20/05/2011
O objetivo da coleção “Músicas, danças e ritmos” foi selecionar aulas que abordassem diferentes possibilidades de trabalhar esses temas buscando metodologias diversas e criativas. A princípio foram eleitas aulas que tratam a música, a relação com o corpo, movimentos e possibilidades na “percussão corporal” (aula 01 a 11). Posteriormente, foram selecionadas aulas em temas que trabalham a diversidade as danças e ritmos presentes na cultura brasileira (aula 12 a 46); por fim, foram selecionadas aulas que apontam propostas interdisciplinares para abordagem desses temas na escola (aula 47 a 57).
Tiago Felipe da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
música, danças, ritmos, diversidade cultural
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 1
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ter contato com diversas manifestações de música corporal, através da observação de vídeos. Fazer um levantamento de sons possíveis de música corporal. Criar uma grafia para os sons corporais listados. Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios d... 07/12/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 61546 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
2 |
O que tem embaixo da terra?
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer a formação e as camadas da terra. 17/01/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 43408 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
MST: as origens da luta pela terra no Brasil
Ensino Médio | Geografia O aluno deverá conhecer o processo de distribuição e aquisição de terras no Brasil no período colonial; diferenciar a questão agrária e a questão agrícola no país e compreender as bases e as diretrizes do MST. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8191 acesso(s) |
Rosângela Nasser Ganimi COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
4 |
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 2
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação, improvisação e percepção rítmica. Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal. 07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 44406 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
5 |
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 3
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Médio | Artes Praticar ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação. Vivenciar compassos ímpares através dos exercícios chamados “blocos rítmicos”. Vivenciar polirritmia através da sobreposição de exercícios rítmicos. Criar sequências rítmicas para execução com sons corpor... 20/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25908 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
6 |
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 4
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Médio | Artes Praticar ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação. Vivenciar compassos pares através dos exercícios chamados “blocos rítmicos”. Vivenciar polirritmia através da sobreposição de exercícios rítmicos. Conjugar os blocos rítmicos propostos com canções já exist... 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16691 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
7 |
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 5
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Médio | Artes Praticar ostinatos rítmicos com sons corporais através da imitação. Criar frases rítmicas com sons corporais por meio de exercícios de improvisação. Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal. 20/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25796 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
8 |
MÚSICA - Percussão corporal: Mãos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes 1. Explorar o conceito de percussão corporal utilizando as palmas das mãos (situações cotidianas e precedentes no repertório) 2. Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com mãos 3. Criar uma peça musical com a sonoridade das mãos 18/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 36591 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
9 |
MÚSICA - Percussão corporal: Pés
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes 1) Explorar o conceito de percussão corporal utilizando os pés (situações cotidianas e precedentes no repertório) 2) Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com os pés 3) Criar uma peça musical utilizando os pés como "instrumento musical' 18/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14789 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
10 |
MÚSICA: Percussão Corporal - Tronco
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes 1) Explorar o conceito de percussão corporal utilizando o peito (situações cotidianas e precedentes no repertório) 2) Pesquisar e experimentar as várias possibilidades de produção sonora com o tronco (socos, tapas, deslizar de mãos, etc) 3) Realizar um exercício ... 18/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15603 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
11 |
MÚSICA - Percussão corporal: Boca
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Explorar o conceito de percussão corporal utilizando a boca (situações cotidianas e precedentes no repertório) Pesquisar e experimentar as várias possibilidades de produção sonora com a boca (estalos de língua variados, chiados variados, sons de tapas na boca e bochechas etc.)... 31/08/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15192 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
12 |
MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes 1) Utilizar diferentes recursos de percussão corporal 2) Interpretar uma melodia convencional com percussão corporal, observando diferenças de alturas (sons graves e agudos) 3) Criar uma peça musical baseada em percussão corporal na forma rondó 31/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25807 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
13 |
MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes 1) Utilizar diferentes recursos de percussão corporal (diferentes partes do corpo) em uma mesma peça musical 2) Criar um acompanhamento rítmico com percussão corporal para uma melodia convencional associado a um estilo musical 3) Reinterpretar uma melodia usando o corpo como i... 26/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8649 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
14 |
O corpo fala através da dança
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de... 23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35534 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
15 |
O que é dança?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender a dança enquanto elemento artístico-cultural presente nas mais diversas culturas e nos mais diversos períodos históricos da civilização. Conceituar o termo “dança”. 11/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13989 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
16 |
Contextualizar a dança como fenômeno popular e erudito.
