Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O uso da linguagem artística nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

06/07/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo apresentar as contribuições que o uso da linguagem artística é capaz de propiciar aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A sequência de aulas de 1 a 10 trata das artes visuais em diferentes contextos: na fotografia, na cestaria, no lixo, no meio ambiente, dentre outros. As aulas de 11 a 22 referem-se ao trabalho com a linguagem musical: sons, ritmos, estilos, gêneros, notação, percepção, expressividade e jogos musicais. A última sequência de aulas, de 23 a 36, demonstra como o trabalho com o teatro é capaz de contribuir para o desenvolvimento da expressividade artística. Melhores recursos digitais ligados ao tema: -Arte visual O retrato http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18855 Tartaruga http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36583 - Música Música e matemática - transcrevendo um ritmo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34512 Actividades de música para educación infantil http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34220 -Teatro Papel de bala [Por dentro da escola] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28131 Perda [Orto e grafia] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1337

Autoria

Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

linguagem artística

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Lista de aulas da coleção (36 aulas)
# Aula Autoria
1 Brincadeiras e Folguedos em obras de arte

Educação Infantil | Arte Visual

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: o   Conhecer a produção poética de alguns artistas que apresentam em suas obras brincadeiras e folguedos;  o   Recuperar cantigas de rodas e brincadeiras, por meio de pesquisa com pessoas idosas; o   Tecer um paralelo entre as b...

20/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 25281 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

2 ARTE EFÊMERA - PROJETOS URBANOS NAS PAREDES DA ESCOLA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

*Estudar a Arte Efêmera enquanto linguagem da Arte Contemporânea; *Investigar a efemeridade na produção poética visual dos artistas Vik Muniz e Joseph Beuys; *Criar projetos urbanos a partir de desenhos de observação e de memória com materiais não convencionais para o desenho;...

19/09/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 29086 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

3 Arte e ilusão na Op Art

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer a tendência contemporânea Op Art e alguns de seus artistas Criar relações entre algumas pinturas e desenhos e as possibilidades de se utilizar a percepção óptica Criar um desenho com efeitos ópticos

18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34426 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

4 Artes Visuais: fotografia

Educação Infantil | Arte Visual

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Reconhecer a fotografia como um registro da memória pessoal e coletiva. Compreender o processo da produção de fotos.

04/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 91387 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 Arte popular: Cestaria

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Trazer para sala de aula diferentes manifestações artísticas;  Mostrar aos alunos imagens da produção de cestaria no Brasil;  Produzir uma cestinha de jornal;

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15901 acesso(s)

Renata Oliveira Caetano

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

6 Arte abstrata

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Apreciar obras de arte abstrata.. Expressar sentimentos. Cooperar com o grupo.

16/02/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 63566 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 ARTE CONTEMPORÂNEA: “OS MOBILES DE CALDER”

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer a produção poética visual de Alexander Calder na linguagem dos móbiles, também conhecidos como esculturas móveis;  Trabalhar a apreciação de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;  Produzir plasticamente no contexto das in...

15/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25240 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

8 Arte e lixo

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Como o lixo pode se transformar dependendo do uso que se dá a ele; Conhecer a obra de artistas que trabalham com o lixo; Dar visibilidade a materiais que normalmente demoram a se decompor no meio ambiente, reutilizando-os em obras produzidas pelos alunos;  

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12146 acesso(s)

Renata Oliveira Caetano

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

9 Apreciação em Artes Visuais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver habilidades apreciativas, o olhar e a observação. Saber acessar fontes de informação sobre Obras de Arte disponíveis na Internet Trabalhar em duplas colaborativamente

15/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6033 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

10 ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Desenvolver o pensamento criativo. Valorizar o reaproveitamento de papel.

16/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22657 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 Rítmos musicais: Quais escolher?

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Cantar vários ritmos musicais;  Elaborar uma coreografia para cada ritmo musical’

07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30179 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 Música - Jogos musicais: “Baralho musical”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Criar personagens a partir do estudo das características de instrumentos musicais diversos. Desenhar as cartas de um baralho com os personagens e suas propriedades. Formular critérios e objetivos para o jogo. Jogar e aperfeiçoar as regras. Desenvolver a criatividade a partir d...

30/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 58343 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

13 Música - Jogos cooperativos - Percepção de timbres

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo Associar o conceito de timbre ao de cor Conhecer e identificar timbres de instrumentos musicais diversos Conhecer pesquisas de timbres produzidos com a boca Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrís...

13/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17727 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

14 ESTILOS MUSICAIS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Apreciar diferentes estilos musicais. Participar de uma oficina de música. Conhecer a obra de um cantor. Valorizar a cultura nacional.

16/02/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 18551 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

15 Diferentes gêneros musicais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer os diferentes gêneros musicais.  Diferenciar o gênero da música erudita da música popular;  Identificar os diferentes estilos musicais

07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24758 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 Música - Introdução à notação gráfica – Música e Artes Visuais

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Relacionar o registro musical a elementos da linguagem visual: cores, formas e texturas Realizar jogos de improvisação e interpretações sonoras a partir de pinturas Criar composições musicais sobre elementos visuais

30/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18554 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

17 Desvendando os elementos da música

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer elementos da linguagem musical. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.

07/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 53194 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

18 Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 2

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação, improvisação e percepção rítmica.    Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal.  

