20/03/2012
Esta coleção, direcionada aos professores do ensino fundamental inicial, é formada por 68 aulas e tem como objetivo principal organizar em um só espaço as aulas relacionadas ao tema Gramática. Além do agrupamento de aulas, a coleção traz também a indicação de links: o primeiro apresentando um texto da Revista Nova Escola direcionado aos professores sobre o uso da Gramática para as crianças, o segundo com o poema "De Gramática e de Linguagem" de Mario Quintana, que pode ser utilizado em sala de aula, o terceiro link traz a Gramática e seus usos em forma de cordel, o quarto traz a indicação de um site educativo contendo jogos e brincadeiras e o quinto e último traz um estudo sobre os encontros vocálicos, tema que não foi abordado pelas aulas da coleção. A Gramática no ensino fundamental inicial está aqui pensada e trabalhada como uma ferramenta, algo que só tem utilidade e sentido quando se cria uma situação em que a criança reconheça a necessidade de sua utilização, ampliando assim as suas possibilidades de expressão na língua escrita. A coleção está organizada de forma a contemplar os conteúdos gramaticais básicos trabalhados no ensino fundamental inicial. Link 1 http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/gramatica-decoreba-423568.shtml Texto da Revista Nova Escola Link 2 http://leaoramos.blogspot.com.br/2007/07/de-gramtica-e-linguagem-mario-quintana.html Poema "De Gramática e de Linguagem" de Mario Quintana Link 3 http://www.escritosperdidos.com/2011/08/gramatica-no-cordel-previlegio-ou.html A Gramática no Cordel - Autor: Janduhi Dantas Link 4 http://www.gameseducativos.com/portugues Jogos educativos com conteúdos gramaticais Link 5 http://www.gramaticaonline.com.br/texto/808/Encontros_voc%C3%A1licos Estudando os encontros vocálicos
Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
gramática, pontuação, uso cotidiano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O ALFABETO E A SUA ORDEM: CONSTRUINDO ESSE SABER
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Construir o conceito de alfabeto; Identificar o conjunto das letras e a sequência alfabética ; Construir, através do jogo da adedonha, a sequência alfabética. 04/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14461 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
Aprendendo sobre a Ordem do alfabeto
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de conhecer a ordem alfabética por meio de músicas, poemas e outros tipos de textos. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos: - Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos)... 20/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20823 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
3 |
Ordem alfabética
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Perceber o uso da ordem alfabética no dia a dia. - Utilizar a ordem alfabética na organização de diferentes listas. - Facilitar a busca de palavras ou informações em dicionários, enciclopédias, catálogos, etc. 04/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21154 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Com as atividades propostas os alunos poderão: Usar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos. Decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas ou que suscitem dúvidas. (Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador. ... 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 38434 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Estudando os sinônimos e antônimos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conceituar e exemplificar sinônimos e antônimos; Substituir palavras por sinônimos e antônimos; Compreender sinônimos perfeitos e imperfeitos; Ampliar o vocabulário; Desenvolver a concentração e atenção. 03/06/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 98713 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL |
6 |
JOGO DOS SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O/a aluno/a poderá desenvolver atenção e concentração e aprender a diferenciar significados de palavras sinônimas e antônimas. 17/08/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 81395 acesso(s) |
Equipe AlfabetizAÇÃO |
7 |
Gramática: Brincando e aprendendo com os contrários
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Construir a compreensão semântica sobre os conceitos de sinonímia e antonímia; Produzir textos em pequenos grupos; Ler e ouvir uma história; Interpretar a história. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6754 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
8 |
Encontre seu par - Antônimos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Selecionar pares de palavras e explicar o antagonismo existente entre eles. Associar as palavras que possuem sentido contrário, formando pares. Organizar pequenos textos com grupos de palavras antônimas 30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17877 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
De que forma o trabalho com imagens pode propiciar a compreensão da utilização dos acentos agudos e circunflexos?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Distinguir o acento agudo do acento circunflexo; Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras; Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral; Seguir orientações para realizar atividades; Desenvolver a criatividade; Utilizar os recursos existentes no ... 14/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8759 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Acentos agudo e circunflexo: como e quando usá-los
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Distinguir o acento agudo do acento circunflexo; Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras; Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral; Seguir orientações para realizar atividades; Desenvolver a criatividade. 19/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 88559 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
