Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Ângulos

 

12/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nas aulas do número 1 a 5 o aluno trabalhará a identificação, definição e medição de ângulos, utilizando o transferidor. Nas aulas de número 6 a 10 o aluno compreenderá a posição relativa entre ângulos e circunferência conhecendo alguns tipos específicos de ângulos como: ângulo inscrito, ângulo central, ângulo de segmento e ângulo excêntrico, assim como suas aplicações. Nas aulas de número 11 a 20 o aluno compreenderá os ângulos de um triângulo, reconhecerá os triângulos quanto os lados e ângulos, a soma dos ângulos internos, congruência nos triângulos e razões trigonométricas. Nas aulas de número 21 a 27 o aluno reconhecerá o ângulo dos polígonos, classificando os polígonos, identificando seus elementos, ângulos, a soma dos ângulos internos, externos e centrais, assim como as suas propriedades. Na aula número 28 o aluno identificará os ângulos de um quadrilátero. Nas aulas de número 29 a 33 o aluno compreenderá a construção do arco capaz, relacionando o estudo do arco capaz com a construção dos ângulos central, inscrito e de segmento e aprenderá as construções simplificadas de arcos capazes. Nas aulas de número 34 a 51 o aluno encontrará várias aulas cujo conhecimento prévio sobre ângulos será importante.

Autoria

Vania Maria Rocha Gomes - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

ângulos, triângulos, polígonos, quadriláteros, arco capaz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Lista de aulas da coleção (51 aulas)
# Aula Autoria
1 Sobre ângulos, conceitos e significados

Educação Profissional | Produção Industrial

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Médio | Matemática

- Investigar e compreender as definições formais e pessoais do conceito de ângulo. - Construir o conceito de ângulo a partir do Modelo Teórico dos Campos Semânticos.

03/03/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18952 acesso(s)

Gílian Cristina Barros

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

2 Dando voltas: uma aula para familiarização com o conceito de ângulos e suas medidas.

Ensino Fundamental Final | Matemática

Com esta aula o aluno poderá desenvolver e aperfeiçoar o seu conhecimento sobre ângulos e sobre as maneiras de medi-los.

23/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6825 acesso(s)

FLAVIA APARECIDA BRITTO

COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG

BELO HORIZONTE MG

Matemática

3 DESENHO GEOMÉTRICO – ÂNGULOS: O QUE SÃO E COMO MEDIMOS

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

O aluno aprenderá a identificar, definir e medir ângulos utilizando o transferidor.

07/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7897 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

4 DESENHO GEOMÉTRICO – OS ÂNGULOS E SUAS MEDIDAS

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

O aluno aprenderá a identificar e definir os ângulos de acordo com suas medidas (ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso) e conhecer um pouco sobre o movimento artístico Abstracionismo Geométrico.

05/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17820 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

5 Dando voltas e meia-voltas: explorando ângulos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Construir a noção de ângulo associada à idéia de mudança de direção; Reconhecer ângulos em figuras planas; Reconhecer ângulos retos, agudos e obtusos; Identificar ângulos de 180º e 360º.

10/02/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 28601 acesso(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

6 Divisão do Angulo e Arco por dobradura

Ensino Fundamental Final | Matemática

Identificar os elementos em um círculo de papel que possibilite a divisão de ângulo e arco por dobradura; Reconhecer o passo a passo da divisão de um ângulo por dobradura; Experimentar dividir ângulo e arco por dobradura em um círculo com ângulos novos.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6012 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

7 1.1 Posição Relativa entre Ângulos e Circunferência

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

O Aluno irá explorar as diversas posições relativas entre Ângulo e Circunferência. E, ainda, se familiarizar com alguns tipos específicos de ângulos, como por exemplo: Ângulo Inscrito, Ângulo Central, Ângulo do Segmento, Ângulo Excêntrico. O Objetivo desta aula é necessariamen...

13/08/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 7600 acesso(s)

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

8 RELAÇÕES ENTRE ARCOS E ÂNGULOS E SUAS APLICAÇÕES

Ensino Fundamental Final | Matemática

Reconhecer um arco capaz de um segmento dado. Construir arcos capazes aplicando as propriedades dos ângulos e arcos de ma circunferência. Resolver problemas gráficos envolvendo arcos e ângulos.  

