27/06/2011
A coleção “Interdisciplinaridade e Educação Física” constitui-se de aulas que abordam os conteúdos curriculares da Educação Física, além dos temas transversais, sempre sob a perspectiva interdisciplinar. As aulas de 01 a 39 trazem propostas de trabalho interdisciplinar com as disciplinas de História, Geografia e Arte. As aulas de 20 a 34 apresentam propostas criativas de trabalho da Educação Física com as disciplinas de Ciências e com o tema transversal Saúde. As seguintes aulas, de 35 e 36 também trazem propostas para o trabalho com as Ciências, porém estão mais relacionadas ao tema transversal meio ambiente. Fechando a coleção, trazemos aulas que propõem o trabalho da sexualidade nas aulas de Educação Física, mas que acreditamos ser uma excelente possibilidade de trabalho interdisciplinar.
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI - Universidade Federal de Minas Gerais - MG
interdisciplinar, educação física, escola, multidisciplinar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Limites do corpo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula intitulada limites do corpo objetivamos: trabalhar com a consciência corporal por meio da interação com o outro; identificar os próprios limites de movimento e do outro; aprender que há semelhanças e diferenças entre o próprio corpo e do outro (dimensões físicas, em... 30/03/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 12125 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
2 |
A dança de todos
Ensino Fundamental Final | Educação Física O aluno poderá experiênciar o processo de criação coletiva e apresentação de uma coreografia. 25/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5125 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
3 |
O corpo fala através da dança
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de... 23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35478 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Cirandando pelas Danças Juninas do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer danças que fazem parte do Ciclo Junino no Brasil. Aprender e experimentar passos básicos das danças em roda, tais como a quadrilha, o calango, a catira, dança do Boi e dança country. Aprender diferentes movimentos no espaço-tempo das danças e das músicas (coordenação ... 09/10/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 20692 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
5 |
Introduzindo o Coco, dança originária do nordeste
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem da dança folclórica Coco, percebendo suas características através da dança. - Coordenar os movimentos dos membros inferiores e superiores no momento da dança, conhecendo as qualidades dos movimentos expressivos como forte/fraco, rápido/ lento, intensidade, duração, ... 19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30257 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
6 |
As origens étnicas da dança nacional: as danças afro-brasileiras, o samba-de-roda e o maracatu.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar algumas danças de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos africanos; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia-a-dia; verif... 01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23493 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif... 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21218 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem européia, os reisados e as quadrilhas.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar algumas danças de origem européia que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos europeus; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia-a-dia; verifi... 25/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 26238 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
A capoeira em debate: esporte, luta ou arte?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá compreender um pouco mais sobre os conceitos de esporte, luta e arte, e conseguirá formar um pensamento crítico a respeito desta manifestação cultural que é a capoeira. Além disso, estará desenvolvendo suas capacidades de argumentação e comunicação. 15/09/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 11666 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
CAPOEIRA ANGOLA
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de Capoeira Angola os alunos poderão aprender a organização do ritual de prática da capoeira Angola; aprender os movimentos de capoeira Angola; organizar um grupo que pense em possibilidades de divulgação dessa prática cultural na comunidade escolar. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15479 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
11 |
Jogos Indígenas: Cabo de Guerra, Corrida com Tora e Rõkrã.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Jogos indígenas e seus significados históricos, sociais e culturais. Novos conhecimentos referentes aos jogos indígenas, suas regras e formas de organização. Os aspectos dos jogos: Cabo de Guerra, a Corrida de Tora e o Rõkrã, coordenando diferentes movimentos - deslocamentos n... 28/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30131 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
Do que brincam os artistas?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de jogos e brincadeiras partimos daquelas retratadas nas obras do artista Candido Portinari. Essa não é uma proposta de aula do conteúdo Arte, mas sim de Educação Física. Entretanto, recomendo que seja trabalhada de forma interdisciplinar com os professores de Arte.... 12/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9875 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
13 |
A peteca e suas histórias
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre o surgimento e as origens da Peteca, bem como sua popularização enquanto prática esportiva. - Conhecer as mudanças na forma de se jogar a Peteca desde seu surgimento até os dias de hoje. - Aprender sobre algumas regras e movimentos básicos da Peteca enquanto e... 01/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 25842 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Os brinquedos e brincadeiras da obra Menino Maluquinho de Ziraldo
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Conhecer as principais obras de Ziraldo, bem como a concepção de infância retratada por esse grande escritor brasileiro. - Fazer um levantamento de todos os jogos, brinquedos e brincadeiras citadas por Ziraldo em sua obra O menino maluquinho. - Aprender sobre os jogos, brinq... 27/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49885 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
15 |
Localização geográfica: conhecendo o mundo/ Educação Física/Ensino Especial
Ensino Fundamental Final | Educação Física O aluno conhecerá alguns lugares do mundo, possibilitando localizar-se geograficamente, vivenciando estações do tempo, o que levar para cada ocasião, conhecendo como se escrevem determinadas palavras. 06/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6169 acesso(s) |
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Educação Física |
16 |
Circo na escola: conhecendo sua história
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Descrever a história do circo no mundo; Identificar práticas corporais existentes no cotidiano das atividades circenses; Selecionar práticas circenses para a prática nas aulas de educação física escolar. 19/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12965 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
17 |
Entre o samba e a capoeira, tudo na roda
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira. Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda. 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20913 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
18 |
