Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Interdisciplinaridade e Educação Física

 

27/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

A coleção “Interdisciplinaridade e Educação Física” constitui-se de aulas que abordam os conteúdos curriculares da Educação Física, além dos temas transversais, sempre sob a perspectiva interdisciplinar. As aulas de 01 a 39 trazem propostas de trabalho interdisciplinar com as disciplinas de História, Geografia e Arte. As aulas de 20 a 34 apresentam propostas criativas de trabalho da Educação Física com as disciplinas de Ciências e com o tema transversal Saúde. As seguintes aulas, de 35 e 36 também trazem propostas para o trabalho com as Ciências, porém estão mais relacionadas ao tema transversal meio ambiente. Fechando a coleção, trazemos aulas que propõem o trabalho da sexualidade nas aulas de Educação Física, mas que acreditamos ser uma excelente possibilidade de trabalho interdisciplinar.

Autoria

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI - Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Palavras-chave

interdisciplinar, educação física, escola, multidisciplinar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Lista de aulas da coleção (37 aulas)
# Aula Autoria
1 Limites do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula intitulada limites do corpo objetivamos: trabalhar com a consciência corporal por meio da interação com o outro; identificar os próprios limites de movimento e do outro; aprender que há semelhanças e diferenças entre o próprio corpo e do outro (dimensões físicas, em...

30/03/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 12125 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

2 A dança de todos

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O aluno poderá experiênciar o processo de criação coletiva e apresentação de uma coreografia.

25/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5125 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

3 O corpo fala através da dança

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de...

23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35478 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Cirandando pelas Danças Juninas do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer danças que fazem parte do Ciclo Junino no Brasil. Aprender e experimentar passos básicos das danças em roda, tais como a quadrilha, o calango, a catira, dança do Boi e dança country. Aprender diferentes movimentos no espaço-tempo das danças e das músicas (coordenação ...

09/10/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 20692 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

5 Introduzindo o Coco, dança originária do nordeste

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem da dança folclórica Coco, percebendo suas características através da dança. - Coordenar os movimentos dos membros inferiores e superiores no momento da dança, conhecendo as qualidades dos movimentos expressivos como forte/fraco, rápido/ lento, intensidade, duração, ...

19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30257 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 As origens étnicas da dança nacional: as danças afro-brasileiras, o samba-de-roda e o maracatu.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar algumas danças de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos africanos; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia-a-dia; verif...

01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23493 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

7 As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif...

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21218 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem européia, os reisados e as quadrilhas.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar algumas danças de origem européia que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos europeus; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia-a-dia; verifi...

25/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 26238 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 A capoeira em debate: esporte, luta ou arte?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá compreender um pouco mais sobre os conceitos de esporte, luta e arte, e conseguirá formar um pensamento crítico a respeito desta manifestação cultural que é a capoeira. Além disso, estará desenvolvendo suas capacidades de argumentação e comunicação.

15/09/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 11666 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 CAPOEIRA ANGOLA

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de Capoeira Angola os alunos poderão aprender a organização do ritual de prática da capoeira Angola; aprender os movimentos de capoeira Angola; organizar um grupo que pense em possibilidades de divulgação dessa prática cultural na comunidade escolar.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15479 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

11 Jogos Indígenas: Cabo de Guerra, Corrida com Tora e Rõkrã.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Jogos indígenas e seus significados históricos, sociais e culturais. Novos conhecimentos referentes aos jogos indígenas, suas regras e formas de organização. Os aspectos dos jogos: Cabo de Guerra, a Corrida de Tora e o Rõkrã, coordenando diferentes movimentos - deslocamentos n...

28/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30131 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

12 Do que brincam os artistas?

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de jogos e brincadeiras partimos daquelas retratadas nas obras do artista Candido Portinari. Essa não é uma proposta de aula do conteúdo Arte, mas sim de Educação Física. Entretanto, recomendo que seja trabalhada de forma interdisciplinar com os professores de Arte....

12/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9875 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

13 A peteca e suas histórias

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre o surgimento e as origens da Peteca, bem como sua popularização enquanto prática esportiva. - Conhecer as mudanças na forma de se jogar a Peteca desde seu surgimento até os dias de hoje. - Aprender sobre algumas regras e movimentos básicos da Peteca enquanto e...

01/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 25842 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Os brinquedos e brincadeiras da obra Menino Maluquinho de Ziraldo

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Conhecer as principais obras de Ziraldo, bem como a concepção de infância retratada por esse grande escritor brasileiro. - Fazer um levantamento de todos os jogos, brinquedos e brincadeiras citadas por Ziraldo em sua obra O menino maluquinho. - Aprender sobre os jogos, brinq...

27/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49885 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

15 Localização geográfica: conhecendo o mundo/ Educação Física/Ensino Especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O aluno conhecerá alguns lugares do mundo, possibilitando localizar-se geograficamente, vivenciando estações do tempo, o que levar para cada ocasião, conhecendo como se escrevem determinadas palavras.

06/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6169 acesso(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

16 Circo na escola: conhecendo sua história

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Descrever a história do circo no mundo; Identificar práticas corporais existentes no cotidiano das atividades circenses; Selecionar práticas circenses para a prática nas aulas de educação física escolar.

19/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12965 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

17 Entre o samba e a capoeira, tudo na roda

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira.    Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda.  

