06/07/2012
Esta coleção tem como objetivo apresentar as contribuições que o uso da linguagem artística é capaz de propiciar aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A sequência de aulas de 1 a 10 trata das artes visuais em diferentes contextos: na fotografia, na cestaria, no lixo, no meio ambiente, dentre outros. As aulas de 11 a 22 referem-se ao trabalho com a linguagem musical: sons, ritmos, estilos, gêneros, notação, percepção, expressividade e jogos musicais. A última sequência de aulas, de 23 a 36, demonstra como o trabalho com o teatro é capaz de contribuir para o desenvolvimento da expressividade artística. Melhores recursos digitais ligados ao tema: -Arte visual O retrato http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18855 Tartaruga http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36583 - Música Música e matemática - transcrevendo um ritmo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34512 Actividades de música para educación infantil http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34220 -Teatro Papel de bala [Por dentro da escola] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28131 Perda [Orto e grafia] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1337
Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
linguagem artística
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Brincadeiras e Folguedos em obras de arte
Educação Infantil | Arte Visual Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: o Conhecer a produção poética de alguns artistas que apresentam em suas obras brincadeiras e folguedos; o Recuperar cantigas de rodas e brincadeiras, por meio de pesquisa com pessoas idosas; o Tecer um paralelo entre as b... 20/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31592 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
2 |
ARTE EFÊMERA - PROJETOS URBANOS NAS PAREDES DA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia *Estudar a Arte Efêmera enquanto linguagem da Arte Contemporânea; *Investigar a efemeridade na produção poética visual dos artistas Vik Muniz e Joseph Beuys; *Criar projetos urbanos a partir de desenhos de observação e de memória com materiais não convencionais para o desenho;... 19/09/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 38068 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
3 |
Arte e ilusão na Op Art
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a tendência contemporânea Op Art e alguns de seus artistas Criar relações entre algumas pinturas e desenhos e as possibilidades de se utilizar a percepção óptica Criar um desenho com efeitos ópticos 18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 44210 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
4 |
Artes Visuais: fotografia
Educação Infantil | Arte Visual Ensino Fundamental Inicial | Artes Reconhecer a fotografia como um registro da memória pessoal e coletiva. Compreender o processo da produção de fotos. 04/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 131963 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
Arte popular: Cestaria
Ensino Fundamental Inicial | Artes Trazer para sala de aula diferentes manifestações artísticas; Mostrar aos alunos imagens da produção de cestaria no Brasil; Produzir uma cestinha de jornal; 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19113 acesso(s) |
Renata Oliveira Caetano COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
6 |
Arte abstrata
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Apreciar obras de arte abstrata.. Expressar sentimentos. Cooperar com o grupo. 16/02/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 81722 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
ARTE CONTEMPORÂNEA: “OS MOBILES DE CALDER”
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a produção poética visual de Alexander Calder na linguagem dos móbiles, também conhecidos como esculturas móveis; Trabalhar a apreciação de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos; Produzir plasticamente no contexto das in... 15/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30983 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
8 |
Arte e lixo
Ensino Fundamental Inicial | Artes Como o lixo pode se transformar dependendo do uso que se dá a ele; Conhecer a obra de artistas que trabalham com o lixo; Dar visibilidade a materiais que normalmente demoram a se decompor no meio ambiente, reutilizando-os em obras produzidas pelos alunos; 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14769 acesso(s) |
Renata Oliveira Caetano COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
9 |
Apreciação em Artes Visuais
Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver habilidades apreciativas, o olhar e a observação. Saber acessar fontes de informação sobre Obras de Arte disponíveis na Internet Trabalhar em duplas colaborativamente 15/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7759 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
10 |
ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Desenvolver o pensamento criativo. Valorizar o reaproveitamento de papel. 16/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 31967 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
Rítmos musicais: Quais escolher?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Cantar vários ritmos musicais; Elaborar uma coreografia para cada ritmo musical’ 07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 36073 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
Música - Jogos musicais: “Baralho musical”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Criar personagens a partir do estudo das características de instrumentos musicais diversos. Desenhar as cartas de um baralho com os personagens e suas propriedades. Formular critérios e objetivos para o jogo. Jogar e aperfeiçoar as regras. Desenvolver a criatividade a partir d... 30/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 68971 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
13 |
Música - Jogos cooperativos - Percepção de timbres
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo Associar o conceito de timbre ao de cor Conhecer e identificar timbres de instrumentos musicais diversos Conhecer pesquisas de timbres produzidos com a boca Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrís... 13/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21828 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
14 |
ESTILOS MUSICAIS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Apreciar diferentes estilos musicais. Participar de uma oficina de música. Conhecer a obra de um cantor. Valorizar a cultura nacional. 16/02/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 26267 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
15 |
Diferentes gêneros musicais
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer os diferentes gêneros musicais. Diferenciar o gênero da música erudita da música popular; Identificar os diferentes estilos musicais 07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 29448 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
Música - Introdução à notação gráfica – Música e Artes Visuais
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Relacionar o registro musical a elementos da linguagem visual: cores, formas e texturas Realizar jogos de improvisação e interpretações sonoras a partir de pinturas Criar composições musicais sobre elementos visuais 30/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24831 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
17 |
Desvendando os elementos da música
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer elementos da linguagem musical. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum. 07/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 77059 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
18 |
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 2
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação, improvisação e percepção rítmica. Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal. 07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 44605 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
19 |
BRINCANDO COM SONS.
