24/05/2012
Esta coleção tem como objetivo promover a aproximação da Literatura com o mundo que nos cerca, sinalizando que a produção literária pode representar uma leitura do mundo sob outras possibilidades de interpretação e, com isso, incentivar novos pensares, novas leituras e releituras da realidade. As aulas de 1 a 15 trabalham o aspecto conceitual das temáticas literárias, as chamadas escolas literárias. As aulas de 16 a 31 têm o propósito de expandir a leitura, associando-a a outros conceitos, a outros enfoques temáticos, tais como na arte, na tecnologia, na música. Sugerindo assim novos olhares, novas sugestões de interpretação a serem exploradas. Para enriquecer as aulas desta coleção, sugerimos os seguintes recursos: A estética da manifestação oral: parte 1 [Categorias Literárias] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10169 A estética da manifestação oral: parte 2 [Categorias Literárias] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9822 A estética da manifestação oral: parte 3 [Categorias Literárias] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9825 Noite de Almirante http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19285 A Cartomante http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22225
Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
literatura, escolas literárias,aspectos literários
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Em nome do pai e do corpo: o período Medieval e a literatura
Ensino Médio | Literatura É desejável que ao fim desta proposta de aulas, o aluno possa: - Identificar a diferença existente entre História da Literatura e a Literatura por si só. - Conhecer alguns legados da produção literária medieval para a sociedade contemporânea. - Aprimorar a capacidade de escrit... 06/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 19691 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
2 |
Setecentismo ou Arcadismo: origem e características
Ensino Médio | Literatura Conhecer a origem do arcadismo, suas características e o momento histórico; analisar textos de Bocage, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama, Santa Rita Durão; contextualizar os textos com outras formas de arte produzidas neste período. 17/10/2010 Três estrelas 6 comentário(s) 39451 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
Quinhentismo brasileiro
Ensino Médio | Literatura Interpretar textos modernos; compreender as manifestações artísticas ocorridas no Brasil no século XVI; interpretar a literatura de informação; compreender a literatura dos jesuítas. 06/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 56687 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
A sátira como elemento da poesia barroca
Ensino Médio | Literatura Ler poemas de Gregório de Matos; reconhecer a importância da sátira para a manifestação de uma consciência crítica na poesia brasileira; identificar, em textos do autor, marcas discursivas e ideológicas desse gênero e seus efeitos de sentido; relacionar características discurs... 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 25383 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
5 |
O Humanismo Português
Ensino Médio | Literatura Interpretar o Humanismo português do século XIV, a partir da análise de um poema moderno de Fernando Pessoa; identificar a produção literária do período; identificar na poesia palaciana: características, aspectos formais e temáticos; discutir informações sobre o teatro popular... 07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 39342 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
6 |
Romantismo - 1ª geração: definição da identidade nacional
Ensino Médio | Literatura Analisar uma letra da música como exemplo de romantismo; conhecer o panorama histórico-cultural e as características da estética romântica; estabelecer relação desta estética em Portugal e Brasil; conhecer a chamada Primeira Geração ou geração nacionalista; analisar a obra de... 07/11/2010 Quatro estrelas 12 comentário(s) 84980 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Romantismo - 2ª geração: temas com carga subjetiva
Ensino Médio | Literatura Conhecer a Segunda Geração ou Geração do Mal-do-Século; interpretar textos do ultrarromantismo; analisar textos de Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu e Fagundes Varela; resolver questões de interpretação de texto; participar de recital de poesias; ler/representar O Noviço,... 26/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 29656 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
Romantismo 3ª geração - ideias liberais, abolicionistas e republicanas
Ensino Médio | Literatura Conhecer a obra de Castro Alves, um dos representantes da Terceira Geração Romântica; analisar texto de Joaquim Manuel de Macedo; conhecer José de Alencar como o escritor romântico que escreveu romances urbanos, históricos, regionais, rurais e indianistas; analisar o prosador ... 24/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25245 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
Naturalismo: literatura e outras artes
