19/12/2011
O objetivo dessa coleção é proporcionar aos alunos do ensino médio a oportunidade de vivenciarem o maior número de práticas corporais possíveis. Ao realizarem a construção e vivência coletiva dessas práticas, poderão estabelecer relações individuais e sociais, tendo como pano de fundo o corpo em movimento. Em síntese, a ideia é que esses jovens adquiram maior autonomia na vivência, criação, elaboração e organização dessas práticas corporais, assim como possam assumir uma postura crítica quando estiverem desempenhando o papel de espectadores das mesmas. Espera-se, portanto, que seguindo as aulas selecionadas, os alunos sejam orientados a uma participação política mais efetiva no que se refere à organização dos espaços e recursos públicos de prática de esporte, ginástica, dança, luta, jogos, entre outros. Nas aulas 1 a 9, são abordados temas relacionados com a qualidade de vida, importância das atividades físicas, saúde e autonomia corporal. Nas aulas 10 a 15 destacamos as práticas corporais relacionadas com o lazer, as quais possibilitam aos alunos reconhecê-lo como um processo que se dá de maneira autônoma por parte do indivíduo.Complementando essa coleção, da aula 16 a 42, são apresentadas atividades que possibilitam a construção de novas formas de movimento, as quais poderão incentivar a exploração de movimentos e a criatividade dos educandos em suas práticas corporais. Em resumo, essa coleção sugere oportunidades para o desenvolvimento de atividades lúdicas e prazerosas com a realização de práticas corporais, que, além do bem estar e satisfação pessoal, despertam sentido para algumas atividades educacionais.
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
Práticas corporais, autonomia, lazer, educação, saúde
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Qualidade de vida com atividade física
Ensino Fundamental Final | Educação Física - Ter consciência do conceito de qualidade de vida - Observar os benefícios trazidos ao nosso organismo através da atividade física 05/11/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 34470 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
2 |
A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento... 02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38744 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
3 |
O que é importante saber sobre Qualidade de Vida?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Conceituar qualidade de vida; Identificar o sentido e significado do termo qualidade de vida no seu cotidiano; Conhecer os fatores que caracterizam a noção de Qualidade de Vida e a relação com a sua vida cotidiana. 23/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21597 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
4 |
As qualidades físicas e a qualidade de vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar as principais qualidades físicas e relacionar com atividades corporais mais diversas. 26/11/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 27059 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr... 17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14941 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
6 |
Autonomia nas práticas corporais
Ensino Médio | Educação Física Apropriar os métodos de avaliações antropométricas para autonomia dos alunos em suas atividades corporais; Apreender conhecimentos acerca dos gastos calóricos nas atividades físicas. 10/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13499 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
Autonomia da prática de atividades físicas - Aferição e utilização da Frequência Cardíaca (FC).
Ensino Médio | Educação Física Compreender o conceito sobre Frequência Cardíaca (FC) e sua aplicação na prática das atividades físicas; Adquirir conhecimentos básicos sobre aferição da FC: onde aferir e como aferir; Identificar os tipos de FC e suas aplicações; Auxiliar os colegas na aferição da FC buscando... 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17573 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
8 |
Autonomia - Ed.Física especial
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, independentemente da cor, raça, características físicas, necessidades especiais e educacionais do individuo; Desenvolver noções de respeito a si mesmo e também ao próximo; Valorizar ações de solidariedade e respeito ao desen... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5614 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
9 |
Aspectos fisiológicos das atividades físicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca. 06/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8497 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
O lazer e a interação social: a atividade física.
Ensino Médio | Educação Física Identificar as relações entre o lazer e as práticas corporais na sociedade atual, salientando os jogos e as brincadeiras. 27/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9313 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
As dimensões do lazer
Ensino Médio | Educação Física Relacionar aspectos culturais e sócio-econômicos do lazer através das práticas corporais. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7113 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
Lazer: conhecendo mais sobre os colegas.
