Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Músicas, danças e ritmos

 

20/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo da coleção “Músicas, danças e ritmos” foi selecionar aulas que abordassem diferentes possibilidades de trabalhar esses temas buscando metodologias diversas e criativas. A princípio foram eleitas aulas que tratam a música, a relação com o corpo, movimentos e possibilidades na “percussão corporal” (aula 01 a 11). Posteriormente, foram selecionadas aulas em temas que trabalham a diversidade as danças e ritmos presentes na cultura brasileira (aula 12 a 46); por fim, foram selecionadas aulas que apontam propostas interdisciplinares para abordagem desses temas na escola (aula 47 a 57).

Autoria

Tiago Felipe da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

música, danças, ritmos, diversidade cultural

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Lista de Aulas da Coleção (58 aulas)
# Aula Autoria
1 Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 1

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ter contato com diversas manifestações de música corporal, através da observação de vídeos.    Fazer um levantamento de sons possíveis de música corporal.    Criar uma grafia para os sons corporais listados.    Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios d...

07/12/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 18288 acessos

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

2 O que tem embaixo da terra?

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | História

 Conhecer a formação e as camadas da terra.    

17/01/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 20136 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 MST: as origens da luta pela terra no Brasil

Ensino Médio | Geografia

O aluno deverá conhecer o processo de distribuição e aquisição de terras no Brasil no período colonial; diferenciar a questão agrária e a questão agrícola no país e compreender as bases e as diretrizes do MST.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2106 acessos

Rosângela Nasser Ganimi

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

4 Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 2

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação, improvisação e percepção rítmica.    Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal.  

07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11731 acessos

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

5 Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 3

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Médio | Artes

Praticar ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação.    Vivenciar compassos ímpares através dos exercícios chamados “blocos rítmicos”.    Vivenciar polirritmia através da sobreposição de exercícios rítmicos.    Criar sequências rítmicas para execução com sons corpor...

20/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7377 acessos

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

6 Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 4

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Médio | Artes

Praticar ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação.    Vivenciar compassos pares através dos exercícios chamados “blocos rítmicos”.    Vivenciar polirritmia através da sobreposição de exercícios rítmicos.   Conjugar os blocos rítmicos propostos com canções já exist...

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5344 acessos

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

7 Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 5

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Médio | Artes

Praticar ostinatos rítmicos com sons corporais através da imitação. Criar frases rítmicas com sons corporais por meio de exercícios de improvisação. Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal.

20/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8030 acessos

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

8 MÚSICA - Percussão corporal: Mãos

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

1. Explorar o conceito de percussão corporal utilizando as palmas das mãos (situações cotidianas e precedentes no repertório) 2. Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com mãos 3. Criar uma peça musical com a sonoridade das mãos

18/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 9993 acessos

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

9 MÚSICA - Percussão corporal: Pés

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

      1) Explorar o conceito de percussão corporal utilizando os pés (situações cotidianas e precedentes no repertório)       2) Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com os pés       3) Criar uma peça musical utilizando os pés como "instrumento musical'

18/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4928 acessos

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

10 MÚSICA: Percussão Corporal - Tronco

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

    1) Explorar o conceito de percussão corporal utilizando o peito (situações cotidianas e precedentes no repertório)     2) Pesquisar e experimentar as várias possibilidades de produção sonora com o tronco (socos, tapas, deslizar de mãos, etc)       3) Realizar um exercício ...

18/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7526 acessos

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

11 MÚSICA - Percussão corporal: Boca

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Explorar o conceito de percussão corporal utilizando a boca (situações cotidianas e precedentes no repertório) Pesquisar e experimentar as várias possibilidades de produção sonora com a boca (estalos de língua variados, chiados variados, sons de tapas na boca e bochechas etc.)...

31/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5073 acessos

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

12 MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

1) Utilizar diferentes recursos de percussão corporal 2) Interpretar uma melodia convencional com percussão corporal, observando diferenças de alturas (sons graves e agudos) 3) Criar uma peça musical baseada em percussão corporal na forma rondó

31/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7444 acessos

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

13 MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

1) Utilizar diferentes recursos de percussão corporal (diferentes partes do corpo) em uma mesma peça musical 2) Criar um acompanhamento rítmico com percussão corporal para uma melodia convencional associado a um estilo musical 3) Reinterpretar uma melodia usando o corpo como i...

