Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Literatura em diálogo com o mundo

 

24/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo promover a aproximação da Literatura com o mundo que nos cerca, sinalizando que a produção literária pode representar uma leitura do mundo sob outras possibilidades de interpretação e, com isso, incentivar novos pensares, novas leituras e releituras da realidade. As aulas de 1 a 15 trabalham o aspecto conceitual das temáticas literárias, as chamadas escolas literárias. As aulas de 16 a 31 têm o propósito de expandir a leitura, associando-a a outros conceitos, a outros enfoques temáticos, tais como na arte, na tecnologia, na música. Sugerindo assim novos olhares, novas sugestões de interpretação a serem exploradas. Para enriquecer as aulas desta coleção, sugerimos os seguintes recursos: A estética da manifestação oral: parte 1 [Categorias Literárias] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10169 A estética da manifestação oral: parte 2 [Categorias Literárias] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9822 A estética da manifestação oral: parte 3 [Categorias Literárias] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9825 Noite de Almirante http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19285 A Cartomante http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22225

Autoria

Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

literatura, escolas literárias,aspectos literários

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Lista de aulas da coleção (31 aulas)
# Aula Autoria
1 Em nome do pai e do corpo: o período Medieval e a literatura

Ensino Médio | Literatura

É desejável que ao fim desta proposta de aulas, o aluno possa: - Identificar a diferença existente entre História da Literatura e a Literatura por si só. - Conhecer alguns legados da produção literária medieval para a sociedade contemporânea. - Aprimorar a capacidade de escrit...

06/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 19691 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

2 Setecentismo ou Arcadismo: origem e características

Ensino Médio | Literatura

Conhecer a origem do arcadismo, suas características e o momento histórico; analisar textos de Bocage, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama, Santa Rita Durão; contextualizar os textos com outras formas de arte produzidas neste período.

17/10/2010 Três estrelas 6 comentário(s) 39451 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Quinhentismo brasileiro

Ensino Médio | Literatura

Interpretar textos modernos; compreender as manifestações artísticas ocorridas no Brasil no século XVI; interpretar a literatura de informação; compreender a literatura dos jesuítas.

06/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 56687 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 A sátira como elemento da poesia barroca

Ensino Médio | Literatura

Ler poemas de Gregório de Matos; reconhecer a importância da sátira para a manifestação de uma consciência crítica na poesia brasileira; identificar, em textos do autor, marcas discursivas e ideológicas desse gênero e seus efeitos de sentido; relacionar características discurs...

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 25383 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

5 O Humanismo Português

Ensino Médio | Literatura

Interpretar o Humanismo português do século XIV, a partir da análise de um poema moderno de Fernando Pessoa; identificar a produção literária do período; identificar na poesia palaciana: características, aspectos formais e temáticos; discutir informações sobre o teatro popular...

07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 39342 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

6 Romantismo - 1ª geração: definição da identidade nacional

Ensino Médio | Literatura

Analisar uma letra da música como exemplo de romantismo; conhecer o panorama histórico-cultural e  as características da estética romântica; estabelecer relação desta estética em Portugal e Brasil; conhecer a chamada Primeira Geração ou geração nacionalista; analisar a obra de...

07/11/2010 Quatro estrelas 12 comentário(s) 84980 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 Romantismo - 2ª geração: temas com carga subjetiva

Ensino Médio | Literatura

Conhecer a Segunda Geração ou Geração do Mal-do-Século; interpretar textos do ultrarromantismo; analisar textos de Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu e Fagundes Varela; resolver questões de interpretação de texto; participar de recital de poesias; ler/representar O Noviço,...

26/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 29656 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 Romantismo 3ª geração - ideias liberais, abolicionistas e republicanas

Ensino Médio | Literatura

Conhecer a obra de Castro Alves, um dos representantes da Terceira Geração Romântica; analisar texto de Joaquim Manuel de Macedo; conhecer José de Alencar como o escritor romântico que escreveu romances urbanos, históricos, regionais, rurais e indianistas; analisar o prosador ...