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20913 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

18 Curling (Esportes de Inverno)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre a origem e a história do Curling, bem como sobre os países onde esse esporte é praticado popularmente. - Aprender alguns movimentos básicos do Curling através de atividades lúdicas. - Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do Curling c...

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8453 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

19 O que dançamos nesse Estado?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Pesquisar sobre as danças praticadas nos estados brasileiros; estimular a integração de outras turmas por meio da pesquisa  em EF; vivenciar diferentes danças típicas; organizar, entre as turmas, uma pequena apresentação do trabalho desenvolvido.

30/03/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22551 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

20 Qual o meu cheiro na Educação Física?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de educação física e saúde, visamos: desenvolver noções de higiene e saúde sob a perspectiva da EF; buscar formas de manutenção da higiene de acordo com as condições sociais de cada aluno, estabelecer relações entre o tipo de atividade praticada e a manutenção da hi...

21/02/2011 Três estrelas 4 comentário(s) 17305 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

21 Esqueleto humano

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Observar o corpo e perceber que o mesmo é  formado por diversas  partes, com diferentes funções; compreender a função do esqueleto; identificar por meio da interpretação de imagens o esqueleto humano; construir um esqueleto.

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 47173 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

22 É só Adrenalina

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Química

Identificar e reconhecer a aplicação da Adrenalina no cotidiano;   Conhecer a fórmula da Adrenalina e das substâncias químicas estimulantes; Identificar os efeitos e a ação da Adrenalina no corpo humano; Conhecer as Aminas e os grupos funcionais;

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15531 acesso(s)

MARCO ANTONIO AMARAL

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

23 O alimento necessário e muito mais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde; identificar as diferenças entre comer e alimentar; nomear a qualidade e a utilidade dos diferentes tipos de alimentos; compreender a importância da alimentação em todas as fases da vida.  

01/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 40842 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

24 Alimentar-se bem

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde; descrever  costumes alimentares de sua família; aumentar a conscientização quanto à importância de uma boa alimentação para se manter  a saúde e se resistir às doenças; aumentar a conscientização quant...

30/07/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 74018 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

25 O risco do sedentarismo: se estamos parados, parados ficaremos.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Com esta aula o aluno poderá compreender o que é o sedentarismo e algumas de suas consequências para a saúde, assim como saberá como prevenir doenças por meio de atividades aeróbica e anaeróbicas, explicando-lhes as diferenças de cada uma das modalidades de gasto calórico e es...

08/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5723 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

26 Condicionamento físico: Quanto bate um coração?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de condicionamento físico pretendemos trabalhar a relação entre a atividade física a atividade cardíaca. Gostaríamos que os alunos: compreendessem como se dá essa relação entre intensidade do exercício e batimentos cardíacos; consiguissem relacionar essas informaçõe...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8145 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

27 Hidratação: O que a água faz por mim?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à importância da hidratação nesse processo. Nesse movimento, procuramos reunir informações para que os alunos: ...

09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10710 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

28 Flexibilidade serve pra que?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de trabalho com a flexibilidade os alunos poderão: entender o que chamamos de flexibilidade e sua importância na manutenção da saúde; reconhecer os movimentos de flexibilidade nas próprias brincadeiras; criar novas formas de exercitar a flexibilidade a partir de uma...

14/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30196 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

29 O que é atividade física?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Conceituar o tema atividade física; Planejar, vivenciar e avaliar a prática de algumas atividades físicas.

14/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12021 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

30 O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6212 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

31 Você tem um corpo ou você é um corpo?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano; Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente.

17/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 65704 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

32 Autonomia - Ed.Física especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, independentemente da cor, raça, características físicas, necessidades especiais e educacionais do individuo; Desenvolver noções de respeito a si mesmo e também ao próximo; Valorizar ações de solidariedade e respeito ao desen...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5542 acesso(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

33 Você corre para comer ou come para correr?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Educação Física

Identificar seu índice de massa corporal; Identificar as bases calóricas dos alimentos consumidos diariamente; Identificar as atividades do cotidiano e quais são as necessidades calóricas para a realização destas atividades.

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11015 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

34 Esporte e meio ambiente – corrida orientada.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Conceituar o esporte corrida orientada; Identificar os tipos de corrida orienta; Identificar e vivenciar os fundamentos e elementos presentes numa prova de corrida orientada; Propor aos alunos que estruturem e vivenciem corridas orientas, a partir dos conceitos trabalhados nes...

19/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11172 acesso(s)

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

35 Hábitos saudáveis

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum  

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 35511 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

36 Sexualidade: Somos todos diferentes e é isso o que importa!

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Fazer os alunos compreenderem sobre a construção cultural dos gêneros, das diferentes formas de ser homem e ser mulher, dos seus hábitos, comportamentos de diferentes culturas no espaço e no tempo, incluindo exemplos de modalidades esportivas.

02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5714 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

37 Sexualidade: Quem brinca de boneca? Quem brinca de carrinho?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Fazer o aluno compreender que não há nada que impeça as meninas de brincarem de carrinho nem aos meninos a brincadeira de boneca. Dizer que isso faz parte da construção cultural do que é ser menino e menina, que se refere a uma ritual fundado em tradição, que acaba por reforça...

02/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5811 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 42095 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.