Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Espaço e forma: geometria

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nas aulas de número 1 a 10 os alunos deverão desenvolver o pensamento geométrico, para tanto as aulas propõem atividades desafiadoras, as quais estabelecem relações entre os objetos do seu cotidiano e os sólidos geométricos, analisando, classificando e construindo figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais. As aulas de número 11 a 13 utilizam-se os blocos lógicos para que os/as alunos/as possam identificá-los e classificá-los por suas semelhanças e diferenças. As aulas de número 14 a 17 exploram as figuras geométricas através do tangram, quebra-cabeça chinês. As aulas de número 18 a 27 trabalham a geometria no espaço em que vivemos, construindo noção de organização espacial, possibilitando a compreensão entre o aluno/a e o espaço que representa, através da elaboração e confeccão de maquetes e plantas baixas. As aulas de número 28 e 29 possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, no qual o/a aluno/a realiza cálculos para alcançar os objetivos propostos. As aulas de número 30 a 34 desenvolvem a coordenação motora e a criatividade por meio de recortes e colagens utilizando as formas geométricas. As aulas de número 35 a 42 trabalham as formas geométricas por meio da linguagem artística, realizando releituras das obras de artes (Tarsila do Amaral, Volpi, Portinari e Romero Brito) por meio da contextualização, apreciação e o fazer artístico. As aulas de número 43 a 46 visam trabalhar as formas tridimensionais, realizando desenhos, esculturas e instalações. A aula de número 47 traz a bricolagem (botões, pastilhas de cerâmica, MDF) para apresentar a arte mosaicista, através da releitura de algumas obras de Piet Mondrian como referencial teórico-plástico. A aula de número 48 apresenta a história do caleidoscópio, possibilitando pesquisar sobre formas geométricas e construir um caleidoscópio em sala de aula. As aulas de número 49 a 55 possibilitam desenvolver a criatividade do/a aluno/a, ressaltando a importância da produção artística no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem por meio de diferentes técnicas de desenhos(abstratos e mandala).

Autoria

Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

formas geométricas, geometria, espaços e formas, polígonos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Lista de aulas da coleção (53 aulas)
# Aula Autoria
1 CONHECENDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Classificar os diferentes sólidos geométricos; Estabelecer relação com objetos do dia a dia e os sólidos geométricos; Construir sólidos geométricos.

13/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 28720 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 Compondo novos objetos com sucatas que representam sólidos geométricos.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

• Identificar os sólidos geométricos. • Planificar sólidos geométricos. • Identificar as diferenças entre uma figura plana e uma figura espacial. • Identificar os nomes dos elementos que compõem a figura espacial e relacioná-las com os que compõem a figura plana • Montar sólid...

03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4259 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

3 Geometria Espacial: Poliedros e Corpos Redondos: Como São?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Classificar os poliedros em pirâmide ou prismas de acordo com suas características. Classificar os corpos redondos em esferas, cones e cilindros de acordo com suas características.

12/01/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 48611 acesso(s)

Marcia Aparecida Mendes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

4 Animando formas e sólidos geométricos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Orientação espacial - Nomenclatura das figuras e sólidos geométricos - Noções de tamanho, medidas, simetria, semelhanças, diferenças e quantidade. - Análise e síntese (fazer e desfazer) - Pensamento abstrato (elaboração de hipóteses para compor figuras) - Sequência lógica - ...

19/11/2008 Duas estrelas 1 comentário(s) 12543 acesso(s)

BEATRIZ ANSARAH RIZEK

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

5 Quadrilátero: um polígono de quatro lados

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

diferentes tipos de quadriláteros; propriedades que caracterizam alguns quadriláteros.

14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 3460 acesso(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

6 PROCURANDO POLÍGONOS POR TODO LADO

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Identificar, classificar e comparar os polígonos em diferentes objetos que nos rodeiam; Construir polígonos utilizando diferentes materiais(canudos de plástico, palitos de picolé, papel,etc);  Analisar a relação entre figuras geométricas planas e tridimensionais.

02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10866 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 DIMENSÃO, FORMAS E TAMANHOS DOS OBJETOS.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Identificar as características dos objetos; Descobrir as características tridimensionais dos objetos (comprimento, largura e altura); Observar formas geométricas nos objetos e espaços vivenciados; Descobrir que o tamanho dos objetos é mensurado por unidades de medida do sistem...

07/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4637 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 Geometria Espacial : Poliedros e corpos redondos: Onde estão?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Médio | Matemática

 Diferenciar e classificar os sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos.  Identificar os sólidos geométricos em diferentes situações do cotidiano.

