22/05/2012
Como usar as TICs no ensino da geometria? Esta coleção tem o propósito de sugerir atividades que auxiliem a prática pedagógica do professor de matemática nas aulas de geometria. As aulas estão agrupadas por temas da geometria com enfoque no ensino médio e todos os recursos complementares citados utilizam as TICs. Comecemos por temas onde a geometria plana predomina. Os conteúdos são tratados nas aulas de 1 a 6 com diversos softwares (Scratch, Winplot e Geogebra). Para saber mais sobre o Geogebra vejam “Tutoriais de Softwares para o Ensino de Matemática: Geogebra, GrafEQ e Shapari” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37609 e “Rotações no GeoGebra” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35262 . Os recursos “Jogo da classificação dos triângulos” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=31644 , “Jogo da classificação dos quadriláteros” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=31745 e “Pavimentação com polígonos regulares” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=31735 complementam essas aulas. O conjunto de problemas tratados com simulação no Geogebra “O Problema da Cerca” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32581 , “O Problema do Barbante: Quadrado e Triângulo” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32583 , “O Problema do Caminho para A Horta” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32578 e “O Problema do Triângulo Isósceles” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32560 reforçam o tema em questão. As aulas de 7 a 10 abarcam os conteúdos da trigonometria. As planilhas eletrônicas podem ajudar a reforçar os conteúdos trabalhados com o recurso “Aprendendo matemática no excel-seno e cosseno” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20003 . O Geogebra pode ser um ótimo apoio para essas aulas com os recursos “Seno x Cosseno” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20773 , “Razões Trigonométricas” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20774 , “Funções trigonométricas” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=31737 e “Gráficos das funções trigonométricas - Função seno” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21944 . As aulas 11 e 12 trabalham com as TICs na geometria espacial e o recurso de planilha “Aprendendo Matemática no Excel-Geometria Espacial” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20069 pode auxiliar a abordagem do tema. A série de 4 problemas a seguir servem para se aprofundar no tema: “O Problema da Caixa com Tampa” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32594 , “O Problema da Embalagem Piramidal” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32567 , “O Problema do Cilindro Inscrito numa Esfera” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32574 e “O Problema do Cone Inscrito numa Esfera” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32577 . A geometria analítica está presente nas aulas 13 e 14 e pode ser complementada com os recursos “O Problema da Distância entre Ponto e Reta” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32570 , “O Problema da Distância entre Ponto e Parábola” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32564 e “Equação da circunferência” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20565 . Os mapas digitais são TICs interessantes para trabalhar diversos tópicos da geometria. As aulas de 15 a 19 são alguns exemplos de aplicações nesse sentido. Por fim, as aulas de 20 a 24 trabalham com aplicações e curiosidades que passam pela geometria e que as TICs estão presentes. A aula 21 se refere ao número de ouro e pode ser complementada com o recurso “O número de ouro” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=31724 . Aproveitem os recursos sugeridos para apoiar as aulas e bom trabalho!
GUILHERME ERWIN HARTUNG - CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO - RJ
TICs, geometria, trigonometria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra/Geometria |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Atividades Matemáticas com o Scratch
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Médio | Matemática Conhecimentos básicos no Scratch. Trabalhar matemática com o Scratch. 21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23168 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
2 |
Prazer, Triângulo Retângulo!
Ensino Fundamental Final | Matemática Conhecer as principais propriedades de um triângulo retângulo; Identificar as relações métricas dentro de um triângulo retângulo; Aplicar as relações métricas em situações cotidianas. 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4970 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
3 |
Polígonos Estrelados: Pentágonos
Ensino Fundamental Final | Matemática Nessa aula o aluno poderá aprender a construir o conceito de pentágono regular inscrito na circunferência, além de trabalhar a investigação matemática, o senso estético e habilidades motoras. Estudando as propriedades dos pentágonos inscritos na circunferência e as possibilida... 12/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9561 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
4 |
Polígonos Estrelados: Octógonos
Ensino Fundamental Final | Matemática Nessa aula o aluno poderá aprender a construir o conceito de octógono regular inscrito na circunferência, além de trabalhar a investigação matemática, o senso estético e habilidades motoras. Estudando as propriedades dos octógonos inscritos na circunferência e as possibilidade... 14/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11790 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
5 |
Polígonos Estrelados: Eneágono
Ensino Fundamental Final | Matemática Nessa aula o aluno poderá aprender a construir o conceito de eneágono regular inscrito na circunferência, além de trabalhar a investigação matemática, o senso estético e habilidades motoras.Estudar as propriedades dos eneágonos inscritos na circunferência e as possibilidades d... 12/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 20362 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
6 |
Polígonos Estrelados: Hendecágono
Ensino Fundamental Final | Matemática Nessa aula o aluno poderá aprender a construir o conceito de hendecágono regular inscrito na circunferência, além de trabalhar a investigação matemática, o senso estético e habilidades motoras.Estudando as propriedades dos hendecágonos inscritos na circunferência e as possibil... 12/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7092 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
7 |
Seno de um arco e gráfico da função seno
