Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Gramática no ensino fundamental inicial - como e por quê?

 

20/03/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção, direcionada aos professores do ensino fundamental inicial, é formada por 68 aulas e tem como objetivo principal organizar em um só espaço as aulas relacionadas ao tema Gramática. Além do agrupamento de aulas, a coleção traz também a indicação de links: o primeiro apresentando um texto da Revista Nova Escola direcionado aos professores sobre o uso da Gramática para as crianças, o segundo com o poema "De Gramática e de Linguagem" de Mario Quintana, que pode ser utilizado em sala de aula, o terceiro link traz a Gramática e seus usos em forma de cordel, o quarto traz a indicação de um site educativo contendo jogos e brincadeiras e o quinto e último traz um estudo sobre os encontros vocálicos, tema que não foi abordado pelas aulas da coleção. A Gramática no ensino fundamental inicial está aqui pensada e trabalhada como uma ferramenta, algo que só tem utilidade e sentido quando se cria uma situação em que a criança reconheça a necessidade de sua utilização, ampliando assim as suas possibilidades de expressão na língua escrita. A coleção está organizada de forma a contemplar os conteúdos gramaticais básicos trabalhados no ensino fundamental inicial. Link 1 http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/gramatica-decoreba-423568.shtml Texto da Revista Nova Escola Link 2 http://leaoramos.blogspot.com.br/2007/07/de-gramtica-e-linguagem-mario-quintana.html Poema "De Gramática e de Linguagem" de Mario Quintana Link 3 http://www.escritosperdidos.com/2011/08/gramatica-no-cordel-previlegio-ou.html A Gramática no Cordel - Autor: Janduhi Dantas Link 4 http://www.gameseducativos.com/portugues Jogos educativos com conteúdos gramaticais Link 5 http://www.gramaticaonline.com.br/texto/808/Encontros_voc%C3%A1licos Estudando os encontros vocálicos

Autoria

Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

gramática, pontuação, uso cotidiano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Lista de aulas da coleção (68 aulas)
# Aula Autoria
1 O ALFABETO E A SUA ORDEM: CONSTRUINDO ESSE SABER

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Construir o conceito de alfabeto;   Identificar o conjunto das letras e a sequência alfabética ; Construir, através do jogo da adedonha, a sequência alfabética.

04/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14461 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 Aprendendo sobre a Ordem do alfabeto

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de conhecer a ordem alfabética por meio de músicas, poemas e outros tipos de textos. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos: - Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos)...

20/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20823 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

3 Ordem alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 - Perceber o uso da ordem alfabética no dia a dia. - Utilizar a ordem alfabética na organização de diferentes listas. - Facilitar a busca de palavras ou informações em dicionários, enciclopédias, catálogos, etc.

04/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21154 acesso(s)

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Com as atividades propostas os alunos poderão: Usar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos. Decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas ou que suscitem dúvidas. (Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador. ...

16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 38434 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Estudando os sinônimos e antônimos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conceituar e exemplificar sinônimos e antônimos; Substituir palavras por sinônimos e antônimos; Compreender sinônimos perfeitos e imperfeitos; Ampliar o vocabulário; Desenvolver a concentração e atenção.

03/06/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 98713 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL

6 JOGO DOS SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O/a aluno/a poderá desenvolver atenção e concentração e aprender a diferenciar significados de palavras sinônimas e antônimas.

17/08/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 81395 acesso(s)

Equipe

AlfabetizAÇÃO

7 Gramática: Brincando e aprendendo com os contrários

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  Construir a compreensão semântica sobre os conceitos de sinonímia e antonímia;    Produzir  textos em pequenos grupos;   Ler e ouvir uma história;   Interpretar a história.

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6754 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

8 Encontre seu par - Antônimos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Selecionar pares de palavras e explicar o antagonismo existente entre eles. Associar as palavras que possuem sentido contrário, formando pares. Organizar pequenos textos com grupos de palavras antônimas

30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17877 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

9 De que forma o trabalho com imagens pode propiciar a compreensão da utilização dos acentos agudos e circunflexos?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Distinguir o acento agudo do acento circunflexo; Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras; Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral; Seguir orientações para realizar atividades; Desenvolver a criatividade; Utilizar os recursos existentes no ...