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9229 acesso(s)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO

COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

9 ÂNGULOS CENTRAL, INSCRITO E ÂNGULO DE SEGMENTO

Ensino Fundamental Final | Matemática

 Reconhecer e representar ângulos central, inscrito e de segmento.  Reconhecer que a medida de um arco é a medida do ângulo correspondente.  Estabelecer relação entre ângulo central e ângulo inscrito.  Estabelecer relação entre ângulo central e ângulo de segmento.  Resolver pr...

14/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 18738 acesso(s)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO

COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

10 ÂNGULO CIRCUNSCRITO E A CONSTRUÇÃO DE TANGENTES.

Ensino Fundamental Final | Matemática

Reconhecer e representar ângulo circunscrito. Construam retas tangentes à circunferências e vice-versa com base nas suas propriedades. Resolvam problemas gráficos aplicando as propriedades de tangência.    

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11317 acesso(s)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO

COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

11 Conhecendo triângulos

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Reconhecer e classificar triângulos quanto aos lados e ângulos.

19/06/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18461 acesso(s)

Hosana Jéssica Batista

SARRION MONSENHOR

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

12 Trabalhando com os Ângulos de um Triângulo

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Compreender a relação existente entre as medidas dos ângulos internos de um triângulo; - Identificar a medida de um ângulo do triângulo, conhecendo a medida dos outros dois ângulos; - Resolver situações que envolvam o estudo dos ângulos internos de um triângulo.

29/06/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 11503 acesso(s)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA

ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Alfabetização

13 Soma dos ângulos internos de um triângulo

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus.

17/11/2008 Três estrelas 2 comentário(s) 19740 acesso(s)

Enio Freire de Paula

PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

14 Graus em um triângulo/Cálculo do terceiro ângulo de um triângulo/Triângulos impossíveis

Ensino Fundamental Final | Matemática

Reconhecer elementos que permitam representar graus; Identificar situações sobre giro e graus; Resolver questões que provam a soma dos ângulos internos de um triângulo; Reconhecer a medida do terceiro ângulo de um triângulo, dados os outros dois ângulos; Resolver questões do c...

16/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20278 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

15 Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte II

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Definir triângulos congruentes. - Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra.

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3843 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

16 Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte IV

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Reconhecer triângulos congruentes. - Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra.

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3110 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

17 Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte V

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Reconhecer triângulos congruentes. - Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra.

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2963 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

18 Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte III

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Reconhecer triângulos congruentes. - Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra.

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3026 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

19 Medindo alturas inacessíveis: aplicação das Razões Trigonométricas – Utilizando o teodolito.

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

- Utilizar o teodolito e fazer medições de ângulos. - Utilizar a trena e fazer medições de comprimentos. - Aplicar as razões trigonométricas para obter alturas inacessíveis. - Fazer aproximações e arredondamentos.

21/12/2009 Quatro estrelas 16 comentário(s) 13275 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

20 Razões Trigonométricas (Seno, cosseno e tangente) no Triângulo Retângulo com o Geogebra

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

O Aluno visualizará as Razões Trigonométricas no triângulo retângulo através de uma construção no GeoGebra que permite o movimento dos lados do triângulo e a visualização do padrão determinado pelo ângulo, assim, será mais uma alternativa de enfatizar que as funções trigonomét...

08/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 9355 acesso(s)

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

21 Classificação de Polígonos

Ensino Fundamental Final | Matemática

Identificar elementos e classificar polígonos

17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20766 acesso(s)

CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA

CEM PAULO FREIRE

BRASILIA DF

Matemática

22 Tê - Atividade de Ângulos de um polígono

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

O aluno irá manipular peças com um objetivo pré-definido e, ainda, trabalhar medidas de ângulos internos de um polígono durante a atividade.

20/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6485 acesso(s)

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

23 A soma dos ângulos internos de polígonos

Ensino Fundamental Final | Matemática

Verificar, em diversos triângulos, que a soma dos ângulos internos é sempre 180 graus. Deduzir uma fórmula para o cálculo da soma dos ângulos internos de qualquer polígono (convexo). Investigar qual é a soma dos ângulos externos de qualquer polígono (convexo).

14/08/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 12007 acesso(s)

Rita Santos Guimarães

COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

CAMPINAS SP

Matemática

24 ÂNGULOS INTERNOS E XTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO

Ensino Fundamental Final | Matemática

 Reconhecer e identificar os ângulos internos e externos de um polígono convexo.  A partir de construções geométricas, deduzir as fórmulas da soma dos ângulos externos e internos de um polígono convexo.  Resolver problemas gráficos envolvendo ângulos internos e externos de um ...

