11/05/2011
Nas aulas de número 1 a 10 os alunos deverão desenvolver o pensamento geométrico, para tanto as aulas propõem atividades desafiadoras, as quais estabelecem relações entre os objetos do seu cotidiano e os sólidos geométricos, analisando, classificando e construindo figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais. As aulas de número 11 a 13 utilizam-se os blocos lógicos para que os/as alunos/as possam identificá-los e classificá-los por suas semelhanças e diferenças. As aulas de número 14 a 17 exploram as figuras geométricas através do tangram, quebra-cabeça chinês. As aulas de número 18 a 27 trabalham a geometria no espaço em que vivemos, construindo noção de organização espacial, possibilitando a compreensão entre o aluno/a e o espaço que representa, através da elaboração e confeccão de maquetes e plantas baixas. As aulas de número 28 e 29 possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, no qual o/a aluno/a realiza cálculos para alcançar os objetivos propostos. As aulas de número 30 a 34 desenvolvem a coordenação motora e a criatividade por meio de recortes e colagens utilizando as formas geométricas. As aulas de número 35 a 42 trabalham as formas geométricas por meio da linguagem artística, realizando releituras das obras de artes (Tarsila do Amaral, Volpi, Portinari e Romero Brito) por meio da contextualização, apreciação e o fazer artístico. As aulas de número 43 a 46 visam trabalhar as formas tridimensionais, realizando desenhos, esculturas e instalações. A aula de número 47 traz a bricolagem (botões, pastilhas de cerâmica, MDF) para apresentar a arte mosaicista, através da releitura de algumas obras de Piet Mondrian como referencial teórico-plástico. A aula de número 48 apresenta a história do caleidoscópio, possibilitando pesquisar sobre formas geométricas e construir um caleidoscópio em sala de aula. As aulas de número 49 a 55 possibilitam desenvolver a criatividade do/a aluno/a, ressaltando a importância da produção artística no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem por meio de diferentes técnicas de desenhos(abstratos e mandala).
Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
formas geométricas, geometria, espaços e formas, polígonos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
CONHECENDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Classificar os diferentes sólidos geométricos; Estabelecer relação com objetos do dia a dia e os sólidos geométricos; Construir sólidos geométricos. 13/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 125741 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
Compondo novos objetos com sucatas que representam sólidos geométricos.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática • Identificar os sólidos geométricos. • Planificar sólidos geométricos. • Identificar as diferenças entre uma figura plana e uma figura espacial. • Identificar os nomes dos elementos que compõem a figura espacial e relacioná-las com os que compõem a figura plana • Montar sólid... 03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9332 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
3 |
Geometria Espacial: Poliedros e Corpos Redondos: Como São?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Médio | Matemática Classificar os poliedros em pirâmide ou prismas de acordo com suas características. Classificar os corpos redondos em esferas, cones e cilindros de acordo com suas características. 12/01/2011 Três estrelas 4 comentário(s) 93251 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
4 |
Animando formas e sólidos geométricos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Orientação espacial - Nomenclatura das figuras e sólidos geométricos - Noções de tamanho, medidas, simetria, semelhanças, diferenças e quantidade. - Análise e síntese (fazer e desfazer) - Pensamento abstrato (elaboração de hipóteses para compor figuras) - Sequência lógica - ... 19/11/2008 Duas estrelas 1 comentário(s) 17594 acesso(s) |
BEATRIZ ANSARAH RIZEK Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
5 |
Quadrilátero: um polígono de quatro lados
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática diferentes tipos de quadriláteros; propriedades que caracterizam alguns quadriláteros. 14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10408 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
6 |
PROCURANDO POLÍGONOS POR TODO LADO
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Identificar, classificar e comparar os polígonos em diferentes objetos que nos rodeiam; Construir polígonos utilizando diferentes materiais(canudos de plástico, palitos de picolé, papel,etc); Analisar a relação entre figuras geométricas planas e tridimensionais. 02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21511 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
DIMENSÃO, FORMAS E TAMANHOS DOS OBJETOS.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Identificar as características dos objetos; Descobrir as características tridimensionais dos objetos (comprimento, largura e altura); Observar formas geométricas nos objetos e espaços vivenciados; Descobrir que o tamanho dos objetos é mensurado por unidades de medida do sistem... 07/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11926 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