Ensino Médio | Educação Física · Conceituar a palavra “erudita”; · Definir dança erudita; · Definir danças populares; · Definir dança pop; · Identificar como as danças estão inseridas em nossa cultura. 03/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14952 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
17 |
Os vários tipos de dança
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as várias manifestações de dança existentes; Classificar as danças de acordo com sua origem. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18964 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
18 |
Dançando e fazendo amigos.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Educação Física Praticar a dança de salão com os colegas de turma; Associar a música aos passos de dança de forma coordenada; Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão; Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par; 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8297 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
19 |
Forró: do nordeste ao sudeste do Brasil.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Médio | Educação Física O histórico dessa dança de origem nordestina, conhecendo a evolução da dança e as múltiplas influências recebidas, incorporadas e transformadas em novas manifestações. Os movimentos específicos do forró, através das atividades apresentadas pelo professor. ... 14/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 30865 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
20 |
Dança de Salão: Introdução ao Forró
Ensino Médio | Artes Valorizar a dança popular brasileira como importante patrimônio de nossa cultura. Estudar as origens do Forró, bem como os artistas mais conhecidos desse estilo. Conhecer passos básicos que formam a estrutura do Forró. Produzir pequenas coreografias com os alunos. 21/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7698 acesso(s) |
Frederico Marcelo Crochet COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
21 |
Um pedacinho do nordeste - forró
Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: As características de um ritmo informal - popular; Compreender o forró como forma da cultura nordestina levada ao restante do país; Verificar nas letras das músicas do forró, quais aspectos da cultura nordestina estão nelas descritas; O ... 20/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7107 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
22 |
Dança de salão: Ritmo Bolero – considerações iniciais
Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: O deslocamento de peso ritmado dentro da dança; A postura e o posicionamento para dançar a dois (Bolero); A importância do comando na dança de salão; Alguns passos básicos do Bolero. 20/01/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 31299 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
23 |
CAPOEIRA: JOGO, LUTA OU DANÇA?
Ensino Médio | Educação Física Entender o verdadeiro significado da capoeira. 17/12/2009 Duas estrelas 2 comentário(s) 48756 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
24 |
Dançando o maculelê com instrumentos alternativos.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | Educação Física - O histórico do maculelê e suas características, resgatando a relação dessa dança com o trabalho escravo e a formação desse grupo social. - O ritmo dessa dança, improvisando com materiais alternativos. - Cooperar com o professor na hora de ut... 19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12706 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
25 |
A dança nos tempos atuais
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Refletir sobre o fenômeno “dança” nos tempos atuais e a influência dos meios de comunicação. Discutir sobre a globalização e as suas conseqüências para a dança. 11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12667 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
26 |
Percebendo os diferentes tipos de samba da cultura brasileira.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem do samba e seus diferentes tipos. - Montar uma coreografia de uma comissão de frente, percebendo as dificuldades da interpretação e da coordenação de movimentos a partir de um refrão de samba enredo. - Cooperar com o colega, auxiliando nas suas dificuldades. 19/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12591 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
27 |
Sambando a dois – Vamos à gafieira -reconhcendo o Brasil
Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: O samba como manifestação cultural do Brasil; O gingado do samba e as particularidades do dançar a dois; O movimento espelhado e a viabilização do mesmo por meio do samba; Passos iniciais do samba de gafieira; A seqüência de passos dentr... 18/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4857 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
28 |
No Ritmo da Dança das Rendas
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Os passos e ritmos da dança das rendas. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e o... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11637 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
29 |
No Ritmo das Danças Gaúchas: a dança dos facões
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Os passos e ritmos básicos da dança dos facões; Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas; Experimentar e compartilhar com se... 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8048 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
30 |
Vamos Dançar Catira?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer e experimentar os passos básicos da Catira, dança que se manifesta nas regiões sudeste e centro-oeste. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as ... 02/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20773 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
31 |
A catira: dança tradicional do folclore e do sertão brasileiro