Ensino Médio | Literatura Interpretar textos escritos por autores classificados como naturalista; conhecer textos de Raul Pompéia e Aluízio de Azevedo; contextualizar com outras formas de arte produzidas neste período. 07/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 28977 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
10 |
Realismo: literatura e outras artes
Ensino Médio | Literatura Contextualizar Realismo na Literatura com outras formas de arte produzidas nesse período; reconhecer a diferença entre o romance realista e o naturalista; conhecer a obra de dramaturgos do período Realista. 07/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 71431 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
O Pré-Modernismo
Ensino Médio | Literatura identificar as vanguardas européias: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo; conhecer e analisar textos de autores modernistas; contextualizar o conhecimento com outras formas de arte produzidas neste período. 14/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 68447 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
Primeira fase do Modernismo: renovação e divulgação de obras e ideias modernistas e os manifestos
Ensino Médio | Literatura Identificar o momento histórico; conhecer as características da 1ª fase do Modernismo; conhecer revistas e os manifestos; conhecer poemas em língua coloquial; identificar os aspectos formais de poemas; discutir a produção literária do período. 14/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 57310 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
13 |
O Modernismo segunda fase
Ensino Médio | Literatura Compreender que o Modernismo está segmentado em três fases; identificar autores da 2ª fase: Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Murilo Mendes, Jorge de Lima etc; interpretar textos a partir das características modernistas. 14/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 44957 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
14 |
Modernismo terceira fase: o conturbado momento histórico e a nova postura artística
Ensino Médio | Literatura Analisar a obra dos poetas modernistas frente às transformações profundas vividas no mundo; certificar-se de como os Modernistas da 3ª fase aproveitaram as conquistas das fases anteriores; identificar os autores envolvidos com denúncias sociais; conhecer o Regionalismo. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14128 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
15 |
O Pós-Modernismo
Ensino Médio | Literatura Conhecer Guimarães Rosa e sua linguagem; descobrir o mundo interior de Clarice Lispector; observar a depuração da forma na obra de João Cabral de Melo Neto; observar a abordagem de filmes sobre os temas pós-modernos. 14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 33041 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
16 |
Dos Livros de Linhagem da prosa medieval à Escrita de um livro de Memórias da origem da família
Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Pesquisar e conhcer a origem dos livros de linhagem dentro da prosa medieval do Trovadorismo. Estabelecer características da prosa medieval e o Trovadorismo. Produzir um registro de memórias da família de cada aluno, bem como o estudo de sua genealogia. Elaborar uma entrevista... 29/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5384 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
As poesias palacianas e a música popular brasileira: as representações do cortejo em duas gerações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar as características do eu-lírico e o caminho percorrido por ele, durante os tempos. -Relacionar a vassalagem do século XVI ao cortejo e às representações desse gênero poético, nas canções modernas. - Saber relacionar as características dos textos modernos aos text... 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12894 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
18 |
A poesia trovadoresca, a música regional e a literatura de cordel
Ensino Médio | Literatura analisar as composições trovadorescas identificando as respectivas características. reconhecer a importância do artista regional no cenário literário nacional. relacionar as características das cantigas de amor e de amigo à música contemporânea. identificar na literatura de c... 05/02/2012 Cinco estrelas 5 comentário(s) 31599 acesso(s) |
GILEUZA RITA SANTOS DA SILVA EE - COLEGIO ESTADUAL FELIX MENDONCA ITABUNA BA Língua Portuguesa |
19 |
Ecos árcades em “Soneto da intimidade”, de Vinicius de Moraes
Ensino Médio | Literatura Esta aula objetiva rever aspectos do Arcadismo com ênfase nas características da linguagem árcade e sua aplicação em um poema de Cláudio Manuel da Costa. O aluno também será estimulado a pesquisar telas, músicas e vídeos relacionados a essa corrente literária. Finalizando, pr... 09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16764 acesso(s) |
Marilene de Mattos Salles Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
20 |
Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo - Momento Histórico - 1
Ensino Médio | Literatura realizar atividades de iniciação científica; pesquisar para compreender a estética dos anos 1700; analisar as relações apresentadas, na Literatura, entre homem e natureza; criticar se a literatura realmente é elo entre homem e natureza na transformação do real em imaginário. 20/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 5970 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
