Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Tempos e formas verbais

 

06/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

O estudo sobre os tempos e formas verbais em Língua Inglesa se inicia pela abordagem dos conceitos relacionados ao uso do “presente simples” para expressar-se a respeito de atividades cotidianas, especialmente o uso da terminação “–S”, para indicar o uso do verbo na terceira pessoa do singular do presente simples (aulas de 1 a 6). Em seguida, as aulas 7 a 11 direcionam-se ao trabalho com o tempo verbal presente contínuo. O tempo verbal “passado simples” e apresentado nas aulas 12 e 13. Nas aulas 14 e 15 será apresentado e trabalhado o tempo verbal “passado contínuo” em contraste com o tempo verbal “passado simples”. O “futuro simples”, com o uso das formas “will” e “going to” é trabalhado nas aulas 16 a 19. Após isso, nas aulas 20 a 22, serão desenvolvidas habilidades orais e escritas referentes ao uso do modal “used to” em todas as suas formas, bem como o também o uso das expressões verbais “get used to (acostumar-se a)”, “used to (costumava)” e “be used to (estar acostumado a)”. Seguindo em frente, o “presente perfeito” é trabalhado em contraste “presente simples” e com o “passado simples” nas aulas 23 a 26 e a aula 27 corresponde à apresentação do tempo verbal “passado perfeito” para tratar de acontecimentos no passado. Os verbos modais “should”, “can”, “may” e “might” são exaustivamente trabalhados nas aulas 28 a 35. A aula 36 apresenta situações hipotéticas para que os alunos debatam e produzam textos usando a forma do “second conditional”, trabalhado também nas aula 37 e 38 por meio de debates e atividades de compreensão auditiva. A forma do “reported speech” (discurso indireto) é trabalhada nas aulas 39, 40, 41, 42, 43 e 44. Nas aulas 45 à 47 se trabalha a forma e uso da “voz passiva”, consolidando-se a diferença entre a “voz ativa” e “voz passiva”. Encerrando o estudo dos “tempos verbais” “os “phrasal verbs” (verbos frasais) são trabalhados nas aulas 48 e 49, contextualizados em diversas situações comunicativas, tais como comentar sobre a semelhança entre pais e filhos.

Autoria

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP

Palavras-chave

língua estrangeira, tempo verbal,

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Lista de Aulas da Coleção (49 aulas)
# Aula Autoria
1 Você já teve um “Bad Day?” Aprendendo inglês através de música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O objetivo da aula é o desenvolvimento de vocabulário relacionado à atividades diárias para que o aluno seja capaz de falar sobre sua rotina e apresentar o tempo verbal presente simples.

28/07/2009 Quatro estrelas 52 comentário(s) 16483 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

2 Routine and the days of the week!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o uso do tempo verbal presente simples e vocabulário sobre os dias da semana.

27/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4575 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

3 "Welcome to my life" presenting the Simple Present

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá o tempo verbal Simple Present através da música "Welcome to my life".

18/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11442 acessos

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

4 “She loves you” – a terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

 Com estas aulas o aluno poderá desenvolver apresentação e prática do uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples em Inglês, contextualizada pela música “She loves you” dos Beatles e por pesquisas na Internet sobre costumes da época em que a música...

30/04/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7927 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

5 We walk!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O objetivo da aula é desenvolver a capacidade de compreensão auditiva da Língua Inglesa e reconhecimento da forma e do uso do tempo verbal “presente simples” deste idioma.

22/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3374 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

6 Put yourself in the Picture – e se fosse você?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Conscientizar-se quanto à necessidade de adequação dos espaços físicos às necessidades das pessoas com deficiência física ou pessoas com dificuldades de mobilidade (deficientes, idosos etc.)    Compreender o outro, tentando-se colocar em seu lugar    Ampliar o vocabulário rela...

19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1296 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

7 Are you a fashion person? Roupas e estações do ano.

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá o uso do tempo verbal present continuous e aumentará o vocabulário de roupas e referente à moda.

12/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14192 acessos

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

8 Usando a música "Smile" do U2 para ensinar a -ing form.

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá através da música "Smile" da banda U2, o uso e forma do Present Continuous.

18/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14218 acessos

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

9 Gerund (not in present continuous)

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso do gerúndio e entender que a forma -ing é usada em diversos casos que não envolvam o Present Continuous.

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3841 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

10 The World of Dreams (verbs NOT used in the continuous form)

Ensino Médio | Língua Estrangeira

 Através do tema sonhos, o aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes à aplicação de determinados verbos que não são usados no gerúndio (-ing).