26/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3334 acessos

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

14 O corpo fala através da dança

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de...

23/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 11251 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

15 O que é dança?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a dança enquanto elemento artístico-cultural presente nas mais diversas culturas e nos mais diversos períodos históricos da civilização. Conceituar o termo “dança”.  

11/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4875 acessos

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

16 Contextualizar a dança como fenômeno popular e erudito.

Ensino Médio | Educação Física

·         Conceituar a palavra “erudita”; ·         Definir dança erudita; ·         Definir danças populares; ·         Definir dança pop; ·         Identificar como as danças estão inseridas em nossa cultura.

03/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7650 acessos

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

17 Os vários tipos de dança

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as várias manifestações de dança existentes; Classificar as danças de acordo com sua origem.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6440 acessos

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

18 Dançando e fazendo amigos.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Educação Física

Praticar a dança de salão com os colegas de turma; Associar a música aos passos de dança de forma coordenada; Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão; Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par;

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3182 acessos

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

19 Forró: do nordeste ao sudeste do Brasil.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Médio | Educação Física

O histórico dessa dança de origem nordestina, conhecendo a evolução da dança e as múltiplas influências recebidas, incorporadas e transformadas em novas manifestações.                    Os movimentos específicos do forró, através das atividades apresentadas pelo professor.   ...

14/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7256 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

20 Dança de Salão: Introdução ao Forró

Ensino Médio | Artes

Valorizar a dança popular brasileira como importante patrimônio de nossa cultura. Estudar as origens do Forró, bem como os artistas mais conhecidos desse estilo. Conhecer passos básicos que formam a estrutura do Forró. Produzir pequenas coreografias com os alunos.

21/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 2391 acessos

Frederico Marcelo Crochet

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

21 Um pedacinho do nordeste - forró

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: As características de um ritmo informal - popular; Compreender o forró como forma da cultura nordestina levada ao restante do país; Verificar nas letras das músicas do forró, quais aspectos da cultura nordestina estão nelas descritas; O ...

20/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2655 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

22 Dança de salão: Ritmo Bolero – considerações iniciais

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: O deslocamento de peso ritmado dentro da dança; A postura e o posicionamento para dançar a dois (Bolero); A importância do comando na dança de salão; Alguns passos básicos do Bolero.

20/01/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 12937 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

23 CAPOEIRA: JOGO, LUTA OU DANÇA?

Ensino Médio | Educação Física

Entender o verdadeiro significado da capoeira.

17/12/2009 Duas estrelas 2 comentário(s) 11120 acessos

Equipe

Maura Barros

24 Dançando o maculelê com instrumentos alternativos.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | Educação Física

- O histórico do maculelê e suas características, resgatando a relação dessa dança com o trabalho escravo e a formação desse grupo social.               - O ritmo dessa dança, improvisando com materiais alternativos.                     - Cooperar com o professor na hora de ut...

19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3145 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

25 A dança nos tempos atuais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Refletir sobre o fenômeno “dança” nos tempos atuais e a influência dos meios de comunicação. Discutir sobre a globalização e as suas conseqüências para a dança.

11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4229 acessos

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

26 Percebendo os diferentes tipos de samba da cultura brasileira.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem do samba e seus diferentes tipos. - Montar uma coreografia de uma comissão de frente, percebendo as dificuldades da interpretação e da coordenação de movimentos a partir de um refrão de samba enredo. - Cooperar com o colega, auxiliando nas suas dificuldades.

19/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5005 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

27 Sambando a dois – Vamos à gafieira -reconhcendo o Brasil

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: O samba como manifestação cultural do Brasil; O gingado do samba e as particularidades do dançar a dois; O movimento espelhado e a viabilização do mesmo por meio do samba; Passos iniciais do samba de gafieira; A seqüência de passos dentr...

18/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1637 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

28 No Ritmo da Dança das Rendas

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Os passos e ritmos da dança das rendas. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e o...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4351 acessos

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

29 No Ritmo das Danças Gaúchas: a dança dos facões

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Os passos e ritmos básicos da dança dos facões; Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas; Experimentar e compartilhar com se...

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3004 acessos

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

30 Vamos Dançar Catira?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer e experimentar os passos básicos da Catira, dança que se manifesta nas regiões sudeste e centro-oeste. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as ...