21 |
Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo – Características do Arcadismo no Brasil 2
Ensino Médio | Literatura Reconhecer as características desse movimento; compreender a produção literária árcade no Brasil; interpretar os poemas de Cláudio Manuel da Costa; criticar a importância literária e política da vinda para o Brasil do português Tomás Antônio Gonzaga; analisar as relações na ... 08/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10745 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
22 |
Infância e saudade no Romantismo
Ensino Médio | Literatura Identificar as manifestações da pureza da infância no romantismo brasileiro; identificar as manifestações da saudade da infância no romantismo brasileiro; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção... 23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12068 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
23 |
Paródias modernistas: um discurso de ruptura
Ensino Médio | Literatura Ler poemas Observar o diálogo entre textos - intertextualidade Comparar textos que abordam o mesmo tema, assumindo discursos diferentes. Pensar sobre o movimento de ruptura promovido pelos modernistas de 22, a partir da leitura de paródias. 17/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 19121 acesso(s) |
Begma Tavares Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
24 |
Olhares diferentes para distintas leituras: o texto literário e as artes plásticas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos: 1) tornar os alunos sensíveis à leitura de diferentes tipos de texto, entre eles ao gênero textual conto e à leitura de imagens; 2) incentivar a produção escrita por parte dos alunos; ... 18/09/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 22704 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
25 |
A rua como local para a poesia modernista.
Ensino Médio | Literatura Ler poemas de autores pré-modernistas e modernistas; identificar, em poemas do Modernismo, marcas poéticas que tratam o espaço da rua como ambiente de descoberta e interação com o mundo; relacionar características discursivas e ideológicas de obras do Modernismo brasileiro ao ... 29/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6281 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
26 |
O sertão e a literatura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Literatura Os alunos irão aprender como o sertão foi representado na literatura brasileira, conhecendo os principais autores que trataram desta temática, e suas principais obras. 14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14800 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
27 |
OS ESPAÇOS SIMBÓLICOS NA LITERATURA E NA GEOGRAFIA
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa a) Repensar categorias como identidade, diferença e cultura que redimensionam noções básicas da Geografia. b) Identificar e compreender os processos e fenômenos que criam diferentes formas de organização espacial. c) Compreender os espaços construídos como produtores de sentid... 09/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6051 acesso(s) |
Maria Auxiliadora Cunha Grossi Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
28 |
Literatura e transplante uma combinação possível
Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Estrangeira Entender o que é um transplante e quais são suas implicações; Utilizar recursos em inglês para informar-se; Utilizar técnicas teatrais para expressar o que aprenderam; Adaptar roteiros partindo de clássicos da Literatura. 21/03/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3284 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
29 |
Navio Negreiro: elaboração textual de um diário de bordo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Desenvolver habilidades de inferências, de extrapolação a partir do uso da poesia de Castro Alves. Ler e conhecer o poema épico de Castro Alves, ‘Navio Negreiro’. Relacionar os fatos cantados pelo poeta em seus versos com aqueles vivenciados historicamente no Brasil. Produzir ... 19/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25477 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
30 |
UCA – O poema concreto: possibilidades virtuais
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Analisar poemas concretos: forma tradicional e possibilidades virtuais. Criar poemas concretos considerando o meio virtual. 20/05/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19867 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
31 |
UCA- Campeonato digital de Literatura
Ensino Médio | Literatura Utilizar questionários on line sobre Literatura para que os alunos identifiquem seus graus de conhecimentos sobre o assunto; Estimular aos alunos a lerem as obras da Literatura nacional e estrangeira necessárias para o vestibular; 22/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6133 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Sem estrelas 0 classificações - 27380 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!