16/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1214 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

11 The Simpsons – Será que os Americanos são muito diferentes dos brasileiros?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Conscientizar-se quanto aos diferentes estilos de vida como reflexo da cultura    2.      Reconhecer a forma e uso dos verbos TO BE, TO HAVE and TO WEAR no presente simples e no presente contínuo    3.      Desenvolver vocabulário relacionado a atividades diárias, desc...

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32018 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

12 Dance and Music - Past Simple

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Estrutura gramatical: Passado Simples Sentenças afirmativas, negativas e interrogativas no passado simples Verbos regulares e irregulares no passado  WH words (What, what kind of, why)

16/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8376 acessos

FERNANDA LANZA DE SOUZA

ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

13 Tattoo: conheci alguém que fez! – o passado simples

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o uso e a forma tempo verbal “passado simples” em Inglês serão reforçados a partir da leitura e da produção de texto sobre o tema tatuagens e body art.

21/08/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 6588 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

14 Past Continuous X Past Simple (When and While)

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Como descrever ações / atividades que aconteceram simultaneamente ou alternadamente no passado. - Contar sobre situações embaraçosas que vivenciaram ou presenciaram. - Tempos Verbais: Passado Simples e Contínuo - Palavras de ligação: when e while

07/10/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 15956 acessos

FERNANDA LANZA DE SOUZA

ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

15 Making the difference: Nelson Mandela’s life

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Reconhecer e usar os tempos verbais: passado simples e passado contínuo em textos simples. Escrever uma biografia que será transformada em uma apresentação oral. Apresentar e praticar estratégias de leitura em Língua Inglesa: seleção de informações relevantes, de acordo com o ...

13/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 5605 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

16 Aprendendo a usar o Simple Past e Will com a música "I will Survive"

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno poderá aprender, através da música "I will survive" de Gloria Gaynor, o uso e formas do Simple Past e futuro com WILL.

18/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5684 acessos

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

17 What is he going to do? – Falando sobre planos e intenções futuras!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com esta aula o aluno desenvolverá a habilidade de falar sobre planos e intenções usando a forma verbal “to be going to”.

19/08/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 5725 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

18 Christmas!

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso da forma futura 'be going to', bem como vocabulário sobre o Natal.

16/11/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 3696 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

19 Money, Money, Money! – Como você usa o seu dinheiro?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater sobre o tema: “relação que as pessoas estabelecem com o dinheiro nas diferentes culturas” para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita em Inglês    Criar e utilizar questões simples em inglês nas suas diferentes formas    Reconhecer a forma e utilizar os tempos...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2325 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

20 I used to...

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso do modal 'used to' em suas formas afirmativa, interrogativa e negativa.

02/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4184 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

21 Get used to it!

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Discutir sobre coisas a que podemos nos acostumar, usando a língua alvo; Aprender o uso de “used to”; Aplicar estratégias de leitura no gênero textual artigo; Discutir sobre mudanças ocorridas na vida.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1060 acessos

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

22 I am used to, get used to or used to?

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá a usar as expressões em situações comunicativas, distinguindo cada uma em seu devido tempo verbal: - Get used to (acostumar-se a) - Used to (costumava) - Be used to (estar acostumado a)

19/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3266 acessos

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

23 Aprendendo o Tempo Verbal Presente Perfeito em Língua Inglesa com Música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

 Com estas aulas será feita a introdução ao uso do tempo verbal “presente perfeito” em Língua Inglesa pela leitura e produção de textos orais e escritos, a partir de o trabalho com músicas.

18/05/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 16179 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

24 Present Perfect e Simple Past

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá a relacionar e identificar as diferenças dos tempos verbais Simple Past e Present Perfect através de situações descritas em Headlines (títulos de manchetes de jornais)

08/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3507 acessos

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

25 Have you ever...? Introduzindo o Present Perfect

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso do Present Perfect Tense.

17/12/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 11952 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

26 The Eighties: a vida nos anos 80 e a vida hoje!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1. Demonstrar as transformações dos comportamentos das pessoas ao longo das décadas    2. Usar o tempo verbal presente perfeito em textos orais e escritos em Inglês.

20/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 2162 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

27 The perfect crime? – Talking about past events

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Falar sobre eventos no passado Estrutura do Past Perfect Estratégias de leitura: anedota

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1106 acessos

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

28 Should I Stay or Should I Go – Aprendendo verbos modais com música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver suas estratégias e competências para usar o verbo modal “should” a partir de atividades de compreensão da música “Should I Stay or Should I Go? da banda “The Clash”, utilizada em um comercial televisivo.