07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 36556 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

19 BRINCANDO COM SONS.

Ensino Fundamental Inicial | Artes

·        Identificar sons no ambiente. ·        Identificar sons do corpo. ·        Identificar sons de diferentes instrumentos musicais. ·        Confeccionar objetos sonoros.

08/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 29173 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

20 Música – Expressividade – Forma

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Médio | Artes

Esta aula faz parte da coleção Música – Expressividade que tem como objetivo conduzir a escuta apreciativa e analítica dos alunos a um foco previamente proposto. Dessa maneira, pretende-se desenvolver conceitos sobre forma, contrastes, repetições e variações, e estabelecer uma...

03/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4966 acesso(s)

LUCIANO CINTRA SILVEIRA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

21 Música – Expressividade – Contraste (parte 2)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Médio | Artes

Esta aula faz parte da coleção Música – Expressividade que tem como objetivo conduzir a escuta apreciativa e analítica dos alunos a um foco previamente proposto. Dessa forma, pretende-se desenvolver conceitos sobre forma, contrastes, repetições e variações, e estabelecer uma r...

05/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2535 acesso(s)

LUCIANO CINTRA SILVEIRA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

22 UM CORAL INFANTIL

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Elaborar um coral infantil,   Cantar em coro, respeitando cada componente; Vivenciar uma apresentação com o coral.

07/12/2010 Quatro estrelas 20 comentário(s) 69113 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

23 O teatro como espaço cultural: um passeio pelos teatros de nossa cidade

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

As crianças do Ensino Fundamental Inicial poderão com esta aula: Perceber o teatro como um espaço diferente do circo e  do cinema; conhecer alguns dos recursos do teatro (iluminação, mesa de som, palco, camarim, poltronas); destacar a função do teatro como espaço cultural em n...

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7894 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

24 O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando o jogo teatral

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão vivenciar a experiência dos jogos teatrais.

18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 50078 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

25 Jogos teatrais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Participar de jogos de dramatizações combinados coletivamente. Vivenciar os jogos teatrais através da improvisação, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê. Vivenciar diferentes tipos de papéis. I...

21/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17659 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

26 TEATRO DE MÁSCARAS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

  Contextualizar a história do Teatro.   Confeccionar máscaras.   Ler e interpretar imagens.

14/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15175 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

27 TEATRO DE SOMBRAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer a história do teatro de sombra. Identificar obras artísticas em diferentes acervos. Vivenciar uma apresentação teatral.

18/11/2010 Três estrelas 7 comentário(s) 53217 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

28 O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo este espaço

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Conhecer a estrutura de um teatro, seus espaços e suas funções; • Conhecer pessoas que atuam nesse ambiente;

18/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5716 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

29 Construindo uma história... Ou melhor, um espetáculo!!

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com esta aula as crianças do ensino Fundamental inicial deverão: Definir os elementos que constituem uma narrativa teatral; conhecer os elementos necessários à construção dos cenários e figurinos; registrar a vivência teatral por meio da oralidade, escrita e desenho.

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6503 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

30 USANDO O CORPO E A VOZ

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Identificar os personagens reais e ficcionais presentes nas histórias do escritor Monteiro Lobato; Observar e criar (improvisar) gestos e movimentos dos personagens e animais, atentando para o tempo e o espaço; Representar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo (Emília, Vi...

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7419 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

31 O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: Conhecer sobre a história do Teatro no mundo: origem, características mais marcantes e peculiaridades; Conhecer a organização do Teatro: os elementos (cenário, figurino, palco, coxia, ...

18/09/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 9944 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

32 AS FÁBULAS E OS JOGOS TEATRAIS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   Ler fábulas;   Vivenciar os jogos teatrais.

19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 31467 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

33 O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Confeccionando máscaras

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão confeccionar máscaras de papel, materializando assim, o símbolo do Teatro.

18/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 9094 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

34 Histórias Infantis:Leitura e dramatização

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver melhor a leitura e escrita; Desenvolver a capacidade de interpretar textos; Desenvolver a sua expressão corporal; Desenvolver a capacidade de memorização; Desenvolver a criatividade artística; Conhecer sobre os movimentos da Terra e os eles originam.    

16/02/2012 Quatro estrelas 49 comentário(s) 148393 acesso(s)

MARIA DO PERPETUO SOCORRO ROCHA

EC 43 DE CEILANDIA

BRASILIA DF

Alfabetização

35 Dramas e Tragédias: Reescrevendo Shakespeare

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer as obras de Shakespeare; Identificar os sentimentos de raiva, inveja, amor, solidariedade, ciúme através dos dramas vividos pelos personagens da história; Vivenciar o jogo teatral através de brincadeiras; Vivenciar práticas de leitura e escrita.

16/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15036 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

36 Romeu e Julieta: um amor impossível

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Conhecer a história de Romeu e Julieta. Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta. Produzir texto narrativo Conhecer outras versões da história de Romeu e Julieta.

17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28860 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 27806 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria de jesus silva cardoso, E.E.Gilberto Caldeira Brant , Minas Gerais - disse:
    zucacardoso@yahoo.com.br

    07/03/2014

    Cinco estrelas

    As aulas são ótimas e bem disciplinadas. Tenho que fazer algumas adaptações devido ao tempo que é curto.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.