24/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25245 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

9 Naturalismo: literatura e outras artes

Ensino Médio | Literatura

Interpretar textos escritos por autores classificados como naturalista; conhecer textos de Raul Pompéia e Aluízio de Azevedo; contextualizar com outras formas de arte produzidas neste período.                

07/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 28977 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

10 Realismo: literatura e outras artes

Ensino Médio | Literatura

Contextualizar Realismo na Literatura com outras formas de arte produzidas nesse período; reconhecer a diferença entre o romance realista e o naturalista; conhecer a obra de dramaturgos do período Realista.

07/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 71431 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 O Pré-Modernismo

Ensino Médio | Literatura

identificar as vanguardas européias: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo; conhecer e analisar textos de autores modernistas; contextualizar o conhecimento com outras formas de arte produzidas neste período.

14/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 68447 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 Primeira fase do Modernismo: renovação e divulgação de obras e ideias modernistas e os manifestos

Ensino Médio | Literatura

Identificar o momento histórico; conhecer as características da 1ª fase do Modernismo; conhecer revistas e os manifestos; conhecer poemas em língua coloquial; identificar os aspectos formais de poemas; discutir a produção literária do período.

14/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 57310 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

13 O Modernismo segunda fase

Ensino Médio | Literatura

Compreender que o Modernismo está segmentado em três fases; identificar autores da 2ª fase: Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Murilo Mendes, Jorge de Lima etc; interpretar textos a partir das características modernistas. 

14/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 44957 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

14 Modernismo terceira fase: o conturbado momento histórico e a nova postura artística

Ensino Médio | Literatura

Analisar a obra dos poetas modernistas frente às transformações profundas vividas no mundo; certificar-se de como os Modernistas da 3ª fase aproveitaram as conquistas das fases anteriores; identificar os autores envolvidos com denúncias sociais; conhecer o Regionalismo.  

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14128 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

15 O Pós-Modernismo

Ensino Médio | Literatura

Conhecer Guimarães Rosa e sua linguagem; descobrir o mundo interior de Clarice Lispector; observar a depuração da forma na obra de João Cabral de Melo Neto;           observar a abordagem de filmes sobre os temas pós-modernos.

14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 33041 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

16 Dos Livros de Linhagem da prosa medieval à Escrita de um livro de Memórias da origem da família

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Pesquisar e conhcer a origem dos livros de linhagem dentro da prosa medieval do Trovadorismo. Estabelecer características da prosa medieval e o Trovadorismo. Produzir um registro de memórias da família de cada aluno, bem como o estudo de sua genealogia. Elaborar uma entrevista...

29/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5384 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 As poesias palacianas e a música popular brasileira: as representações do cortejo em duas gerações

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar as características do eu-lírico e o caminho percorrido por ele, durante os tempos. -Relacionar a vassalagem do século XVI ao cortejo e às representações  desse gênero poético, nas canções modernas. - Saber relacionar as características dos textos  modernos aos text...

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12894 acesso(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

18 A poesia trovadoresca, a música regional e a literatura de cordel

Ensino Médio | Literatura

analisar as composições trovadorescas identificando as respectivas características. reconhecer a importância do artista regional no cenário literário nacional. relacionar as características das cantigas de amor e de amigo à  música contemporânea. identificar na literatura de c...

05/02/2012 Cinco estrelas 5 comentário(s) 31599 acesso(s)

GILEUZA RITA SANTOS DA SILVA

EE - COLEGIO ESTADUAL FELIX MENDONCA

ITABUNA BA

Língua Portuguesa

19 Ecos árcades em “Soneto da intimidade”, de Vinicius de Moraes

Ensino Médio | Literatura

Esta aula objetiva rever aspectos do Arcadismo com ênfase nas características  da linguagem árcade e sua aplicação em um poema de Cláudio Manuel da Costa. O aluno também será estimulado a pesquisar telas, músicas e vídeos relacionados a essa corrente literária. Finalizando, pr...