Ensino Médio | Educação Física - Conhecer as principais manifestações do lazer na sociedade. -Dialogar sobre práticas tidas como “unânimes” para o lazer e pensar em possibilidades. -Trocar experiências sobre as principais maneiras de se vivenciar o lazer, conhecendo mais sobre os colegas e do que gostam de ... 24/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7157 acesso(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
13 |
O lazer e a qualidade de vida.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de entender as dimensões que perpassam o lazer para a aquisição da qualidade de vida. 02/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5550 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
14 |
Lazer: equipamentos de lazer da cidade.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Conhecer os diversos tipos de “equipamentos de lazer” presentes na cidade e região em que os alunos se inserem. - Conhecer conceitos básicos de equipamentos de lazer. - Conhecer diversas possibilidades presentes na cultura que os alunos poderão vivenciar no tempo de lazer no... 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19124 acesso(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
15 |
Lazer: uma pesquisa em minha escola
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Compreender o que é lazer e sua influência na vida cotidiana da comunidade escolar; Pesquisar o conceito, o sentido e o significado do lazer, bem como sua relação e interferência na vida cotidiana das pessoas; Avaliar qual é a interferência do lazer na qualidade de vida das pe... 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16801 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
16 |
Hábitos saudáveis
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 35657 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
17 |
Esporte é cultura
Ensino Fundamental Final | Educação Física Pesquisar jogos e práticas esportivas como formas de expressão de grupos sociais Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10488 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
18 |
Ética e responsabilidade na sua prática - o esporte como exemplo.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Participar de jogos respeitando as regras e discutindo sobre ética na sociedade e nos esportes; Refletir sobre “vencer a qualquer custo” e sua repercussão no seu grupo, na sua turma e na escola; Propor idéias para serem apresentados nos jogos onde a ética e o respeito ao próxi... 27/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23626 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
19 |
Atividade Física a Qualquer Hora
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente; Organizar o tempo para a prática desportiva; Adequar espaços para a prática de esportes físicos; Valorizar a prática da atividade física. 22/08/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 9523 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
20 |
Dançando e fazendo amigos.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Educação Física Praticar a dança de salão com os colegas de turma; Associar a música aos passos de dança de forma coordenada; Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão; Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par; 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8487 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
21 |
Praticando a Caminhada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas. 23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11108 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
22 |
A luta enquanto fenômeno social.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conceituar o que é Luta; Identificar as formas como a luta se manifesta no contexto social; Identificar os aspectos históricos, sociais e culturais das lutas; Analisar as transformações históricas das lutas. 14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15537 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
23 |
O corpo enquanto produtor de cultura.
Ensino Médio | Educação Física Identificar as mais diversas formas de movimento humano enquanto produtora e reprodutora de cultura. 09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8729 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
24 |
Inventando o “esporte” da turma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as características dos esportes e criar uma prática desportiva que atenda aos interesses da educação física na escola e aos interesses dos alunos. 01/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5461 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
25 |
Esporte, Natureza e Preservação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Relacionar esporte com a natureza, - Conhecer alguns esportes radicais. - Vivenciar um esporte de aventura. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 36521 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
26 |
Esporte é saúde?
Ensino Médio | Educação Física - Ampliar seus conhecimentos a respeito do esporte. - Ampliar seus conhecimentos de saúde. - Vivenciar atividades que permitam a relação, diálogo e discussão acerca da tensão esporte e saúde. - Conhecer a rotina de um atleta: principais hábitos; alimentação e rotina de treinos... 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5393 acesso(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
27 |
Esportes Radicais ou de aventura na Natureza
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar diferentes práticas e modalidades de esportes radicais praticados na natureza Identificar possíveis riscos para o meio ambiente de práticas de esportes radicais na natureza mal planejados. Compreender a importância da preservação das áreas naturais durante a prátic... 26/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 67339 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
28 |
Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?