27/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 34167 acesso(s)

Marcia Aparecida Mendes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

9 TRABALHANDO COM GEOPLANO

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Construir e comparar diferentes figuras geométricas no geoplano; -  Reproduzir as figuras construídas no geoplano na malha pontilhada; - Identificar lados e vértices de um polígono

23/08/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 18882 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Trabalhando com classificação de blocos lógicos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Agrupar elementos por uma característica comum. - Identificar critério na formação de grupos. - Formar grupos, utilizando blocos lógicos, a partir de um ou mais atributos.

27/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4053 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

11 Calculando com os Blocos Lógicos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- identificar os atributos das peças (forma, cor, tamanho e espessura) -reconhecer as peças através da negação de seus atributos -construir sentenças matemáticas com os resultados apresentados

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1252 acesso(s)

Sandra Maria Rocha de Arruda

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 TRABALHANDO COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Comparar os sólidos, identificando-os e classificando-os pelas semelhanças e diferenças; - Identificar faces e vértices em cubos, blocos retangulares e pirâmides de base quadrada; - Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos como faces de alguns sólidos geométricos.

14/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14860 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

13 Tangran

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

·Identificar as formas: triângulo retângulo, quadrado, paralelogramo em distintas posições e algumas de suas propriedades; ·Trabalhar implicitamente com ângulos; ·Identificar a semelhança de figuras planas; ·Estimular a produção textual; ·Promover a construção de figuras geomé...

16/09/2008 Quatro estrelas 6 comentário(s) 8324 acesso(s)

Wescley Well Vicente Bezerra

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

BRASILIA DF

Matemática

14 Produção de texto, geometria e Tangram

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

        Conhecer a história do Tangram;         Trabalhar com figuras geométricas;          Realizar produções de texto a partir de Tangram;          Explorar a coordenação motora e a criatividade;         Trabalhar em grupo;          Desenvolver habilidades de leitura e de es...

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5603 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 CRIANDO COM O TANGRAM

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Conhecer a origem do Tangram. Explorar as caractéristicas físicas das peças do Tangram. Compor e decompor figuras usando o Tangram.

29/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 40298 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 Produção de texto a partir da montagem de figuras geométricas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

produzir texto coletivo; sistematizar o uso, em textos produzidos, de aspectos ortográficos e gramaticais; perceber a importância da escrita correta para o entendimento da informação.  

14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6217 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 ORGANIZAÇÃO ESPACIAL: introduzindo essa temática

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:    Construir as noções de organização espacial; Construir a iniciativa da localização no espaço utilizando as relações topológicas: frente, atrás, vizinho, perto e longe; Construir a i...

01/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4138 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

18 ORIENTAÇÃO ESPACIAL

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   Aprender a localizar-se a partir de um ponto de referência; Aprender a utilizar os mapas.

25/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7012 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

19 A sala de aula como espaço físico no interior da escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

identificar, nomeando, as partes que compõem a escola; reconhecer a sala de aula como uma das partes que integram o espaço físico da escola;  identificar a relação do espaço entre: escola/sala, aluno/escola; aluno/sala, aluno/aluno;  identificar a localização de objetos na sal...

08/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11842 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

20 A geometria no cotidiano do aluno

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Perceber a geometria no espaço em que vivemos; Reconhecer as formas geométricas existentes em nossa casa/escola; Reconhecer retas e linhas no mapa do bairro; Planificar sólidos; Construir desenhos utilizando as formas geométricas; Identificar a localização/movimentação de obje...

19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23315 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

21 Construção da Maquete do Espaço Escolar

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Através desta aula será possível, para o aluno, conhecer a dinâmica intrínseca do seu ambiente escolar, e assim interagir melhor com ele. Sendo, futuramente, capaz de transpô-lo para o desenho e maquete, mostrando suas perspectivas. A construção da maquete permite trabalhar de...

20/01/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30085 acesso(s)

Léia Martins Silveira

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Alfabetização

22 Mapas, tabelas e gráficos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Perceber a dimensão corporal; Observar os espaços da escola; Situar-se em cada um dos espaços da escola; Compreender a relação entre ele (aluno) e o espaço que representa; Construir a noção de proporcionalidade; Representar um dos espaços da escola mediante a construção de uma...

01/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11059 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

23 UCA - Descobrindo formas em nosso bairro

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Primeiro Objetivo Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas; Segundo Objetivo Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços de seu cotidiano; Terceiro Objetivo Identificar formas geométricas compostas como reunião de figuras geométri...

22/11/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 3827 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

24 Conhecendo e estudando o meu Bairro: Construção de maquete

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Desenvolver a noção  sobre localização e orientação, trabalhando conceitos de perto, longe, ao lado, em frente e atrás;   Aprender os conceitos de  proporcionalidade entre as representações ;   Identificar os  grupos de sólidos geométricos, corpos redondos e poliedros;   Desc...

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14565 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

25 MAQUETE – Construção com escultura em sabão

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Esculpir em sabão um objeto tridimensional; • Conhecer a dinâmica do ateliê de um artista; • Compreender sobre espacialidade urbana; • Elaborar uma composição coletiva.