08/07/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 10938 acesso(s)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO

COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

25 Polígonos Regulares: construção e propriedades dos ângulos internos e centrais – Parte I

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Representar, medir e operar com medidas de ângulos. - Aplicar, na prática, as fórmulas para determinar as medidas dos ângulos internos de um polígono regular. - Realizar procedimentos que concretizem os saberes teóricos, por meio da construção, com o objetivo de verificar as...

04/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5554 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

26 Polígonos Regulares: construção e propriedades dos ângulos internos e centrais– Parte II

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Representar, medir e operar com medidas de ângulos. - Aplicar, na prática, as fórmulas para determinar as medidas dos ângulos internos e dos ângulos centrais de um polígono regular. - Realizar procedimentos que concretizem os saberes teóricos, por meio da construção, com o o...

03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4904 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

27 Mosaicos - Recobrindo o plano com o uso de polígonos.

Ensino Fundamental Final | Matemática

Com o uso de mosaicos o aluno, primeiramente, irá fazer um trabalho de investigação quanto aos polígonos que podem ser observados para recobrir determinada figura. Através desses polígonos, os alunos poderão usar dos recursos digitais propostos a fim de desvendar os seus ângul...

01/10/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 13698 acesso(s)

Aline Araújo de Souza Pereira

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Matemática

28 Quadriláteros

Ensino Fundamental Final | Matemática

O aluno poderá aprender algumas propriedades dos quadriláteros, explorando suas classificações e a inscrição de quadriláteros em circunferências.

21/07/2009 Uma estrela 1 comentário(s) 28476 acesso(s)

Rita Santos Guimarães

COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

CAMPINAS SP

Matemática

29 Arco Capaz: Processo geral de construção do arco capaz de um ângulo qualquer

Educação Profissional | Produção Cultural e Design

Ensino Fundamental Final | Matemática

Identificar os ângulos central, inscrito em uma circunferência e de segmento, durante o processo construtivo do arco capaz; Representar o par de arcos capazes de ver um segmento sob um ângulo agudo  e um obtuso determinado; Aplicar os arcos capazes como lugar geométrico dos po...

02/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 47391 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

30 Arco Capaz e lugar geométrico

Ensino Fundamental Final | Matemática

Arco Capaz e lugar geométrico.

04/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15009 acesso(s)

Vania Maria Rocha Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

31 Arco Capaz: Ângulos central, inscrito em uma circunferência e de segmento – Suas relações no estudo do Arco Capaz.

Educação Profissional | Produção Cultural e Design

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conceituar ângulo central, ângulo inscrito e ângulo de segmento em uma circunferência; Reconhecer os ângulos abordados; Identificar as relações entre os ângulos estudados.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8904 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

32 Arco Capaz: Construção do arco capaz de 90°

Ensino Fundamental Final | Matemática

Compreender o porquê da localização do centro do arco capaz de 90° no ponto médio de sua corda; Reconhecer o arco capaz de 90° como uma semicircunferência; Representar o par de arcos capazes de ver um segmento sob um ângulo reto; Aplicar os arcos capazes como lugar geométrico ...

02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16350 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

33 Arco Capaz: Construção simplificada dos arcos capazes de 30° e 45°

Educação Profissional | Produção Cultural e Design

Ensino Fundamental Final | Matemática

Compreender a construção simplificada para os arcos de 30° e 45°; Relacionar os ângulos centrais correspondentes a cada ângulo com a construção simplificada; Resolver questões com a construção simplificada dos arcos capazes de 30°.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12473 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

34 Circunferência de Tales

Ensino Fundamental Final | Matemática

O teorema da circunferência de Tales.

19/12/2008 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5691 acesso(s)

Enio Freire de Paula

PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

35 Baricentro e mediana

Ensino Fundamental Final | Matemática

A existência de segmentos de retas que, por suas propriedades, recebem nomes, tais como: mediana e baricentro de um triângulo.

19/12/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 11733 acesso(s)

Enio Freire de Paula

PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

36 Razões Trigonométricas (Seno, cosseno e tangente) no Triângulo Retângulo - Atividade Concreta

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

O Aluno poderá confrontar informações pesquisadas com os seus próprios dados, que serão obtidos através desta atividade experimental. Irão manipular objetos como transferidor e calculadora e, ainda, organizar dados em tabelas. São várias habilidades exploradas numa mesma ativi...