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura compreender a forma de organização da catira; conhecer o termo catira e o seu significado; reconhecer as características da catira (origens, danças, tradições e canções); produzir textos orais e escritos, tendo o gênero catira como tema; conhecer as formas de linguagem e regis... 13/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16353 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
32 |
Democratização das danças eruditas – balé clássico
Ensino Médio | Educação Física · Definir o balé clássico como uma dança erudita; · Entender o balé clássico historicamente; · Identificar a qualidade de movimentação do balé clássico através dos estudos das posições técnicas dos pés e braços; · Visualizar (através de pequenos... 12/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10274 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
33 |
Introduzindo o Coco, dança originária do nordeste
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem da dança folclórica Coco, percebendo suas características através da dança. - Coordenar os movimentos dos membros inferiores e superiores no momento da dança, conhecendo as qualidades dos movimentos expressivos como forte/fraco, rápido/ lento, intensidade, duração, ... 19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30337 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
34 |
Apresentação do planejamento sobre danças folclóricas
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender o verdadeiro o significado cultural das danças folclóricas; Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência... 09/02/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 74097 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
35 |
Cirandando pelas Danças Juninas do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer danças que fazem parte do Ciclo Junino no Brasil. Aprender e experimentar passos básicos das danças em roda, tais como a quadrilha, o calango, a catira, dança do Boi e dança country. Aprender diferentes movimentos no espaço-tempo das danças e das músicas (coordenação ... 09/10/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 20814 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
36 |
Aprendendo e se divertindo com a quadrilha, Dança típica das festas juninas.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem e o histórico da quadrilha que é uma dança típica das festas juninas. - Os passos das quadrilhas através de brincadeiras lúdicas. - Dançar com o colega do sexo oposto, respeitando suas características e suas dificuldades. 02/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 51264 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
37 |
O frevo pernambucano: produção discursiva da cultura nordestina
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer o frevo, ritmo musical tradicional do estado de Pernambuco; Compreender as características desse ritmo musical (canções, danças, roupas, origem); Produzir textos orais e escritos sobre o frevo; Produzir e apresentar uma paródia, a partir do frevo pernambucano. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17562 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
38 |
Interpretando e caracterizando a dança do Bumba-meu-boi.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - As características da manifestação cultural do Bumba-meu-boi, levando em consideração toda sua crença mística. - Uma história mística com o bumba-meu-boi, sendo representada por uma encenação coerente e criativa. - Confeccionar e caracterizar um bumba-meu-boi, de acordo com ... 19/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 47503 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
39 |
Sapateando com as Danças do Sul do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer e experimentar os passos e ritmos básicos das danças: Rancheira de Carreirinha, Pezinho e Chula, típicas da região sul do Brasil. Descobrir, por meio das danças, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movim... 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12085 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
40 |
Diversidade cultural e dança – O tempero da América Central- Salsa e Chá-chá chá
Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: Reconhecer a diversidae cultural na América Central manifestada pelo ritmo e pela dança regional; A referência, sincronia e o comando para se dançar a dois nesses ritmos; Passos básicos dos ritmos: Salsa e Chá-chá-chá (Dança de salão); 20/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6727 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
41 |
As “Sombras” do Hip Hop
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer passos da dança Hip Hop. Inventar e reinventar passos da dança. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – para frente, para trás, para o... 09/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5716 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
42 |
Os Elementos do HIP HOP
Ensino Médio | Educação Física Identificar os elementos de dança e ritmo no Hip Hop, assim como os aspectos sociais e econômicos que incidem sobre sua origem e atualidade; Vivenciar os elementos da dança e ritmo do Hip Hop. 01/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 44926 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
43 |
A marca de um país - Tango – O encanto argentino
Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: Uma forma de manifestação cultural marcante em um outro país (Argentina); O deslocamento do corpo em movimentos que variam a cadência marcada pelo ritmo do tango; A geometria e estruturação da dança de salão no ritmo tango; Passos inicia... 20/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3522 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
44 |
Desenvolvendo o ritmo com a dança Maneiro Pau.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Educação Física - A origem e o histórico da dança mineiro-pau, através das pesquisas realizadas. - O ritmo dessa dança e suas características específicas. - Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e folclóricas, repudiando qualquer espécie de violênci... 02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22843 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