Ensino Fundamental Inicial | Artes · Identificar sons no ambiente. · Identificar sons do corpo. · Identificar sons de diferentes instrumentos musicais. · Confeccionar objetos sonoros. 08/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 42082 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
20 |
Música – Expressividade – Forma
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Médio | Artes Esta aula faz parte da coleção Música – Expressividade que tem como objetivo conduzir a escuta apreciativa e analítica dos alunos a um foco previamente proposto. Dessa maneira, pretende-se desenvolver conceitos sobre forma, contrastes, repetições e variações, e estabelecer uma... 03/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6178 acesso(s) |
LUCIANO CINTRA SILVEIRA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
21 |
Música – Expressividade – Contraste (parte 2)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Médio | Artes Esta aula faz parte da coleção Música – Expressividade que tem como objetivo conduzir a escuta apreciativa e analítica dos alunos a um foco previamente proposto. Dessa forma, pretende-se desenvolver conceitos sobre forma, contrastes, repetições e variações, e estabelecer uma r... 05/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3840 acesso(s) |
LUCIANO CINTRA SILVEIRA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
22 |
UM CORAL INFANTIL
Ensino Fundamental Inicial | Artes Elaborar um coral infantil, Cantar em coro, respeitando cada componente; Vivenciar uma apresentação com o coral. 07/12/2010 Quatro estrelas 20 comentário(s) 80299 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
23 |
O teatro como espaço cultural: um passeio pelos teatros de nossa cidade
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa As crianças do Ensino Fundamental Inicial poderão com esta aula: Perceber o teatro como um espaço diferente do circo e do cinema; conhecer alguns dos recursos do teatro (iluminação, mesa de som, palco, camarim, poltronas); destacar a função do teatro como espaço cultural em n... 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9917 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
24 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando o jogo teatral
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão vivenciar a experiência dos jogos teatrais. 18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 59664 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
25 |
Jogos teatrais
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Participar de jogos de dramatizações combinados coletivamente. Vivenciar os jogos teatrais através da improvisação, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê. Vivenciar diferentes tipos de papéis. I... 21/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24569 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
26 |
TEATRO DE MÁSCARAS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Contextualizar a história do Teatro. Confeccionar máscaras. Ler e interpretar imagens. 14/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20251 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
27 |
TEATRO DE SOMBRAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer a história do teatro de sombra. Identificar obras artísticas em diferentes acervos. Vivenciar uma apresentação teatral. 18/11/2010 Três estrelas 7 comentário(s) 72164 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
28 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo este espaço
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Conhecer a estrutura de um teatro, seus espaços e suas funções; • Conhecer pessoas que atuam nesse ambiente; 18/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7480 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
29 |
Construindo uma história... Ou melhor, um espetáculo!!
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com esta aula as crianças do ensino Fundamental inicial deverão: Definir os elementos que constituem uma narrativa teatral; conhecer os elementos necessários à construção dos cenários e figurinos; registrar a vivência teatral por meio da oralidade, escrita e desenho. 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10512 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
30 |
USANDO O CORPO E A VOZ
Ensino Fundamental Inicial | Artes Identificar os personagens reais e ficcionais presentes nas histórias do escritor Monteiro Lobato; Observar e criar (improvisar) gestos e movimentos dos personagens e animais, atentando para o tempo e o espaço; Representar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo (Emília, Vi... 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9546 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
31 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: Conhecer sobre a história do Teatro no mundo: origem, características mais marcantes e peculiaridades; Conhecer a organização do Teatro: os elementos (cenário, figurino, palco, coxia, ... 18/09/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 13636 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
32 |
AS FÁBULAS E OS JOGOS TEATRAIS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Ler fábulas; Vivenciar os jogos teatrais. 19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 37189 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
33 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Confeccionando máscaras
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão confeccionar máscaras de papel, materializando assim, o símbolo do Teatro. 18/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10977 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
34 |
Histórias Infantis:Leitura e dramatização
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver melhor a leitura e escrita; Desenvolver a capacidade de interpretar textos; Desenvolver a sua expressão corporal; Desenvolver a capacidade de memorização; Desenvolver a criatividade artística; Conhecer sobre os movimentos da Terra e os eles originam. 16/02/2012 Quatro estrelas 49 comentário(s) 168404 acesso(s) |
MARIA DO PERPETUO SOCORRO ROCHA EC 43 DE CEILANDIA BRASILIA DF Alfabetização |
35 |
Dramas e Tragédias: Reescrevendo Shakespeare
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer as obras de Shakespeare; Identificar os sentimentos de raiva, inveja, amor, solidariedade, ciúme através dos dramas vividos pelos personagens da história; Vivenciar o jogo teatral através de brincadeiras; Vivenciar práticas de leitura e escrita. 16/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18009 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
36 |
Romeu e Julieta: um amor impossível
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer a história de Romeu e Julieta. Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta. Produzir texto narrativo Conhecer outras versões da história de Romeu e Julieta. 17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 36292 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
Cinco estrelas 1 classificações - 33302 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/03/2014
Cinco estrelasAs aulas são ótimas e bem disciplinadas. Tenho que fazer algumas adaptações devido ao tempo que é curto.