Geometria Espacial : Poliedros e corpos redondos: Onde estão?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Médio | Matemática Diferenciar e classificar os sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos. Identificar os sólidos geométricos em diferentes situações do cotidiano. 27/01/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 59467 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
9 |
TRABALHANDO COM GEOPLANO
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Construir e comparar diferentes figuras geométricas no geoplano; - Reproduzir as figuras construídas no geoplano na malha pontilhada; - Identificar lados e vértices de um polígono 23/08/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 58134 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Trabalhando com classificação de blocos lógicos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Agrupar elementos por uma característica comum. - Identificar critério na formação de grupos. - Formar grupos, utilizando blocos lógicos, a partir de um ou mais atributos. 27/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18881 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
Calculando com os Blocos Lógicos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - identificar os atributos das peças (forma, cor, tamanho e espessura) -reconhecer as peças através da negação de seus atributos -construir sentenças matemáticas com os resultados apresentados 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3960 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
TRABALHANDO COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Comparar os sólidos, identificando-os e classificando-os pelas semelhanças e diferenças; - Identificar faces e vértices em cubos, blocos retangulares e pirâmides de base quadrada; - Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos como faces de alguns sólidos geométricos. 14/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 43000 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
Tangran
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ·Identificar as formas: triângulo retângulo, quadrado, paralelogramo em distintas posições e algumas de suas propriedades; ·Trabalhar implicitamente com ângulos; ·Identificar a semelhança de figuras planas; ·Estimular a produção textual; ·Promover a construção de figuras geomé... 16/09/2008 Quatro estrelas 6 comentário(s) 12259 acesso(s) |
Wescley Well Vicente Bezerra SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL BRASILIA DF Matemática |
14 |
Produção de texto, geometria e Tangram
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer a história do Tangram; Trabalhar com figuras geométricas; Realizar produções de texto a partir de Tangram; Explorar a coordenação motora e a criatividade; Trabalhar em grupo; Desenvolver habilidades de leitura e de es... 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13072 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
CRIANDO COM O TANGRAM
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Conhecer a origem do Tangram. Explorar as caractéristicas físicas das peças do Tangram. Compor e decompor figuras usando o Tangram. 29/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 105329 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
Produção de texto a partir da montagem de figuras geométricas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização produzir texto coletivo; sistematizar o uso, em textos produzidos, de aspectos ortográficos e gramaticais; perceber a importância da escrita correta para o entendimento da informação. 14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13227 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
ORGANIZAÇÃO ESPACIAL: introduzindo essa temática
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Construir as noções de organização espacial; Construir a iniciativa da localização no espaço utilizando as relações topológicas: frente, atrás, vizinho, perto e longe; Construir a i... 01/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 9542 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
18 |
ORIENTAÇÃO ESPACIAL
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Aprender a localizar-se a partir de um ponto de referência; Aprender a utilizar os mapas. 25/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16513 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
19 |
A sala de aula como espaço físico no interior da escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização identificar, nomeando, as partes que compõem a escola; reconhecer a sala de aula como uma das partes que integram o espaço físico da escola; identificar a relação do espaço entre: escola/sala, aluno/escola; aluno/sala, aluno/aluno; identificar a localização de objetos na sal... 08/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 61196 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
20 |
A geometria no cotidiano do aluno