45 |
Ritmos Populares Brasileiros Caipiras
Ensino Médio | História Os alunos poderão analisar a sociedade rural do País, que por diversas vezes é pouco explorada, a partir de alguns de seus elementos culturais. Além disso, poderão perceber as transformações na cultura popular brasileira e desfazer a noção que coloca em um só bloco homogêneo t... 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5069 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
46 |
Dançando e adaptando algumas cirandas do folclore brasileiro
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Interpretar algumas letras das cirandas apresentadas pelo professor. - Utilizar a dança para interagir e relacionar-se com os colegas de classe. - Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criativida... 06/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11011 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
47 |
Ritmos do Brasil
Ensino Médio | Educação Física Compreender as variações de ritmos de músicas brasileiras; Identificar diferentes gêneros musicais brasileiros; Executar com o corpo movimentos referentes a diferentes ritmos de músicas brasileiras. 21/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8088 acesso(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
48 |
O corpo fala
Ensino Médio | Educação Física Reconhecer as várias formas de comunicação estabelecidas corporalmente. 03/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12241 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
49 |
Aliando som e movimento
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Aprofundamento em conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente para se trabalhar dentro da dança; • A criatividade na formação de movimentos corporais, associando a cadência ao movimento; • Consciência corporal dentro do r... 29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8791 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
50 |
Iniciação Rítmica - Ed.Física e Ed.Física Especial
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprimorar o rítmo Desenvolver a coordenação motora através da música Melhorar a integração pessoal e coletiva 16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3989 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
51 |
Fazendo música e jogando bola.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Educação Física Levantar músicas que versem sobre futebol; Analisar a organização e formação de uma letra de música sobre esporte; Criar, em grupo, uma música onde o esporte seja o tema principal. 17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5276 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
52 |
A relação entre a dança e a música.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer conceitos básicos de música (ritmo, melodia e harmonia); Relacionar estes conceitos com as várias manifestações da dança; Identificar conceitos básicos da acústica (propagação do som e funcionamento do ouvido). 26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15311 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
53 |
Uma diversidade de ritmos e movimentos
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Identificar diferentes ritmos musicais; • Vivênciar diferentes ritmos e estilos musicais; • Identificar os movimentos das danças que já são utilizados em diferentes ritmos musicais; • Criar movimentos corporais aplicados a diferentes ... 23/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9510 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
54 |
Seguindo seus passos
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Aprofundamento em conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente no trabalho da dança; • Associar diferentes ritmos e movimentos a aspectos próprios da dança de salão; • Desenvolver a percepção do movimento rítmico em duplas... 12/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 6951 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
55 |
Dance and Music - Past Simple
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Estrutura gramatical: Passado Simples Sentenças afirmativas, negativas e interrogativas no passado simples Verbos regulares e irregulares no passado WH words (What, what kind of, why) 16/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 26416 acesso(s) |
FERNANDA LANZA DE SOUZA ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
56 |
Reconhecendo a importância das atividades rítmicas e expressivas nas danças folclóricas.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - O conhecimento sobre movimentos corporais, reconhecendo a importância da influência do próximo. - Utilizar as diferentes linguagens (verbal, musical, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções cultur... 26/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 34916 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
57 |
Interagindo com as cirandas na aula de Educação Física.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Vivenciar algumas cirandas brasileiras, percebendo seus ritmos e suas características. - Pesquisar sobre a cultura de cada região das cirandas apresentadas. - Identificar como essa manifestação folclórica influencia no dia a dia da população local. 23/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12668 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
58 |
“Streetball” e sua relação com o Hip Hop
Ensino Médio | Educação Física Identificar outros elementos que compõem o fenômeno do Hip Hop; Vivenciar o “StreetBall” identificando seu conjunto de regras. 30/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9497 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Quatro estrelas 3 classificações - 123817 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/03/2015
Cinco estrelasMaravilhosa as aulas, irá contribuir com a minha prática docente.
03/10/2013
Quatro estrelasOlá! Muito bem elaborada suas aulas, só não consegui achar a página das músicas. Um abraço e Sucesso!
01/08/2013
Cinco estrelasMuito rico,assim a gente tem uma forma de enriquecer nosso trabalho.Valeu