10/11/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 19015 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

26 OBRAS ARQUITETÔNICAS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Apreciar e conhecer formas arquitetônicas e urbanísticas.  Pesquisar a produção de artistas locais.  Valorizar obras de esculturas de artistas locais.

18/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7029 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

27 Palitos: construindo formas e descobrindo quantidades

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com as atividades propostas o aluno poderá utilizar palitos para construir diferentes formas; identificar formas geométricas nas construções dos alunos; estabelecer contagens que envolvam adição e subtração a partir dos palitos e elaborar situações problema com os alunos, a pa...

23/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9165 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

28 Retrato traduzido em formas geométricas

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Reconhecer a possibilidade de geometrização das formas da natureza Observar como o rosto humano pode ser traduzido através de formas geométricas Criar o retrato do colega utilizando formas geométricas

24/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4729 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

29 Simetria por decomposição

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Introduzir o conceito de simetria a partir de trabalhos em recorte e colagem Conhecer alguns trabalhos artísticos que prezam pela simetria Utilizar formas planas e simples, e partir da decomposição, criar composições simétricas Aprimorar a percepção visual e a habilidade do re...

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3676 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

30 Decomposição de formas: encontrando outras composições

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Compreender melhor o conceito de superfície ou forma Entender que a partir de uma superfície simples (quadrado, retângulo ou triângulo) é possível propor modificações na forma, mantendo a área original. Criar, a partir de recorte e colagem, uma variedade de decomposições, dand...

13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3918 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

31 Colagens Oníricas

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de : • Elaborar uma composição que contemple símbolos presentes em sua realidade, bem como em sua imaginação; • Socializar seu trabalho diretamente com o público fruidor.

19/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 3977 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

32 Montando personagens através de formas geométricas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

propiciar a interação das crianças por meio de dinâmicas grupais;  reconhecer figuras geométricas através de imagens formadas na dinâmica com cordões;  construir a noção de figuras geométricas.  estimular a imaginação e a criatividade através de imagens formadas por figuras ge...

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4613 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

33 PAISAGEM URBANA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

> Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras, conhecendo obras de Tarsila do Amaral que contextualizam a estética urbana; > Produzir desenhos à luz de referencial teórico plástico – obras de arte do repertório poético visual de Tarsila do Amaral; > Compreender...

23/11/2009 Uma estrela 1 comentário(s) 9642 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

34 Os sólidos geométricos na obra de Tarsila do Amaral

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Classificar os polígonos de acordo com o número de lados.   Diferenciar os regulares dos irregulares. Identificar e traçar as figuras bidimensionais e nomeá-las. Promover o contato com obras de uma das principais pintoras brasileiras, Tarsila do Amaral. Traçar figuras bidimens...

22/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 41334 acesso(s)

Sandra Maria Rocha de Arruda

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

35 Volpi e as figuras geométricas

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Conhecer, comparar e identificar   as obras de Alfredo Volpi; Estabelecer relações entre figuras geométricas e suas representações no plano;  Utilizar de instrumentos para reproduzir figuras geométricas desenvolvendo habilidades de percepção visual e espacial;  Compreender o c...

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4458 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

36 Figuras Geométricas e Tarsila do Amaral

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Os/As alunos/as poderão identificar, nomear e traçar figuras bidimensionais, tomando como referência duas obras de Tarsila do Amaral.

10/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10766 acesso(s)

PATRICIA CARVALHO PACHECO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

37 COLAGENS - Recriações lúdicas sobre Portinari

Ensino Fundamental Inicial | Artes

O aluno entrará em contato com algumas reproduções de quadros de Portinari, através de um livro adotado pela escola e será capaz de criar um trabalho inspirado em algumas de suas obras, utilizando recursos do desenho e da mistura de papéis coloridos em formas variadas.

17/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3915 acesso(s)

CLAUDIA MATOS PEREIRA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

38 AS BANDEIRINHAS DE VOLPI

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer a produção poética visual de Volpi;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras de Volpi cuja repetição de signos seja recorrente;  Exercitar a prática de Recorte e Colagem através da criação de formas e a sua repetição com cl...

06/10/2009 Cinco estrelas 7 comentário(s) 16799 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

39 ROMERO BRITO: Artista pernambucano

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer vida e obra do artista plástico Romero Brito;  Apreciar algumas de suas obras;  Contextualizar suas obras;  Identificar linhas, formas, cores e outros elementos nas suas produções; Criar uma obra utilizando a técnica do artista plástico.

13/01/2011 Quatro estrelas 14 comentário(s) 54434 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

40 CRIANDO E REINVENTANDO COM ALFREDO VOLPI

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer a vida e obra de Alfredo Volpi e sua contribuição para a arte brasileira; Realizar a leitura de uma obra de arte; Desenvolver a percepção visual, a imaginação e a criatividade; Compreender que a releitura não é uma cópia e consiste na criação de uma nova obra com uma ...