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Perceber a geometria no espaço em que vivemos; Reconhecer as formas geométricas existentes em nossa casa/escola; Reconhecer retas e linhas no mapa do bairro; Planificar sólidos; Construir desenhos utilizando as formas geométricas; Identificar a localização/movimentação de obje... 19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54858 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
21 |
Construção da Maquete do Espaço Escolar
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Através desta aula será possível, para o aluno, conhecer a dinâmica intrínseca do seu ambiente escolar, e assim interagir melhor com ele. Sendo, futuramente, capaz de transpô-lo para o desenho e maquete, mostrando suas perspectivas. A construção da maquete permite trabalhar de... 20/01/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 102043 acesso(s) |
Léia Martins Silveira Universidade de Brasília BRASILIA DF Alfabetização |
22 |
Mapas, tabelas e gráficos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Perceber a dimensão corporal; Observar os espaços da escola; Situar-se em cada um dos espaços da escola; Compreender a relação entre ele (aluno) e o espaço que representa; Construir a noção de proporcionalidade; Representar um dos espaços da escola mediante a construção de uma... 01/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 34280 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
23 |
UCA - Descobrindo formas em nosso bairro
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Primeiro Objetivo Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas; Segundo Objetivo Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços de seu cotidiano; Terceiro Objetivo Identificar formas geométricas compostas como reunião de figuras geométri... 22/11/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 7033 acesso(s) |
JULIANO VARELLA DE CARVALHO Centro Universitário Feevale NOVO HAMBURGO RS Informação e Comunicação |
24 |
Conhecendo e estudando o meu Bairro: Construção de maquete
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver a noção sobre localização e orientação, trabalhando conceitos de perto, longe, ao lado, em frente e atrás; Aprender os conceitos de proporcionalidade entre as representações ; Identificar os grupos de sólidos geométricos, corpos redondos e poliedros; Desc... 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 53797 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
25 |
MAQUETE – Construção com escultura em sabão
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Esculpir em sabão um objeto tridimensional; • Conhecer a dinâmica do ateliê de um artista; • Compreender sobre espacialidade urbana; • Elaborar uma composição coletiva. 10/11/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 29552 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
26 |
OBRAS ARQUITETÔNICAS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Apreciar e conhecer formas arquitetônicas e urbanísticas. Pesquisar a produção de artistas locais. Valorizar obras de esculturas de artistas locais. 18/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16602 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
27 |
Palitos: construindo formas e descobrindo quantidades
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com as atividades propostas o aluno poderá utilizar palitos para construir diferentes formas; identificar formas geométricas nas construções dos alunos; estabelecer contagens que envolvam adição e subtração a partir dos palitos e elaborar situações problema com os alunos, a pa... 23/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30331 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
28 |
Retrato traduzido em formas geométricas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Reconhecer a possibilidade de geometrização das formas da natureza Observar como o rosto humano pode ser traduzido através de formas geométricas Criar o retrato do colega utilizando formas geométricas 24/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11284 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
29 |
Simetria por decomposição
Ensino Fundamental Inicial | Artes Introduzir o conceito de simetria a partir de trabalhos em recorte e colagem Conhecer alguns trabalhos artísticos que prezam pela simetria Utilizar formas planas e simples, e partir da decomposição, criar composições simétricas Aprimorar a percepção visual e a habilidade do re... 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8648 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
30 |
Decomposição de formas: encontrando outras composições
Ensino Fundamental Inicial | Artes Compreender melhor o conceito de superfície ou forma Entender que a partir de uma superfície simples (quadrado, retângulo ou triângulo) é possível propor modificações na forma, mantendo a área original. Criar, a partir de recorte e colagem, uma variedade de decomposições, dand... 13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12677 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
31 |
