Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Práticas corporais e autonomia

 

19/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo dessa coleção é proporcionar aos alunos do ensino médio a oportunidade de vivenciarem o maior número de práticas corporais possíveis. Ao realizarem a construção e vivência coletiva dessas práticas, poderão estabelecer relações individuais e sociais, tendo como pano de fundo o corpo em movimento. Em síntese, a ideia é que esses jovens adquiram maior autonomia na vivência, criação, elaboração e organização dessas práticas corporais, assim como possam assumir uma postura crítica quando estiverem desempenhando o papel de espectadores das mesmas. Espera-se, portanto, que seguindo as aulas selecionadas, os alunos sejam orientados a uma participação política mais efetiva no que se refere à organização dos espaços e recursos públicos de prática de esporte, ginástica, dança, luta, jogos, entre outros. Nas aulas 1 a 9, são abordados temas relacionados com a qualidade de vida, importância das atividades físicas, saúde e autonomia corporal. Nas aulas 10 a 15 destacamos as práticas corporais relacionadas com o lazer, as quais possibilitam aos alunos reconhecê-lo como um processo que se dá de maneira autônoma por parte do indivíduo.Complementando essa coleção, da aula 16 a 42, são apresentadas atividades que possibilitam a construção de novas formas de movimento, as quais poderão incentivar a exploração de movimentos e a criatividade dos educandos em suas práticas corporais. Em resumo, essa coleção sugere oportunidades para o desenvolvimento de atividades lúdicas e prazerosas com a realização de práticas corporais, que, além do bem estar e satisfação pessoal, despertam sentido para algumas atividades educacionais.

Autoria

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

Práticas corporais, autonomia, lazer, educação, saúde

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Lista de aulas da coleção (42 aulas)
# Aula Autoria
1 Qualidade de vida com atividade física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

- Ter consciência do conceito de qualidade de vida - Observar os benefícios trazidos ao nosso organismo através da atividade física

05/11/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 34470 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

2 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...

02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38744 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

3 O que é importante saber sobre Qualidade de Vida?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Conceituar qualidade de vida; Identificar o sentido e significado do termo qualidade de vida no seu cotidiano; Conhecer os fatores que caracterizam a noção de Qualidade de Vida e a relação com a sua vida cotidiana.

23/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21597 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

4 As qualidades físicas e a qualidade de vida

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar as principais qualidades físicas e relacionar com atividades corporais mais diversas.

26/11/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 27059 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

5 Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr...

17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14941 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 Autonomia nas práticas corporais

Ensino Médio | Educação Física

Apropriar os métodos de avaliações antropométricas para autonomia dos alunos em suas atividades corporais; Apreender conhecimentos acerca dos gastos calóricos nas atividades físicas.

10/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13499 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

7 Autonomia da prática de atividades físicas - Aferição e utilização da Frequência Cardíaca (FC).

Ensino Médio | Educação Física

Compreender o conceito sobre Frequência Cardíaca (FC) e sua aplicação na prática das atividades físicas; Adquirir conhecimentos básicos sobre aferição da FC: onde aferir e como aferir; Identificar os tipos de FC e suas aplicações; Auxiliar os colegas na aferição da FC buscando...

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17573 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

8 Autonomia - Ed.Física especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, independentemente da cor, raça, características físicas, necessidades especiais e educacionais do individuo; Desenvolver noções de respeito a si mesmo e também ao próximo; Valorizar ações de solidariedade e respeito ao desen...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5614 acesso(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

9 Aspectos fisiológicos das atividades físicas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca.

06/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8497 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

10 O lazer e a interação social: a atividade física.

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as relações entre o lazer e as práticas corporais na sociedade atual, salientando os jogos e as brincadeiras.

27/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9313 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 As dimensões do lazer

Ensino Médio | Educação Física

Relacionar aspectos culturais e sócio-econômicos do lazer através das práticas corporais.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7113 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 Lazer: conhecendo mais sobre os colegas.