Curling (Esportes de Inverno)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a origem e a história do Curling, bem como sobre os países onde esse esporte é praticado popularmente. - Aprender alguns movimentos básicos do Curling através de atividades lúdicas. - Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do Curling c... 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8453 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
19 |
O que dançamos nesse Estado?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Pesquisar sobre as danças praticadas nos estados brasileiros; estimular a integração de outras turmas por meio da pesquisa em EF; vivenciar diferentes danças típicas; organizar, entre as turmas, uma pequena apresentação do trabalho desenvolvido. 30/03/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22551 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
20 |
Qual o meu cheiro na Educação Física?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de educação física e saúde, visamos: desenvolver noções de higiene e saúde sob a perspectiva da EF; buscar formas de manutenção da higiene de acordo com as condições sociais de cada aluno, estabelecer relações entre o tipo de atividade praticada e a manutenção da hi... 21/02/2011 Três estrelas 4 comentário(s) 17305 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
21 |
Esqueleto humano
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Observar o corpo e perceber que o mesmo é formado por diversas partes, com diferentes funções; compreender a função do esqueleto; identificar por meio da interpretação de imagens o esqueleto humano; construir um esqueleto. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 47173 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
É só Adrenalina
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Química Identificar e reconhecer a aplicação da Adrenalina no cotidiano; Conhecer a fórmula da Adrenalina e das substâncias químicas estimulantes; Identificar os efeitos e a ação da Adrenalina no corpo humano; Conhecer as Aminas e os grupos funcionais; 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15531 acesso(s) |
MARCO ANTONIO AMARAL SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
23 |
O alimento necessário e muito mais
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética O aluno poderá: reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde; identificar as diferenças entre comer e alimentar; nomear a qualidade e a utilidade dos diferentes tipos de alimentos; compreender a importância da alimentação em todas as fases da vida. 01/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 40842 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
24 |
Alimentar-se bem
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética O aluno poderá: reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde; descrever costumes alimentares de sua família; aumentar a conscientização quanto à importância de uma boa alimentação para se manter a saúde e se resistir às doenças; aumentar a conscientização quant... 30/07/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 74018 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
25 |
O risco do sedentarismo: se estamos parados, parados ficaremos.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Com esta aula o aluno poderá compreender o que é o sedentarismo e algumas de suas consequências para a saúde, assim como saberá como prevenir doenças por meio de atividades aeróbica e anaeróbicas, explicando-lhes as diferenças de cada uma das modalidades de gasto calórico e es... 08/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5723 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
26 |
Condicionamento físico: Quanto bate um coração?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de condicionamento físico pretendemos trabalhar a relação entre a atividade física a atividade cardíaca. Gostaríamos que os alunos: compreendessem como se dá essa relação entre intensidade do exercício e batimentos cardíacos; consiguissem relacionar essas informaçõe... 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8145 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
27 |
Hidratação: O que a água faz por mim?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à importância da hidratação nesse processo. Nesse movimento, procuramos reunir informações para que os alunos: ... 09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10710 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
28 |
Flexibilidade serve pra que?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de trabalho com a flexibilidade os alunos poderão: entender o que chamamos de flexibilidade e sua importância na manutenção da saúde; reconhecer os movimentos de flexibilidade nas próprias brincadeiras; criar novas formas de exercitar a flexibilidade a partir de uma... 14/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30196 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
29 |
O que é atividade física?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde Conceituar o tema atividade física; Planejar, vivenciar e avaliar a prática de algumas atividades físicas. 14/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12021 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
30 |
O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6212 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
31 |
Você tem um corpo ou você é um corpo?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano; Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente. 17/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 65704 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
32 |
Autonomia - Ed.Física especial
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, independentemente da cor, raça, características físicas, necessidades especiais e educacionais do individuo; Desenvolver noções de respeito a si mesmo e também ao próximo; Valorizar ações de solidariedade e respeito ao desen... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5542 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
33 |
Você corre para comer ou come para correr?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Educação Física Identificar seu índice de massa corporal; Identificar as bases calóricas dos alimentos consumidos diariamente; Identificar as atividades do cotidiano e quais são as necessidades calóricas para a realização destas atividades. 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11015 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
34 |
Esporte e meio ambiente – corrida orientada.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Conceituar o esporte corrida orientada; Identificar os tipos de corrida orienta; Identificar e vivenciar os fundamentos e elementos presentes numa prova de corrida orientada; Propor aos alunos que estruturem e vivenciem corridas orientas, a partir dos conceitos trabalhados nes... 19/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11172 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
35 |
Hábitos saudáveis
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 35511 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
36 |
Sexualidade: Somos todos diferentes e é isso o que importa!
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Fazer os alunos compreenderem sobre a construção cultural dos gêneros, das diferentes formas de ser homem e ser mulher, dos seus hábitos, comportamentos de diferentes culturas no espaço e no tempo, incluindo exemplos de modalidades esportivas. 02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5714 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
37 |
Sexualidade: Quem brinca de boneca? Quem brinca de carrinho?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Fazer o aluno compreender que não há nada que impeça as meninas de brincarem de carrinho nem aos meninos a brincadeira de boneca. Dizer que isso faz parte da construção cultural do que é ser menino e menina, que se refere a uma ritual fundado em tradição, que acaba por reforça... 02/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5811 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 42095 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!