Colagens Oníricas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de : • Elaborar uma composição que contemple símbolos presentes em sua realidade, bem como em sua imaginação; • Socializar seu trabalho diretamente com o público fruidor. 19/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 8486 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
32 |
Montando personagens através de formas geométricas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização propiciar a interação das crianças por meio de dinâmicas grupais; reconhecer figuras geométricas através de imagens formadas na dinâmica com cordões; construir a noção de figuras geométricas. estimular a imaginação e a criatividade através de imagens formadas por figuras ge... 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10926 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
33 |
PAISAGEM URBANA
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Artes > Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras, conhecendo obras de Tarsila do Amaral que contextualizam a estética urbana; > Produzir desenhos à luz de referencial teórico plástico – obras de arte do repertório poético visual de Tarsila do Amaral; > Compreender... 23/11/2009 Uma estrela 1 comentário(s) 32556 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
34 |
Os sólidos geométricos na obra de Tarsila do Amaral
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática Classificar os polígonos de acordo com o número de lados. Diferenciar os regulares dos irregulares. Identificar e traçar as figuras bidimensionais e nomeá-las. Promover o contato com obras de uma das principais pintoras brasileiras, Tarsila do Amaral. Traçar figuras bidimens... 22/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 93998 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
35 |
Volpi e as figuras geométricas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Conhecer, comparar e identificar as obras de Alfredo Volpi; Estabelecer relações entre figuras geométricas e suas representações no plano; Utilizar de instrumentos para reproduzir figuras geométricas desenvolvendo habilidades de percepção visual e espacial; Compreender o c... 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14613 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
36 |
Figuras Geométricas e Tarsila do Amaral
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os/As alunos/as poderão identificar, nomear e traçar figuras bidimensionais, tomando como referência duas obras de Tarsila do Amaral. 10/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24806 acesso(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
37 |
COLAGENS - Recriações lúdicas sobre Portinari
Ensino Fundamental Inicial | Artes O aluno entrará em contato com algumas reproduções de quadros de Portinari, através de um livro adotado pela escola e será capaz de criar um trabalho inspirado em algumas de suas obras, utilizando recursos do desenho e da mistura de papéis coloridos em formas variadas. 17/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9428 acesso(s) |
CLAUDIA MATOS PEREIRA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
38 |
AS BANDEIRINHAS DE VOLPI
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a produção poética visual de Volpi; Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras de Volpi cuja repetição de signos seja recorrente; Exercitar a prática de Recorte e Colagem através da criação de formas e a sua repetição com cl... 06/10/2009 Cinco estrelas 7 comentário(s) 52449 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
39 |
ROMERO BRITO: Artista pernambucano
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer vida e obra do artista plástico Romero Brito; Apreciar algumas de suas obras; Contextualizar suas obras; Identificar linhas, formas, cores e outros elementos nas suas produções; Criar uma obra utilizando a técnica do artista plástico. 13/01/2011 Quatro estrelas 14 comentário(s) 114846 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
40 |
CRIANDO E REINVENTANDO COM ALFREDO VOLPI
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a vida e obra de Alfredo Volpi e sua contribuição para a arte brasileira; Realizar a leitura de uma obra de arte; Desenvolver a percepção visual, a imaginação e a criatividade; Compreender que a releitura não é uma cópia e consiste na criação de uma nova obra com uma ... 04/02/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 29468 acesso(s) |
Mª Emília Rodrigues PREF MUN DE SANTOS SANTOS SP Alfabetização |
41 |
Tridimensionalidade - superfícies que se encaixam
Ensino Fundamental Inicial | Artes O aluno será capaz de perceber as diferenças entre o bidimensional e o tridimensional, partindo do contato com a forma de linguagem da escultura. Desenvolverá a percepção de volume e a noção de espaço ao construir sua própria escultura de papelão. 28/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 28870 acesso(s) |
CLAUDIA MATOS PEREIRA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
42 |
Esculturas em papel: do plano ao volume
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ampliar a percepção do espaço e as noções de interno e externo nos objetos tridimensionais Transformar formas planificadas em formas com relevo Produzir esculturas em papel a partir de formas quadrangulares, retangulares e triangulares, etc. 15/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 61859 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