SEPARAÇÃO DE SÍLABAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Construir o conceito de separação silábica; Identificar a constituição das palavras e das sílabas; Identificar a classificação da divisão silábica. 04/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 174488 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
UCA - Divisão Silábica
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ao terminar esta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Introduzir o conceito de sílaba; Segundo Objetivo Realizar a divisão silábica de palavras em final de linha; Terceiro Objetivo Compreender a divisão silábica em sílabas terminadas por n,s,r,l,m. 03/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16987 acesso(s) |
JULIANO VARELLA DE CARVALHO Centro Universitário Feevale NOVO HAMBURGO RS Informação e Comunicação |
13 |
Receita para pegar Saci. Classificando palavras quanto ao número de sílabas (aula 2)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Classificar palavras quanto ao número de sílabas. • Desenvolver a oralidade e a escrita. • Levar o aluno a analisar e refletir as formas de leitura e escrita quanto a entonação e ritmo das palavras da língua materna. • Desenvolver a capacidade de aceitar o outro e as decisõe... 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10973 acesso(s) |
Maria Teresa Lopes da Cruz COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
14 |
Como trabalhar a classificação de palavras quanto à acentuação tônica?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Explorar a leitura e a escrita; Classificar palavras pelo número de sílabas; Classificar palavras de acordo com a sílaba tônica; Diferenciar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas; Realizar jogos sobre o tema; Utilizar os recursos existentes no laptop do Pr... 01/12/2011 Quatro estrelas 18 comentário(s) 209165 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
“Meu caro barão”: uma proposta de atividade com a sílaba tônica das palavras.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Reconhecer que as palavras proparoxítonas são bem raras comparadas às paroxítonas; • identificar as palavras proparoxítonas na canção “Meu caro Barão” e acentuá-las • reconhecer o efeito sonoro produzido pela ausência intencional dos acentos nas palavras proparoxítonas prese... 21/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17054 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
16 |
Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – As regras de acentuação das palavras oxítonas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as regras de acentuação utilizadas nas palavras oxítonas · Compreender porque é importante o conhecimento destas regras Aplicar as regras aprendidas em diferentes situações e textos 28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7112 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
17 |
Como o trabalho com uma cantiga popular pode favorecer o desenvolvimento da escrita de palavras com encontros consonantais?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver a linguagem oral e escrita; Sistematizar o uso de palavras com encontros consonantais a partir das letras l e r; Interpretar cantiga de roda; Interagir com os pares por meio de atividades lúdicas; Aumentar seus conhecimentos gramaticais; Utilizar os recursos exist... 24/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16215 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
18 |
Encontros consonantais - as estrelas de Olavo Bilac
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Conhecer o conceito de consoantes. b- Identificar encontros consonantais nas palavras. c- Separar as sílabas das palavras que contenham encontros consonantais, percebendo que estes encontros podem ser separados de duas maneiras diferentes. 02/12/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 40710 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
19 |
UCA – Dígrafos – análise e reflexão
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno deverá ser capaz de: compreender que dígrafo é um grupo de letras com a função de representar um fonema; identificar os dígrafos nh,lh,ch,ss,rr,sc,sç,xc,qu,gu; reconhecer dígrafos que se separam e os que não se separam na divisão silábica. 01/12/2011 Cinco estrelas 8 comentário(s) 102194 acesso(s) |
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
20 |
Uma idéia toda azul – Marina Colasanti – dígrafos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender a diferença entre letra e fonema Entender a ideia de dígrafo 12/01/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 22283 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
21 |
Artigos: identificação, função e conceito, classificação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os determinantes dos substantivos; Analisar a função dos artigos na construção do texto; Elaborar o conceito de artigo; Classificar artigo em definido e indefinido. 22/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 36378 acesso(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
22 |
Substantivo: um estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa . Identificar substantivos; . Analisar a função do substantivo na construção do texto; . Identificar e empregar em textos substantivos comuns, próprios, masculinos e femininos. 27/05/2010 Quatro estrelas 24 comentário(s) 219873 acesso(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
23 |
Estudando os substantivos nas canções “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e “Sopa” do Palavra Cantada
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa analisar a temática das canções; identificar substantivos nas canções; escrever uma paródia da canção “Ciranda da Bailarina”, utilizando diferentes substantivos 13/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 50606 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
24 |
Masculino e Feminino
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Ouvir e conversar sobre a história: “Engole esse choro, Lucianooo!”; - Identificar nomes masculinos e femininos; - Substituir na frase um nome masculino por feminino ou vice-versa. 14/09/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 52247 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