Ensino Médio | Educação Física

- Conhecer as principais manifestações do lazer na sociedade. -Dialogar sobre práticas tidas como “unânimes” para o lazer e pensar em possibilidades. -Trocar experiências sobre as principais maneiras de se vivenciar o lazer, conhecendo mais sobre os colegas e do que gostam de ...

24/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7157 acesso(s)

Tiago Felipe da Silva

COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA

NOVA LIMA MG

Educação Física

13 O lazer e a qualidade de vida.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de entender as dimensões que perpassam o lazer para a aquisição da qualidade de vida.

02/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5550 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

14 Lazer: equipamentos de lazer da cidade.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- Conhecer os diversos tipos de “equipamentos de lazer” presentes na cidade e região em que os alunos se inserem. - Conhecer conceitos básicos de equipamentos de lazer. - Conhecer diversas possibilidades presentes na cultura que os alunos poderão vivenciar no tempo de lazer no...

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19124 acesso(s)

Tiago Felipe da Silva

COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA

NOVA LIMA MG

Educação Física

15 Lazer: uma pesquisa em minha escola

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Compreender o que é lazer e sua influência na vida cotidiana da comunidade escolar; Pesquisar o conceito, o sentido e o significado do lazer, bem como sua relação e interferência na vida cotidiana das pessoas; Avaliar qual é a interferência do lazer na qualidade de vida das pe...

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16801 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

16 Hábitos saudáveis

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum  

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 35657 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

17 Esporte é cultura

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Pesquisar  jogos e práticas esportivas  como formas de expressão de grupos sociais Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10488 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

18 Ética e responsabilidade na sua prática - o esporte como exemplo.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Participar de jogos respeitando as regras e discutindo sobre ética na sociedade e nos esportes; Refletir sobre “vencer a qualquer custo” e sua repercussão no seu grupo, na sua turma e na escola; Propor idéias para serem apresentados nos jogos onde a ética e o respeito ao próxi...

27/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23626 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

19 Atividade Física a Qualquer Hora

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente; Organizar o tempo para a prática desportiva; Adequar espaços para a prática de esportes físicos; Valorizar a prática da atividade física.

22/08/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 9523 acesso(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

20 Dançando e fazendo amigos.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Educação Física

Praticar a dança de salão com os colegas de turma; Associar a música aos passos de dança de forma coordenada; Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão; Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par;

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8487 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

21 Praticando a Caminhada

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas.

23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11108 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

22 A luta enquanto fenômeno social.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conceituar o que é Luta; Identificar as formas como a luta se manifesta no contexto social; Identificar os aspectos históricos, sociais e culturais das lutas; Analisar as transformações históricas das lutas.

14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15537 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

23 O corpo enquanto produtor de cultura.

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as mais diversas formas de movimento humano enquanto produtora e reprodutora de cultura.

09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8729 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

24 Inventando o “esporte” da turma

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as características dos esportes e criar uma prática desportiva que atenda aos interesses da educação física na escola e aos interesses dos alunos.

01/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5461 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

25 Esporte, Natureza e Preservação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Relacionar esporte com a natureza, - Conhecer alguns esportes radicais. - Vivenciar um esporte de aventura.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 36521 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

26 Esporte é saúde?

Ensino Médio | Educação Física

- Ampliar seus conhecimentos a respeito do esporte. - Ampliar seus conhecimentos de saúde. - Vivenciar atividades que permitam a relação, diálogo e discussão acerca da tensão esporte e saúde. - Conhecer a rotina de um atleta: principais hábitos; alimentação e rotina de treinos...

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5393 acesso(s)

Tiago Felipe da Silva

COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA

NOVA LIMA MG

Educação Física

27 Esportes Radicais ou de aventura na Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar diferentes práticas e modalidades de esportes radicais praticados na natureza Identificar possíveis riscos para o meio ambiente de práticas de esportes radicais na natureza mal planejados. Compreender a importância da preservação das áreas naturais durante a prátic...

26/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 67339 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

28 Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?

Ensino Médio | Educação Física

Identificar os comportamentos e valores inerentes ao esporte; Identificar atuais demandas comportamentais exigidas para os trabalhadores na atualidade; Refletir sobre as possíveis relações existentes entre os comportamentos e os valores para o esporte e para o mundo do trabalho.