14/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8759 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Acentos agudo e circunflexo: como e quando usá-los

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Distinguir o acento agudo do acento circunflexo; Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras; Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral; Seguir orientações para realizar atividades; Desenvolver a criatividade.

19/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 88559 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 SEPARAÇÃO DE SÍLABAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Construir o conceito de separação silábica; Identificar a constituição das palavras e das sílabas; Identificar a classificação da divisão silábica.

04/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 174488 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 UCA - Divisão Silábica

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ao terminar esta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Introduzir o conceito de sílaba; Segundo Objetivo Realizar a divisão silábica de palavras em final de linha; Terceiro Objetivo Compreender a divisão silábica em sílabas terminadas por n,s,r,l,m.

03/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16987 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

13 Receita para pegar Saci. Classificando palavras quanto ao número de sílabas (aula 2)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Classificar palavras quanto ao número de sílabas. • Desenvolver a oralidade e a escrita. • Levar o aluno a analisar e refletir as formas de leitura e escrita quanto a entonação e ritmo das palavras da língua materna. • Desenvolver a capacidade de aceitar o outro e as decisõe...

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10973 acesso(s)

Maria Teresa Lopes da Cruz

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

14 Como trabalhar a classificação de palavras quanto à acentuação tônica?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

 Explorar a leitura e a escrita;     Classificar palavras pelo número de sílabas;  Classificar palavras de acordo com a sílaba tônica;  Diferenciar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;  Realizar jogos sobre o tema;    Utilizar os recursos existentes no laptop do Pr...

01/12/2011 Quatro estrelas 18 comentário(s) 209165 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 “Meu caro barão”: uma proposta de atividade com a sílaba tônica das palavras.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Reconhecer que as palavras proparoxítonas são bem raras comparadas às paroxítonas; • identificar as palavras proparoxítonas na canção “Meu caro Barão” e acentuá-las • reconhecer o efeito sonoro produzido pela ausência intencional dos acentos nas palavras proparoxítonas prese...

21/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17054 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

16 Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – As regras de acentuação das palavras oxítonas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer as regras de acentuação utilizadas nas palavras oxítonas ·          Compreender porque é importante o conhecimento destas regras Aplicar as regras aprendidas em diferentes situações e textos

28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7112 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

17 Como o trabalho com uma cantiga popular pode favorecer o desenvolvimento da escrita de palavras com encontros consonantais?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver a linguagem oral e escrita; Sistematizar o uso de palavras com encontros consonantais a partir das letras l e r; Interpretar  cantiga de roda; Interagir com os pares por meio de atividades lúdicas; Aumentar seus conhecimentos gramaticais; Utilizar os recursos exist...

24/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16215 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

18 Encontros consonantais - as estrelas de Olavo Bilac

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Conhecer o conceito de consoantes. b- Identificar encontros consonantais nas palavras. c- Separar as sílabas das palavras que contenham encontros consonantais, percebendo que estes encontros podem ser separados de duas maneiras diferentes.

02/12/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 40710 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

19 UCA – Dígrafos – análise e reflexão

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno deverá ser capaz de: compreender que dígrafo é um grupo de letras com a função de representar um fonema; identificar os dígrafos nh,lh,ch,ss,rr,sc,sç,xc,qu,gu; reconhecer dígrafos que se separam e os que não se separam na divisão silábica.

01/12/2011 Cinco estrelas 8 comentário(s) 102194 acesso(s)

MARCIO ISSAMU YAMAMOTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

20 Uma idéia toda azul – Marina Colasanti – dígrafos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender a diferença entre letra e fonema Entender a ideia de dígrafo

12/01/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 22283 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

21 Artigos: identificação, função e conceito, classificação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os determinantes dos substantivos;                                    Analisar a função dos artigos na construção do texto;    Elaborar o conceito de artigo; Classificar artigo em definido e indefinido.     

22/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 36378 acesso(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

22 Substantivo: um estudo introdutório

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

. Identificar substantivos; . Analisar a função do substantivo na construção do texto; . Identificar e empregar em textos substantivos comuns, próprios, masculinos e femininos.