25 |
Subindo escadas alfabéticas para descobrir substantivos próprios e comuns.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender: exercitar a memória; aplicar conhecimentos relativos à ordem alfabética e o uso de letras maiúsculas e minúsculas; confrontar e estabelecer diferenças entre substantivos próprios e comuns; aplicar os conhecimentos adquiridos realizando atividades prop... 11/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 16702 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
26 |
Nome próprio e comum – primeira noção - 2º ano
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa · Distinguir um nome próprio de um nome comum. · Aplicar o uso da letra maiúscula no início de nomes próprios. · Interpretar história ouvida. · Identificar os nomes próprios que a personagem da história dava aos seus objetos. 19/10/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 107086 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
27 |
Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha - Substantivo próprio e comum
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -identificar as palavras que dão nomes às coisas -reconhecer nome próprio e comum -utilizar corretamente letras iniciais maiúsculas e minúsculas 27/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 41586 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
28 |
Singular e Plural
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Trabalhar a noção de número: singular e plural; - Identificar palavras que representam singular ou plural; - Substituir nomes na frase do singular para o plural ou vice-versa. 14/09/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 151973 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
29 |
Substantivos no Singular e Plural – como se faz?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Compreensão das regras da língua portuguesa para o uso de substantivos no plural; • Uso adequado de substantivos no singular e plural; 20/10/2008 Quatro estrelas 14 comentário(s) 105553 acesso(s) |
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA NTE - CAMPO MOURÃO CAMPO MOURAO PR Língua Portuguesa |
30 |
Graus do substantivo – um casarão de mistérios
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Ler frases a fim de descobrir que os substantivos podem variar em grau. b- Conhecer o aumentativo e o diminutivo de alguns substantivos. c- Elaborar uma história onde apareçam substantivos no grau diminutivo e substantivos no grau aumentativo. 06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 39100 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
31 |
Contextualizando o estudo sobre substantivo coletivo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Sistematizar o conceito de substantivo coletivo; Utilizar em frases e textos substantivos coletivos, identificando-os; Exercitar a criatividade ao produzir textos; Inserir substantivos coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões; Ampliar o vocabulário;... 09/11/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 84942 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
32 |
Ali Babá e as pedras preciosas- Substantivos primitivos e substantivos derivados
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Que a partir de determinados substantivos podemos escrever outros O significado das palavras primitivo e derivado 08/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 33660 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
33 |
A importância do substantivo na construção do sentido do texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos: .Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si; .Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos; .Refletir sobre a forma textual; .Identificar a dinâmica de cada linguagem na produçã... 29/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 70625 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
34 |
UCA: Adjetivos, estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: - Elaborar o conceito de adjetivo; - Identificar adjetivos em diferentes textos; - Empregar adjetivos adequadamente. 13/10/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5963 acesso(s) |
claudia vicari zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Arte Visual |
35 |
Adjetivos – Dando características e sentimentos a um personagem do texto.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler uma história com elementos humanizados. Identificar os adjetivos do texto como fundamentais para percepção dos sentimentos e características dos personagens. Refletir sobre o problema ecológico denunciado pelo personagem principal. 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6838 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
36 |
O uso do adjetivos na descrição de personagens
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Observar como os autores descrevem os personagens das histórias. - Identificar em que tipo de texto os adjetivos são empregados. - Utilizar os adjetivos para descrever cenários, caracterização de personagens e descrições psicológicas. 28/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11260 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
37 |
Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir sobre os fatos da língua Perceber a função destas palavras nas frases e no texto Compreender que os adjetivos dão características aos substantivos 21/05/2010 Duas estrelas 5 comentário(s) 17238 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
38 |
Adjetivo pátrio
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Compreender o conceito de adjetivo pátrio por meio da leitura de textos onde apareçam esta classe de palavras. b – Reconhecer os adjetivos pátrios em frases e textos. c- Perceber que os adjetivos pátrios variam em gênero. 28/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 41039 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
