Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como o/a aluno/a utiliza e reconstrói os elementos da expressão dramática: texto, cenário, figurino, personagem, sonoplastia, adereços, maquiagem, máscaras, bonecos e iluminação?

 

25/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção é composta por 44 aulas de Teatro, e visa conhecer a história, características e função social dessa arte efêmera como área de conhecimento. As aulas de 1 a 8 conceituam a história do teatro do mundo, sua origem e abordam como trabalhar os elementos dessa linguagem com os alunos: texto, personagem, cenário, figurino, maquiagem, adereço, coxia, iluminação e sonoplastia, além de conhecer a vida e obra de Ana Maria Machado que contribuiu na escrita de textos dramáticos para o Teatro Infantil no Brasil. As aulas 9 e 10 visam criar e perceber formas de elaborar a expressão dramática, a partir das vivências do jogo simbólico propostos pelo grupo, ampliando as possibilidades expressivas do corpo através da ludicidade. As aulas 11 a 16 tratam dos conceitos da narrativa teatral, visa pesquisar, ler e escrever textos dramáticos a partir da literatura infantil. As aulas 17 e 21 abordam os jogos teatrais propostos por Viola Spolin, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê, através da improvisação, busca resolver um problema (foco) lançado pelo grupo ou professor e possibilita os alunos vivenciarem diferentes tipos de papéis. As aulas 22 a 27 abordam conhecer vida e obra de Shakespeare, ler e interpretar as obras Romeu e Julieta e Conto do inverno, busca refletir sobre a injustiça e a importância do diálogo nas relações cotidianas. As aulas 28 a 39 conceituam a história do teatro de animação, sua origem e características, e abordam os diferentes tipos dessa linguagem, como: bonecos (fantoches), máscaras e sombras, que representam o homem, animal ou ideias, utilizando várias possibilidades a nível técnico, como luzes, som e projeção de imagens. As aulas 40 a 41 visam compreender o teatro como uma ferramenta de inclusão social, possibilitando um exercício de cidadania. As aulas 42 a 44 despertam a imaginação dos alunos por meio da mitologia e lendas, incentiva a leitura e desenvolve sentimentos e sensações através da estrutura dramática. As aulas dessa coleção possilibitam a interdiciplinaridade, articulando diferentes áreas de conhecimentos, tais como: artes cênicas, artes plásticas, língua portuguesa, matemática, ciências naturais e história.

Autoria

Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

Expressão dramática, teatro, jogos teatrais, teatro de animação, dramatização.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Lista de aulas da coleção (44 aulas)
# Aula Autoria
1 O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: Conhecer sobre a história do Teatro no mundo: origem, características mais marcantes e peculiaridades; Conhecer a organização do Teatro: os elementos (cenário, figurino, palco, coxia, ...

18/09/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 8634 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo este espaço

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Conhecer a estrutura de um teatro, seus espaços e suas funções; • Conhecer pessoas que atuam nesse ambiente;

18/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4648 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 O teatro na sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “peças teatrais”; Compreenda globalmente o texto lido; Use a língua de acordo com a situação focalizada, empregando os recursos linguísticos adequados.

16/11/2010 Cinco estrelas 10 comentário(s) 90751 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 O teatro na escola

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver habilidades manuais. Desenvolver a expressão vocal. Exercitar a socialização, a criatividade, a coordenação motora e a memorização.

18/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10574 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 Contos de fadas: histórias atrapalhadas - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as. Ampliar o vocabulário. Identificar vários contos de fadas, através de imagens. Reconhecer as características próprias de cada história. Criar, oralmente e ou por escrito, histórias compl...

20/06/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 47622 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 O teatro como espaço cultural: um passeio pelos teatros de nossa cidade

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

As crianças do Ensino Fundamental Inicial poderão com esta aula: Perceber o teatro como um espaço diferente do circo e  do cinema; conhecer alguns dos recursos do teatro (iluminação, mesa de som, palco, camarim, poltronas); destacar a função do teatro como espaço cultural em n...

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6607 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 MARIA CLARA MACHADO: O TEATRO INFANTIL

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá: Conhecer a vida e a obra de Maria Clara Machado; Conhecer o contexto social de Minas gerais na época em que o autora nasceu; Conhecer a culinária mineira; Encenar uma de suas peças.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9300 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 Dos Contos de Fada à Idade Média

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula: Escutar contos de fada, apreciando a leitura feita pelo professor. Gostar de ler e ouvir contos de fada. Perceber aspectos da vida cotidiana (alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião, et...