04/02/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 9595 acesso(s)

Mª Emília Rodrigues

PREF MUN DE SANTOS

SANTOS SP

Alfabetização

41 Tridimensionalidade - superfícies que se encaixam

Ensino Fundamental Inicial | Artes

O aluno será capaz de perceber as diferenças entre o bidimensional e o tridimensional, partindo do contato com a forma de linguagem da escultura. Desenvolverá a percepção de volume e a noção de espaço ao construir sua própria escultura de papelão.

28/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 8893 acesso(s)

CLAUDIA MATOS PEREIRA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

42 Esculturas em papel: do plano ao volume

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ampliar a percepção do espaço e as noções de interno e externo nos objetos tridimensionais              Transformar formas planificadas em formas com relevo              Produzir esculturas em papel a partir de formas quadrangulares, retangulares e triangulares, etc.

15/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15552 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

43 Móbiles - reciclando trajetórias no espaço

Ensino Fundamental Inicial | Artes

O aluno deverá ser capaz de perceber os movimentos que os objetos podem realizar no espaço  e desenvolver as habilidades para ocupar este  espaço com formas que podem ser impulsionadas pelo ar, de uma forma equilibrada, criando um móbile em grupo. Para tal, ele deve ser motiva...

28/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 5838 acesso(s)

CLAUDIA MATOS PEREIRA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

44 RECORTE E COLAGEM – TECENDO UM PARALELO ENTRE EXPRESSÕES ABSTRATAS E FIGURATIVAS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

§  Estudar as características específicas de imagens abstratas e figurativas, realizando um paralelo entre elas; §   Entender as noções básicas do desenho: ponto, linha, forma e cor,  através da criação de desenhos abstratos e figurativos; §  Elaborar uma composição plástica f...

13/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 36894 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

45 MOSAICO COM PASTILHAS DE CERÂMICA E BOTÕES

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ø  Aprender sobre a arte mosaicista; Ø  Exercitar a prática do mosaico; Ø  Experimentar a materialidade dos botões e das pastilhas de cerâmica enquanto recurso plástico;  Ø  Conhecer algumas obras de Piet Mondrian como referencial teórico-plástico; Ø  Apreciar imagens de mídia...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5231 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

46 Percepções geométricas e o caleidoscópio

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer a história do caleidoscópio; Pesquisar sobre formas geométricas; Construir caleidoscópios em sala de aula; Realizar uma instalação com os caleidoscópios produzidos pelos alunos.

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1383 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

47 Elementos matemáticos por trás da arte guarani

Educação Escolar Indígena | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-  Reconhecer os elementos da geometria e do cálculo utilizados na elaboração da cestaria e das pinturas na arte guarani.

07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6230 acesso(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

48 FACHADAS RESIDENCIAIS – MÚLTIPLOS OLHARES

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

> Conhecer obras que contextualizam a estética das fachadas residenciais urbanas e/ou rurais, trabalhando apreciação/leitura/recepção de imagens de obras; > Apreciar a arquitetura contemporânea das fachadas residenciais, in loco; > Produzir plasticamente uma série, com a criaç...

26/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6646 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

49 ABSTRACIONISMO X FIGURATIVISMO: EXERCÍCIOS EM PINTURA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

§  Montar um banco de dados através de pesquisa em revistas sobre imagens abstratas e figurativas, de forma a reconhecer suas especificidades em outros contextos; §  Buscar no acervo da História da Arte Nacional e Internacional, obras de artistas nos dois gêneros, para a monta...

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11994 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

50 Abstração Geométrica: entre linhas e cores

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Elaborar um desenho abstrato geométrico que participará de um trabalho coletivo Manipular réguas e compassos para a criação de um desenho que tenha formas seriadas e geométricas Selecionar e colorir as áreas deixadas nos cruzamentos das linhas no suporte

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4672 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

51 MANDALAS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer o conceito de mandala na história e na arte; Identificar a forma da mandala em objetos e situações relacionadas ao cotidiano; Reconhecer diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala; Desenvolver a percepção visual, a concentração e a sensibilid...

27/01/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 10860 acesso(s)

Mª Emília Rodrigues

PREF MUN DE SANTOS

SANTOS SP

Alfabetização

52 CIDADE UTÓPICA – ESPAÇO IMAGÉTICO

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

> Conhecer obras que contextualizam a estética urbana; > Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras; > Exercitar a pintura em painel muralista; > Produzir plasticamente uma proposta coletiva com a criação de um grande painel muralista à luz do referencial teór...

03/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2908 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

53 Arte abstrata

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Apreciar obras de arte abstrata.. Expressar sentimentos. Cooperar com o grupo.

16/02/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 26570 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10545 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.