39 |
Verbo: estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar o verbo em um texto, relacionando-o à pessoa do discurso. De maneira ainda não sistematizada, o aluno vai conjugar verbos mais usados no seu cotidiano. Produzir texto em que o verbo seja usado para descrever ações cotidianas. 25/11/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95229 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
40 |
O uso de concordâncias verbais na escrita de textos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Utilizar concordâncias verbais adequadas na escrita de textos. § Identificar no texto as palavras que indicam ações. § Compreender e usar oralmente os verbos nos tempos adequados. 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11435 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
41 |
Trabalhando a concordância verbal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Nesta aula, pretendemos fazer com que os alunos aperfeiçoem os seus conhecimentos a respeito da concordância verbal na língua portuguesa e percebam a importância desse recurso na construção da coesão textual. 15/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29359 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
42 |
Agora, ontem e amanhã: verbos no tempo presente,passado e futuro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar palavras que indicam ações em frases e pequenos textos. - Trabalhar noções de tempo através de agendas semanais. - Perceber as ações ocorridas no passado, presente e futuro. 09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 50235 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
43 |
Passado, presente ou futuro? - No tempo dos verbos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza. Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite. Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro. 22/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49303 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
44 |
Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que os verbos podem ser flexionados de acordo com os tempos verbais Perceber que na fala e na escrita os tempos verbais devem “concordar” com o contexto onde estão inseridos 10/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17391 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
45 |
Tempos verbais na 3ª pessoa do plural
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos terão a oportunidade de aprender a trabalhar com os tempos verbais na 3ª pessoa do plural de forma diferenciada, após criarem tabela num editor de textos de computador. Estas aulas são importantes, principalmente nas regiões interioranas, onde o dialeto local, muitas... 10/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5297 acesso(s) |
Rosemary Paula Basso Secretaria Municipal de Educação de CHARQUEADA CHARQUEADA SP Informação e Comunicação |
46 |
Para acordar – “O catador de piolhos” e os verbos no pretérito – Modo Indicativo (Diléa Frate)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os três pretéritos do Modo Indicativo Compreender a diferença entre o tempo de cada pretérito Aplicar corretamente os pretéritos dentro de frases, parágrafos e textos 02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26686 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
47 |
Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Revisar os tempos verbais do Modo Indicativo: pretérito perfeito e pretérito imperfeito 09/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19244 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
48 |
Narrativa: uso dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo nos contos de fada
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa interpretar diferentes contos de fada; reconhecer a predominância do verbos no pretérito imperfeito nos contos de fada; fazer atividades sobre verbos. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16140 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
49 |
Verbos no futuro do Pretérito
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer verbos no futuro do pretérito. Usar verbos no futuro do pretérito. 16/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 23748 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
50 |
Os tempos verbais e o uso do se na escrita de fatos reais e imaginários.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar fatos reais e fatos ficcionais. Associar o uso da conjunção se à ideia de condição. Utilizar corretamente os tempos verbais adequados ao uso do se (condição-hipótese). 28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6033 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
51 |
Refletindo sobre o uso de verbos no Modo Imperativo
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa FORMULAR HIPÓTESES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DO MODO IMPERATIVO. • VALIDAR OU FORMULAR AS HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO MODO IMPERATIVO. • FAZER INFERÊNCIAS A PARTIR DO USO DOS VERBOS QUE INDICAM ORDEM, PEDIDOS. • POSICIONAR-SE CRITICAMENTE. 20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15870 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
52 |
O uso do imperativo nas receitas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Compreender qual a função dos verbos no modo imperativo nas receitas. 20/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 17348 acesso(s) |
Júlia Maria Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Línguas |
53 |
Sobre o emprego do imperativo em anúncios publicitários
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa identificar as formas verbais do imperativo em textos publicitários; analisar efeitos de sentido produzido pelo emprego de verbos no imperativo em propagandas; empregar verbos no modo imperativo como recurso de persuasão; produzir anúncio publicitário. 21/11/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 82287 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
54 |