27/05/2010 Quatro estrelas 24 comentário(s) 219873 acesso(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

23 Estudando os substantivos nas canções “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e “Sopa” do Palavra Cantada

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

analisar a temática das canções;  identificar substantivos nas canções; escrever uma paródia da canção “Ciranda da Bailarina”, utilizando diferentes substantivos

13/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 50606 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

24 Masculino e Feminino

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-  Ouvir e conversar sobre a história: “Engole esse choro, Lucianooo!”; -   Identificar nomes masculinos e femininos; -  Substituir na frase um nome masculino por feminino ou vice-versa.

14/09/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 52247 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

25 Subindo escadas alfabéticas para descobrir substantivos próprios e comuns.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá aprender: exercitar a memória; aplicar conhecimentos relativos à ordem alfabética e o uso de letras maiúsculas e minúsculas; confrontar e estabelecer diferenças entre substantivos próprios e comuns;  aplicar os conhecimentos adquiridos realizando atividades prop...

11/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 16702 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

26 Nome próprio e comum – primeira noção - 2º ano

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

· Distinguir um nome próprio de um nome comum. · Aplicar o uso da letra maiúscula no início de nomes próprios. · Interpretar história ouvida. · Identificar os nomes próprios que a personagem da história dava aos seus objetos.

19/10/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 107086 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

27 Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha - Substantivo próprio e comum

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-identificar as palavras que dão nomes às coisas -reconhecer nome próprio e comum -utilizar corretamente letras iniciais maiúsculas e minúsculas

27/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 41586 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

28 Singular e Plural

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-  Trabalhar a noção de número: singular e plural; -  Identificar palavras que representam singular ou plural; - Substituir nomes na frase do singular para o plural ou vice-versa.

14/09/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 151973 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

29 Substantivos no Singular e Plural – como se faz?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Compreensão das regras da língua portuguesa para o uso de substantivos no plural; • Uso adequado de substantivos no singular e plural;

20/10/2008 Quatro estrelas 14 comentário(s) 105553 acesso(s)

RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA

NTE - CAMPO MOURÃO

CAMPO MOURAO PR

Língua Portuguesa

30 Graus do substantivo – um casarão de mistérios

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Ler  frases a fim de descobrir que os substantivos podem variar em grau. b-  Conhecer o aumentativo e o diminutivo de alguns substantivos. c- Elaborar uma história onde apareçam substantivos no grau diminutivo e substantivos no grau aumentativo.

06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 39100 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

31 Contextualizando o estudo sobre substantivo coletivo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Sistematizar o conceito de substantivo coletivo; Utilizar em frases e textos substantivos coletivos, identificando-os; Exercitar a criatividade ao produzir textos; Inserir substantivos coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões; Ampliar o vocabulário;...

09/11/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 84942 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

32 Ali Babá e as pedras preciosas- Substantivos primitivos e substantivos derivados

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Que a partir de determinados substantivos podemos escrever outros O significado das palavras primitivo e derivado

08/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 33660 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

33 A importância do substantivo na construção do sentido do texto

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos: .Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si; .Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos; .Refletir sobre a forma textual; .Identificar a dinâmica de cada linguagem na produçã...

29/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 70625 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

34 UCA: Adjetivos, estudo introdutório

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:   - Elaborar o conceito de adjetivo;  - Identificar adjetivos em diferentes textos;    - Empregar adjetivos adequadamente.

13/10/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5963 acesso(s)

claudia vicari zanatta

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Arte Visual

35 Adjetivos – Dando características e sentimentos a um personagem do texto.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler uma história com elementos humanizados.   Identificar os adjetivos do texto como fundamentais para percepção dos sentimentos e características dos personagens.  Refletir sobre o problema ecológico denunciado pelo personagem principal.

07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6838 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

36 O uso do adjetivos na descrição de personagens

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Observar como os autores descrevem os personagens das histórias.  - Identificar em que tipo de texto os adjetivos são empregados.  - Utilizar os adjetivos para descrever cenários, caracterização de personagens e descrições psicológicas.

