 abordam o Badmington como uma ótima possibilidade de atividade no âmbito escolar. O críquete é o novo esporte apresentado e desenvolvido nas aulas de 26 a 28. Finalizando a coleção as aulas 29 e 30 apresentam duas atividades eminentemente brasileiras, uma muito praticada na nossa extensa costa - o frescobol - e uma outra nas escolas, nos bairros e comunidades - o paredão - onde o movimento de rebater, as suas variações de prática e suas regras são elementos educativos e de apropriação da cultura corporal desta sociedade.
MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
rebater, paredão, golfe, badmington, tênis, efe
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O Rebater: movimento contrário a uma trajetória?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Analisar e discutir alguns aspectos relacionados ao tema; Identificar as diversas possibilidades de se rebater um objeto; Explorar jogos que possibilitem uma vivência diversificada; Estabelecer relações entre as habilidades vivenciadas nos jogos e suas utilizações em práticas ... 08/07/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 6335 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
2 |
Jogos de Rebater: conhecendo os materiais
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Listar jogos, brincadeiras e modalidades esportivas que trabalhem a técnica de rebater. Identificar os implementos utilizados para rebater a bola. Selecionar, a partir da lista de atividades, diferentes jogos de rebater. 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15489 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
3 |
Jogos de Rebater: conhecendo o Jogo do Taco
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender as regras do Jogo de Taco. Compreender o Jogo de Taco com o elemento da cultura corporal infantil e sua informalidade tática e técnica. Praticar o jogo do taco identificando as principais dificuldades para a prática. 17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13519 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
4 |
Jogos de Rebater: transformando o Jogo do Taco
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Transformar as regras do jogo de taco aprendido a partir das demandas do grupo. Praticar o jogo do taco identificando as principais dificuldades para a prática, respeitando as limitações motoras dos colegas de classe. Avaliar as mudanças sugeridas e sua funcionalidade para o j... 17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8023 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
5 |
Jogando Bete Alta
Ensino Fundamental Final | Educação Física Jogar Bete alta e identificar as regras básicas do jogo; Uma brincadeira nova e popular de rua; Adaptar o jogo Bete Alta ao ambiente escolar. 15/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 99303 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
6 |
Bete ou Tacobol: Baseball brasileiro? UCA
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ampliar o seu conhecimento relacionado ao jogo do bete, também conhecido como tacobol; Identificar semelhanças e diferenças do jogo do bete com o esporte baseball; Vivenciar o bet na escola refletindo, coletivamente, sobre o princípio da convivência, que possibilita o agir dem... 19/12/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11448 acesso(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
7 |
Rebatendo com raquetes
Ensino Fundamental Final | Educação Física · Experimentar diferentes situações de rebatidas com raquetes diversas; · Relacionar jogos que utilizam da raquete como meio para se rebater; · Desenvolver a habilidade de rebater em jogos que utilizam a raquete; · Criar e produzir alternativas que ... 28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8366 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
Jogos de Rebater: Tênis – histórico e regras
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender a história da modalidade esportiva tênis. Compreender as principais regras do jogo de tênis. Selecionar um espaço na escola ou ao seu redor para a prática do jogo de tênis. 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10392 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
9 |
Jogos de Rebater: analisando uma partida de Tênis
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar, a partir de vídeos na televisão ou internet, diferentes tipos de quadras utilizadas nos torneios de tênis e suas especificidades. Identificar as técnicas empregadas pelos jogadores em uma partida de tênis: forehand, backhand, voleio, saque. Compreender a contagem ... 01/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3636 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
10 |
Tênis na escola: possibilidade real.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender as principais regras do jogo de tênis. Construir com material alternativo, o material necessário para o jogo de tênis. Criar novas regras para o jogo de tênis. 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8299 acesso(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
11 |
Jogos de Rebater: praticando o Tênis
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do tênis. Identificar os principais fundamentos do jogo: saque, golpes de fundo de quadra e voleio. Vivenciar as principais técnicas do jogo de tênis (golpes de fundo de quadra), respeitando as limitações motora... 26/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 34177 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
12 |
Jogando Tênis com as Mãos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender aspectos básicos do funcionamento do jogo de tênis de campo sem uso das raquetes. Descobrir, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pe... 20/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7432 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
13 |
Jogos de Rebater: o Beach Tennis
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Língua Estrangeira - Compreender a história do novo esporte - Beach Tennis. - Comparar a regra, os materiais e a quadra do Beach Tennis com o jogo Frescobol e o tênis tradicional. - Praticar os principais fundamentos do Beach Tennis. 31/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7899 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
14 |
O Golfe e o Croquet: Aliando tacada e precisão.