24/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 53752 acesso(s)

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

37 DESENHO GEOMÉTRICO - TRIÂNGULOS. AULA 3: ANIMAÇÃO COM O GEOGEBRA

Ensino Fundamental Final | Matemática

Aplicar o conhecimento sobre construção de triângulos na construção de uma figura geométrica.

25/01/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 14567 acesso(s)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO

COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

38 Razões trigonométricas: ÂNGULOS COMPLEMENTARES E SEUS PADRÕES NA TRIGONOMETRIA

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

A observação de padrões em ângulos complementares quando analisamos as razões trigonométricas no triângulo

04/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4296 acesso(s)

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

39 Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos utilizando o CABRI

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

- Compreender o Teorema de Tales a partir de atividades experimentais e deduções e com cálculos simples. - Compreender a Semelhança de Triângulos como consequência do Teorema de Tales, a partir de atividades experimentais e deduções e com cálculos simples. - Trabalhar a Geomet...

11/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8861 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

40 Polígonos – Sistematização a partir de um jogo

Ensino Fundamental Final | Matemática

• Distinção entre polígonos e não polígonos, • Sistematização das propriedades e características dos polígonos – classificação quanto aos lados e ângulos.

23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25848 acesso(s)

FLAVIA APARECIDA BRITTO

COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG

BELO HORIZONTE MG

Matemática

41 Polígonos

Ensino Fundamental Final | Matemática

Identificar, classificar e construir diversos tipos de polígonos

10/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6945 acesso(s)

CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA

CEM PAULO FREIRE

BRASILIA DF

Matemática

42 Polígonos Estrelados: Eneágono

Ensino Fundamental Final | Matemática

Nessa aula o aluno poderá aprender a construir o conceito de eneágono regular inscrito na circunferência, além de trabalhar a investigação matemática, o senso estético e habilidades motoras.Estudar as propriedades dos eneágonos inscritos na circunferência e as possibilidades d...

12/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 20533 acesso(s)

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

43 Polígonos Estrelados: Hendecágono

Ensino Fundamental Final | Matemática

Nessa aula o aluno poderá aprender a construir o conceito de hendecágono regular inscrito na circunferência, além de trabalhar a investigação matemática, o senso estético e habilidades motoras.Estudando as propriedades dos hendecágonos inscritos na circunferência e as possibil...

12/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7217 acesso(s)

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

44 Parece, mas não é!

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar palavras com a mesma grafia, mas com significados diferentes. - Criar adivinhas usando palavras de mesma grafia, mas com significados diferentes.

03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7525 acesso(s)

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

45 Geometria experimental: semelhança de triângulos.

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Compreender a semelhança de triângulos a partir de atividades experimentais e deduções e com cálculos simples, aplica-la para determinar alturas inacessíveis.

27/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9210 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

46 Triângulos gêmeos

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conhecer a definição de congruência; Identificar figuras congruentes e a correspondência entre seus elementos. Com ênfase nos casos de congruência de triângulos.

23/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2628 acesso(s)

Rita Santos Guimarães

COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

CAMPINAS SP

Matemática

47 INCLINÔMETRO

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

O aluno irá usar a tangente para descobrir uma medida inacessível.

24/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7050 acesso(s)

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

48 Figuras gêmeas

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conhecer a definição de congruência; Identificar figuras congruentes e a correspondência entre seus elementos.

23/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2245 acesso(s)

Rita Santos Guimarães

COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

CAMPINAS SP

Matemática

49 Noção de Perspectiva Isométrica da circunferência e Perspectiva de um cilindro

Ensino Fundamental Final | Matemática

Compreender noções de perspectiva isométrica; Identificar os elementos para representar uma perspectiva isométrica e a perspectiva isométrica do cilindro; Representar em perspectiva isométrica uma circunferência e um cilindro; Resolver questões de representação da perspectiva ...

21/02/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 28839 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

50 Cones

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Noções e definições envolvendo cones. Explorar o sólido em 3D com o apoio do software de apresentação Impress/BrOffice.

03/01/2012 Cinco estrelas 9 comentário(s) 53027 acesso(s)

Lutécia Gasparoto

SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

CURITIBA PR

Matemática

51 Esfera

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Noções e definições envolvendo a esfera. Explorar o sólido em 3D com o apoio do software de apresentação Impress/BrOffice.

03/01/2012 Três estrelas 6 comentário(s) 26259 acesso(s)

Lutécia Gasparoto

SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

CURITIBA PR

Matemática

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 14888 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.