Ensino Médio | Matemática Conceitos básicos e operações envolvendo o seno de um arco e a função seno. Produzir e analisar gráficos da função seno em uma planilha eletrônica. 23/09/2008 Três estrelas 2 comentário(s) 24069 acesso(s) |
Lutécia Gasparoto SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO CURITIBA PR Matemática |
8 |
Cosseno de um arco e gráfico da função cosseno
Ensino Médio | Matemática Conceitos básicos e operações envolvendo o cosseno de um arco e a função cosseno. Produzir e analisar gráficos da função cosseno em uma planilha eletrônica. 30/09/2008 Três estrelas 3 comentário(s) 23369 acesso(s) |
Lutécia Gasparoto SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO CURITIBA PR Matemática |
9 |
Tangente de um arco e gráfico da função tangente
Ensino Médio | Matemática Conceitos básicos e operações envolvendo a tangente de um arco e a função tangente. Usar uma planilha eletrônica para efetuar cálculos de tangente. 23/09/2008 Quatro estrelas 3 comentário(s) 29831 acesso(s) |
Lutécia Gasparoto SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO CURITIBA PR Matemática |
10 |
Os Mistérios do Círculo Trigonométrico
Ensino Médio | Matemática Identificar todas as linhas trigonométricas no círculo trigonométrico; Compreender a regra dos sinais das linhas trigonométricas a partir da observação do círculo; Estabelecer relações entre as linhas trigonométricas em todos os quadrantes. 17/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8561 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
11 |
Maquetes Construídas com Planificações de Sólidos
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | História Ensino Médio | Matemática O aluno irá rever os conceitos de grandezas proporcionais, escala, área, volume e planificação de sólidos geométricos. 17/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 38907 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
12 |
Volume x Área Superficial uma Questão de Economia
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Trabalhar com os conceitos de função, área superficial e volume; Demonstrar como a relação volume x área superficial pode afetar uma questão de economia; Demonstrar como pode ser feita uma análise que busca a otimização de recursos na produção de embalagens; Reconhecer a impor... 04/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20488 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
13 |
Combinando Reflexões e Translações
Ensino Médio | Matemática Conhecer as transformações de translação e reflexão, suas principais características e propriedades; Compreender o resultado da combinação das duas transformações; Identificar de que modo a mudança na ordem de duas transformações pode alterar o resultado final obtido. 17/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20694 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
14 |
A Segunda Lei de Kepler na Geometria Analítica
Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática Conceitos da elipse na Geometria Analítica; Cálculo da área de um triângulo qualquer na Geometria Analítica; Distância entre dois pontos; Macro Solver e funções de planilha eletrônica; Velocidade escalar; As duas primeiras Leis de Kepler. 19/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11846 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
15 |
Distância entre dois pontos - UCA
Ensino Médio | Matemática A calcular a distância entre dois pontos 09/03/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 24443 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
16 |
Introdução a Teoria dos Grafos: O Problema do Carteiro
Ensino Médio | Matemática Noções de análise combinatória e teoria dos grafos. 14/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8475 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
17 |
Medindo Distâncias Inacessíveis
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Compreender e utilizar o Teorema de Tales para medir distâncias inacessíveis; Analisar através de problemas cotidianos diversos casos de aplicação do Teorema de Tales. 08/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11437 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
18 |
Matemática na Prática: GPS
Ensino Médio | Matemática Ampliar o entendimento de conceitos de geometria apresentando como eles são aplicados em situações práticas, nesse caso o GPS. 20/01/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 39388 acesso(s) |
Lutécia Gasparoto SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO CURITIBA PR Matemática |
19 |
GPS: rotas matemáticas
Ensino Médio | Matemática Oportunizar o uso de técnicas e ferramentas atuais de cartografia. 25/06/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7218 acesso(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
20 |
Onde Está a Matemática na Engenharia Civil?
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Perceberá a importância da matemática numa obra de engenharia civil. 19/12/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 74745 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
21 |
Investigando o número de ouro na natureza, na arte e na arquitetura
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática A determinar o número de ouro; A verificar sua presença na natureza; A verificar a sua utilização na arte e na arquitetura; A verificar uma curiosa relação com a série de Fibonacci. 18/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 34549 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
22 |
Criando fotografias em três dimensões
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Criar fotografias 3D; Entender o funcionamento da visão humana; Aplicar a trigonometria numa situação cotidiana. 18/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 8672 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
23 |
A Matemática nos Esportes: Analisando Dados em Gráficos Setoriais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Coletar e organizar dados obtidos através de pesquisa. Reconhecer e construir um gráfico setorial. Interpretar as informações contidas em um gráfico setorial. Construir um gráfico setorial com o uso da planilha eletrônica (Excel). 12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 29794 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
24 |
Área aproximada da superfície superior de folhas de plantas
Ensino Fundamental Final | Matemática Calcular a área aproximada de superfícies planas irregulares. Construir figuras irregulares usando malha quadriculada e o software Geogebra. 07/03/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13352 acesso(s) |
ANA LUCIA PINTRO ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DEMETRIO BETTIOL COCAL DO SUL SC Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 6244 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!