Ensino Fundamental Final | Educação Física · Desenvolver a rebatida com a bola parada utilizando o bastão. · Experimentar diferentes formas de golpear uma bola parada. · Vivenciar jogos com mesma temática: o golfe e o croquet adaptados. 28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6705 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
15 |
Como se joga golfe?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer a dinâmica do golfe e as principais regras do golfe. Compreender alguns aspectos que fazem este esporte não ser tão praticado em alguns países. Adaptar material e espaço físico de forma a vivenciar este esporte. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5547 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
16 |
Conhecendo o Golfe
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender aspectos básicos do funcionamento do jogo de Golfe. Conhecer regras básicas do funcionamento do jogo. Descobrir, por meio do jogo, novas formas de explorar os espaços. Coordenar diferentes movimentos com os braços - arremessos com mais força, menos força – interagindo... 13/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4586 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
17 |
Jogos de interceptação com material reciclado (o Squash e o Lacrosse).
Ensino Fundamental Final | Educação Física · Reforçar a importância da reestruturação de jogos a partir de objetos reciclados; · Conhecer e reestruturar jogos como o lacrosse e o squash a partir de material alternativo; · Vivenciar os jogos criados pelo grupo. 28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11505 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
18 |
Basebol – Golpeando a bola em movimento.
Ensino Fundamental Final | Educação Física · Desenvolver a rebatida da bola em movimento com o bastão; · Desenvolver a percepção tempo/espaço por meio de arremessos e rebatidas; · Adaptar as regras do basebol de acordo com as possibilidades da escola; · Experimentar o jogo a partir das regra... 28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3263 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
19 |
Jogos e brincadeiras populares: praticando o Mini-Basebol
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Propor novas regras a partir do esporte Basebol para a prática do Mini-Basebol na escola. Participar do jogo cooperando com o desenvolvimento da atividade, ajudando os colegas e o professor. Identificar as principais dificuldades envolvidas na técnica da rebatida. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13359 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
20 |
Jogos e brincadeiras populares: introdução às regras do Mini-Basebol
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar as principais regras do esporte Basebol. Propor mudanças nas regras do jogo visando mais dinamicidade e a inclusão de todos os alunos. Identificar as especificidades dos materiais utilizados no jogo. 15/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5615 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
21 |
Badminton: iniciação na escola.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Cooperar com os colegas na criação de material alternativo para a aula de badminton. Manipular diferentes tipos de raquetes. Rebater diferentes tipos de petecas. 16/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 29575 acesso(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
22 |
Badminton, sua história e possibilidades na escola - UCA
Ensino Fundamental Final | Educação Física Explorar conhecimentos sobre Badminton na internet; Conhecer a história e manifestações desse esporte no mundo, bem como sua inserção no Brasil; Vivenciar o Badminton na escola de acordo com a realidade local; 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10087 acesso(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
23 |
Badmington
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer os materiais da modalidade; Conhecer os movimentos básicos dessa modalidade; Criar raquetes e petequinhas com materiais recicláveis; Conhecer as regras do jogo. 20/02/2015 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2880 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
24 |
Raquetadas Malucas - Badminton
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender o jogo Badminton. Conhecer suas regras e história. Ampliar suas experiências de movimentos relacionados aos jogos com raquetes. Confeccionar raquetes com materiais alternativos. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – saques com mais força, men... 20/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 26055 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
25 |
Vamos jogar Badminton?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer a história dessa modalidade esportiva. Demonstrar de forma prática algumas regras do Badminton. Construir a peteca para o jogo pré-desportivo. 19/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17533 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
26 |
Como se joga críquete?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer o processo histórico e regras do críquete; Criar e vivenciar formas adaptadas deste esporte no ambiente escolar; Construir materiais alternativos para a prática deste esporte. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12295 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
27 |
Jogando Críquete na Escola
Ensino Fundamental Final | Educação Física O objetivo do jogo de Críquete e as regras básicas para o desenvolvimento do jogo; A formação das equipes, área do jogo e o sistema de pontuação. Como é o taco de críquete e a bola; Criar novas regras para possibilitar a realização do jogo no ambiente escolar. 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7389 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
28 |
Aprendendo o Críquete
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprender novos conhecimentos a respeito de esportes muito praticados em outros países, utilizando materiais alternativos. Aspectos básicos do funcionamento do jogo de Críquete. Aprender, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidad... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8255 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
29 |
Jogos de Rebater: Frescobol
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do Frescobol; - Identificar e vivenciar as principais dificuldades envolvidas na prática do Frescobol; 31/07/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11197 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
30 |
O Paredão e suas Regras
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Os aspectos básicos do funcionamento do jogo Paredão e suas regras. Capazes de inventar novas possibilidades de jogar o paredão, criando e recriando novas regras ao decorrer dos jogos. Diferentes movimentos com os braços e com as pernas – deslocamentos no espaço, deslocando-se... 28/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12700 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
Cinco estrelas 1 classificações - 34408 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/04/2014
Cinco estrelasMuito bom ver as mudanças na forma de Ensinar e aprender a Educação Física, é possível!