28/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11260 acesso(s)

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

37 Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Refletir sobre os fatos da língua Perceber a função destas palavras nas frases e no texto Compreender que os adjetivos dão características aos substantivos

21/05/2010 Duas estrelas 5 comentário(s) 17238 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

38 Adjetivo pátrio

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a-  Compreender o conceito de adjetivo pátrio por meio da leitura de textos onde apareçam esta classe de palavras. b – Reconhecer os adjetivos pátrios em frases e textos. c- Perceber que os adjetivos pátrios variam em gênero.  

28/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 41039 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

39 Verbo: estudo introdutório

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar o verbo em um texto, relacionando-o à pessoa do discurso. De maneira ainda não sistematizada, o aluno vai conjugar verbos mais usados no seu cotidiano. Produzir texto em que o verbo seja usado para descrever ações cotidianas.

25/11/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95229 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

40 O uso de concordâncias verbais na escrita de textos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§         Utilizar concordâncias verbais adequadas na escrita de textos. §         Identificar no texto as palavras que indicam ações. §         Compreender e usar oralmente os verbos nos tempos adequados.

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11435 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

41 Trabalhando a concordância verbal

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Nesta aula, pretendemos fazer com que os alunos aperfeiçoem os seus conhecimentos a respeito da concordância verbal na língua portuguesa e percebam a importância desse recurso na construção da coesão textual.

15/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29359 acesso(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

42 Agora, ontem e amanhã: verbos no tempo presente,passado e futuro

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar palavras que indicam ações em frases e pequenos textos.  - Trabalhar noções de tempo através de agendas semanais.  - Perceber as ações ocorridas no passado, presente e futuro.

09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 50235 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

43 Passado, presente ou futuro? - No tempo dos verbos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza.   Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite.   Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro.

22/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49303 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

44 Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Compreender que os verbos podem ser flexionados de acordo com os tempos verbais  Perceber que na fala e na escrita os tempos verbais devem “concordar” com o contexto onde estão inseridos

10/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17391 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

45 Tempos verbais na 3ª pessoa do plural

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos terão a oportunidade de aprender a trabalhar com os tempos verbais na 3ª pessoa do plural de forma diferenciada, após criarem tabela num editor de textos de computador. Estas aulas são importantes, principalmente nas regiões interioranas, onde o dialeto local, muitas...

10/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5297 acesso(s)

Rosemary Paula Basso

Secretaria Municipal de Educação de CHARQUEADA

CHARQUEADA SP

Informação e Comunicação

46 Para acordar – “O catador de piolhos” e os verbos no pretérito – Modo Indicativo (Diléa Frate)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer os três pretéritos do Modo Indicativo Compreender a diferença entre o tempo de cada pretérito Aplicar corretamente os pretéritos dentro de frases, parágrafos e textos

02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26686 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

47 Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Revisar os tempos verbais do Modo Indicativo: pretérito perfeito e pretérito imperfeito

09/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19244 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

48 Narrativa: uso dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo nos contos de fada

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

interpretar diferentes contos de fada; reconhecer a predominância do verbos no  pretérito imperfeito nos contos de fada; fazer atividades sobre verbos.         

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16140 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

49 Verbos no futuro do Pretérito

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer verbos no futuro do pretérito. Usar verbos no futuro do pretérito.

16/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 23748 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

50 Os tempos verbais e o uso do se na escrita de fatos reais e imaginários.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar fatos reais e fatos ficcionais. Associar o uso da conjunção se à ideia de condição. Utilizar corretamente os tempos verbais adequados ao uso do se (condição-hipótese).

28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6033 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

51 Refletindo sobre o uso de verbos no Modo Imperativo

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

 FORMULAR HIPÓTESES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DO MODO IMPERATIVO. • VALIDAR OU FORMULAR AS HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO MODO IMPERATIVO. • FAZER INFERÊNCIAS A PARTIR DO USO DOS VERBOS QUE INDICAM ORDEM, PEDIDOS. • POSICIONAR-SE CRITICAMENTE.

20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15870 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

52 O uso do imperativo nas receitas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Compreender qual a função dos verbos no modo imperativo nas receitas.