Quando o gerúndio torna-se vilão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Entender o gerúndio como possibilidade da língua. Analisar casos de emprego do gerúndio. Identificar problemas no uso do gerúndio. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14883 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
55 |
O verbo na construção do texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa analisar o emprego de verbos em textos conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais; observar e apropriar-se de certos aspectos da língua relacionados aos tempos verbais; verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-estilística do v... 14/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 116537 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
56 |
O USO DO PRONOME PESSOAL
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Ler e interpretar textos; - Observar o emprego do pronome pessoal em diferentes textos; - Escrever pequenos textos, utilizando pronome pessoal; - Fazer revisão de sua produção escrita para corrigir erros ortográficos, de pontuação , de repetição de palavras e etc. 13/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34548 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
57 |
Eu, tu, ele...um encontro com os pronomes pessoais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os pronomes pessoais a partir da reflexão sobre seu uso Identificar a diferença da narrativa realizada na primeira e na terceira pessoa. Utilizar os pronomes pessoais em diferentes contextos. 19/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 66780 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
58 |
Aqueles que substituem os nomes: os pronomes
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer os pronomes pessoais em textos e identificar sua função; usar corretamente os pronomes em textos; reconhecer a importância das expressões/pronomes que substituem os nomes nos textos 28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31236 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
59 |
Pronome pessoal do caso reto: aprendendo com música
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Ler uma poesia percebendo os detalhes nela contidos. b- Conhecer a função do pronome pessoal do caso reto. c- Utilizar os pronomes pessoais do caso reto. 02/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 59122 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
60 |
Numeral: aprendendo com a música
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Ler poesia percebendo detalhes. b- Levar o aluno a compreender o conceito de numeral. c- Reconhecer a função dos numerais. 02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24099 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
61 |
Ih, chegaram as Interjeições.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Compreender o conceito de interjeição a partir da leitura de textos. b- Conhecer diferentes interjeições bem como os diferentes sentimentos que elas podem expressar. c- Utilizar interjeições nos textos escritos. 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 25593 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
62 |
Interjeição e Onomatopeia
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conceituar e reconhecer interjeição e onomatopeia; diferenciar interjeição e onomatopeia; identificar interjeição e onomatopeia em história em quadrinhos escrever interjeições e onomatopeias 30/11/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 133564 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
63 |
Din Don! Com licença, vamos trabalhar com a onomatopeia?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa 1. Identificar as onomatopéias nos textos poéticos trabalhados em sala de aula; 2. Identificar os diversos sons traduzidos por meio da onomatopéia; 3. Perceber a função poética representada por essas palavras nos textos; 4. Aprimorar a leitura e a oralidade, dando especial ate... 07/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 57469 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
64 |
Os advérbios nos “Contos da Carochinha”
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Perceber a importância do uso dos advérbios no enriquecimento de um texto. Associar os contos da carochinha a Charles Perrault. Identificar os advérbios e as locuções adverbiais como termos que dão circunstância aos verbos. 06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9419 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
65 |
Por que escrevemos diferentes por quês?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa As diferentes grafias da palavra por que e quando usá-las 01/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5442 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
66 |
As palavras e seus campos semânticos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que existem palavras com a mesma grafia e a mesma pronúncia e que para compreender o seu significado, é necessário conhecer o contexto onde estas palavras se inserem. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4244 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
67 |
Discurso direto e discurso indireto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Ler diferentes textos onde apareçam o discurso direto e o discurso indireto. b- Compreender que, de acordo com o gênero textual encontramos mais uma forma de escrita do que a outra . c- Escrever textos utilizando discurso direto e discurso indireto. 24/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18780 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
68 |
Sujeito e predicado
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Conhecer os conceitos de frase e oração. b- -Reconhecer o sujeito nas diferentes frases trabalhadas na sala de aula. c- -Reconhecer o predicado nas diferentes frases trabalhadas na sala de aula. 17/01/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 120637 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 34548 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!