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12608 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

9 Cara de palhaço, pinta de palhaço, tipo de palhaço!

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de circo (palhaçadas/ clown) os alunos poderão descobrir, criar e exercitar novas formas de linguagem, além da linguagem oral, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e dos próprios movimentos; poderão criar personagens para eles mesmos e brincar com outra ...

03/01/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 34169 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 O CAVALO – A magia do faz-de-conta

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Compreender a sequência dos fatos ocorridos no filme; Respeito as regras e combinados durante o jogo simbólico; Elaborar e construir os elementos teatrais: texto, cenário, figurino e música;  Vivenciar o jogo simbólico proposto pelo grupo.

30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6150 acesso(s)

DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 Vamos escrever um roteiro de teatro?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer os elementos que compõem uma narrativa teatral; Escrever uma peça teatral; Desenvolver a criatividade através da elaboração de um roteiro teatral.

15/06/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 70266 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL

12 Contando Histórias

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Tomar gosto pela leitura através de contos infantis.

01/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 8353 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

13 Construindo uma história... Ou melhor, um espetáculo!!

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com esta aula as crianças do ensino Fundamental inicial deverão: Definir os elementos que constituem uma narrativa teatral; conhecer os elementos necessários à construção dos cenários e figurinos; registrar a vivência teatral por meio da oralidade, escrita e desenho.

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5282 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 Interpretação de peças de teatrais.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Ampliar a habilidade de produção textual.   Ampliar as habilidades de leitura por meio da leitura do texto de teatro.   Ampliar a capacidade de registro e de revisão da própria escrita.

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23116 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

15 Musical: a elaboração do enredo da história

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Promover situações de leitura e de escrita de enredos de histórias. Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso do musical “O Fantasma da Ópera”. Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, ...

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6731 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

16 “Pedro e o Lobo”: atividades de reconto e de retextualização

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

 Por meio da sequência de aulas que será apresentada, o aluno poderá: Reconhecer ideias principais e secundárias que se encontram presentes tanto no conto Pedro e o Lobo, quanto em vídeos do teatro mudo analisados. Transcrever uma história de um contexto sonoro e imagético par...

18/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14033 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 Jogos teatrais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Participar de jogos de dramatizações combinados coletivamente. Vivenciar os jogos teatrais através da improvisação, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê. Vivenciar diferentes tipos de papéis. I...

21/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13865 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

18 AS FÁBULAS E OS JOGOS TEATRAIS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   Ler fábulas;   Vivenciar os jogos teatrais.

19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25580 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

19 O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando o jogo teatral

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão vivenciar a experiência dos jogos teatrais.

18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 41415 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

20 Brincando de baile medieval

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:   Participar de jogos de dramatizações combinados coletivamente.    Vivenciar os jogos teatrais por meio da improvisação, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê.    Vivenciar diferen...

26/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4340 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

21 USANDO O CORPO E A VOZ

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Identificar os personagens reais e ficcionais presentes nas histórias do escritor Monteiro Lobato; Observar e criar (improvisar) gestos e movimentos dos personagens e animais, atentando para o tempo e o espaço; Representar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo (Emília, Vi...

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6173 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

22 Romeu e Julieta: um amor impossível

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Conhecer a história de Romeu e Julieta. Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta. Produzir texto narrativo Conhecer outras versões da história de Romeu e Julieta.

17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 23542 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

23 UCA: Romeu e Julieta: um amor impossível

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Primeiro Objetivo Conhecer a história de Romeu e Julieta. Segundo Objetivo Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta. Terceiro Objetivo Produzir texto narrativo Quarto Objetivo Conhecer outras versões da história de Romeu e J...

02/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8249 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

24 Dramas e Tragédias: Reescrevendo Shakespeare

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer as obras de Shakespeare; Identificar os sentimentos de raiva, inveja, amor, solidariedade, ciúme através dos dramas vividos pelos personagens da história; Vivenciar o jogo teatral através de brincadeiras; Vivenciar práticas de leitura e escrita.

16/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13123 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

25 Conto do inverno: uma tragédia com final feliz

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer e recontar a história de Shakespeare ( conto do inverno) Refletir sobre a injustiça e a importância do diálogo; Vivenciar a narrativa através da representação; Produzir texto narrativo; Desenvolver práticas de leitura; Desenvolver práticas de escrita.

17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15664 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

26 O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo Romeu e Julieta

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Com esta aula os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Conhecer a obra “Romeu e Julieta” William Shakespeare; • Conhecer a importância de William Shakespeare para a história do teatro.