Ensino Médio | Educação Física Identificar os comportamentos e valores inerentes ao esporte; Identificar atuais demandas comportamentais exigidas para os trabalhadores na atualidade; Refletir sobre as possíveis relações existentes entre os comportamentos e os valores para o esporte e para o mundo do trabalho. 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4427 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
29 |
Esporte e Cidadania
Ensino Médio | Educação Física Entender como a prática de esportes pode colaborar para o desenvolvimento da cidadania. 23/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 49735 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
30 |
Jogos de Rebater: Frescobol
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do Frescobol; - Identificar e vivenciar as principais dificuldades envolvidas na prática do Frescobol; 31/07/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11342 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
31 |
Jogos de piscina
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Nessa aula de jogos de piscina, propomos a seleção coletiva de jogos e brincadeiras para o espaço da piscina, adaptando-os ao meio líquido; a prática da respiração, das pernadas e das braçadas, tendo as brincadeiras como mediadoras do aprendizado. 25/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6423 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
32 |
Jogos de Rebater: praticando o Tênis
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do tênis. Identificar os principais fundamentos do jogo: saque, golpes de fundo de quadra e voleio. Vivenciar as principais técnicas do jogo de tênis (golpes de fundo de quadra), respeitando as limitações motora... 26/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 34612 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
33 |
Jogo de tabuleiro humano.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Conhecer um jogo dinâmico e inteligente que simula regras e a estrutura de um jogo de tabuleiro. - Desenvolver a cooperação em grupo e a tomada de decisão frente a desafios arriscados. - Analisar informações desenvolvendo negociações constantes com os colegas, a equipe adver... 13/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30611 acesso(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
34 |
Jogos de Rebater: o Beach Tennis
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Língua Estrangeira - Compreender a história do novo esporte - Beach Tennis. - Comparar a regra, os materiais e a quadra do Beach Tennis com o jogo Frescobol e o tênis tradicional. - Praticar os principais fundamentos do Beach Tennis. 31/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8042 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
35 |
Futebol de 4 Quadrados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer e aprender novas formas de jogar futebol. Aprender a organizar e reinventar jogos de futebol, explorando os materiais e os espaços. Ampliar suas experiências de movimentos, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com ... 04/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7233 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
36 |
Conhecendo o Golfe
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender aspectos básicos do funcionamento do jogo de Golfe. Conhecer regras básicas do funcionamento do jogo. Descobrir, por meio do jogo, novas formas de explorar os espaços. Coordenar diferentes movimentos com os braços - arremessos com mais força, menos força – interagindo... 13/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4722 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
37 |
Brincando e jogando
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno vivenciará situações do movimento de rebater, arremessar, lançar e passar por meio dos jogos e brincadeiras; Reconhecerá a necessidade de adaptação das regras para uma boa dinâmica dos jogos e participação coletiva. 23/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14355 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
38 |
Jogando o Boliche
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as técnicas para a prática do boliche; Conhecer o jogo, a área de arremesso, pista, bolas, pinos e a história do jogo; Aprender a contagem dos pontos, a linguagem do boliche e conhecer os equipamentos do jogo (luvas e sapatos). 03/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 45238 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
39 |
Jogando voleibol de forma diferente
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Adaptação ao jogo e as diferentes formas de jogar Voleibol; Reconhecer as regras de um jogo como meio de interação das relações sociais; Sugerir e adaptar as regras para uma maior participação coletiva. 19/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 74783 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
40 |
Jogando o Beisebol
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Nessa aula propomos que os alunos: experimentem e aprendam o funcionamento do jogo de Beisebol, utilizando materiais alternativos como, por exemplo, taco de madeira, bola de tênis e luva de goleiro; conheçam regras básicas do funcionamento do jogo; descubram, por meio do jogo,... 23/07/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22753 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
41 |
Frescobol: esse jogo tem regras?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender a história do frescobol. Experimentar diferentes formas de jogar o frescobol. Entender as regras básicas do frescobol. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4719 acesso(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
42 |
Basquete Estilo Livre
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprimorar a expressão corporal. Criar movimentos técnicos novos durante o jogo de basquete. Coordenar os movimentos da dança durante o jogo de basquete. 27/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 4534 acesso(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 20001 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!