43 |
Móbiles - reciclando trajetórias no espaço
Ensino Fundamental Inicial | Artes O aluno deverá ser capaz de perceber os movimentos que os objetos podem realizar no espaço e desenvolver as habilidades para ocupar este espaço com formas que podem ser impulsionadas pelo ar, de uma forma equilibrada, criando um móbile em grupo. Para tal, ele deve ser motiva... 28/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 12612 acesso(s) |
CLAUDIA MATOS PEREIRA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
44 |
RECORTE E COLAGEM – TECENDO UM PARALELO ENTRE EXPRESSÕES ABSTRATAS E FIGURATIVAS
Ensino Fundamental Inicial | Artes § Estudar as características específicas de imagens abstratas e figurativas, realizando um paralelo entre elas; § Entender as noções básicas do desenho: ponto, linha, forma e cor, através da criação de desenhos abstratos e figurativos; § Elaborar uma composição plástica f... 13/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 91297 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
45 |
MOSAICO COM PASTILHAS DE CERÂMICA E BOTÕES
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ø Aprender sobre a arte mosaicista; Ø Exercitar a prática do mosaico; Ø Experimentar a materialidade dos botões e das pastilhas de cerâmica enquanto recurso plástico; Ø Conhecer algumas obras de Piet Mondrian como referencial teórico-plástico; Ø Apreciar imagens de mídia... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12610 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
46 |
Percepções geométricas e o caleidoscópio
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a história do caleidoscópio; Pesquisar sobre formas geométricas; Construir caleidoscópios em sala de aula; Realizar uma instalação com os caleidoscópios produzidos pelos alunos. 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3354 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
47 |
Elementos matemáticos por trás da arte guarani
Educação Escolar Indígena | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Reconhecer os elementos da geometria e do cálculo utilizados na elaboração da cestaria e das pinturas na arte guarani. 07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14940 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
48 |
FACHADAS RESIDENCIAIS – MÚLTIPLOS OLHARES
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Artes > Conhecer obras que contextualizam a estética das fachadas residenciais urbanas e/ou rurais, trabalhando apreciação/leitura/recepção de imagens de obras; > Apreciar a arquitetura contemporânea das fachadas residenciais, in loco; > Produzir plasticamente uma série, com a criaç... 26/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11666 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
49 |
ABSTRACIONISMO X FIGURATIVISMO: EXERCÍCIOS EM PINTURA
Ensino Fundamental Inicial | Artes § Montar um banco de dados através de pesquisa em revistas sobre imagens abstratas e figurativas, de forma a reconhecer suas especificidades em outros contextos; § Buscar no acervo da História da Arte Nacional e Internacional, obras de artistas nos dois gêneros, para a monta... 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 30681 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
50 |
Abstração Geométrica: entre linhas e cores
Ensino Fundamental Inicial | Artes Elaborar um desenho abstrato geométrico que participará de um trabalho coletivo Manipular réguas e compassos para a criação de um desenho que tenha formas seriadas e geométricas Selecionar e colorir as áreas deixadas nos cruzamentos das linhas no suporte 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7005 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
51 |
MANDALAS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer o conceito de mandala na história e na arte; Identificar a forma da mandala em objetos e situações relacionadas ao cotidiano; Reconhecer diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala; Desenvolver a percepção visual, a concentração e a sensibilid... 27/01/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 43461 acesso(s) |
Mª Emília Rodrigues PREF MUN DE SANTOS SANTOS SP Alfabetização |
52 |
CIDADE UTÓPICA – ESPAÇO IMAGÉTICO
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Artes > Conhecer obras que contextualizam a estética urbana; > Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras; > Exercitar a pintura em painel muralista; > Produzir plasticamente uma proposta coletiva com a criação de um grande painel muralista à luz do referencial teór... 03/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7250 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
53 |
Arte abstrata
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Apreciar obras de arte abstrata.. Expressar sentimentos. Cooperar com o grupo. 16/02/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 81301 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 41971 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!