02/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 8219 acessos

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

31 A catira: dança tradicional do folclore e do sertão brasileiro

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

compreender a forma de organização da catira; conhecer o termo catira e o seu significado; reconhecer as características da catira (origens, danças, tradições e canções); produzir textos orais e escritos, tendo o gênero catira como tema; conhecer as formas de linguagem e regis...

13/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6572 acessos

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

32 Democratização das danças eruditas – balé clássico

Ensino Médio | Educação Física

·         Definir o balé clássico como uma dança erudita; ·         Entender o balé clássico historicamente; ·         Identificar a qualidade de movimentação do balé clássico através dos estudos das posições técnicas dos pés e braços;  ·        Visualizar (através de pequenos...

12/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3979 acessos

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

33 Introduzindo o Coco, dança originária do nordeste

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem da dança folclórica Coco, percebendo suas características através da dança. - Coordenar os movimentos dos membros inferiores e superiores no momento da dança, conhecendo as qualidades dos movimentos expressivos como forte/fraco, rápido/ lento, intensidade, duração, ...

19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10053 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

34 Apresentação do planejamento sobre danças folclóricas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender o verdadeiro o significado cultural das danças folclóricas; Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência...

09/02/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 24340 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

35 Cirandando pelas Danças Juninas do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer danças que fazem parte do Ciclo Junino no Brasil. Aprender e experimentar passos básicos das danças em roda, tais como a quadrilha, o calango, a catira, dança do Boi e dança country. Aprender diferentes movimentos no espaço-tempo das danças e das músicas (coordenação ...

09/10/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 7793 acessos

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

36 Aprendendo e se divertindo com a quadrilha, Dança típica das festas juninas.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem e o histórico da quadrilha que é uma dança típica das festas juninas. - Os passos das quadrilhas através de brincadeiras lúdicas. - Dançar com o colega do sexo oposto, respeitando suas características e suas dificuldades.

02/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15391 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

37 O frevo pernambucano: produção discursiva da cultura nordestina

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer o frevo, ritmo musical tradicional do estado de Pernambuco; Compreender as características desse ritmo musical (canções, danças, roupas, origem); Produzir textos orais e escritos sobre o frevo; Produzir e apresentar uma paródia, a partir do frevo pernambucano.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7541 acessos

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

38 Interpretando e caracterizando a dança do Bumba-meu-boi.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- As características da manifestação cultural do Bumba-meu-boi, levando em consideração toda sua crença mística. - Uma história mística com o bumba-meu-boi, sendo representada por uma encenação coerente e criativa. - Confeccionar e caracterizar um bumba-meu-boi, de acordo com ...

19/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 11848 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

39 Sapateando com as Danças do Sul do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer e experimentar os passos e ritmos básicos das danças: Rancheira de Carreirinha, Pezinho e Chula, típicas da região sul do Brasil. Descobrir, por meio das danças, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movim...

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4561 acessos

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

40 Diversidade cultural e dança – O tempero da América Central- Salsa e Chá-chá chá

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: Reconhecer a diversidae cultural na América Central manifestada pelo ritmo e pela dança regional; A referência, sincronia e o comando para se dançar a dois nesses ritmos; Passos básicos dos ritmos: Salsa e Chá-chá-chá (Dança de salão);

20/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2314 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

41 As “Sombras” do Hip Hop

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer passos da dança Hip Hop. Inventar e reinventar passos da dança. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – para frente, para trás, para o...

09/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 2739 acessos

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

42 Os Elementos do HIP HOP

Ensino Médio | Educação Física

Identificar os elementos de dança e ritmo no Hip Hop, assim como os aspectos sociais e econômicos que incidem sobre sua origem e atualidade; Vivenciar os elementos da dança e ritmo do Hip Hop.

01/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 10212 acessos

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

43 A marca de um país - Tango – O encanto argentino

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: Uma forma de manifestação cultural marcante em um outro país (Argentina); O deslocamento do corpo em movimentos que variam a cadência marcada pelo ritmo do tango; A geometria e estruturação da dança de salão no ritmo tango; Passos inicia...

20/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1357 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

44 Desenvolvendo o ritmo com a dança Maneiro Pau.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Educação Física

- A origem e o histórico da dança mineiro-pau, através das pesquisas realizadas. - O ritmo dessa dança e suas características específicas. - Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e folclóricas, repudiando qualquer espécie de violênci...