09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16764 acesso(s)

Marilene de Mattos Salles

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

20 Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo - Momento Histórico - 1

Ensino Médio | Literatura

realizar atividades de iniciação científica; pesquisar para compreender a estética dos anos 1700; analisar as relações apresentadas, na Literatura, entre homem e natureza; criticar se a literatura realmente é elo entre homem e natureza na transformação do real em imaginário.  

20/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 5970 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

21 Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo – Características do Arcadismo no Brasil 2

Ensino Médio | Literatura

  Reconhecer as características desse movimento; compreender a produção literária árcade no Brasil; interpretar os poemas de Cláudio Manuel da Costa; criticar a importância literária e política da vinda para o Brasil do português Tomás Antônio Gonzaga; analisar as relações na ...

08/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10745 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

22 Infância e saudade no Romantismo

Ensino Médio | Literatura

Identificar as manifestações da pureza da infância no romantismo brasileiro; identificar as manifestações da saudade da infância no romantismo brasileiro; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção...

23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12068 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

23 Paródias modernistas: um discurso de ruptura

Ensino Médio | Literatura

Ler poemas Observar o diálogo entre textos - intertextualidade Comparar textos que abordam o mesmo tema, assumindo discursos diferentes. Pensar sobre o movimento de ruptura promovido pelos modernistas de 22, a partir da leitura de paródias.

17/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 19121 acesso(s)

Begma Tavares Barbosa

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

24 Olhares diferentes para distintas leituras: o texto literário e as artes plásticas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos: 1) tornar os alunos sensíveis à leitura de diferentes tipos de texto, entre eles ao gênero textual conto e à leitura de imagens; 2) incentivar a produção escrita por parte dos alunos; ...

18/09/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 22704 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

25 A rua como local para a poesia modernista.

Ensino Médio | Literatura

Ler poemas de autores pré-modernistas e modernistas; identificar, em poemas do Modernismo, marcas poéticas que tratam o espaço da rua como ambiente de descoberta e interação com o mundo; relacionar características discursivas e ideológicas de obras do Modernismo brasileiro ao ...

29/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6281 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

26 O sertão e a literatura

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Literatura

Os alunos irão aprender como o sertão foi representado na literatura brasileira, conhecendo os principais autores que trataram desta temática, e suas principais obras.

14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14800 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

27 OS ESPAÇOS SIMBÓLICOS NA LITERATURA E NA GEOGRAFIA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

a) Repensar categorias como identidade, diferença e cultura que redimensionam noções básicas da Geografia. b) Identificar e compreender os processos e fenômenos que criam diferentes formas de organização espacial. c) Compreender os espaços construídos como produtores de sentid...

09/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6051 acesso(s)

Maria Auxiliadora Cunha Grossi

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

28 Literatura e transplante uma combinação possível

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Entender o que é um transplante e quais são suas implicações; Utilizar recursos em inglês para informar-se; Utilizar técnicas teatrais para expressar o que aprenderam; Adaptar roteiros partindo de clássicos da Literatura.

21/03/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3284 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

29 Navio Negreiro: elaboração textual de um diário de bordo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Desenvolver habilidades de inferências, de extrapolação a partir do uso da poesia de Castro Alves. Ler e conhecer o poema épico de Castro Alves, ‘Navio Negreiro’. Relacionar os fatos cantados pelo poeta em seus versos com aqueles vivenciados historicamente no Brasil. Produzir ...

19/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25477 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

30 UCA – O poema concreto: possibilidades virtuais

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Analisar poemas concretos: forma tradicional e possibilidades virtuais. Criar poemas concretos considerando o meio virtual.

20/05/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19867 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

31 UCA- Campeonato digital de Literatura

Ensino Médio | Literatura

Utilizar questionários on line sobre Literatura para que os alunos identifiquem seus graus de conhecimentos sobre o assunto; Estimular aos alunos a lerem as obras da Literatura nacional e estrangeira necessárias para o vestibular;

22/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6133 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 27380 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.