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4427 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

29 Esporte e Cidadania

Ensino Médio | Educação Física

Entender como a prática de esportes pode colaborar para o desenvolvimento da cidadania.

23/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 49735 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

30 Jogos de Rebater: Frescobol

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do Frescobol; - Identificar e vivenciar as principais dificuldades envolvidas na prática do Frescobol;

31/07/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11342 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

31 Jogos de piscina

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Nessa aula de jogos de piscina, propomos a seleção coletiva de jogos e brincadeiras para o espaço da piscina, adaptando-os ao meio líquido; a prática da respiração, das pernadas e das braçadas, tendo as brincadeiras como mediadoras do aprendizado.

25/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6423 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

32 Jogos de Rebater: praticando o Tênis

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do tênis. Identificar os principais fundamentos do jogo: saque, golpes de fundo de quadra e voleio. Vivenciar as principais técnicas do jogo de tênis (golpes de fundo de quadra), respeitando as limitações motora...

26/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 34612 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

33 Jogo de tabuleiro humano.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Conhecer um jogo dinâmico e inteligente que simula regras e a estrutura de um jogo de tabuleiro. - Desenvolver a cooperação em grupo e a tomada de decisão frente a desafios arriscados. - Analisar informações desenvolvendo negociações constantes com os colegas, a equipe adver...

13/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30611 acesso(s)

Tiago Felipe da Silva

COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA

NOVA LIMA MG

Educação Física

34 Jogos de Rebater: o Beach Tennis

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Compreender a história do novo esporte - Beach Tennis. - Comparar a regra, os materiais e a quadra do Beach Tennis com o jogo Frescobol e o tênis tradicional. - Praticar os principais fundamentos do Beach Tennis.

31/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8042 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

35 Futebol de 4 Quadrados

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer e aprender novas formas de jogar futebol. Aprender a organizar e reinventar jogos de futebol, explorando os materiais e os espaços. Ampliar suas experiências de movimentos, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com ...

04/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7233 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

36 Conhecendo o Golfe

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender aspectos básicos do funcionamento do jogo de Golfe. Conhecer regras básicas do funcionamento do jogo. Descobrir, por meio do jogo, novas formas de explorar os espaços. Coordenar diferentes movimentos com os braços - arremessos com mais força, menos força – interagindo...

13/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4722 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

37 Brincando e jogando

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno vivenciará situações do movimento de rebater, arremessar, lançar e passar por meio dos jogos e brincadeiras; Reconhecerá a necessidade de adaptação das regras para uma boa dinâmica dos jogos e participação coletiva.

23/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14355 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

38 Jogando o Boliche

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as técnicas para a prática do boliche; Conhecer o jogo, a área de arremesso, pista, bolas, pinos e a história do jogo; Aprender a contagem dos pontos, a linguagem do boliche e conhecer os equipamentos do jogo (luvas e sapatos).

03/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 45238 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

39 Jogando voleibol de forma diferente

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Adaptação ao jogo e as diferentes formas de jogar Voleibol; Reconhecer as regras de um jogo como meio de interação das relações sociais; Sugerir e adaptar as regras para uma maior participação coletiva.   

19/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 74783 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

40 Jogando o Beisebol

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Nessa aula propomos que os alunos: experimentem e aprendam o funcionamento do jogo de Beisebol, utilizando materiais alternativos como, por exemplo, taco de madeira, bola de tênis e luva de goleiro; conheçam regras básicas do funcionamento do jogo; descubram, por meio do jogo,...

23/07/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22753 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

41 Frescobol: esse jogo tem regras?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a história do frescobol.  Experimentar diferentes formas de jogar o frescobol. Entender as regras básicas do frescobol.  

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4719 acesso(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

42 Basquete Estilo Livre

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

 Aprimorar a expressão corporal. Criar movimentos técnicos novos durante o jogo de basquete. Coordenar os movimentos da dança durante o jogo de basquete.

27/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 4534 acesso(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 20001 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.