18/09/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 21318 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

27 O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando Romeu e Julieta

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Vivenciar, através dos jogos teatrais, as principais cenas da obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare; • Participar como ator e como platéia das vivências propostas.

18/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 5190 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

28 TEATRO DE MÁSCARAS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

  Contextualizar a história do Teatro.   Confeccionar máscaras.   Ler e interpretar imagens.

14/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11854 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

29 O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Confeccionando máscaras

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão confeccionar máscaras de papel, materializando assim, o símbolo do Teatro.

18/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7987 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

30 A lenda do SACI e o teatro de fantoches

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar as diferentes formas que pode ser ilustrado o Saci; Conhecer algumas lendas das regiões brasileiras; Confeccionar um teatro de fantoches; Contar uma lenda através do teatro de fantoches.

13/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 17308 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL

31 Dramatizando fábulas: o teatro de fantoches

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Recontar fábulas por meio do texto dramático; • trabalhar expressão vocal e desenvolver habilidades manuais.

04/09/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 66064 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

32 Luz e sombras

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• O que é sombra e o como ela se forma; • Observar sombras produzidas pela luz do Sol, no ambiente;

19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22804 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

33 As sombras e a posição do Sol no céu

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Produzir sombras utilizando fonte de luz artificial; • Estabelecer relação entre a posição da fonte de luz e a variação no tamanho e na direção da sombra.

28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 36463 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

34 As sombras: desvendando seus contornos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com as aulas propostas o aluno poderá observar e conhecer a sombra de cada colega da turma, descobrir a localização da sombra dos alunos da turma devido à posição da luz, observar o contorno das sombras dos alunos em diferentes posições, desenvolver a percepção visual, descobr...

19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21874 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

35 Sombras que viram histórias I

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Aprender como fazer uma pesquisa, como seleção de informações e síntese. - Organizar uma apresentação oral para informar suas descobertas aos colegas da turma. - Criar sombras com as mãos ou bonecos de varas.

08/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3674 acesso(s)

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

36 Sombras que viram histórias II

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Ouvir uma história e imaginar as cenas. - Apresentar uma história de teatro de sombras.

14/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4491 acesso(s)

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

37 Caixa das sombras: diversão com imagens

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Relacionar a linguagem visual com a linguagem escrita. • Escrita de palavras: nomes dos animais.

05/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9613 acesso(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

38 TEATRO DE SOMBRAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer a história do teatro de sombra. Identificar obras artísticas em diferentes acervos. Vivenciar uma apresentação teatral.

18/11/2010 Três estrelas 7 comentário(s) 45319 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

39 Os Elementos da Narrativa no Teatro de Sombras

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos: Produzir textos a partir de estruturas já conhecidas, utilizando os elementos da narrativa. Praticar o processo de retextualização - escrita e revisão - a partir do texto produzido, ve...

06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10073 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

40 APRENDENDO A INCLUIR POR MEIO DO TEATRO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar seus sentimentos e idéias por meio da representação de papéis. b) Valorizar as diversas manifestações artísticas, dentre elas o teatro, enquanto um recurso importante para a formação humana. c) Usar a imaginação para criar histórias curtas, porém com sentido, pass...

17/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 5100 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

41 O som do silêncio - Educação Especial

Educação Infantil | Arte Visual

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Apresentar aos alunos a possibilidade de se contar histórias usando o próprio corpo como ferramenta. Recortar trechos dos textos escolhidos para criar o roteiro da peça de teatro. Propiciar aos alunos um melhor entendimento das diferenças que os alunos com necessidades especia...

24/08/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 13345 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

42 A ARTE IMITA A VIDA: A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA FORMAÇÃO HUMANA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Perceber que o teatro pode ser utilizado como um meio de denunciar situações e fatos do cotidiano. 2) Compreender o teatro como um instrumento de inclusão de pessoas. 3) Identificar sensações e emoções vivenciadas por meio do teatro.  

05/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11192 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

43 Quem tem medo do bicho papão?

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Despertar a imaginação dos alunos por meio do conto infantil sobre o Bicho Papão, incentivar a leitura por meio das histórias em quadrinhos e desenvolver a expressão e comunicação dos alunos por meio do teatro.

23/04/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7334 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

44 A explicação do surgimento do universo na mitologia greco-romana.

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender o que é mitologia Ouvir, pesquisar e contar mitos Conhecer os mitos (grego e romano) que explicam o surgimento do universo  

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5463 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 23608 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.