17/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 8241 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

29 Don’t be critical!

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Fazer comentários críticos Expressar arrependimento Consolidar a estrutura “should(n’t) have”

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 957 acessos

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

30 Modal verbs: Can you help me

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Modal Verb: Can Vocabulário sobre habilidades

29/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7150 acessos

Adriana Gouvêa Dutra Teixeira

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Línguas

31 Sports - CAN / CAN'T

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá : -O uso das formas CAN e CAN'T para expressar habilidade; -Ampliará o vocabulário sobre diversos esportes; -Aprenderá quando a conjunção BUT é usada.

10/10/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 24046 acessos

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

32 Ask the doctor

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Parts of the body Health problems Should, can, may

11/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1321 acessos

FERNANDA LANZA DE SOUZA

ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

33 Artificial Intelligence: reconhecendo e usando os verbos modais em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Reconhecer a forma e o uso dos verbos modais (can, could, may, might, should, ought to, should) em textos simples.  Compreender as características de uma boa comunicação oral e escrita em Inglês

17/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 4915 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

34 The Brazilian X-files

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Falar sobre fenômenos sobrenaturais Aplicar estratégias de leitura: texto jornalístico Consolidar estrutura de “Modals”

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1035 acessos

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

35 Speculating. (They might/may/should have done something)

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso dos modais may, might e should em frases no pretérito.

19/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 3336 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

36 If I had a million dollars...

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes à Second Conditional (past + would).

16/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 2247 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

37 If I were a boy – Aprendendo Inglês com música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Debater sobre o tema: diferenças e semelhanças entre homens e mulheres - Analisar a letra da música “If I Were a Boy” de Beyoncé (disponível em: http://letras.terra.com.br/beyonce/1443820/traducao.html)     - Reconhecer e produzir orações condicionais: If...(ex: If Jane stud...

16/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13771 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

38 Save Water! – dando conselhos sobre a economia de água em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Avaliar as causas da falta da água no mundo (localmente e internacionalmente)    Reconhecer e utilizar expressões de aconselhamento - If I were you (se eu fosse você), why don’t you (por que você não....) – em textos simples.    Reconhecer a forma e o uso dos verbos modais: co...

18/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 5292 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

39 Reported Speech: simple present

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno poderá desenvolver habilidades orais e escritas referentes à aplicação do reported speech (discurso indireto) em diferentes contextos, bem como entender as mudanças que ocorrem no tempo verbal em frases deste tipo.

06/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4706 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

40 Reported Speech: simple past and present perfect

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Através de atividades que desenvolvem habilidades orais e escritas, os alunos vão aprender a construir frases em discurso indireto (reported speech) nos tempos simple past e present perfect. Além disso, vão discutir sobre as mudanças sintáticas e morfológicas presentes no disc...

31/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4241 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

41 Reported Speech: Imperative Sentences

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso do Reported Speech (discurso indireto) em frases afirmativas e negativas no modo imperativo. Vai aprender, também, sobre os diferentes verbos usados em substituição aos mais comuns - say e tell.

31/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6040 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

42 Reported Speech: modal verbs

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno vai entender que mudanças ocorrem nos verbos modais em frases no discurso indireto (reported speech), bem como as mudanças em relação aos pronomes pessoais e possessivos.

01/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11226 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

43 Reported Speech: Interrogative Sentences

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno poderá desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso e forma do discurso indireto (reported speech) em frases interrogativas. Poderá aprender também a diferenciar o uso em frases interrogativas do tipo WH e Yes/No questions.

06/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25116 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

44 Story Time - Usando o Reported Speech

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Contar uma estória utilizando a língua inglesa e estruturas/vocabulário já estudados; Reportar o que alguém disse; Rever estrutura do discurso indireto (Indirect Speech); Rever estruturas que seguem “reporting verbs”.

08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2651 acessos

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

45 Good news!

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Praticar estruturas de voz passiva Aprender “Past Participles” Aplicar estratégias de leitura: manchetes de jornal Escrever uma “Good News Story”

21/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 891 acessos

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

46 The movie was directed by… Como se usa a voz passiva em Inglês?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas será trabalhado, através de leitura e produção de textos orais e escritos, o uso da “voz passiva” em Língua Inglesa.

26/06/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 3352 acessos

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

47 SOS Amazon

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Planejar ecoturismo Aplicar estratégias de leitura: artigo de jornal Consolidar estrutura de voz passiva no futuro

09/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1256 acessos

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

48 Phrasal Verbs

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso de diferentes phrasal verbs.

02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5310 acessos

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

49 "O que são os phrasal verbs?"

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Estudar a formação de verbos frasais. Identificar e entender o significado de verbos frasais em textos de diferentes gêneros textuais.

30/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1888 acessos

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 15398 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.