02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7364 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

45 Ritmos Populares Brasileiros Caipiras

Ensino Médio | História

Os alunos poderão analisar a sociedade rural do País, que por diversas vezes é pouco explorada, a partir de alguns de seus elementos culturais. Além disso, poderão perceber as transformações na cultura popular brasileira e desfazer a noção que coloca em um só bloco homogêneo t...

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1883 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

46 Dançando e adaptando algumas cirandas do folclore brasileiro

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Interpretar algumas letras das cirandas apresentadas pelo professor. - Utilizar a dança para interagir e relacionar-se com os colegas de classe. - Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criativida...

06/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4530 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

47 Ritmos do Brasil

Ensino Médio | Educação Física

Compreender as variações de ritmos de músicas brasileiras; Identificar diferentes gêneros musicais brasileiros; Executar com o corpo movimentos referentes a diferentes ritmos de músicas brasileiras.

21/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3434 acessos

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

48 O corpo fala

Ensino Médio | Educação Física

Reconhecer as várias formas de comunicação estabelecidas corporalmente.

03/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3115 acessos

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

49 Aliando som e movimento

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Aprofundamento em conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente para se trabalhar dentro da dança; • A criatividade na formação de movimentos corporais, associando a cadência ao movimento; • Consciência corporal dentro do r...

29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3410 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

50 Iniciação Rítmica - Ed.Física e Ed.Física Especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprimorar  o  rítmo Desenvolver a coordenação motora através da música Melhorar a integração pessoal e coletiva

16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1524 acessos

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

51 Fazendo música e jogando bola.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Educação Física

Levantar músicas que versem sobre futebol; Analisar a organização e formação de uma letra de música sobre esporte; Criar, em grupo, uma música onde o esporte seja o tema principal.

17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1773 acessos

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

52 A relação entre a dança e a música.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer conceitos básicos de música (ritmo, melodia e harmonia);  Relacionar estes conceitos com as várias manifestações da dança; Identificar conceitos básicos da acústica (propagação do som e funcionamento do ouvido).

26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4750 acessos

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

53 Uma diversidade de ritmos e movimentos

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Identificar diferentes ritmos musicais; • Vivênciar diferentes ritmos e estilos musicais; • Identificar os movimentos das danças que já são utilizados em diferentes ritmos musicais; • Criar movimentos corporais aplicados  a diferentes ...

23/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4077 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

54 Seguindo seus passos

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Aprofundamento em conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente no trabalho da dança; • Associar diferentes ritmos e movimentos a aspectos próprios da dança de salão; • Desenvolver a percepção do movimento rítmico em duplas...

12/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 2665 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

55 Dance and Music - Past Simple

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Estrutura gramatical: Passado Simples Sentenças afirmativas, negativas e interrogativas no passado simples Verbos regulares e irregulares no passado  WH words (What, what kind of, why)

16/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8241 acessos

FERNANDA LANZA DE SOUZA

ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

56 Reconhecendo a importância das atividades rítmicas e expressivas nas danças folclóricas.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- O conhecimento sobre movimentos corporais, reconhecendo a importância da influência do próximo. - Utilizar as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções cultur...

26/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 18822 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

57 Interagindo com as cirandas na aula de Educação Física.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Vivenciar algumas cirandas brasileiras, percebendo seus ritmos e suas características. - Pesquisar sobre a cultura de cada região das cirandas apresentadas.   - Identificar como essa manifestação folclórica influencia no dia a dia da população local.

23/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3595 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

58 “Streetball” e sua relação com o Hip Hop

Ensino Médio | Educação Física

Identificar outros elementos que compõem o fenômeno do Hip Hop; Vivenciar o “StreetBall” identificando seu conjunto de regras.

30/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2940 acessos

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações - 50380 acessos

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Isabela, , Bahia - disse:
    isabela_benevides@hotmail.com

    03/10/2013

    Quatro estrelas

    Olá! Muito bem elaborada suas aulas, só não consegui achar a página das músicas. Um abraço e Sucesso!


  • gislene, gi , Minas Gerais - disse:
    gislenexavier88@hotmail.com

    01/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito rico,assim a gente tem uma forma de enriquecer nosso trabalho.Valeu


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.