20/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 17348 acesso(s)

Júlia Maria Cerqueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Línguas

53 Sobre o emprego do imperativo em anúncios publicitários

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

identificar as formas verbais do imperativo em textos publicitários; analisar efeitos de sentido produzido pelo emprego de verbos no imperativo em propagandas; empregar verbos no modo imperativo como recurso de persuasão; produzir anúncio publicitário.

21/11/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 82287 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

54 Quando o gerúndio torna-se vilão

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Entender o gerúndio como possibilidade da língua. Analisar casos de emprego do gerúndio. Identificar problemas no uso do gerúndio.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14883 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

55 O verbo na construção do texto

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

analisar o emprego de verbos em textos conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais; observar e apropriar-se de certos aspectos da língua relacionados aos tempos verbais; verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-estilística do v...

14/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 116537 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

56 O USO DO PRONOME PESSOAL

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Ler e interpretar textos;  - Observar o emprego do pronome pessoal em diferentes textos;  -  Escrever pequenos textos, utilizando pronome pessoal;  - Fazer revisão de sua produção escrita para corrigir erros ortográficos, de pontuação , de repetição de palavras e etc.

13/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34548 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

57 Eu, tu, ele...um encontro com os pronomes pessoais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer os pronomes pessoais a partir da reflexão sobre seu uso Identificar a diferença da narrativa realizada na primeira e na terceira pessoa. Utilizar os pronomes pessoais em diferentes contextos.

19/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 66780 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

58 Aqueles que substituem os nomes: os pronomes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer os pronomes pessoais em textos e identificar sua função; usar corretamente os pronomes em  textos; reconhecer a importância das expressões/pronomes que substituem os nomes nos textos

28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31236 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

59 Pronome pessoal do caso reto: aprendendo com música

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Ler uma poesia percebendo os detalhes nela contidos. b- Conhecer a função do pronome pessoal do caso reto. c- Utilizar os pronomes pessoais do caso reto.

02/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 59122 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

60 Numeral: aprendendo com a música

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Ler poesia percebendo detalhes. b- Levar o aluno a compreender o conceito de numeral. c- Reconhecer a função dos numerais.

02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24099 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

61 Ih, chegaram as Interjeições.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Compreender o conceito de interjeição a partir da leitura de textos. b- Conhecer  diferentes interjeições bem como os diferentes sentimentos que elas podem expressar. c- Utilizar interjeições nos textos escritos.

24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 25593 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

62 Interjeição e Onomatopeia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conceituar e reconhecer interjeição e onomatopeia; diferenciar interjeição e onomatopeia; identificar interjeição e onomatopeia em história em quadrinhos escrever interjeições e onomatopeias

30/11/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 133564 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

63 Din Don! Com licença, vamos trabalhar com a onomatopeia?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

1. Identificar as onomatopéias nos textos poéticos trabalhados em sala de aula; 2. Identificar os diversos sons traduzidos por meio da onomatopéia; 3. Perceber a função poética representada por essas palavras nos textos; 4. Aprimorar a leitura e a oralidade, dando especial ate...

07/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 57469 acesso(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

64 Os advérbios nos “Contos da Carochinha”

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Perceber a importância do uso dos advérbios no enriquecimento de um texto. Associar os contos da carochinha a Charles Perrault. Identificar os advérbios e as locuções adverbiais como termos que dão circunstância aos verbos.

06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9419 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

65 Por que escrevemos diferentes por quês?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

As diferentes grafias da palavra por que e quando usá-las

01/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5442 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

66 As palavras e seus campos semânticos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender que existem palavras com a mesma grafia e a mesma pronúncia e que para compreender o seu significado, é necessário conhecer o contexto onde estas palavras se inserem.

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4244 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

67 Discurso direto e discurso indireto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Ler diferentes textos onde apareçam o discurso direto e o discurso indireto. b- Compreender que, de acordo com o gênero textual encontramos mais uma forma de escrita do que a outra . c- Escrever textos utilizando discurso direto e discurso indireto.

24/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18780 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

68 Sujeito e predicado

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Conhecer os conceitos de frase e oração. b- -Reconhecer o sujeito nas diferentes frases trabalhadas na sala de aula. c- -Reconhecer o predicado nas diferentes frases trabalhadas na sala de aula.

17/01/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 120637 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 34548 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.